O Buggy Fiber é um dos buggys mais fabricados do Brasil, sendo que os modelos mais modernos adotam um motor quatro cilindros Volkswagen AP 1.8 Flex. Neste artigo, porém, avaliamos um modelo mais antigo e comum, um Fyber 2000, equipado com motor boxer quatro cilindros 1.6 refrigerado a ar.

Buggy Fiber 2000 1.6 refrigerdo a ar

O Buggy Fiber 2000 adota chassi tubular, suspensão traseira por feixe de molas. A estética é típica dos buggys, com uma carroceria com duas posições para motorista e passageiro à frente, e até três atrás, mas sem conforto ou segurança alguma.

Buggy Fiber 2000 1.6 refrigerdo a ar

O vídeo a seguir mostra os detalhes do modelo e aspectos de comportamento dinâmico.



A carroceria é confeccionada em fibra de vidro, e o modelo não tem portas. O acesso é um tanto quanto dificultoso, já que é necessária alguma ginástica para adentar ao interior.

Buggy Fiber 2000 1.6 refrigerdo a ar

Interior este muito simples, com apenas dois bancos tipo concha. Não há sistema de ventilação, nem vidros, e tampouco assistência de direção. E aairbags ou freios ABS, de modo que é um modelo bastante inseguro para ser usado em vias urbanas convencionais.

Buggy Fiber 2000 1.6 refrigerdo a ar

Entretanto, em trilhas off-road, estradas de terra em condições precárias - inclusive com aclives íngremes, o Buggy supera com extrema facilidade, graças aos enormes pneus traseiros, e também ao sistema de tração traseira, sendo bastante divertido conduzi-lo.

Buggy Fiber 2000 1.6 refrigerdo a ar

O motor desse modelo é o antigo VW Boxer 1.6, com 56 cavalos e 11,8 Kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 Km/h é feita em mais de 25 segundos, e a velocidade máxima não passa de 130 km/h. E o consumo médio fica em 8 Km/l de gasolina.

Novo Buggy Fyber

O modelo que testamos não é mais fabricado, sendo que o modelo atualmente em produção adota um conjunto mecânico mais moderno, como motor quatro cilindros 1.8 Flex, da VW, de 112 cavalos, associado a uma transmissão manual de cinco marchas.

Buggy Fiber 2000 1.6 refrigerdo a ar

Além disso, o modelo atual conta com suspensão dianteira com 2 feixes de torção, amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora.


Enquanto na traseira há molas helicoidais com tensores e amortecedores lelescópicos de dupla ação. O sistema de freios é à disco, na dianteira e a tambor na traseira.

Conclusão

Buggy Fiber 2000 1.6 refrigerdo a ar

O Buggy Fiber 2000 é um modelo adequado ao uso em regiões de praia, por suas limitações em termos de recursos de segurança. É um veículo rudimentar, pouco eficiente, mas eficaz em sua proposta de uso.

3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Poxa, o site avaliar um Buggy assim, só o resto é tenso! Deveriam, já que a intençao é avaliar um buggy de verdade, avaliar um em condiçoes melhores!
    Como esse: www.planetabuggy.com.br/atuais/selvagem/marcos_melo/frente_02.jpg

    www.planetabuggy.com.br/atuais/selvagem/marcos_melo/lateral_02.jpg

    www.planetabuggy.com.br/atuais/selvagem/marcos_melo/lateral_01.jpg

    Esse modelo de buggy chamado "Selvagem" é muito comum aqui em Natal, é tido entre os "bugueiros", como o melhor! Tanto que não existe buguies de outros modelos, permitidos a rodar nas dunas. (P.S.: Só quem pode rodar nas dunas sao "bugueiros" crendenciados!) No auge dos bugues, esse era o único modelo de buggy que tinha garantia de fabrica da VW, devido a construção esmerada.

    https://melhordestino.files.wordpress.com/2012/06/p1180541.jpg

    ResponderExcluir
  2. O melhor Buggy fabricado no Brasil, reconhecido em todo o mundo é o FYBER 2.000, EXISTEM VARIOS OUTROS, MAIS OU MENOS A MESMA COISA, mais igual ao Fyber, só teve um , o HAPPY de vida curta, mais era exatamente igual ao Fyber, a unica diferença era a tampa do port-luvas, e os adesivos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem