O grupo de Volkswagen revelou que o lucro operacional do primeiro trimestre de 2017 cresceu 40% mesmo com vendas totais declinando -0,5%, indicando que as medidas de racionalização de custos estão produzindo efeitos.

Grupo VW: lucro dispara 40% no primeiro trimestre de 2017

No primeiro trimestre de 2017 o conglomerado alemão produziu 2,7 milhões de veículos - aumento de 7,1% sobre o mesmo período de 2016 - e vendeu 2,495 milhões - retração de -0,5% sobre os 2,508 milhões do ano passado.


Entretanto, a receita global de vendas subiu 10,3%, para um total de 56,197 bilhões de Euros (50,964 em 2016), o que permitiu um aumento de 40% no lucro operacional trimestral para 4,37 bilhões de euros (4,77 bilhões de dólares), ante 3,13 bilhões no ano passado. A margem de lucro subiu a 7,8%, acima dos 6,1% de 2016. As disponibilidades financeiras líquidas ficaram em 23,645 bilhões de Euros (US$ 25,7 bilhões) - estável em relação ao último trimestre de 2016.


Segundo o comunicado oficial, os resultados "robustos" foram parcialmente ajudados pelo avanço da marca núcleo VW, que apresentou lucro de 869 milhões de Euros no trimestre - ante os 73 milhões de 2016.


O lucro operacional da Audi caiu para 1,2 bilhão de euros, de 1,3 bilhão em 2016, em decorrência de custos atribuídos a lançamentos e investimentos em novas tecnologias.


O lucro da Skoda aumentou 32% para 415 milhões de euros, enquanto o lucro da marca Seat aumentou para 56 milhões de euros.


O Bentley continua no prejuízo, mas reduziu a 30 milhões, ante 54 milhões de um ano atrás, enquanto a Porsche teve lucro operacional de 932 milhões de Euros (855 milhões em 2016).

22 Comentários

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  1. Esse resultado é incrívelmente bom não só pelos 40% em si, mas porque os principais elementos que vão impulsionar o lucro da VW este ano ainda não se fizeram presentes nos balanços, que é o Atlas e o Q5 nos EUA. E, além disso, a Audi, que é a maior cash flow da VW, teve uma despencada de vendas na China (por problemas com revendedores, que já está sendo resolvido), o que derrubou o lucro.

    Ou seja, o Grupo VW teve disparada de lucros, mesmo com a Audi com problemas na China (o seu maior mercado), e sem que Atlas e Q5 ainda produziram efeitos financeiros. A conclusão é que pode-se esperar lucros ainda mais impressionantes para a VW este ano.

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    1. Fico triste em saber que a VW vai lucrar tanto e você será esquecido depois

      de gastar tanto tempo promovendo estas vendas fabulosas!

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    2. Quanto tempo e desgaste não recompensado, tadinho. Dá até dó!

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    1. Esse povo menos aquinhoado no quesito QI deveria pesquisar um pouco antes de sair relinchando tanto. É uma quantidade de besteiras enorme.
      O sujeito não sabe o que fala, só fala besteiras. E, pior, abre a boca e não se aproveita nada. Só bobagem. Só relinchos, indicando um nível limítrofe de QI.

      O Up! vende em média mais de 7.000 unidades por mês na América Latina, o que é o dobro do Mobi, a despeito de ter um ASP médio em torno de US$ 3.500 dólares acima do carro da Fiat.
      O Up! é um dos maiores geradores de lucro da VW Brasil, e nesta linha 2018 será mais ainda, pois ficou mais caro.

      A estratégia de subir o preço do Up! foi deliberada, para colocá-lo em um patamar superior não só de mecânica, que ele já era, mas também de acabamento, aparência e tecnologia.

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    2. Olha Amigo sei que vc tem um bom conhecimento quanto a marca talvez até trabalhe tambem na empresa mas vc está equivocado em duas coisas ai, primeiro o up não vende 7 mil por mês pois a sua producão total chega perto disso em um mes e eles nao vendem 100 % ele é feito em taubaté e hoje a planta de taubate tem a producao anual na casa de 130 mil veiculos e essa producao e dividida com gol(que tambem e feito no abc)
      segundo não é o mais lucrativo nem pau pois a planta foi a que mais recebeu investimento das plantas disparado era pra produzir cerca de 10 mil por mes, na questao custox beneficio o up tem sido um grande problema por isso a mudanca de estrategia e o reposicionamento do carro no mercado... Sem ofensas é só um dialogo

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    3. Ah e o voyage tambem que é produzido la...

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    4. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tirar o up! do portfólio... putz, esse tal Paulo Jr ou é gozador ou é imbecil ao extremo!
      O up! é um show de tecnologia. Um dos carros mais premiados da indústria automobilística brasileira, revolucionário em termos de segurança e eficiência energética, e claro, maravilhoso de dirigir.

      Para os otários que se ligam em luzinhas coloridas no painel tem Onix e Ka pelo mesmo preço!

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    5. Maravilhoso de dirigir? O carro é duro como uma carroça!

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    6. Up fora de linha?
      Ele vende mais de 200.000 unidades no mundo todo, e só no Brasil, entre mercado interno e exportações, mais de 7.000 unid/mês, tendo um market-share altíssimo?
      Duvido.

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  3. Não entrou um real na minha conta...

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  4. E o up! caiu mais uma posição comparado ao ranking parcial divulgado semana passada. Com a nova versão recém lançada, que teve como mudança apenas a colocação de fita isolante preta na lanterna, deve sair do ranking mês que vem.

    Enquanto todos evoluem (kicks, wrv, Mobi GSR, etc), a VW estaciona no tempo. E nada de novo no horizonte que possa melhorar sua situação. Teremos o novo gol, igual ao atual, o Polo, que tá foi comercializado por aqui e não vendeu bem, e o virtus, que deve ser um voyage mais caro.

    A queda do up! é boa pro consumidor. Assim como aconteceu com o Uno, que a Fiat teve que baixar o preço pra vender, a VW terá que baixar seu preço. E isso beneficia os consumidores. Mas pra vender bem, tem que custar menos que o Mobi. Não é qualquer um que topa pagar mais de 40 mil num carro com painel de kombi.

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    1. Mobi gsr pqp,o desempenho do carro continuou o mesmo com esse câmbio,já o Up imotion chega a 168 km/h e tem aceleração mais rápida,o próximo gol vai vir da plataforma do Up e não de uma plataforma velha como as Fiat faz com suas merdas ambulantes,o polo é um carro mundial e vai vir sob a mqb,não será um palio bombado como o Argh.

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    2. O virtus não e o novo voyage, lhes garanto...a concorrência vai ficar no chinelo...a Volkswagen não esta dormindo...

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  5. Caraca, 4,7 bilhões de dólares em apenas um trimestre! Nessa toada, com um ano de lucro paga todo o Dieselgate.

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  6. O grupo VW lucra num trimestre o dobro do que o grupo FCA lucra num ano.

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  7. Mas possuem estratégias o globais diferentes. Os caros dá VW são feitos.

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  8. Por que não mostra os dados de lucro da Toyota ?

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  9. fonte? qualquer calculo basico de engenheria de economia contesta facilmente essa conta ae, nao eh tao simples assim, pior q se colocar q teve lucro de 7 quintilhoes vai ter fanboy acreditando , jesus!

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  10. O grupo WV consolida-se como o maior grupo automotivo do mundo.
    Sensacional.

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  11. Todavía tein que pagar dieselgate

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