A Volkswagen do Brasil lançará ainda neste ano de 2017 o Novo VW Polo 2018, baseado na plataforma MQB A0, do Golf, enquanto a nova geração do Gol, a G7, ficou para 2020, e será baseada na plataforma PQ12, do Up!.

VW Gol G7 fica para 2020 e terá plataforma do Up!

A VW Brasil iniciou o desenvolvimento de um novo modelo compacto em 2012, baseado na plataforma MQB A0, derivada do Golf 7, com a ideia inicial de vendê-lo como Gol G7, sucedendo o modelo atual.

Novo VW Polo 2018

Entretanto, ao longo do processo de desenvolvimento ficou claro que a plataforma MQB A0 era sofisticada demais para um modelo de entrada, e que um carro nela baseado não teria como custar menos de R$ 50 mil reais.



Dessa forma, os planos mudaram, o que era para ser um Gol, se tornou um Novo Polo, que será lançado no Brasil ainda este ano com carroceria hatch e sedã (Virtus), motores 1.6 MSI, e 1.0 TSI, câmbio manual e automático tiptronic, e um refinamento construtivo e de acabamento típico do Golf.


Haverá ainda um SUV compacto (imagem acima) e uma picape média baseado nesse "Novo Polo", todos chegando ao mercado até o fim de 2018.

Novo VW Polo 2018

Assim, a Volkswagen precisou delinear um plano de ação para o atual Gol, já que ele não será substituído tão cedo. A primeira providência foi a reestilização interna e externa pela qual passou o modelo em 2017, como modelo 2017.



Esse modelo atual receberá atualizações estéticas mais profundas, provavelmente em 2018, com vistas a deixá-lo competitivo no mercado até pelo menos 2020, quando chega o Gol G7, que já está em desenvolvimento.

VW Gol GT

Nesse ínterim a VW fará também uma versão comemorativa do Gol GTI, baseada no Gol GT apresentado no Salão de São Paulo.

Novo Gol G7 baseado no Up!

Em 2020, porém, chegará o verdadeiro "Novo Gol G7", que já está em desenvolvimento e será baseado na plataforma PQ12, do Up!.

VW Gol G7 fica para 2020 e terá plataforma do Up!

A fase atual do projeto é a de aprovação do design, e vencida esta etapa começam a ser desenvolvidos os ferramentais para produção do novo modelo, o qual terá também uma versão sedã, sucessor do Voyage, e picape, para a Saveiro.

Fonte: Douglas Mendonça - Motor Show

51 Comentários

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  1. E os fanboys sonharam com a MQBA0 do Golf e acordaram com a PQ12 do Up! Kkkkkkkkkkk

    Mais uma vez, VW sendo VW.

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    1. Na verdade a MQBA0 não é do Golf. A do Golf é a MQB, mesma dos carros da Audi. A MQBA0 é uma derivação, mais barata.

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    2. E os haters a torcendo para não ter Polo, pois Polo e Golf em cima deles é dose para elefante, pois não tem o que criticar.

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    3. Ahh realmente. O Polo que é visto nas fotos com certeza vai fazer um sucesso estrondoso kkkkkkk. Principalmente se a VW continuar incapaz de casar o 1.0TSI com o tiptronic. Vai ser um compacto premium acima de 70.000 com câmbio manual. Se vender 500un. por mês é muito. E isso porque a VW já tem dentro do grupo (na seat) um carro que teria tudo pra ser um sucesso de vendas aqui. Mas com certeza vai dar aquela "tropicalizada" esperta que tira tudo de bom e substitui por tecnologia dos anos 2000.

      E o Golf, foi-se o tempo que era referência. A VW capou o carro quando o nacionalizou e elevou os preços a um patamar que está totalmente fora da realidade.

