O mercado brasileiro absorveu um total de 127.380 veículos leves em janeiro de 2017, com dados computados até o dia 28, dos quais o líder foi novamente o Chevrolet Onix, com 12.316 emplacamentos no período.


O segundo colocado é o Hyundai HB20, com 6.716 emplacamentos computados até o último sábado, seguido de Ford Ka (6.129), VW Gol (4.649) e Fiat Strada (4.070) fechando o top 5.


Ranking de 200 veículos mais vendidos - Janeiro de 2017 (até o dia 28)


RankModeloJan (28)
1GM/ONIX12.316
2HYUNDAI/HB206.716
3FORD/KA6.129
4VW/GOL4.649
5FIAT/STRADA4.070
6GM/PRISMA3.736
7TOYOTA/COROLLA3.690
8RENAULT/SANDERO3.592
9VW/FOX3.252
10FIAT/TORO2.975
11FIAT/MOBI2.883
12FIAT/PALIO2.863
13JEEP/COMPASS2.782
14TOYOTA/ETIOS HB2.730
15HONDA/HR-V2.726
16VICR/SAVEIRO2.687
17VW/UP2.478
18HYUNDAI/HB20S2.430
19JEEP/RENEGADE2.393
20TOYOTA/HILUX2.341
21HONDA/FIT1.996
22GM/S101.987
23VW/VOYAGE1.946
24TOYOTA/ETIOS SEDAN1.866
25FIAT/SIENA1.802
26FIAT/UNO1.796
27HONDA/CIVIC1.758
28GM/SPIN1.706
29NISSAN/KICKS1.681
30FORD/ECOSPORT1.434
31GM/COBALT1.425
32RENAULT/DUSTER1.329
33FORD/FIESTA1.204
34RENAULT/LOGAN1.193
35NISSAN/VERSA1.143
36FORD/KA SEDAN1.136
37FORD/RANGER1.027
38TOYOTA/HILUX SW41.024
39GM/MONTANA1.019
40NISSAN/MARCH1.014
41GM/CRUZE SEDAN969
42HYUNDAI/CRETA966
43HONDA/CITY920
44GM/TRACKER826
45RENAULT/OROCH790
46PEUGEOT/208779
47CITROEN/C3731
48PEUGEOT/2008730
49HYUNDAI/IX35601
50MITSUBISHI/L200599
51VICR/AMAROK552
52CITROEN/AIRCROSS542
53VW/GOLF430
54FIAT/FIORINO415
55GM/CRUZE HB400
56RENAULT/MASTER395
57FIAT/DOBLO384
58FORD/FOCUS SEDAN361
59VW/JETTA329
60NISSAN/FRONTIER311
61FIAT/WEEKEND303
62FORD/FUSION301
63CITROEN/C4L298
64FIAT/PUNTO290
65FORD/FOCUS281
66M.BENZ/CLASSE GLA236
67LAND DISCOVERY228
68MITSUBISHI/Outlander216
69NISSAN/SENTRA214
70M.BENZ/CLASSE C206
71AUDI/Q3188
72MITSUBISHI/ASX185
73BMW/X1176
74KIA/SPORTAGE170
75JAC/T5170
76RENAULT/KANGOO162
77GM/TRAILBLAZER161
78FIAT/DUCATO152
79HYUNDAI/TUCSON146
80HYUNDAI/HR141
81AUDI/A3 SEDAN136
82MITSUBISHI/LANCER134
83BMW/320131
84IVECO/DAILY126
85EVOQUE125
86VOLVO/XC60118
87SUZUKI/JIMNY117
88MITSUBISHI/PAJERO116
89KIA/K2500113
90HONDA/CRV104
91TOYOTA/PRIUS100
92KIA/CERATO95
93MINI/COOPER84
94JEEP/CHEROKEE79
95KIA/PICANTO78
96TROLLER/T477
97PEUGEOT/30877
98M.BENZ/SPRINTER31177
99VW/TIGUAN70
100RENAULT/FLUENCE68
101LIFAN/X6066
102AUDI/A464
103PEUGEOT/40863
104SUZUKI/SCROSS62
105PEUGEOT/PARTNER56
106HYUNDAI/SANTAFE53
107LIFAN/LF 53053
108CITROEN/JUMPER53
109HYUNDAI/ELANTRA50
110BMW/32847
111MAGNATA/VITARA46
112DODGE/JOURNEY46
113BMW/X443
114FIAT/DOBLO39
