A Toyota estuda o lançamento de um modelo híbrido flex para o mercado brasileiro, que seria equipado com um motor flex (gasolina-etanol) associado com um propulsor elétrico - um esquema que similar ao do Prius vendido no Brasil, mas com a novidade de o motor à combustão ser flex, e não mono-combustível gasolina, como acontece atualmente.

Toyota Prius C

Já há protótipos do Prius rodando em testes, mas este pode não ser o modelo que poderia ser fabricado no Brasil - em face do preço elevado. Especulações apontam que o modelo poderia ser o Prius C.

Toyota Prius C

Esse modelo, cujas imagens ilustram este artigo, é uma versão hatch reduzida do Prius, cujos desenhos industriais foram submetidos pela Toyota ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para registro de patentes. Esse modelo pode ser montado sobre a plataforma do Yaris - hatch que começa a ser fabricado no Brasil ainda este ano.

Toyota Prius C - interior

Seria um modelo mais acessível, com maior potencial de volume de vendas que o Prius atualmente vendido no Brasil, cujo preço superior a R$ 126 mil reais impede um volume maior de vendas.

Toyota Prius C

Uma outra possibilidade em estudo na Toyota é continuar importado o Prius atual do Japão, mas já com o motor flex. Mas essa opção novamente esbarra em uma limitação de volume, em decorrência do preço final elevado, o que poderia concorrer para não viabilizar o projeto.

Toyota Prius C

Um dos aspectos que incentiva o desenvolvimento de um veículo híbrido flex no Brasil é o tributário. Em 2014 foi reduzido o imposto de importação de híbridos e elétricos de 35% para 4%, mas o IPI se manteve em elevados 25%, mais que o dobro dos 11% cobrados dos modelos flex com motor entre 1.0 e 2.0. Dessa forma, caso seja desenvolvido um modelo flex, ele poderia se beneficiar de uma alíquota de 11% - reduzindo os custos e aumentando sua competitividade.

Toyota Prius C

De qualquer forma, as especulações sobre o modelo híbrido da Toyota podem acabar entre março e abril, quando a marca pretende anunciar oficialmente seus planos nessa área.

Fonte: Automotive Business

24 Comentários

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  1. que coisa mais feia ...é esta ...a Toyota esta voltando a idade da pedra ...só pode

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  2. A Toyota está com um design horrível cada um pior q o outro só salva a sw4 é o corolla

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  3. A prioridade do projeto não é ser bonito é ser eficiente.

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  4. De acordo com uma notícia antiga (2011) do Motor 1, o Prius C faz 40 km/l! Se for isso vai abalar o mercado, mesmo custando um pouco mais. Se a Toyota for inteligente lançará um Yaris sedan híbrido e causará outra impacto! A montadora japonesa tem a faca e o queijo nas mãos para trucidar a concorrência.

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    1. Notícias mais recentes, do modelo 2012/13, apontam 21 km/l, número suficiente para gerar uma boa economia no bolso dos proprietários que pretendem rodar muito ou acumular uma alta quilometragem em muitos anos e assim pagar o maior investimento ao optar por um híbrido.

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  5. Eu teria fácil um Prius C como daily

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  6. Esquisito demais... Será difícil construir algo atraente aos olhos?

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  7. Pra que usar recursos para desenvolver motor flex se consome mais que o similar a gasolina, e o alcool so e vantajoso en algunas cidades do interior paulista na safra,

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  8. Se for bem mas barato que o Prius, com a gasolina custando 5 reais, esse PRIUS para países classe C pode ser uma boa....

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  9. Esse é o Toyota Acqua que faz uma média de "apenas" 34,4 Km/L, ou seja, praticamente 3x o que os nossos fazem. Junto com o Fit Hybrid, que faz mais de 35km/l, ele é um dos carros mais vendidos no Japão. Se viesse com preços competitivos, seria uma ótima solução para a escalada crescente nos preços de nossa Gasolina misturada. Realmente essas fotos ficaram feias, vi o carro ao vivo no Japão e não é feio assim.

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    1. Pela conversão direta no site da Toyota do Japão, o Prius C (Acqua) de entrada custa 1.785.240 ienes = R$ 51.414,91. Mas deve chegar aqui por não menos de R$80 mil no meu paupite.

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  10. O carro híbrido é a melhor opção para Brasil entrar na nova era dos automóveis. Híbrido Flex! Se o preço for razoável, eu compraria. Tomara que a Toyota consiga ter um preço competitivo.

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  11. Mas uma coisa deu pra reparar nas fotos que ele terá e a concorrência não tem teto solar.

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  12. Antigamente (década de 90) carro japonês era um primor de design!!!
    Ultimamente...

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  13. Pq não colocam um motor híbrido no etios logo, são todos feios mesmo. Ai colocaria tambem no etios sedan.

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  14. O Polo foi classificado como hAtCh mÉdIo pelo InMeTrO. Veja link abaixo.

    Ademais, a VW, que é dona da Audi, blablablablabla.

    Entendeu, energúmeno?

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  15. Toyota sempre inovando, no Brasil e no Mundo.

    O tal Golf híbrido/elétrico por outro lado, não chega ao Brasil nunca.

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  16. Toyota especialista em desenvolver carros horríveis. Aff

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  17. Que monstro é esse? Qual é TOYOTA... Qualidade, eficiência e beleza não podem andar juntas? Fala sério em!!!

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