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    4. Cadê a mãe Diná loka da Carlota q dizia q o novo gol tava na forma p vir esse ano ainda? Ahhaahahahaa rindo até o Carlos ficar bem do cérebro

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    5. A VW promoverá uma revolução no mercado com tais lançamentos. Agora, observem que a estratégia está totalmente casada e criada em um contexto de América Latina.
      Os carros estão sendo projetados para vender no Brasil e na América do Sul inteira, pois hoje as exportações da VW Brasil já quase empatam com as vendas internas.

      Os fatos são esses. VW Brasil com uma linha de produtos que em modernos apenas o Up! e o Golf, se somar vendas internas + exportações, vende mais que todas as outras nesse quesito no Brasil.

      Então, com base nesses dados racionais e frios, qualquer análise sem paixão chegará a conclusão que em 2018 a VW será líder no Brasil (o que não significa nada), mas venderá bem em âmbito de América Latina, vendendo algo como 700.000 ou 800.000 carros no continente ao ano.

      Quem viver, verá.

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  2. A plataforma do Up é excelente para o Novo Gol.
    O problema é que vai demorar muito para esse carro sair do forno. Até 2020 muita coisa ainda pode mudar.

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    1. Muita coisa pode mudar mesmo, inclusive em relação aos concorrentes, pensando que eles também poderão mudar a plataforma até lá.

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    2. Sinceramente, sabe o que eu acho? A VW teme lançar o VW Gol MQB A0 nesse nível de sofisticação e ver o seu supercarro vender ainda menos. Se repararmos o que acontecia até pouco tempo, o VW Gol e o VW Polo tinham praticamente o mesmo desenho. Então, a VW só vai esperar um pouco mais para lançar o Novo Gol com plataforma MQB, assim como deve acontecer com o UP. O Objetivo da montadora é trocar todas as plataformas pelas modernas MQB (Modularer Querbaukasten), MSB (Modularer Standardantriebsbaukasten), MEB (Modularer Elektrifizierungsbaukasten) e MLB (Modularer Längsbaukasten). Todas as outras plataformas desaparecerão dentro do VW Group.

      PS: Neste momento, acompanho uma discussão exatamente sobre a Plataforma MSB dentro do VW Group, pois a Audi e a Lamborghini são contra utilizar a plataforma da Porsche, que é a empresa-mãe das plataformas modulares (a empresa que criou o conceito dessas plataformas) dentro do Grupo VW.

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  3. Excelente notícia!

    A plataforma do Up! PQ12 já é infinitamente superior à de todos os concorrentes do Gol. A plataforma PQ12 é muito superior à do Ford Ka, do Toyota Etios, do HB20 e do Onix. E também infinitamente superior ao March e Sandero.

    Só que o Up! por ter menos de 3,7 metros, acaba concorrendo no segmento de sub-compactos.

    Agora, o Up! no formato Gol, com cerca de 3,9 metros de comprimento, entre-eixos de 2,45 metros, será um carro muito superior a todos esses concorrentes, Ka, Etios, Onix, pois terá uma plataforma mais rígida, 5 estrelas no latin ncap, e etc, e ainda com ótimo custo x benefício.

    E o fato de compartilhar a plataforma do Up!, reduzirá os custos, e dará ainda mais competitividade.

    A VW terá um line-up estrelar! Up!, Up TSi, Gol PQ-12, Voyage PQ 12, Saveiro PQ 12, Polo MQB, Virtus, SUV do Polo, Picape m[edia do Polo, Golf, e ainda a Tiguan vinda do México.

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    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK que piada

      Você quer comparar um carro que será lançado daqui 3 anos com os carros que já estão no mercado? Já passou pela sua cabeça que os concorrentes também irão atualizar suas plataformas?

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    2. KKKKKK E O HECATOMBE? Não vai rolar não?

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    3. Não se está comparando a plataforma de aqui a 3 anos com as atuais. Está-se comparando a plataforma ATUAL do Up!, que já é superior em tudo à do Ka, do Etios, do HB20, March e Sandero e também que a do Gol.


      Hoje a plataforma do up! já melhor, como mostra seus 17.800 Nm/º de rigidez torcional (70% acima de qualquer concorrente), e as 5 estrelas no Latin NCAP. Nenhum desses concorrentes terá como chegar na qualidade da plataforma PQ12 da VW, nem até 2020.

      Mas a VW melhorará ainda mais a PQ 12 para colocá-la no Gol.

      Então, tenho dó dos concorrentes. Onix e HB20, suas batatas estão assando.

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    4. Ai a Toyota, só de espertinha, lança a segunda geração do Etios com a TNGA.

      NOSSAAAA, o Carlos iria se desesperar se isso acontecesse hahahaha

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    5. O mesmo tempo que tem que o Carlos fala que Gol é superior a Ka, HB20 e Onix é o tempo que o Gol não passa da quarta colocação no ranking. Perdendo exatamente para os supracitados. O mesmo vale para o Up! com relação ao Mobi.

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    6. Pois é, Carlos, mas infelizmente, 90% das pessoas que compram carros sequer sabem o que é rigidez torcional e muito menos o significado de 5 estrelas numa prova de colisão.
      Essa pode ser uma plataforma superior em relação a seus concorrentes, mas o que continuará vendendo carro será marketing e design. Infelizmente a engenharia por trás de um carro ainda não é interessante para a maioria que pode comprar um automóvel.

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    7. Não passou pela sua cabeça que a maioria dos Brasileiros não sabe comprar carro?fora que a Fiat torra uma nota preta com propaganda do Mobi e vive dando descontos até generosos pra passar a bostinhA sobre pneus pra frente

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    8. Não foi o que eu disse, mas em outras palavras?

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    9. Quase metade da produção do Up! é exportado. E ele vende mais que o Mobi. Vendeu mais em 2016, e o Mobi só está transitoriamente à frente pq o Up! está represado até o lançamento.

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    10. Meus amigos, abram os olhos.

      Ok, a plataforma do Up pode ser X% mais rígida do que a do onix ou que a do HB20. Mas aí eu te pergunto: para o consumidor comum que utiliza o carro 99% do tempo dentro da cidade e a menos de 60km/h, o que isso muda na vida dele? O que muda ter um carro X% mais rígido pra quem está comprando um hatch compacto de entrada com motor 1.0 de 80cv que mal passa de 140km/h? A resposta em termos práticos é NADA.

      Agora, controles de tração e estabilidade como o Ka traz de série mudam, um câmbio automático confiável e moderno como HB20 e Onix oferecem muda, uma interface mais tecnológica com mais recursos de comodidade ao motorista muda. Isso é perceptível e agrega valor ao produto. Plataforma rígida em carro de entrada não muda absolutamente nada em termos práticos nem aqui e nem em lugar nenhum do mundo.

      O erro maior na história vem da própria VW que se sustenta em argumentos fracos para defender seus produtos. Se vangloriar de uma plataforma rígida no caso do Golf, do Fusca ou até mesmo do Passat, de fato é algo que muda a opinião e a compra de um consumidor em potencial. No caso do Up ou do Gol, a rigidez da plataforma não muda nada pois o uso do carro é diferente. O que muda são acessórios básicos que facilitam a vida do motorista no dia a dia e que a VW não oferece nem como opcional.

      O problema não é do brasileiro que não sabe comprar carro. É da VW que parece que desaprendeu sobre o mercado daqui e não vem sabendo explorá-lo. Só não enxerga isso quem não quer.

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    11. cada besteira que se le aqui.
      A VW tanto não sabe vender, que em 2016 vendeu 38.354 up´s no brasil, enquanto a fiat não passou de 27.731 Mobi.

      E isso que o Up! é em média R$ 10 mil reais mais caro que o Mobi.

      E aí vemos o Gol, que já está no mercado há 10 anos, e hoje, só com vendas internas, está disputando o top 3 com o Ka. E isso só porque a Ford entucha as locadoras de Ka, já que a Ford não vende o Ka brasileiro em nenhum outro lugar do mundo, enquanto a VW vende metade da produção do Gol na América Latina inteira, e inclusive é líder de vendas na Argentina e vende o carro no México.

      Ah, claro, a VW não sabe vender, mas o Golf é em média R$ 25 mil mais caro que o focus e vende o DOBRO do Focus.

      A verdade está aí para quem quiser ver. Some-se vendas nacionais + expotações de todas as empresas, e a VW é líder.

      fatos, apenas fatos.

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    12. Carlos, você é uma besteira ambulante.

      Primeiro: O Mobi foi lançado em Abril do ano passado. Suas vendas médias mensais foram de aproximadamente 3460un/mês. No caso do Up! foram 3190. Logo, primeira baboseira já caiu por terra.

      Segundo: O Gol vende mais para locadoras, proporcionalmente falando, do que o Ka. E já tem reportagens aqui mesmo no blog atestando isso. O que a VW exporta ou deixa de exportar, a mim não importa, uma vez que não temos os dados das outras marcas pra comparar. Nem você tem. Segunda baboseira por terra.

      Terceiro: O Focus foi líder do segmento de hatches médios pelos últimos 3 anos seguidos. LÍDER. Em 2017, o Golf vem vendendo, no acumulado, cerca de 25% a mais. Nunca vendeu dobro do Focus e nunca venderá. Resultados de uma semana isolada de um mês só tem importância para você. Terceira e última baboseira por terra também. Espero que você pare por aqui, pois está feio.

      Isso sim são fatos. O que você escreve, são ilusões.

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  4. 2020? KKKKK...
    Até lá vai continuar vendendo cada vez menos que os concorrentes.

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  5. A VW está mais preoculpada em exportar que dá mais lucro !!! Até lá é o suficiente para atender o atual mercado brasileiro.

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  6. Nem sei se estarei vivo para ver. Prá que esperar , a gente já sabe a cara que vai ter. Status: sentido-se enjoado de Volkswagen.

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  7. VW BR dando tiro no pé. Ela já tem uma linha de hatches muito boas. Pra que lançar outro hatch quando o mercado pede SUV? Não tem o menor sentido em lançar um carro (Novo Polo) que o mercado não precisa, não quer e que tem concorrentes em casa.

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    1. Pra que lançar outro hatch quando o mercado pede SUV?

      na verdade terá os dois. O novo hatch, e o SUV.

      http://www.car.blog.br/2017/04/vw-t-roc-suv-compacto-fotos-da-versao.html

      E terá também uma picape média baseada no Polo para concorrer com Toro e Oroch.

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  8. Juro que não entendo essa tara pelo up!.
    Cinco estrelas, blablablá

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    1. Eu não entendo pq os Fiateiros justificam as cagadas da Fiat como manter o motor Fire e soltar no mercado merdas como Mobi e Uno,"ah mas o Fire é confiável,manutenção barata,qualquer mecânico sabe mexer",foda-se é um motor velho,beberrão e manco que já deu o que tinha que dar e Mobi e Uno são gambiarras pra país fudido,na Europa a Fiat tem o panda que é um carro bem melhor que o uno e uninho,o uno deu vexame no latincap e espero que o Mobi não exploda no crash-test.
      kkkkk

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  9. No fim, a VWB começa a só vender os carros das parcerias com as chinesas na america latina...

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  10. O que eu vou falar pode ser meio loucura, mas eu acho que a VW poderia matar o Gol e espetar o UP no lugar. O UP é infinitamente superior ao Gol em tudo. Aproveita e mata o Fox também que nunca disse a que veio. A linha ficaria com UP, Polo e Golf. 3 hatchs estaria de ótimo tamanho. O sedan do Polo, substituiria o Voyage. O novo Jetta brigaria com os sedans médios. E o novo SUV pequena complementaria a linha.

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    1. Concordo plenamente. 5 hatches na linha (up, gol, fox, polo e golf) sendo que para o mundo inteiro o golf já é um compacto, a vw nos chama de idiotas com cada lançamento. Idem a Fiat. Até quando o brasileiro vai comprar carroças pagando uma fortuna?

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    2. que eu vou falar pode ser meio loucura, mas eu acho que a VW poderia matar o Gol e espetar o UP no lugar. O UP é infinitamente superior ao Gol em tudo. Aproveita e mata o Fox também que nunca disse a que veio.

      Ah, entendi. Vc, do alto de sua jumência, relincha ao sugerir que a VW "mate" os dois carros mais vendidos dela no mercado brasileiro!

      Se mata vc fio.

      Aí vem outro e completa o relincho:

      Concordo plenamente. 5 hatches na linha (up, gol, fox, polo e golf) sendo que para o mundo inteiro o golf já é um compacto, a vw nos chama de idiotas com cada lançamento. Idem a Fiat.

      O mané acha que a VW chama o brasileiro de "idiota" pois oferece o maior portfolio de opções de compactos e médios do mercado: Up!, Gol e Fox, e ainda o Golf, o melhor carro do mundo.

      Ao contrário. Uma empresa como a VW, ao oferecer múltiplas opções, acredita na inteligência do brasileiro, pois lhe oferece várias opções, e permite que o consumidor escolha a que melhor atenda suas necessidades.

      Se vc não tem capacidade de escolher um produto dentre uma lista de opções, vc é que é um IDIOTA. Mas isso é um problema seu. As demais pessoas gostam de ter opções.

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    3. O Fox é aqui a única opção de carro de passeio de baixo custo/benefício com posição elevada de dirigir (entrar e sair com facilidade)

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  11. Espero que venha um SUVzinho tipo o Taigun na família do Gol com o nome de Parati. Sucesso certo.

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  12. Quer vender coloca produto novo no mercado.
    FIAT,Toro,Renegade,Mobi,Compass.
    HYUNDAI,Hb20,Hb20s,Creta,Tucson,Ix35.
    HONDA,WR-V,City,HR-V
    Todos estão vendendo bem em suas categorias simples assim.

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    1. Num mercado que se leva em conta central multimídia e luzinha no painel,qualquer merda vende

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  13. Quer vender coloca produto novo no mercado.
    FIAT,Toro,Renegade,Mobi,Compass.
    HYUNDAI,Hb20,Hb20s,Creta,Tucson,Ix35.
    HONDA,WR-V,City,HR-V
    Todos estão vendendo bem em suas categorias simples assim.

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  14. E o Brasil fica com a PQP do Up....acho q eh assim mesmo q escreve neh!?

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  15. Independente da plataforma MQB a ser utilizada, tem-se que dar a mão à palmatória. É uma das mais modernas encontrada entre todas as montadoras, seja em qualquer uma das versões. Apesar da VW não ser uma marca que me conquista, a qualidade de construção e o esmero na produção de seus modelos é, sim, um fato real e relevante.

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  17. Prevejo gambiarra da VWB, esse gol já era, eles vão ter que ser muito criativos até 2020. Alguém pode responder com fontes confiáveis se essa plataforma do UP é modular? Ou vão ter mais emendas na nova geração... para mim deveriam deixar alinhados no mínimo como Portugal.... https://www.volkswagen.pt/app/configurador/vw-pt/pt

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    1. òbvio que é modular. A VW planejou até um SUV sobre essa plataforma PQ12, o Taigun.

      http://www.car.blog.br/2012/10/volkswwagen-mostra-o-taigun-para.html

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  18. Aqui no nosso Brasil os novos modelos de carros estão vindo com poucas mudanças e preços elevadíssimos... Essa é a realidade. Vergonhoso!!!

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  19. Ok galera, vcs não deveriam está brigando por marcas e modelos de carros pq pra mim toda elas são empresas serias e que tem um respeito serio com todos os seus clientes, vcs deveriam estar brigando é contra os políticos brasileiros que por causa do sistema deles, um carro popular deveria custar a metade do que custa,ou seja as montadoras lutam pra sobreviver enquanto esses safádos vivem enriquecendo as nossas custas. isso vcs não veem.

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  20. A vw virou marca Premium , quer um exemplar decente ? Paga no minimo 70 mil!

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