A Volkswagen do Brasil desenvolve uma nova estratégia para o mercado brasileiro, que engloba abandonar a imagem de frieza e racionalidade tipicamente alemã em prol de uma abordagem mais "quente" e adequada ao consumidor brasileiro. O resultado mais visível será no design dos seus modelos, que se descolará da estética alemã, e voltará a ter desenhos mais ao gosto dos brasileiros. Outra novidade será o lançamento de um concorrente do Uber.


A montadora alemã, que teve problemas com paralisação total de produção por dois meses em todas fábricas em 2016, em decorrência de fornecedores, só terá produção normalizada neste mês de janeiro, efetivando o processo de recuperação. A crise também afetou a empresa, que reduziu seu quadro de trabalhadores de 22 mil em 2014 para 18 mil no fim de 2016.


Na parte de produtos, a VW Brasil promete quatro novos modelos entre 2017 e 2018, todos baseados na plataforma MQB0, derivada da do Golf, que será o Novo Gol G7, novo Voyage, um SUV do Gol, para competir com o Honda HR-V e também uma picape média para competir com a Toro.


Esses novos modelos serão fabricados São Bernardo do Campo, em São Paulo, e em São José dos Pinhais, no Paraná.

Plataforma global, design local

A plataforma sobre a qual serão feitos esses novos modelos VW é a mesma que dará origem ao novo Polo europeu. Entretanto, o design será diferente, adaptado aos gostos dos consumidores brasileiros.

Segundo o presidente da VW América do Sul, David Powels, a VW Brasil, nos últimos 10 anos, optou por produtos com design alemão. Mas agora a estratégia muda, e a unidade local terá mais autonomia para desenvolver a estética dos carros adequada ao mercado brasileiro.

Concorrente do Uber

A Volkswagen lançou na Europa uma divisão de negócios digitais, denominada de MOIA, para oferecer serviços de transporte semelhantes ao Uber - nova tendência do mercado, já que os jovens hoje querem mobilidade, e não estão mais interessados em ter seu próprio carro.


O presidente da VW do Brasil disse que trará esse serviço similar ao Uber para o Brasil, mas não estipulou prazos.

Com informações: O Estado de São Paulo

14 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Se a VW não quiser gastar nenhum centavo no desenvolvimento de novos desenhos de carros basta trazer pra cá os carros da SEAT e da Skoda que visualmente são mais bonitos que os da própria VW.
    Exemplo os carros populares e menores da SEAT e os maiores e mais caros da Skoda, seria show.

    ResponderExcluir
  3. O que não podemos é achar errado a vw fazer isso. Tem que respeitar o gosto do brasileiro mesmo !!! Brasil consome muitos carros da vw a anos, e merece carros adaptados a ele.
    Não é pq a estética de um automóvel é alemã que será o máximo. Gostos diferentes move o mundo desde o início !

    ResponderExcluir
  4. Acho q a vwb anda lendo os sites da gente , ate quem fim ele exergou q agente gosta de desenho em primeiro lugar.

    ResponderExcluir
  5. VW seguindo os passos da GM no Brasil...

    ResponderExcluir
  6. Brasileiro gosta de carnaval,sombra e agua fresca,que tal um carro bastante colorido com uma rede e um galão de pinga!

    ResponderExcluir
  7. De acordo com o gosto brasileiro. Carros cheios de botões, luzes, central multimidia e carroceria bateu morreu. Tomara que a VW não faça isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho certeza absoluta que a vw tem gente competente de sobra para fazer um carro ao gosto estético do brasileiro e seguro.

      Excluir
    2. também precisa ter um monte de penduricalhos de plástico e cromadinhos na carroceria

      Excluir
  8. A Brasilia teve design brasileiro e foi um dos maiores sucessos de venda da Vovókswagen.

    ResponderExcluir
  9. traduzindo o post todo: Já q brasileiro gosta de carro merda é isso q vcs vao ter hahaha mto design,mta luz,mto botao inutil e por ai vai bem clima de carnaval

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos torcer para não apelarem, né? Só falta uma marca no Brasil fazendo carros com estética que não condiz com o que o carro entrega, painel cheio de luzes e botões inúteis, iluminação azul e etc. Putz! Que desastre.
      Mas a VW deve fazer algumas adaptações, deixar um pouco mais rebuscado, sem apelar.
      O Golf 4,5 foi um grande sucesso de design, e inclusive, à época, gerou até ciúmes da Alemanha pois do Golf 4,5 ficou melhor que o Golf 5.
      E o Golf 4,5 foi também um grande sucesso de vendas.
      Outro ponto a se destacar é que o designer Jose Carlos Pavone voltou da Alemanha e está agora cuidando do design dos carros da VW Brasil. Isso é um grande sinal, pois ele foi o criador do Gol GT concept que foi bem elogiado no Salão.
      Então acho que virá bem. Será menos sóbrio, menos mimimalista, mas tenho certeza que não vão se perder e fazer coisas toscas.

      Excluir
  10. Ninguém aqui falou do sucesso do Golf na terra da Volvo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem