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Polo 1.0 MPI 2018: comportamento e consumo com etanol

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O Volkswagen Polo 1.0 MPI 2018 do teste de longa duração do Car Blog / Phenom Veículos chega aos 1.200 quilômetros rodados, e neste artigo relacionamos nossas impressões desta fase inicial, assim como o consumo aferido com etanol.

VW Polo 1.0 MPI 2018

O Polo foi usado em um percurso misto (30% rodoviário / 70% urbano), com o ar-condicionado ligado 100% do tempo em São Paulo - Capital, e apresentou um consumo médio de 8,1 Km/l de etanol (veja vídeo de medição aqui).

VW Polo 1.0 MPI 2018

Ao longo do período fizemos percursos urbanos e rodoviários com o Polo 1.0 MPI, e nossas impressões são relatadas no vídeo a seguir.



Este é o Polo em sua versão básica, de preço sugerido de R$ 49.990 reais (adquirido por R$ 46.800 reais), mas que compartilha com os demais modelos mais caros seus aspectos fundamentais: bom acabamento, design e plataforma sólida.

VW Polo 1.0 MPI 2018 - interior - painel

É a versão de acesso, mas a carroceria conta com os aços de alta resistência as versões mais caras. Ele fica devendo para os modelos completos o ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), ASR (Controle de Tração), Hill Assist (Assistente de Partida em Rampa) e o diferencial com bloqueio eletrônico XDS+, mas vem com ar-condicionado, vidros e travas elétricas, sistema de som com conexão Bluetooth e USB, faróis duplos, cintos de três pontos em todas as posições, quatro airbags, e banco do motorista com ajuste de altura.

VW Polo 1.0 MPI 2018 - interior

O Polo 1.0 MPI é muito agradável ao volante. Silencioso e surpreendentemente ágil para um carro de 1.072 Kg empurrado por um motor 1.0 de 84/75 cv e 10,4/9,6 Kgfm de torque @ 3.000 RPM. Apesar de quase 100 Kg mais pesado que o Up! MPI, o ajuste do motor com mais potência e torque, associado com uma relação de transmissão mais curta nas marchas iniciais deixam este hatch médio com um comportamento equilibrado e preciso, e que não deixa nada a desejar em termos de performance para um uso convencional.

VW Polo 1.0 MPI 2018 - espaço traseiro

A direção, com assistência elétrica, é extremamente leve em uso urbano, e segura em altas velocidades. O câmbio é o tradicional VW, com trocas macias e precisas. As relações mais curtas ficam claro pois o motor atinge facilmente a faixa de 3.500 RPM. Sente-se falta de mais torque apenas em aclives mais pronunciados ou em retomadas de velocidade em estrada.

VW Polo 1.0 MPI 2018

O silêncio interno é surpreendente em regimes de até 3500 RPM - situação na qual não se escuta o motor. Entretanto, as relações curtas de transmissão e o bom isolamento acústico fazem com que o motorista conduza o carro em regimes mais elevados sem sentir desconforto com isso - algo que prejudica o consumo. Por isso, é preciso se acostumar a observar o conta-giros e trocar as marchas mais rapidamente para manter o carro ao redor de 3.000 RPM -
que é a faixa de rotação de maior eficiência.

VW Polo 1.0 MPI 2018

Outro ponto que observamos é que os coxins do motor cumprem bem a função e isolam bem a carroceria de vibrações. Em condução normal não se percebe que se trata de um motor de 3 cilindros (que tende a vibrar mais que os 4 cilindros), tamanha é a suavidade de funcionamento. O motor chega em temperatura ideal de trabalho (90 graus Célsius) em menos de 3 quilômetros após ligá-lo de manha - o que ajuda na economia de combustível.

VW Polo 1.0 MPI 2018

A suspensão do Polo, como observados em outras avaliações, é um dos pontos altos do carro. Ela tem um ajuste que prioriza o conforto, mais macia que o tradicionalmente encontrado em carros da marca, e que filtra com competência as vias irregulares e de baixa qualidade que normalmente se encontra no Brasil.

VW Polo 1.0 MPI 2018

Além disso, a altura elevada do solo, 2 cm mais que o europeu, fazem com que o Polo supere lombadas, valetas e até crateras sem reclamar - transmitindo uma impressão de solidez e robustez para o condutor.

Conclusão

VW Polo 1.0 MPI 2018

O Polo 1.0 MPI é um carro equilibrado, com desempenho adequado a sua proposta, silencioso, bem acabado e com os recursos essenciais de conforto e conveniência exigidos de um carro moderno no Brasil. Nessa faixa de preço entre R$ 40 mil e R$ 50 mil reais, é certamente a melhor opção.

Ficha Técnica - VW Polo 1.0 MPI

Ficha Técnica - VW Polo 1.0 MPI

Motor 1.0 3 cilindros, 85/75 cv @ 5.300 RPM e 9,6/10,4 Kgfm de torque @ 3.000 RPM. Câmbio manual de cinco marchas. Dimensões: comprimento 4,057 metros, largura: 1,751 metros, altura: 1,468 metros, entre-eixos: 2,56 metros, peso: 1.072 Kg, porta-malas: 300 litros. Desempenho (dados da Revista Quatro Rodas, com gasolina): 0 a 100 km/h: 16,5 segundos, retomada de 60 a 100 km/h: 16 segundos; frenagem de 80 Km/h a zero: 29,2 metros, consumo urbano: 12,8 Km/l de gasolina; consumo rodoviário: 16,1 Km/l de gasolina. Revisões até 60.000 Km: R$ 2.494 reais; Seguro: R$ 2.205 reais.

44 comentários:

  1. Se isso é Hatch médio, o cobalt é sedã médio

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    1. o mesmo INMETRO que classifica o kwid como SUV

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    2. Sim Luiz. Polo é hatch médio e Cobalt é sedan médio.
      Basta verificar no site do INMETRO.
      Vai ver tbm q Corolla é sedan grande e Cruze e Focus são hatchs grandes.

      O INMETRO reclassificou as categorias dos carros. Simples assim.

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    3. Essa vitrola quebrada de sempre

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    4. A dificuldade de leitura aqui no blog é incrível.

      Luiz e Rodrigo procurem pesquisar.

      Vcs estão se revoltando com nada.

      O Polo é médio sim.

      Médios concorrem com médios, grandes com grandes e assim por diante.

      A revolta de vcs é inexplicável.

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    5. Quem tem dificuldade de leitura é você, ainda não percebeu que o Carlos faz essa postagem em toda notícia, e ainda insiste que o Polo concorre com o Cruze. Preste atenção nos comentários antes de julgar a capacidade de interpretação de texto das pessoas.

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    6. A dificuldade de leitura e interpretação continua.

      O Carlos só disse q o Polo é médio. Em momento algum ele disse com quem o carro concorre.

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    7. O Polo é um hatch médio, assim definido pelo INMETRO.

      E ele se mostra uma opção supior ao Cruze Sport6. O Polo tem melhor custo x benefício, mesmo espaço interno, e melhor acabamento, vejam o comparativo Cruze x Polo:

      https://www.youtube.com/watch?v=20m70D3DxCc

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    8. O Cruze ficou um carro muito legal...belo design...motor turbo de 1.5l. Com a retirada de linha do Golf7 minha opção seria um Cruze ou garimpar na rede um Golf ou Variant 0km...vi numa Css semana passada um Gti branco 0km completo pacote sport por 140k...Ja chegou vendido. Golf é Golf. E Polo só será concorrente do Cuze qdo vier com motor 1.4 Tsi em novembro 18.

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    9. Mas um porém importante...New Cruze não tem resultados do Latin Ncap.

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  2. O Peugeot 208, principal concorrente do Polo depois do Argo é muito melhor.

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    1. Só pra vc amigo, 28 é um om carro sim, mas perto o Polo vira lixo!

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  3. O Wv polo é um tapa na cara da concorrência.Na verdade não vejo sentido nessa versão 1.0 nessa faixa de preço,viu de up TSI move.

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  4. Curiosidade... Como conseguiram essa roda em 15? Teria como essa versão vir com controle multimídia no volante?

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    1. Também gostaria de saber dessa roda 15 nesse modelo.

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    2. Essa roda é de 16 polegadas, e não vem de série e nem em nenhum pacote de opcionais na versão 1.0 MPI.
      As rodas foram colocadas por fora.

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  5. Penso ser uma vergonha essa historia de motor 1.0 no Brasil viu, tinham que acabar com essa palhaçada. Com toda certeza a VW e "n" marcas fariam um motor excelente com maior deslocamente tipo 1.2 litros. E certamente não teriamos essa sofrência de 16,5s de 0 a 100 num carro tão bom como esse e com praticamente a mesma eficiência em consumo!

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    1. A faixa de IPI faz isso, tendo separação por litragem.
      Poderiam eliminar a faixa dos 1.0 e ir até 1.4, com certeza teríamos ótimos motores como os 1.2 da Peugeot, melhores e mais econômicos que a maioria.

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  6. Vcs adicionaram a roda de liga leve? Ficou por quanto essa roda do 200TSI? Gostei!

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  7. Eh 16 a roda, com pneus 195/55R16 das versões Comfortline e Highline.

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  8. Será que esse modelo com 1.0 MPI vende bem e comparação com as outras versões? Sou curioso pra saber o numero de vendas de cada versão. Eu por exemplo iria direto na 1.6 devido a pouca diferença de preço.

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  9. Mesmo consumo de minha Spin 1.8 grandalhona.

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    1. Só no seu sonho né?! KKKK Spin 1.8 só faz isso na ladeira e na banguela amigo kkkk Quando eu digo banguela é com o motor desligado! Quano mentir fique pelo menos vermelho! caa uma que sê aqui que só rino mesmo!

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    2. Se a spin for de 2017 pra cá, é bem possivel que seja tao econõmica quanto o polo ... pois olha só essa tabela de consumo, literalmente a GM conseguiu tirar leite de pedra: http://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=7570

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  10. 8,1 km/l com etanol é "queimar" dinheiro, pois facilmente esse motor 3 cil mpi faz 13 km/l na cidade com gasolina. A vantagem do etanol não existe, a não ser por mais potencia.

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  11. Esse 1.0 não vende nem 10% do total do Polo.

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    1. Essa Polo mpi tem excelente relaçao custo beneficio...motor longevo economico e de baixa manutenção. Ja faz muito sucesso.

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  12. Para mim o Polo com motor 1.0 MPI é uma heresia. Deixava isso com o Gol, Fox e Up! dona VW...

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    1. Gol e Fox são projetos defazados em fim de vida...Up mpi carro de trabalho ou para até duas pesooas e uma criança pequena...ja o Polo é carro pra familiam também. Assim foi acertada a estrategia da VWB de equipar o Polo com mpi 3 cil. Aproveita o IPI anda bem e econômico. Polo mpi sucesso de vendas na certa.

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    2. Eu realmente não consigo entender um sujeito perder tempo sugerindo que uma empresa ofereça menos opções ao consumidor, e ainda que ofereça apenas os mais caros.

      A VW oferece no Polo 2 motores:

      1.0 MPI
      1.6 MSI
      200 TSI

      O 1.0 MPI é o mais barato e acessível.

      E aí vem um espécime e fala que é errado oferecer 3 opções. Deveria oferecer apenas 2.

      Só pode ser idiota que sugere isso. Se a empresa oferece 3 opções, e o mané quer que ela ofereça apenas 2.

      Ora, se a empresa oferece 3 opções. Vc escolhe qual vc acha melhor. Se vc acha o 1.0 MPI bom, vc compra ele e economiza R$ 5k.

      Se vc acha o 1.6 bom, vc compra ele. Se vc quer o AT, vc pega o 200 TSI.

      Então, se a empresa tirar a opção 1.0 MPI, apenas vai prejudicar quem gosta do 1.0 MPI.

      O mané que sugere isso só pode ser idiota, pois idiotas = baixo QI, e sabemos que pessoas de baixo QI têm dificuldade de escolher e decidir. Quando se coloca muitas opções para elas, os parcos neurônios entram em pane ao ter que raciocinar e decidir, e a pessoa fica apavorada.

      Então, uma pessoa de baixo QI vai sugerir que a empresa ofereça poucas opções, preferencialmente apenas 1, assim ela naõ terá que pensar.

      Mas isso é uma idiotice também, pois múltiplas empresas tem várias ofertas, então sempre a pessoa terá que decidir.

      Então, quem sugere que o Polo 1.0 não deveria ser oferecido é certamente uma pessoa de baixo QI.

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    3. Baixo QI tem você que não sabe debater o assunto como uma pessoa civilizada e educada, mas prefere ficar disparando ofensas exatamente como os idiotas fazem.

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  13. Respostas
    1. Concordo... design muito parecido com Gol, painel desfazado... é um preco de Golf europeu... quase...kkkkk

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    2. Relincho em francês:

      é um preco de Golf europeu... quase..

      Preço do Polo mais barato na Europa: R$ 52.400 reais (12.975 EUR)
      Preço do Golf mais barato na Europa: R$ 73.000 reais (18.075 EUR)

      Ou seja, o Polo brasileiro é MAIS BARATO que o Polo Europeu mais barato que tem.

      E o Polo brasileiro custa quase a metade do Golf europeu.

      Moral da história: favor pesquisar, para evitar relinchar. Relincho é relincho, mesmo que seja um relincho em francês...

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    3. Tbm com esse motor pé-de-boi e sem controle de som no volante, tem que ser mais barato que o polo europeu

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    4. Tbm com esse motor pé-de-boi e sem controle de som no volante, tem que ser mais barato que o polo europeu

      O Motor do Polo 1.0 MPI de R$ 52.400 reais europeu é um tri cilindrico, não flex, com 65 cv. O POlo nacional tem 75 cv com gasolina, e 84 cv com etanol.

      Ou seja, o motor do nacional é até 19 cv mais potente que o do Polo europeu.

      Como tem idiota...OMy Gosh. Muitos idiotas cometendo muitas idiotices.

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    5. A diferença é que lá você não vai ganhar em reais, então isso é a chamada "conversão burra" pois para um Europeu que ganha 2.500 euros por mês comprar um carro 18.075EUR é fichinha, diferente de um brasileiro que ganha 2.500 reais tentar comprar um carro de 73.000 reais!

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  14. Pessoal, troquei recentemente um Focus 1.6 por um Polo 200 TSI Comfortline e estou convencido que fiz a melhor escolha possível.

    Já rodei quase 1.000 Km com meu Polo em estrada e em cidade com muito trânsito e lombadas e ar ligado. O meu consumo está 12,5 Km/l na cidade de gasolina e e chega a 17 Km/l na estrada a 110Km/h.

    O câmbio automático funciona do Polo é magnífico. Funciona muito bem e tem trocas rápidas e quase imperceptíveis.

    Já tive Golf 1.4 TSI e o Polo também se mostra muito confortável. Na estrada o motor fica a 2500 rpm a 120Km/h. Um isolamento muito bom e o carro é muito confortável.

    A suspensão é um espetáculo à parte. Muito parecida com a que eu tinha no Focus e tb parecida com a do Corolla de um amigo.

    Eu que já tive VW, vejo que a calibração do Polo é bem diferente, mais para o conforto.

    Mesmo assim o carro é muito estável em curvas e em retas em velocidades altas. Acho que o Golf supera em equilíbrio, mas para uso civil e dentro dds limites legais, o Polo é melhor ajustado que o Golf e que o Focus.


    Sobre acabamento, considero o do Polo superior ao do Focus, mas inferior ao do Golf. Mas, no caso do Golf, só se formos considerar os materiais empregados, que no Polo tem mais plástico texturizado e menos materiais macios.

    Mas as demais dimensões de acabamento, como a montagem, arremates, e encaixes, tudo perfeito! Tudo muito bem montado.

    O interior é sólido, não há barulhos ou rangidos, mesmo em vias irregulares como paralelepípedos.

    No meu caso, a tampa traseira está fazendo um barulho, mas já há um recall branco da VW para isso - o problema são molas de abertura terem muita pressão.

    Estou muito satisfeito por ter trocado o Focus pelo Polo. O Polo anda mais, tem mais torque em baixa, tem o câmbio automático, e é tão suave e confortável quanto o Focus. E o Polo ganha em espaço interno tb!

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    1. Parabéns pela compra! Faça bom uso do seu belo eficiente e seguro VW. Esta tampa traseira já está incomodando muita gente...a VWB deveria voltar ao sistema de abertura tipo borboleta como Golf e Fox. Tem batida macia. Mais uma economia burra de que quem decide na VWB.

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  15. Bem provável que vai substituir meu Up Mpi no futuro, ainda mais se o desempenho for igual! Alias seria muito interessante que fizessem essa comparação com os dois carros...como fizeram com o gol em outro canal.

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