O primeiro Passat com tração nas quatro rodas foi apresentado há 35 anos - modelo que deu o início uma série de modelos da marca com tração integral - recurso que inicialmente se chamava "Syncro" e posteriormente se tornou"4MOTION". Atualmente o Passat Alltrack é o topo de gama, e faz muito sucesso na Europa e EUA, especialmente entre os fãs de esportes de inverno.

VW Passat Variant 1988

O primeiro Passat com tração integral chegou em 1983, com inicialmente como conceito Passat Variant Tetra, e que posteriormente foi lançado como modelo de produção Passat Variant Syncro.

VW Passat Variant 1988

Esse modelo tinha um sonoro motor 2.0 litros de cinco cilindros instalado longitudinalmente com 115 cv de potência que transmitia através de um diferencial central podendo bloquear uma proporção de 50:50 para as quatro rodas permanentemente conduzidas. Era possível fazer o bloqueio manual para otimizar a tração em particulares condições difíceis.

VW Passat Variant 4 Motion

Com a estréia da terceira geração de Passat (B3), em 1988, o sistema syncro drive passou a ser montado transversalmente - o que permitiu o uso de acoplamento viscoso, como já foi usado no Golf Mk2. Aqui, o diferencial central foi substituído por um cilindro cheio de óleo de silicone que controla a transmissão de potência para as rodas traseiras sem conexão física com o eixo da transmissão e a caixa de velocidades. A vantagem disso foi que o sistema era compatível com ABS e tinha melhor eficiência.

O sistema estaca disponível como opcional para o modelo de 115 cv, e até mesmo para o Passat GT G60, com um motor de 160 cv e compressor mecânico.

1996: 4MOTION com diferencial Torsen

Desde a introdução da quinta geração Passat (B5) em 1996, as versões com tração nas quatro rodas passaram a ser designadas por 4MOTION. O motor foi mais uma vez montado longitudinalmente, mas agora o diferencial central Torsen distribuí a potência entre o eixo dianteiro e traseiro. Isso normalmente foi feito em uma proporção de 50:50, mas 75:25 também pode ser alcançado em favor do lado girando mais lentamente. O bloqueio do diferencial traseiro permite sair de situações mais desafiadoras.

VW Passat Variant 4 Motion

O sistema 4MOTION era um recurso de série para o Passat 2.8 V6, de 193 cv, e para o Passat W8 com um motor de oito cilindros e 275 cv.

2005: Embreagem Multiplate

Em 2005 uma outra inovação no sistema 4Motion, que é a embreagem multiplate totalmente variável substituindo o diferencial Torsen 4MOTION, na geração B6 do Passat.

VW Passat Variant 4 Motion

Esse sistema funciona de forma semelhante ao acoplamento viscoso, mas graças ao controle eletrônico, ele possui uma resposta extremamente rápida e também pode operar com torques mais elevados. Normalmente, 100% da potência do motor é transmitida para as rodas dianteiras. Mas, se necessário, até 100% pode ser dirigido ao eixo traseiro.

2018: 4Motion controlado eletronicamente

O Passat atual possui o sistema 4MOTION com controle eletrônico, embreagem multiplaca na quinta geração. Sua característica especial é que a distribuição de tração a todas as quatro rodas já está ativa antes do deslizamento ocorrer. Isso quase totalmente elimina qualquer perda de tração.

VW Passat Variant 4 Motion

O sistema de tração integral dirige normalmente o torque de acionamento ao eixo dianteiro. Se necessário, a parte traseira são envolvidas em uma fração de segundo. Enquanto a embreagem multiplaca atua como um bloqueio, os bloqueios diferenciais eletrônicos (EDS de quatro rodas) atuam como travas transversais para as quatro rodas. Se uma roda começa a girar, eles garantem que a força de transmissão é direcionada para a roda no lado oposto,
também dentro de fracções de um segundo.

Família 4x4

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Além do Passat, outros modelos da marca contam com tração 4Motion como opção, como Golf, Golf Variant, Golf Alltrack, Sharan, Arteon e a série SUV T-Roc, Tiguan e Touareg.

9 Comentários

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  1. kk ai sim , para andar no gelo sensacional. veio pra ca como santana quantum

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  2. Atualmente o Passat Alltrack nem é vendido nos EUA. Corrige aí, blog...

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  3. Podiam trazer o passat com motor do golf r/s3 e 4motion - em termos de tributo não haveria diferença. Um completo chegaria entre 200 e 210 mil. Eu seria um comprador potencial

    E por 4motion entenda-se Haldex.

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