O ano era 1977 e os entusiastas da Porsche ficaram abalados com o novo modelo topo de gama da marca: o 928 - um modelo desafiador e que superava as expectativas.

Porsche 928

O Porsche 928 fez muitos questionarem "o que estava acontecendo em Zuffenhausen? As famílias Porsche e Piëch acabavam de se retirar da empresa. Nos Estados Unidos, o maior mercado da Porsche à época, os legisladores discutiam novos regulamentos de proteção contra impactos. E o Porsche 911 era visto como obsoleto em parte devido às emissões e também pela perspectiva de regulamentos de segurança mais rigorosos. Os ventos da mudança estavam no ar, e algumas pessoas na Porsche começaram a abordar essas mudanças de forma abrangente.

Porsche 928

Havia um novo presidente, Ernst Fuhrmann, que aprovou um novo novo modelo de conceito - uma renúncia radical ao princípio do motor traseiro. Ele imaginou um carro esportivo com o motor montado na frente e a transmissão na parte traseira, conectada por algo chamado "eixo rápido". Essa distribuição dos componentes do sistema de acionamento é conhecida como uma construção de transaxle e seria uma definição característica do Porsche 928.

O desenvolvimento começou em fevereiro de 1972

A decisão era ousada, dada a tradição da Porsche de motores montados na traseira. O desenvolvimento começou em fevereiro de 1972 com mudanças radicais em outras áreas. O motor, derivado de um conjunto de corrida V8 4.5L, refrigerado a água, feito de alumínio, tornou-se o primeiro a aparecer em um carro de produção europeu. A carroceria era uma combinação de aço, alumínio e plástico. E os para-choques de poliuretano - ainda outra novidade absoluta - estavam completamente integrados na carroceria. E com isso, o Porsche 928 foi aprovado facilmente nos testes de impacto.

Porsche 928

Os pára-choques não parecem com desenho radical hoje, mas, na época, trouxeram os engenheiros, designers e, claro, o diretor do projeto, Wolfhelm Gorissen, à beira do desespero. Não era apenas uma questão de sua montagem complexa e elástica. A pintura se mostrou um desafio. "Naquela época, simplesmente não possuíamos uma pintura que pudesse também cobrir o aço, o alumínio e o poliuretano", lembra Gorissen. "Havia diferentes tons onde quer que você olhasse." A pintura certa para o carro ainda não havia sido inventada - e foi, apenas a tempo para a produção em série.

Primeiro GT da Porsche

A distribuição de peso praticamente ideal de 50:50 entre os eixos dianteiro e traseiro, o motor V8 de grande deslocamento e a suspensão sofisticada criaram expectativas de desempenho de primeira classe, pelo menos no papel. Mas os 928 superaram as expectativas. Gorissen lembra os testes noturnos da Floresta Negra com muito clareza: "Era inverno. Algumas das estradas estavam geladas, e parecia verdadeiramente desafiador. "Mas os pilotos saiam do carro impressionados". O 928 se mostrou superior ao 911 da época.

Porsche 928

O 928 era diferente desde o início. Acima de tudo, foi posicionado no topo de gama - como um carro de turismo esportivo, ou o primeiro Gran Turismo da Porsche. O carro novo tinha quatro assentos, embora as duas traseiras não fossem projetadas para passeios longos. Também era extraordinariamente espaçoso e tinha um grande porta-malas. O carro era considerado grande na época, embora pareça incrivelmente compacto pelos padrões atuais. "Nenhum outro carro esporte V8 é tão baixo e elegante", disse Harm Lagaaij, chefe de design da Porsche de 1989 a 2004. E ele planejou dirigir "pelo menos três 928" em seu tempo livre.

A estréia mundial do 928 no Geneva Motor Show causou sensação

Os 928 pareciam deslizar na estrada. Ele gerava significativamente menos ruído do que o motor refrigerado a ar do 911. Era mais agradável e o conforto era excelente: o sistema de ar condicionado arrefecia o porta-luvas; a altura do volante e os assentos poderiam ser ajustados; e os pilotos também podem ajustar as posições do pedal, o descanso dos pés e a alavanca de marcha. Os limpadores de pára-brisa tinham um tanque separado com uma bomba de dosagem dedicada que pulverizava um detergente especial na janela de vez em quando para manter o vidro livre de sujeira.

Porsche 928 S

O sistema de som tinha gravador de cassetes com excelentes qualidades de recepção e controles claros e fáceis de usar.

Porsche 928

A estréia mundial do 928 no Salão Automóvel de Genebra em março de 1977 foi uma sensação, e o público ficou emocionado. De acordo com Der Spiegel, "O ex-chefe da Volkswagen, Rudolf Leiding, comprou uma para sua esposa". A revista também notou: "Nenhum outro carro tem desempenhado um papel mais importante nos altos e baixos do Porsche do que no 928." Em outras palavras, este novo carro esporte é incrivelmente moderno e atipicamente elegante, claramente tinha tudo o que precisava para assumir o legado do 911.

A produção dos 928 parou após um total de 61.056 veículos vendidos.

Mas o mercado entendeu de forma diferente, como se sabe agora 40 anos depois. O Porsche 928 foi eleito o "Carro do Ano" europeu em 1978, o primeiro e único carro esportivo a ter recebido essa honra e foi continuamente melhorado e atualizado.

Porsche 928

A potência aumentou de 240 cv a 350 cv com o lançamento do 928 GTS em 1991. O modelot eve a produção encerrada em 1995, depois de um total de 61.056 veículos terem sido construídos. Mas seu design jamais deixou de ser admirado.

4 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem