O segmento de SUV´s compactos responde atualmente por 16% do mercado brasileiro, e é um dos mais disputados, mas mesmo não participando do segmento, a Toyota foi a única montadora a registar crescimento no País em 2016, de 2,61%, o que foi suficiente para alçá-la à quinta posição entre as maiores do Brasil, com um total de 180,4 mil veículos emplacados.

Toyota C-HR concorrente do HR-V

Entretanto, a Toyota, apesar de focada em outros segmentos, os quais representam 84% do mercado, está avaliando possibilidades para o seu SUV compacto o C-HR, já à venda na Europa em configuração híbrida, e, nos EUA, com um powertrain convencional.

Toyota C-HR concorrente do HR-V

A marca considera que trazer o Toyota C-HR dos EUA para vender no Brasil tornaria o modelo muito caro, o que o deixaria pouco competitivo, em função do Imposto de Importação de 35%.

Toyota C-HR concorrente do HR-V

Outra possibilidade seria trazer o modelo da Europa, que, por ser híbrido, pagaria Imposto de Importação de apenas 4%, mas, por outro lado, enquadra-se na faixa de IPI de 25%, bem acima dos 11% aplicados aos modelos com motor entre 1.0 e 2.0 flex.

Toyota C-HR concorrente do HR-V

Dessa forma, a marca considera que o ideal seria estar no mercado de SUVs compactos com um modelo de fabricação nacional, o que permitiria competitividade em termos de preços e volume de oferta.

Toyota C-HR concorrente do HR-V

Ocorre que como o C-HR é baseado na nova plataforma global da marca, a Toyota New Global Architecture (TNGA), a mesma do Prius e também da nova geração do Corolla, a produção do Toyota C-HR no Brasil é algo que se viabilizaria apenas em um horizonte de médio prazo.

Toyota C-HR concorrente do HR-V

Nesse contexto, a Toyota poderia usar uma solução local para entrar no segmento, que seria criar um SUV baseado na plataforma do Etios.

Fonte: Automotive Business

33 Comentários

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  1. Que beleza! No lugar do espevitado C-HR, teremos uma lindeza como o Etios Cross com suspensão elevada.

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    1. A VW tem o que mesmo? Ahh o Cross-lixo...

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    2. Mas como tem moçoilas fissuradas pela VW aqui. A reportagem é sobre Toyota, mas as moças não conseguem conter seu fogo no rabo de falar de VW...
      Nossa. Que amor, que fissura pela VW. Só falam nisso.

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    3. Para de relinchar baboserias. Esse SUV do Etios vai passar de todos os VW em qualidade, só pelo fato de a Toyota oferecer um motor 1.5 de 16v com Dual VVT-i em vez daquele lixo tosco de 1.6 8v da VW. Você é um ser relinchante, cacarejante que não sabe nada de carro.

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  2. Etios Cross, kkkk é o veiculo mais feio que ja rodou por estradas Brasileiras, nem o Mobi, UP, Doblo, conseguiu essa façanha de ter seu design tão desfigurado, primeira vez que vi um amarelo, pensei que horror kkkk.

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    1. A Spin com aquele step horroroso na traseira é o carro mais feio do brasil, bem pior que o etios.

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    2. O Etios Cross amarelo parece um aborto e a Spin parece uma capivara com mochila.

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  3. Pelo amor de Deus, que passem bem longe daqui com um SUV do ETIOS. Seria o MONSTROS II,

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  4. Lá vai mais uma jabuticaba pro mercado nacional (e indiano, se bobear). Mas como é Toyota e é inquebrável, é certo que venderá mais do que merece.

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  5. Tornaria, seria, poderia, deixaria...

    Apenas vagas especulações.

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  6. O que muitos não entendem, é que seria baseado no Etios (plataforma e mecânica), não necessariamente teria o design de gosto duvidoso do Etios, pois mecanicamente é um carro muito competente. Ainda acho que além de um SUV compacto, a Toyota deveria lançar uma pick-up compacta derivada do Etios para bater de frente com a já ultrapassada mas venerada Strada.

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    1. Exato. Não só mecanicamente, o Etios tem ótimo espaço interno e bom nível de segurança. Além da robustez já conhecida em qualquer Toyota.

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  7. A Toyota está certa, fabricar o CH-R aqui e enfrentar um segmento saturado com um produto caro é muito arriscado. Um SUV mais simples, na faixa de preço do Duster, que possa depois ser vendido nos outros mercados emergentes faz mais sentido.

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  8. Primeiro efeito WR-V observado no mercado.

    "Oras, se a Honda pode fazer um Frankenstein baseado no Fit e cobrar R$ 80.000,00 por isso? Eu também posso e eu também vou"

    Por essas e outras, vamos ficando com a escória automotiva, pagando os olhos da cara por isso. Esse país é uma piada

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  9. Não precisa não Toyota, nem se preocupe com isso, coloque faróis elipsoidais no Corolla XEI que já tá bom.

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  10. O texto refere num Suv sobre a plataforma do Etios e não o carro Etios. Por favor...

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    1. Dá na mesma. É mais uma tranqueira que não pode ser vendida em países desenvolvidos.

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    2. Exatamente, se o Etios vende bem, porque a Toyota vai se preocupar com o design desse futuro suv?

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  11. A Toyota lançando o CH-R no mercado nacional, não ficará pedra sobre pedra, será um verdadeiro Hecatombe.
    quem quiser lançar o suv de carrinhos requentados como o VW-Gol que o faça, pois depois do CH-R não sobrará mais nada.

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  12. Muito melhor o VW T-ROC que chega em 2030, dotado da avançada tecnologia alemã. Certamente o T-ROC será adequadamente adaptado ao Brasil, com motor 1.6, eixo de torção, etc...

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  13. Certamente seria um grande produto, de boa aceitação no mercado de SUV compactos.
    O Etios tem amplo espaço interno, excelente motor 1.5 dual vvti, 4 estrelas em segurança (com ESP deve chegar a 5). A Toyota precisa alterar apenas o design e o câmbio. Apesar de alguns concorrentes oferecerem câmbios inferiores ao AT4, um CVT ou AT6 cairiam bem.

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  14. Bem colocado Luis Carlos, mecanicamente o Etios é incontestável, um mini SUV derivado dele com um design mais arrojado, um painel no lugar certo (atras do volante) e um cambio AT6 seria um grande sucesso.

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  15. E esses pequenos detalhes o elevariam para preço de Corolla instantâneamente.

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    1. Mas a regra é essa, não é?

      Pega-se uma plataforma de compacto, eleva-se a suspensão em 5cm, adiciona-se alguns equipamentos básicos e cobra-se pelo preço de um sedan ou hatch médio.

      Hoje, tamanha a imaturidade do nosso mercado, robustez e confiabilidade se tornaram diferenciais quando jamais deveriam ter deixado de ser regra.

      E ainda há quem diga que são os hatches/sedans que estão caros, quando TODOS, repito, TODOS os sedans e hatches médios oferecem mais do que qualquer SUV compacto de mesma faixa de preço.

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  16. Vejam: a Toyota gostaria de oferecer um ótimo produto por um valor competitivo. Mas o Governo prefere proteger os amiguinhos financiadores da campanha, e impõe um elevadíssimo imposto de importação.

    Com esse protecionismo, só resta ao brasileiro consumir um produto caro e de qualidade inferior (remendo do etios)

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  17. Visual desse CHR parece ser daqueles que cansa em 6 meses.

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  18. A notícia é que a Toyota não quer investir para produzir a plataforma nova.

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  19. A Toyota deveria lançar uma pick up 4x4 pequena com feixe de mola para concorrer com a Fiat e Volkswagen

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