Na semana passada, na apresentação do novo Volkswagen Polo 2018, uma coisa chamou a atenção é o fato de que a sexta geração do compacto alemão não será oferecido em configuração de carroceria de três portas - o que pode ser explicado pela queda na demanda de hatchs desse tipo no mercado europeu.

Novo VW Polo 2018

O novo Polo, que chega ao Brasil em outubro, será ofertado exclusivamente em carroceria de 5 portas, e, na Europa, quando começa a ser vendido em outubro, com múltiplas opções de motor (1.0 MPI, 1.0 TSI, 1.5 TSi, 1.6 TDI e 2.0 TSI), associados com transmissão manual ou automática DSG-7 banhada a óleo.


Novo VW Polo 2018

No Brasil teremos também o sedã Virtus, derivado do Polo, também com quatro portas, e um SUV compacto, com cerca de 4,15 metros de comprimento, também exclusivamente com quatro portas laterais.

Novo VW Polo 2018

Entretanto, se a Volkswagen optou por suprimir a configuração de três portas, o principal concorrente do Polo na Europa, que é o Fiesta, continuará a ser ofertado com 3 portas em sua nova geração que chega ao mercado europeu também no segundo semestre.

Ford Fiesta ST 2018

O termo "nova" não é exatamente correto para designar o Fiesta 2018, pois, ao contrário do Polo, a Ford criou a linha 2018 do Fiesta com base na plataforma do modelo anterior - algo que pode ter contribuído para manter, ao menos em um primeiro momento, a versão de três portas.

Ford Fiesta ST 2018

De qualquer forma, a aposta da VW com o Polo faz sentido à luz das tendências de mercado europeu nesta etapa que o mercado se recupera de uma das piores crises. Os consumidores estão mais racionais, e analisam de forma cuidadosa não só o design, mas também as características de conforto e usabilidade - especialmente no segmento de compactos. E isso é um dos motivos que está delineando o fim dos hatchs compactos de três portas.

Ford Fiesta ST 2018

Tradicionalmente as variantes de três portas dos hatchs são apresentadas como modelos agressivos e normalmente em versões esportivas, como o Fiesta ST. Mas atualmente isso não faz mais sentido, já que a demanda por esse tipo de carroceria caiu muito. A VW, por exemplo, só terá o Polo GTI, esportivo, em cinco portas.

Novo VW Polo 2018

Segundo dados da Jato Dynamics, de um pico de 2,4 milhões de hatchs de 2/3 portas em 2009 - quase 17% do total, foram reduzidos a 961 mil unidades em 2016 (6,3% do mercado) - primeira vez em muitos anos que se vendeu menos de 1 milhão de hatchs compactos de três portas na Europa percentuais, passando de 16,6% em 2009 para 6,3% no ano passado, em um momento em que os registros gerais de automóveis mostraram crescimento positivo.

Conclusão

Novo VW Polo GTI 2018

A ausência da carroceria de três portas no line-up do Polo 2018, sendo este referencial do segmento, pode ser considerado o evento que marca o início do fim dos hatchs compactos de três portas.

21 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. As vezes acho q a Volks o vai lançar com as 3 calibragens do tsi, 95, 105 e 115 cavalos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. A VW terá o 1.0 MPI de 90 cv. E o 1.0 TSI de 125 cv.
      na Eurpoa faz sentido essas diferenciações pois há diferenças nos preços do seguro para carros menos potentes, pagam menos.
      Aqui não.

      Excluir
    2. Será que lança a 1.6 16v e 1.0tsi, potência e toque deles são bem parecidos.

      Excluir
  2. A abertura do porta malas sera pela logo mesmo, nao existe sentido o fox ter e o polo nao

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo carro, Belo carro! más não entendo porque à Volkswagen ressuscitou o pólo? Deveria chamar novo gol, o nome más vencedor de todos os hatchs aí não teria chance pra nenhum de sua categoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Gol tem status muito "popular", de carro de entrada. Esse nome não pegaria bem pra um compacto que quer ser premium.

      Excluir
    2. Polo não foi ressuscitado, pois nunca deixou de existir. Na verdade ele só se ausentou por uns tempos no Brasil. Mas sempre foi sucesso de vendas na Europa.

      Excluir
  4. O Fiesta usou a mesma plataforma anterior, aumentou o carro no comprimento, ficou com esse bico enorme, mas o carro continua apertado, já que a largura não cresceu.

    ResponderExcluir
  5. Polo TL: 50-60k / CL 60-70k / HL 70-80k
    T-Cross CL: 80-90k / HL 100k
    Golf CL: 80-90k / HL 100-110k / GTI 130k
    Novo Jetta TL: 90k / CL 100-110k / HL 120-130k

    ResponderExcluir
  6. O plural de "hatch" é "hatches".

    ResponderExcluir
  7. O plural de "hatch" é "hatches".

    ResponderExcluir
  8. Cara vai ser pela log da Vw pq até a saveiro robust e assim !

    ResponderExcluir
  9. Carlos uma curiosidade. Existe alguma possibilidade do Arteon ser vendido no Brasil?

    ResponderExcluir
  10. Uma pena os carros 3 portas sempre são mais bonitos

    ResponderExcluir
  11. Versão 03 portas é totalmente desnecessária, iriam criar uma berração e chamma-la de Poloster.

    ResponderExcluir
  12. Vejo esse carro como não apropriado para o Brasil, a não ser que a VW aumente a altura dele ao solo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele parece ser mais baixo que o fiesta, brasileiro quer carro com boa altura ao solo.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem