Quando se fala em tecnologia de condução autônoma, há todo um hype em torno do sistema Auto Pilot da Tesla, mas o fato é que, ao menos entre os fabricantes de automóveis, a empresa mais avançada nesse tipo de tecnologia é a Volkswagen e o trabalho que estão fazendo com a divisão Audi. Neste artigo mostramos a tecnologia da Audi e a comparamos com a da Tesla e o sistema Super-Cruise da GM.

Audi supera a Tesla em tecnologia de condução autônoma

A Audi lançou na última segunda feira a nova geração do sedan A8, que será o primeiro veículo de produção a chegar ao mercado com tecnologia de auto-condução Nível 3, que é um passo importante em direção à autonomia total.

A tecnologia de condução autônoma da Audi

O A8 é o o primeiro automóvel de produção a alcançar a autonomia de nível 3. Se você não está familiarizado com os níveis de automação SAE, você pode encontrar algumas informações diretamente na fonte aqui. O aspecto fundamental que diferencia o Nível 2 do Nível 3 é que no Nível 3 espera-se que motorista só tenha que intervir quando o carro não seja capaz de lidar com uma situação e peça que o usuário assuma o controle. O veículo nível 3, por sua vez, deve ser capaz de realizar todas as atividades relacionadas à condução em outros momentos.



Agora, para ser claro, a solução da Audi possui certas limitações. Primeiro que ela só pode ser ativada em um tráfego em movimento relativamente lento (até 60 km / h) e somente em estradas divididas, onde há uma barreira física a separar veículos que conduzem na direção oposta.

Novo Audi A8 2018

Outro ponto que diferencia o Audi A8 do sistema da Tesla e o da Cadillac é que o A8 é primeiro veículo de produção a usar um sistema LIDAR, juntamente com câmeras, radares e sensores ultra-sônicos.


Um sensor LIDAR tem uma visão 360 graus ao seu redor e oferece informações precisas de profundidade, pois ele emite feixes de luz laser e, em seguida, mede o tempo que leva para que a luz volte ao sensor.

Novo Audi A8 2018

Além disso, a solução de condução autônoma da Audi é a primeira que chega ao mercado que não exige absolutamente nenhuma monitoração do veículo, desde que o motorista esteja disponível para assumir o controle quando o veículo lhe pedir. Enquanto o Audi A8 está em condução autônoma, o motorista pode fazer qualquer outra coisa, por exemplo, assistir a um filme na tela de TV a bordo.

Novo Audi A8 2018

Observe que as leis em muitos países ainda exigem que o usuário preste atenção à via, mas o próprio carro é capaz de lidar com as tarefas de condução por si só. Isto é o que o torna o primeiro veículo de produção a atingir potencialmente a autonomia de Nível 3.

Audi Piloted Drive x Tesla Auto Pilot

A norte-americana Tesla fez um ruído enorme na imprensa no ano passado quando anunciou que todos os seus carros de produção teriam hardware para autonomia total.

Tesla Auto Pilot x Audi Piloted Drive

Entretanto, o que a Tesla fez é adicionar câmeras laterais aos seus carros de produção. Para dizer que isso é suficiente para uma autonomia total, ela deveria demonstrar na prática que seu sistema de visão por computador é tão eficaz quanto um sistema baseado em um sensor LIDAR, que é bem mais preciso.

Não se está a dizer que o LIDAR tenha que ser um requisito para a condução autônoma. No entanto, o sistema LIDAR oferece um modelo muito preciso dos arredores do veículo. Se a Tesla quer usar uma solução significativamente mais barata, ela tem o ônus de provar que ela pode produzir uma visão computadorizada das imediações do carro tão boa quanto o LIDAR. O problema é que de tudo que se mostrou até agora, a tecnologia da TESLA não está nem perto disso.

Outra ponto é que o sistema Auto Pilot da Testa também exige que o usuário fique com as mãos no volante e que o usuário monitore as ações do carro. Isso faz com que o Auto Pilot da Tesla seja uma solução de nível 2 da SAE, na melhor das hipóteses. Atualmente, a TESLA está tentando melhorar o Auto Pilot para que fique no nível da solução Nível 2 da Mobileye / Intel, em um prazo de três anos. Ou seja, a Tesla tem um longo caminho para chegar ao Nível 3 da Audi, e muito mais ainda para autonomia total.

Audi Piloted Drive x Super Cruise da GM

No começo do ano, a GM também propagandeou que o Cadillac CT6 seria o primeiro veículo de produção a oferecer condução autônoma de "mãos-livres". Claramente, a parte "mãos livres" da mensagem foi criada para contrastar a solução de concorrentes (como Tesla) que exigem que o usuário mantenha as mãos no volante.

GM Super Cruise

O sistema da GM, em vez disso, usa uma pequena câmera infravermelha para monitorar a posição da cabeça do motorista para garantir que ele está prestando atenção à estrada. Na verdade, o usuário não precisa manter as mãos no volante, mas ele ainda precisa monitorar o comportamento do carro em todos os momentos.



Isso novamente torna o sistema da GM uma solução SAE Nível 2. A GM também disse que está usando dados de mapas LIDAR em seu Caddilac CT6. Entretanto, ela não está usando sensores LIDAR no veículo. Ela está usando apenas mapas LIDAR de alta precisão (gerados separadamente) para dar ao veículo uma visão de mundo mais precisa. Embora isso possa ser útil até certo ponto para localizar o carro na via e ajudar o sistema a identificar a faixa de condução, ele não faz nada para ajudar a identificar outras obstruções na estrada (como outros veículos) que não são invariáveis entre o tempo em que os mapas foram gerados e o sistema do veículo o está usando.

Conclusão

A chegada do Audi A8 ao mercado mostra que a Volkswagen, por meio de sua divisão Audi, superou a Tesla, a GM e outros fabricantes de automóveis para oferecer uma solução de condução autônoma de nível 3 ao mercado.

Novo Audi A8 2018

O novo Audi A8 será o primeiro veículo de produção a ter sensores LIDAR e, mais importante, o primeiro carro que não exige que o usuário preste atenção à estrada enquanto o veículo controla as operações de condução. O usuário precisa estar disponível para assumir o controle quando o veículo o solicitar.

Novo Audi A8 2018

A Audi sempre pareceu a empresa que seria pioneira em trazer as primeiras soluções de produção em condução autônoma para o mercado - e eles não decepcionaram.

Novo Audi A8 2018

Além disso, lembre-se que, se por enquanto essa tecnologia está sendo introduzida em seu modelo topo de linha, não há motivo nenhum para que possa ser estendida aos modelos de acesso, criando um importante diferencial para seus carros.

23 Comentários

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  1. Qual é a graça de andar de carro sem dirigir?

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    1. é simples. Esse carro oferece a opção. Se vc quer dirigi-lo, vc pode o dirigir.
      Se vc está em um congestionamento chato, então vc pode deixar o carro fazer tudo sozinho, e vc faz outra coisa mais interessante, como ver um filme por exemplo.

      A questão toda é que essa é uma tecnologia disruptiva. Quem sair na frente vai dominar o segmento.

      E quem está na frente? Audi e VW.

      Podem apostar. Essa tecnologia do A8 estará no Golf MK8, daqui a 2 anos.

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    2. Tbma acho tecnologia é bom ? Sem duvidas mais comprar um carro q faz tudo sozinho melhor economizar e andar de uber

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    3. Este é o tipo de carro para comprar e deixar para a mulher..kkkkk

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  2. Quero ver o Audi A8 fazer como o Tesla fez nesse vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=C3DbrYx-SN4
    Tirou o carro da garagem, dirigiu até o destino, abriu e fechou a porta e mesmo sem o motorista no carro, procurou vaga e estacionou.

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    1. Isso desse vídeo não está em produção. É só demonstração.

      Demonstração por demonstração, a Audi já fez um A7 ir de San Francisco a Las Vegas:

      http://www.car.blog.br/2015/01/audi-a7-vai-percorrer-900-km-nos-eua.html

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  3. Imagina um sistema desse der uma pane e o carro n parar de acelerar... toda maquina esta submisa a erros

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  4. Grupo VW saiu na frente mesmo com a Audi.

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  5. Realmente é melhor. Mas a Audi não permite o uso fora da Alemanha. Os outros sim. Então né...

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  6. Segundo o carlos logo estara no Up Tsi kkk

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  7. Mimimi Classe S Mimimi Classe S Mimimi Classe S Mimimi Classe S Mimimi Classe S Mimimi Classe S Mimimi Classe S Mimimi Classe S Mimimi Classe S Mimimi Classe S Mimimi Classe S Mimimi Classe S Mimimi Classe S Mimimi Classe S Mimimi Classe S Mimimi Classe S Mimimi Classe S Mimimi Classe S Mimimi Classe S Mimimi Classe S

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  8. Esse grupo VW no geral vem a cada dia com boas notícias. Com certeza o UP não vai usar esta tecnologia, mas na categoria dele está além dos seus concorrentes . Embora que tem os dos contras e que não dão o braço a torcer e ficam criticando.

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  9. Esse Audi A8 ficou uma verdadeira obre prima automotiva, algo jamais visto , lindo, moderno, perfeito e funcional. Muito superior a qualquer outro de sua categoria é o carro que a Mercedez e a
    BMW tem que olhar e tentar pelo menos fazer parecido, porque igual é simplesmente impossível.

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    1. Acho que esse Audi concorre com BMW série 5 e classe E, série 7 e classe S está em outro nível de status e luxo

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    2. Alessandro, eu acho que você não leu a reportagem...
      O Audi A8 é muito superior aos seus concorrentes...
      Inacreditável o que esse carro vai fazer...o futuro já chegou!!!
      Show!!!

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  10. A Audi superou mesmo o tesla mas já faz uns anos que o tesla model s tem condução autônoma e a Audi disponibiliza completamente agora é isso em um carro muito mais caro que o model s

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    1. O tesla modelo S tem auto pilot desde o ano passado. Não faz nem 1 ano. E não é condução autônoma, é apenas o piloto automático adapativo com sistema ativo de manutenção em faixa. Um sistema bem mais avançado que esse tem no Audi oferece no A4 desde 2015.

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    2. O tesla model s por acaso usa gasolina como o Audi a4? Ou por acaso anda mais ? Me diz que Audi anda mais e bebe menos que o tesla model s?

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    3. Na Alemanha um Tesla S parte de 76 mil mil euros,quem concorre com o a4 é o Tesla 3 que a versão definitiva já foi mostrada

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  11. podem falar oq for audi sempre vai ser marca premium de luxo e esta muito mais avançaoda q bmw e mercedes

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