Com o objetivo de aumentar a segurança no tráfego rodoviário, a Volkswagen permitirá que os veículos se comuniquem uns com os outros a partir de 2019, quando chegarão ao mercado os primeiros modelos da marca com a tecnologia pWLAN. Essa tecnologia permite que informações sobre riscos de tráfego imediatas sejam enviadas para outros veículos na área em dentro de alguns milissegundos.


A conectividade entre diferentes veículos, bem como entre veículos e a infra-estrutura viária nas proximidades, é outro passo importante para a mobilidade conectada que visa reduzir acidentes rodoviários ou minimizar suas conseqüências. A partir de 2019, a Volkswagen, portanto, iniciará a montagem de seus primeiros modelos com tecnologia pWLAN de série, que servirá como uma tecnologia de comunicação adicional para a troca de informações selecionadas relevantes sobre tráfego entre carros fabricados por diferentes fabricantes. Isso envolverá a troca de informações entre veículos (carro a carro), bem como entre veículos e infra-estrutura de transporte (carro-a-X) *. Isto, por exemplo, permitirá informações sobre a situação atual do tráfego, acidentes e outras situações relacionadas às condições do trânsito serem compartilhadas com o meio ambiente local, dentro de um raio de aproximadamente 500 m, ainda mais rápido do que foi possível no passado.


A tecnologia utilizada pela Volkswagen baseia-se no padrão IEEE 802.11p (pWLAN), que a indústria automotiva padronizou e testou para comunicação direta, não proprietária entre veículos, bem como entre veículos e infra-estrutura de transporte e em mercados internacionais.

Usando esta tecnologia, especialmente desenvolvida e validada para os requisitos das aplicações automotivas, é possível compartilhar informações sobre a atual situação do tráfego, avisos ou até mesmo dados do sensor com o ambiente local dentro de alguns milissegundos. Isso amplia a cobertura do veículo em várias centenas de metros, virtualmente permitindo olhar até mesmo depois de curvas.

Isso proporciona aos motoristas uma vantagem adicional, pois usa uma banda de freqüência especial destinada à segurança rodoviária e à eficiência do tráfego. Graças à natureza localizada dos dados trocados usando esta banda, nenhum dado é armazenado de forma centralizada, o que significa que não há custos de comunicação contínuos e que não depende da cobertura da rede de telefonia móvel.

A estratégia que a Volkswagen está buscando é incluir a tecnologia pWLAN nas especificações básicas de seus modelos de série, além da conectividade do telefone celular. "Queremos aumentar a segurança rodoviária com a ajuda de veículos em rede e a maneira mais eficiente de conseguir isso é através do rápido desenvolvimento de uma tecnologia comum", explica Johannes Neft, chefe de desenvolvimento de carrocerias de veículos para a marca Volkswagen: " O que mais importa é que a tecnologia é usada de forma consistente e por tantos fabricantes e parceiros quanto possível ".

Quando for lançado em 2019, o sistema será baseado em avisos e informações sobre os riscos de tráfego locais que surgem em curto prazo.

Dentro dos limites do sistema, a nova tecnologia é capaz de identificar potenciais perigos de tráfego. Os exemplos incluem um carro que faz uma parada de emergência ou os sensores a bordo que detectam gelo na pista. Dentro de alguns milissegundos, essa informação pode ser compartilhada com o ambiente local, permitindo que outros usuários da estrada reajam adequadamente a esta situação de risco.

À medida que a eficácia aumenta através de um grande número de usuários, a Volkswagen está cooperando com as autoridades, os ministérios dos transportes e outros parceiros da indústria automobilística e de transportes, trabalhando em projetos para acelerar a disseminação da tecnologia até a sua inclusão na produção em série. Ao mesmo tempo, são empreendidos esforços conjuntos com os parceiros para encontrar formas de cumprir os altos requisitos impostos à proteção de dados (ou seja, o processamento de dados pessoais).

Uma vez que as forças policiais e os serviços de emergência também estão equipados com tecnologia pWLAN, será possível que os motoristas recebam informações antecipadas sobre o quão longe estão se aproximando dos veículos de emergência e a direção em que estão viajando - muitas vezes muito antes de o veículo poder ser ouvido ou visto.

Além disso, os operadores de infra-estruturas de transporte na Alemanha, nos Países Baixos e na Áustria anunciaram planos para equipar os reboques utilizados para bloquear as estradas com a tecnologia pWLAN, a fim de reduzir os riscos de colisões traseiras na área de obras rodoviárias nas auto-estradas.

Em seu impulso para a condução automatizada e cooperativa, a Volkswagen está trabalhando para permitir que outros componentes da infra-estrutura de transporte (por exemplo, semáforos) e outros usuários da estrada sejam integrados no futuro, a fim de melhorar a segurança rodoviária com a ajuda da tecnologia pWLAN.

1 Comentários

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  1. A ideia é interessantíssima, já a prática sabemos que passará longe de ser uma realidade tão trivial ...

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