115BMW/X338
116CHERY/QQ38
117JAC/J334
118JAGUAR/FPACE34
119KIA/SOUL33
120GM/CAPTIVA32
121FORD/EDGE32
122VW/GOLF VARIANT32
123VW/PASSAT30
124CHERY/CELER30
125VOLVO/XC9029
126KIA/SORENTO28
127BMW/X628
128LIFAN/FOISON27
129SUBARU/FORESTER26
130LAND ROVER26
131M.BENZ/A20026
132JAGUAR/XE26
133M.BENZ/GLE26
134PORSCHE/MACAN24
135PORSCHE/CAYENNE22
136GM/CLASSIC22
137VICR/SPACEFOX21
138JAC/J3 TURIN21
139M.BENZ/CLA20021
140SUBARU/XV20
141CITROEN/C4 PICASSO20
142DODGE/SPRINTER20
143GM/CAMARO19
144LEXUS/NX20019
145PEUGEOT/BOXER19
146FORD/NEW FIESTA18
147FOTON/AUMARK18
148FREIGHTLINER/250018
149JAC/T617
150CHERY/CELER SEDAN17
151FIAT/IDEA16
152M.BENZ/CLASSE e15
153M.BENZ/VITO15
154VW/FUSCA14
155VOLVO/V4014
156AUDI/A113
157FIAT/BRAVO12
158VOLVO/S6012
159AUDI/TT12
160JAC/J612
161M.BENZ/A25012
162RENAULT/CLIO11
163RDK/TIGER11
164PORSCHE/91111
165LEXUS/RX35011
166MINI/JCW11
167BMW/220I11
168CHERY/TIGGO10
169DFSK/K0110
170JAC/J59
171M.BENZ/GLC9
172AUDI/A38
173KIA/CARNIVAL8
174AUDI/Q58
175HYUNDAI/I308
176M.BENZ/CLA2508
177BRM/M117
178JEEP/WRANGLER7
179BMW/X57
180SUBARU/OUTBACK7
181GEELY/GC27
182M.BENZ/CLASSE A6
183SSANGYONG/KORANDO6
184FIAT/LINEA6
185AUDI/A4 AVANT6
186BMW/I36
187SUBARU/WRX6
188PORSCHE/BOXSTER5
189LAND ROVER DEFENDER5
190BMW/BMW 1205
191VW/SPACECROSS5
192IVECO/DAILY5
193TOYOTA/RAV44
194VW/TOUAREG4
195LEXUS/CT200H4
196GEELY/EC-74
197BMW/M44
198JAC/T84
199FIAT/5003
200BMW/7503
201SUZUKI/GVITARA3
202SUZUKI/SWIFT3
203PORSCHE/CAYMAN3
204JAGUAR/XF3
205M.BENZ/CLASSE B3
206BMW/M33
207AUDI/A73
208FIAT/FREEMONT3
209M.BENZ/SPRINTER3133
210RELY/RELY PICK-UP3
211AUDI/A62
212TOYOTA/BANDEIRANTE2
213M.BENZ/CLS2
214SUBARU/LEGACY2
215BRM/M82
216FORD/MUSTANG2
217AUDI/RS62
218S.PEDRO/402
219BUGRE/BGR2
220NAJA2
221BMW/Z42
222HYUNDAI/AZERA2
223M.BENZ/CLASSE2
224VOLVO/V602
225CITROEN/DS32
226CITROEN/DS52
227JAGUAR/F-TYPE2
228BMW/428I2
229EFFA/START PICK-UP2
230SHINERAY/P TRUCKS2
231SHINERAY/TRUCK2
232AUDI/A51
233DODGE/CHARGER1
234CHRYSLER/DURANGO1
235CADILLAC/ESCALADE1
236FORD/EXPLORER1
237BMW/M61
238PARATI/PARATI1
239PORSCHE/PORSCHE1
240AUDI/S31
241FORD/THUNDERBIRD1
242AUDI/Q71
243LEXUS/ES1
244SSANGYONG/ACTYON1
245AUDI/R81
246CHRYSLER/300C1
247KIA/MOHAVE1
248PORSCHE/PANAMERA1
249MAHINDRA/MAHINDRA1
250CITROEN/C3AIRCROSS1
251PEUGEOT/30081
252KIA/OPTIMA1
253JAC/J21
254BMW/M135I1
255M.BENZ/A451
256FORD/PAMPA1
257RENAULT/RENAULT1
258ASIA/TOPIC1
259ASIA/TOWNER1
260FIAT/UNO1
261AGRALE/AGRALE1
262FIAT/TECFORM1
263HAFEI/RUIYI1
264DFM/MINIVAN1
265M.BENZ/SPRINTER 4151
266M.BENZ/SPRINTER 5151
267EFFA/V221
127.380

47 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Golf vendendo quase o dobro do focus. Ford matou o seu carro com esse câmbio PowerShit.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso sem que o Golf 1.0 TSI esteja sendo produzido. Pois está parado desde novembro.
      Isso aí que tá vendendo é apenas 1.6 msi, 1.4 e GTI.

      Excluir
    2. Carlos, como assim o TSI não está sendo produzido? Eu podia jurar que esse número tem melhorado justamente por causa do 1.0...

      Excluir
    3. 50% a mais é quase o dobro? Isso porque os 1.6MSi estão sendo liquidados. O Focus tradicionalmente vende mais que o Golf. Vamos esperar as vendas anuais...

      Excluir
    4. Focus tá sendo desovado com descontos de mais de 20 mil reais, mas mesmo assim não vende. Infelizmente aquele câmbio problemático PowerShit matou o carro.

      Excluir
    5. Carlos, como assim o TSI não está sendo produzido? Eu podia jurar que esse número tem melhorado justamente por causa do 1.0...

      Nada a ver com o 1.0 TSI. O 1.0 não foi produzido desde novembro.
      o que vendeu de golf foi 1.6 msi, gti e 1.4 tsi, e o que chega nas lojas vende tudo.

      Na realidade, realidade. O Golf não é produzido no Brasil. Ele é importado.
      A Vw não investiu nada para fazer o "golf nacional". Apenas pegou a linha do MK4,5 e está fazendo o Golf "nacional" como CKD. Ele vem todo desmontado, e colocar o motor que vem de São Carlos, e mais nada.

      Tanto é importado que a política de vendas dele é de carro importado.

      O 1.0 TSI começou nova coleta para as concessionárias agora no fim de janeiro, e os primeiros carros só no fim de fevereiro. E ainda CKD.

      Excluir
    6. por falar em 1.0 tsi, tem uma fila de espera insana nas concessionárias. mas tb pudera. entre pagar 75k em um golf confortline tsi 125 cv tá de graça.

      Excluir
    7. Sou funcionário de uma Vw e na minha loja Tem um golf 1.0 de entrada e ja5 vendemos 3 ou 4 top. Só q a fila de espera realmente está grande

      Excluir
  2. A VW terá que reinventar o UP!. Uma pena, pois o carro é excelente. Mas o mercado não aceitou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica tranquila que o Up! é o 2º sub-compacto mais vendido no mundo, não é vendido para locadoras no brasil e é exportado para muitos países da América Latina, e o estoque de Up! atual já praticamente acabou nas lojas no dia 20. E logo logo chega o Up! reestilizado.

      Excluir
    2. É tanta baboseira que se fala sobre vendas do up!, que dá até preguiça.
      O Up! foi o sub-compacto mais vendido do Brasil em 2016. Ponto.
      SUb-compacto vende menos que compacto em qualquer lugar do planeta, e no Brasil não é diferente.
      O up! chegou para substituir o Gol G4, e hoje se vc somar as vendas de Gol + Up!, vende mais que o HB20, e fica atrás apenas do onix.
      Só que o Up! é muito mais barato de fabricar que o Gol G4 (pois é 150 Kg mais leve), e é vendido em média R$ 8.000 reias mais caro.
      Mais que isso: é vendido na América Latina inteira.
      E, por fim, não sei que tem tanta gente preocupada com vendas do Up!. São diretores de venda da VW? Não. De concessionária. Não.
      A VW tem o maior portfólio de carros compactos do Brasil. pode escolher: up, gol, fox. Qual marca tem três modelos nesse segmento?
      Repetindo: o up! foi o sub-compacto mais vendido do brasil em 2016.

      Excluir
    3. A VW terá que reinventar o UP!.

      E outra coisa que acho super-interessante é o povo querendo dizer que o VW tem que fazer para vender.
      É uma piada! O sujeito quer "ensinar" a empresa que mais vende carros no planeta o que ela tem que fazer para vender.
      Sim, a VW é a empresa que mais vendeu carros no planeta em 2016. mais de 10,3 milhões de carros no mundo.
      E tem gente que acha que pode dar conselho para a VW sobre como vender carro.
      Na boa, em que mundo vive esse povo?

      Excluir
    4. Carlos, o up! ainda está com problemas na produção?
      Qual o subcompacto mais vendido do mundo então?!
      Ps: o up! vende o que tem que vender. Brasileiro ama design e preço, geralmente quem compra o up! é quem entende de carro. Aqui em Goiânia já reparei que o up! é mais presente em bairros de maior poder aquisitivo, geralmente como carro para cidade dessas pessoas. Minha família tem 7 up!.

      Excluir
    5. Não. O up! está passando por uma transição de produção. O modelo com facelift começa a ser produzido, mas ainda não foi lançado. O antigo ainda é o que está no mercado, mas o estoque está acabando.
      O up! está na entre-safra.

      Excluir
    6. @PauloJúnior Brasileiro ama design? Só se for design brega! O UP! é uma aula em design e funcionalidade.

      Mesmo assim brasileiro gosta de Onix e HB20, carros horríveis.

      Excluir
    7. Genti...o up! está muito caro, mais muitas pessoas preferem ele pelo desiguiner...eu tenho varias amigas que querem up! só pelo desiguiner diferenciado dele. muito lindo.
      mais outras acham gostam do desiguiner, mais não tem dinheiro ou a ficha nao é aprovada, entao compram mobi que é um pouco mais barato e a fiat facilita no financiamento.
      mais se for só pelo deeiguiner, só daria up..muito mais lindo que os ouitros. ah...e acabamento também do up!, tenho amigos com up com 100.000 km e muito novo...já os carros da fiat, ford e toyota...afffiii..que pesadelo.

      Excluir
    8. Carlos, a VW nem lembra que tu existe. Kkkkkkk

      Excluir
    9. Não relinche se não sabe, ahahaha. Tem muitos países onde o carro mais vendido é sub-compacto sim, como a Índia e outros da região.

      Excluir
    10. Não é que o mercado não tenha aceitado bem o Up!. A questão é que o Fiat Mobilete sai bem mais em conta. Como muita gente quer comprar carro, mesmo sem ter dinheiro na mão, acaba sendo obrigada a comprar o que tem de mais barato no mercado, mesmo tendo que abrir mão de qualidade.

      Outras pessoas, mesmo não estando tão ferradas assim com relação a grana, olham o preço acima de tudo, não considerando as diferenças de qualidade dos produtos. A VW tem que cobrar mais caro pelo Up! mesmo. Eu acharia muito estranho se o Up! estivesse mais barato ou com o mesmo preço do Mobilete, que é uma geringonça que, na verdade é um remendo de velharias (chassi, plataforma, powertrain, câmbio, suspensão etc.) que a FIAT juntou e criou esse Frankenstein que é o Mobilete. O Mobilete tem que ser o mais barato mesmo, pois já é um carro que já nasceu velho, com projeto e tecnologias dos anos 80.

      Aliado a isso tudo, só aqui no Brasil e na Itália que tem gente que acha que FIAT fabrica carros. Basta olhar nos rankings de vendas na América do Norte, Ásia, Austrália, e, sobretudo, no restante da Europa pra vermos que FIAT só dá traço, pois a maioria sabe das geringonças que a FIAT monta.

      Excluir
  3. O Hyudnai Creta micou geral. Não vende mais nem que o Creta e nem que o Kicks.
    Eu...eu...eu...hyundai se f%$#$%...kkkk
    Outro que micou legal foi o Civic. Honda queria vender 3.000 por mês, e nem em dezembro atingiram a meta. que desastre.
    eu...eu...eu...Honda Civic se f¨%$#%..kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Creta só está vendendo o modelo mais caro. As outras versões só no fim de fevereiro. Já ultrapassou o Tracker e vai alcançar o Kicks. Não sou fã da Hyundai mas reconheço que a marca tem boa reputação com o público em geral. Será o SUV mais vendido da marca e estará entre os 4 mais vendidos até o fim deste ano.

      Excluir
    2. Genti...esse creta é um micao...sim. ja fui ver na concessionaria e sou fa do desiguiner da hyundai..mais esse creta nao da.
      levei uma amiga que a-m-a hyundai...mais quando viu o creta achou horrível.
      a hyundai vai fazer promocoes em breve..pois noa esta vendendo nada. estão todos encalhados.
      na concessionaria que fui tinha 1.6, 2.0 tudo para pronta entrega e ainda descontos.
      e andei no 2.0, muito fraco...pensei que era o 1.6..o 1.6..nao quero nem ver, deve ser muito ruim.
      a hyundai errou no creta. micou mesmo. quem quer esse carro, pode esperar que vai ter promocao de supervalirizacao de usaod e taxa zero..a vendedora me disse.

      Excluir
    3. Qual a concessionaria que viu o 1.6, pois já visitei varias e ainda não encontrei ?

      Excluir
    4. Os outros argumentos até concordo, mas falar que o 2.0 é lento... Ou você não fez o teste ou não sabe dirigir, pois a 4 rodas mesmo no teste de 0 a 100 e nas retomadas ele foi mais rápido que o golf 1.4 tsi que já anda muito. Se tem uma coisa que ele está sendo muito elogiado é motor.

      Excluir
    5. Tive que procurar essa informação do 0 a 100 entre Creta 2.0 e Golf 1.4 TSI pra poder acreditar. De fato, nesse quesito, ficam próximos quando na verdade achei que o Creta ficaria muito atrás. De todo modo, a Hyundai poderia ter trazido um motor mais atual.
      Ainda quero ver como vai ser o crash test do Creta brasileiro.

      Excluir
    6. Na hora do teste driver eu olhei varias vezes pra me certificar Q era o 2.0....não parece 2.0 nunca...andar mais Q golf 1.4kkkkkkkkkkkk
      piadista.
      O Creta 2.0 grita muito e sofre nas arrancadas, mais não é lerdo..lerdo, só não parece 2.0 jamais...
      eu acho Q é "suficiente" mais não é um carro que dá prazer .

      O interior é outra decpeção.;..nunca Q parece carro de 100 mil..parece mais um hb20 premium...nada além...

      vi várias pessoas na concessionaria olhando os vendedores com cara de incredulidade quando falavam do preço de 100 mil.

      tá encalhando tudo....

      Excluir
    7. Um carro de 100 mil com interior pobre é dose mesmo. Não disse que o creta anda mais, até porque "andar mais" envolve várias outras coisas como suspensão, aerodinâmica, peso. Os testes só provaram que o desempenho do motor é bom, bem parecido com um motor que todos sabem que é um dos melhores do Brasil.
      Creta / Golf 1.4
      0 a 100 - 9,2s / 9,5s
      40 a 80 - 3,9s / 4s
      60 a 100 - 5s / 5,42s
      80 a 120 - 6,2s / 6,7s
      Teste realizado pela 4rodas.

      Excluir
    8. Não entendi porque tanta torcida contra a Honda, ela apenas se mostra ser muito mais competente. Golf+Jetta juntos vendem menos da metade do Civic. Isso é puro recalque de não conseguir com tão poucos produtos ter um número de vendas tão alto e provavelmente com muito mais lucro.
      Com relação a Hyundai, espera o Creta 1.6 aut. começar as suas vendas e veremos.

      Excluir
    9. O Jetta é importado e o Golf é montado em CKD, com peças importadas. Os dois tem oferta limitada. A VW não investiu nada para produzir o Golf no Brasil, já que é CKD, e usaram a linha do Golf 4. O jetta vem do México.
      E Golf/Jetta e Civic são carros globais, e é em termos globais que o jogo e jogado.
      Golf + jetta = 1,6 milhões de unidades em 2106
      Civic = 300 mil unidades em 2016.

      Ou seja, Golf + Jetta vendem quase 6 vezes mais que o Civic.

      Poxa...isso que e competência heim?

      O fato é que a Honda investiu muito para trazer o novo Civic no Brasil, e se deu mal. Previa vender 3.000, e ta vendendo metade.

      incompetência em analisar o mercado.

      Excluir
    10. Para de mentir fio, o Civic vendeu exatamente 668.258 unidades em 2016, muito mais que os 603.203 unidades do Jetta em 2016, e sejamos francos não podemos comparar sedam médio com hatch médio, e deixa de tentar mostrar à todos que é o ban ban da vw, pois sabemos que pra ela vc nem existe, menos fio....

      Excluir
    11. O problema do civic é as versões que trouxeram pro brasil. Tem civic sport (que nao é sport) e motor turbo (que deveria estar no civic sport) so com cambio cvt a 130 mil. Desse jeito eu torço é contra msm pra ver se a honda muda de visao

      Excluir
  4. Cade o Carlos pra defender a vw no top 5 hehe

    ResponderExcluir
  5. Off Topic:

    Alguém saberia me dizer se o câmbio do UP! MPI é um 4+E ? Procurei na Internet, mas não encontrei nada.

    Em relação a matéria, juro que não sei o que o Onix tem, pois descontos é igual a maioria das montadoras, eu particularmente não gosto desta nova versão, motor antigo e 3 estrelas LatinNcap.Vendeu praticamente o dobro do HB20, incrível.

    ResponderExcluir
  6. Janeiro do ano passado fechamos o mês com 155300, ou seja, o mercado nos próximos três dias terá que quase triplicar suas vendas diárias para alcançarmos o pífio resultado do ano passado... Que fase!

    ResponderExcluir
  7. O Onix é um enorme acerto da GM, é o Gol da GM. E como o Gol, apesar de vários anos no topo, perdeu a maestria, a GM deve se preocupar em mantê-lo atualizado, principalmente motores e câmbios, as evoluções estão acontecendo cada vez mais rápido e o consumidor não é bobo. ( alguns são )

    ResponderExcluir
  8. Absurda a vantagem do Onix sobre os concorrentes, vide o produto!

    ResponderExcluir
  9. Estou entre comprar um onix ltz ou um 208, mas pela diferença nas vendas de ambos acho que vou de onix, essa diferença não deve ser por acaso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto, Charles.
      208 é mico certo. Uns poderão dizer até que se trata de um veículo melhor (eu discordo). Mas os números do mercado falam por si.

      Excluir
    2. Se 208 e Ônix estiverem no mesmo valor, até iria de 208... Já tive Peugeot, cuidei bem do carro, fiquei 5 anos com um 206 e vendi bem também, pois, como disse, o carro estava em otimo estado. O conforto e o acabamento do 208 são melhores. Ambos tem bom motor e o Ônix vence no espelhamento de celular e na revenda. Porém, se você for ficar entre 4 e 5 anos com o carro, a diferença compensa o prazer com o carro, se você gostou mais do 208. Em teoria, carros franceses dão menos problemas, porém o atendimento e o preço das peças pecam. Porém, se for AT, fique com o Ônix. Câmbio AT4 da Peugeot perde feio para o AT6 da GM. E o mico do 208 é a retirada da barra de proteção das portas. Como o Ônix não é um primor de segurança, ambos se equivalem. Se não for AT, eu colocaria um Fox com app connect (espelha Android e Apple) na lista...

      Excluir
  10. Carros que rodam na Europa como 208, C3, UP, March, Logan e Versa só para citar os principais, não são bem aceitos pelos brasileiros. Parece que no Brasil só vende bem, carros feitos exclusivamente para o nosso país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Os carros feitos para o Brasil como Celta, Gol, Uno, Ônix, são mega sucessos. O Brasil é um ponto fora da curva, um mercado atípico.

      Excluir
    2. Sucesso devido a má renda que o brasileiro tem de viver!

      Excluir
  11. Hyundai mitando na incompetência é com o I30. 8 unidades é um negócio de louco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lamentável. O Elantra quando mudou de geração era para pelo menos manter o preço. O i30 quando mudar não ver ser diferente.

      Excluir
  12. Mobi aos poucos vais se aproximando do Top 10.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem