O Uno Attractive 1.0 é a versão de acesso do compacto da Fiat no Brasil, o qual, nesta linha 2017 recebeu um facelift leve na dianteira, e importantes alterações mecânicas, as quais relataremos neste artigo.

Fiat Uno 2017 Attractive 1.0

O Uno da atual geração foi apresentado em 2011, sendo que em 2014 ele sofreu uma extensa reformulação interna e externa para se apresentar como linha 2015. Agora, em 2016 ele recebe o novo motor de três cilindros FireFly, bem mais eficiente, e também direção com assistência elétrica.

Fiat Uno 2017 Attractive 1.0

O vídeo a seguir mostra o modelo em detalhes.



Em termos estéticos a alteração é pequena, e fica adstrita à dianteira com novo para-choque e grade em formato horizontal, sendo que nesta versão Attractive 1.0, de acesso, há também novas calotas.

Fiat Uno 2017 Attractive 1.0 - Preto

No interior o Uno 2017 tem um cluster de instrumentos com grafismo atualizado, mais discreto e menos colorido, e que se faz presente também nos indicadores dos comandos de ar-condicionado.

Fiat Uno 2017 Attractive 1.0 - interior

A principal inovação, porém, está no motor 1.0 de três cilindros, conhecido internamente na fábrica como projeto GSE (Global Small Engine), e que, para o público é Firefly (vagalume, em inglês), propulsor este que entra no lugar do antiquado Fire 1.0 que era usado até então. Pode-se afirmar, sem medo de errar, que esse novo motor transformou o Uno em outro carro.

Fiat Uno 2017 Attractive 1.0 - espaço traseiro

Os Fiat Uno até 2015 (e os Mobi) com motores Fire 1.0 são carros lentos, que demoram muito a ganhar velocidade. Some-se a isso a direção que tinha assistência hidráulica (pesada em manobras) e o resultado é que são carros "pesados" de serem conduzidos, em função do esforço elevado de mover o volante e da lentidão com que demoram a desenvolver.

Fiat Uno 2017 Attractive 1.0 - interior - espaço interno

Dessa forma, para quem está acostumado com esses modelos, a primeira coisa que nota ao dirigir o Uno 2017 é a sensação de "leveza". O Uno 2017 com sua levíssima direção com assistência elétrica (e que fica ainda mais leve com a tecla "City" acionada), e o motor FireFly de respostas rápidas em cidade, tem uma vivacidade desconhecida de outros modelos da marca.

Fiat Uno 2017 Attractive 1.0 - espaço traseiro

Esse Uno 2017 é um carro bem mais agradável de ser conduzido, com comportamento típico de seus concorrentes modernos, como o VW Up!, por exemplo. Não se sentem vibrações no interior típicas de motores de três cilindros, e o silêncio interno está quase no mesmo nível do Up!, tornando o ambiente agradável.

Fiat Uno 2017 Attractive 1.0

Esse novo motor 1.0 de três cilindros do Uno Attractive 2017 provocou uma verdadeira revolução no modelo, graças à sua construção com bloco de alumínio (mais leve e com tempo de aquecimento reduzido), comando de válvulas variável, elevada taxa de compressão elevada (13,2:1) e o sistema de partida a frio que dispensa o tanque auxiliar de gasolina para partida com etanol no frio. O resultado pode ser visto até mesmo no compartimento do motor, menos congestionado.

Fiat Uno 2017 Attractive 1.0 - motor de três cilindros

Esse motor 1.0 de três cilindros da Fiat adota um cabeçote de com duas válvulas por cilindro, que foi uma estratégia para favorecer o torque em baixas rotações. Some-se a isso a elevada taxa de compressão, e tem-se um motor que privilegia o uso com etanol, especialmente em termos de desempenho.

Fiat Uno 2017 Attractive 1.0

O Uno 2017 com etanol é tão ágil quanto o Up! em baixos regimes, mas não tem a mesma elasticidade do Volkswagen em rotações mais elevadas, o que é esperado pelo fato do motor do Up! usar uma cabeçote de quatro válvulas por cilindro.

Fiat Uno 2017 Attractive 1.0

Em uso urbano, ambos com etanol, o Uno 1.0 FireFly é tão ágil quanto o Up! 1.0 MPI. Entretanto, quando se adota a gasolina, a perda de desempenho do Up! é quase imperceptível, enquanto o Uno cai bastante de rendimento.

Desempenho e consumo

Isso fica claro pelos testes das revistas. O Uno com etanol acelera de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos (o Up! 1.0 MPI em 14 segundos). Mas, com gasolina, o Uno FireFly sobe para 15,7 segundos, enquanto o Up! 1.0 MPI faz em 14,4 segundos.

Fiat Uno 2017 Attractive 1.0

Em relação ao consumo (veja mais dados de consumo do Uno 2017 comparado com o dos concorrentes clicando aqui), o Uno 1.0 FireFly faz em cidade 13,7 km/l de gasolina, e chega a 16,9 Km/l em estrada, segundo medições da Revista Quatro Rodas. Em nosso percurso padrão (50% urbano - 50% cidade, com ar-condicionado ligado 100% do tempo), obtivemos, com etanol, 10,7 km/l de etanol.

Fiat Uno 2017 Attractive 1.0

Esses bons números de consumo do Uno 1.0 são decorrentes principalmente do novo motor, mas também do fato de o modelo contar com direção elétrica, que além de mais leve, não rouba potência diretamente do motor para funcionar, dos pneus "verdes", de baixa resistência ao rolamento.

Fiat Uno 2017 Attractive 1.0

O câmbio desse modelo 2017 é o mesmo manual de cinco marchas do modelo anterior, mas que agora está com relações mais longas para melhorar a economia. Notamos também que as trocas estão mais precisas e justas, mas ainda distante do funcionamento que beira a perfeição da transmissão manual do Up!. Quem quiser câmbio automatizado no Uno terá que optar pelo modelo com motor 1.3, já que não é oferecida no Uno 1.0

Fiat Uno 2017 Attractive 1.0

O Uno 1.0 Attractive 1.0 FireFly tem preço sugerido de R$ 41.840 reais, trazendo de série duplo airbag frontal, sistema de freios anti-travamento ABS, ar-condicionado de comando manual, computador de bordo, vidros com acionamento elétrico dianteiros com função de um toque para o motorista e passageiro, travas elétricas e faróis de neblina de série.

Conclusão


As alterações mecânicas introduzidas no Fiat Uno 1.0 FireFly praticamente tornaram este modelo um novo carro, mais moderno, leve, ágil, silencioso e econômico.

20 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Já foi feito os testes de colisão?
    No antigo, foram 3 estrelas para adultos e 1 para proteção das crianças, se não me engano.

    ResponderExcluir
  2. Esse carro parece um Frankstaim de tanto que a Fiat já mexeu nele. Interior todo recortado, horrível como todo Fiat.

    ResponderExcluir
  3. Lixo!até a caixa para os pneus é adaptado, parece q foi projetado para pneus quadrados, nao encaixa, fica um espaço entre o pneu e o veiculo q passa uma pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonito é o Gol, Onix e Hb20 com suspensão tipo tartaruga, se arrastando. Esqueceu que as estradas e rodovias são uma maravilha?

      Excluir
  4. Parece que a Fiat acertou nesse uno. O problema da Fiat é que atualmente os concorrentes estão no mesmo nível dela ou até melhores.

    ResponderExcluir
  5. Como levar em conta as comparações de desempenho/consumo do Uno com o up!, se o up! é mais leve? Estranho isso, heim?

    ResponderExcluir
  6. É um comparativo com o Up ou uma analise do Uno 2017? Como voces adoram o Up....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi justamente isso que eu notei quando li essa materia, analise é uma coisa bem diferente de um comparativo.

      Excluir
    2. Está certíssimo a comparação com o up, pois é o concorrente direto do uno. Vc querida que fizesse a comparação com o que? Com Civic? Ou cruze? Ou Golf???
      Pensa primeiro antes de escrever merda.

      Excluir
    3. O Up! mata dois coelhos com uma cajadada só. O Up! tem o tamanho externo do Mobi, mas é maior por dentro que o Uno. Incrível isso, não? Não.
      Isso se chama engenharia de ponta, que abunda na VW, e falta na Fiat.

      Excluir
    4. O que está errado é que a materia se trata de analise do UNO e não de comparativo com o Up! , se fosse comparativo a materia estaria correta.

      Excluir
  7. Penso que dirigimos carros bem distintos... Tenho um Mobi Like 16/17, com DH e motor Fire e é bem ágil na cidade e a direção é bem leve... Abasteço com etanol e rodo 100% do tempo em perímetro urbano, e abasteço o carro de 2 a 3 vezes no mês.
    Meu pai tem um Fiat Uno Way 1.0 12/12 e a direção é igualmente leve e o motor espertinho e bem econômico, ele abastece com etanol e com coquetel etanol/gasolina, 3 a 4 vezes no mês, pois pega vias mais distantes com frequencia. Nâo tem do que reclamar do carro.
    Já tivemos Ford, Chevrolet e VW e temos reclamações delas, mas da Fiat não, foi a marca onde tivemos mais tranquilidade e satisfação. E não, não estou sendo pago pela Fiat para vir aqui dizer isso.
    Só acho que o motor 3 cilindros da VW, o up! e o Golf não são os únicos carros que merecem elogios, há o Etios, que pode não ser bonito e ter aquele painel incomum, mas é elogiado pela dirigibilidade, economia de combustível e relativo conforto; há o Onyx que tem um bom acabamento, conforto e dirigibilidade e também é bem econômico de combustível, segundo alguns proprietários.
    Cada carro tem suas virtudes e seus pontos fracos.
    Penso que convém ter um padrão mínimo de avaliação, mais objetivo.
    Quem compra Uno, compra porque prefere o Uno, assim como quem compra o Mobi, assim o fez porque gosta do Mobi, já quem prefere o up!, o faz por achar que o carro o satisfaz melhor e assim por diante.
    Os carros de uma mesma categoria apresentam propostas diferentes de acordo com o público, que é bem heterogêneo também. Fica a reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o comentariom "há o Etios, que pode não ser bonito e ter aquele painel incomum, mas...": e o Mobi eh LINDO?!! Fala serio, como se pode comentar em estilo comparando-se com o Mobi....

      Excluir
  8. Estou decepcionado! Comprei um UNO 2017 1.0 com 25000 rodados, pensado em economizar combustível, e estou gastando mais do que meu antigo carro. O UNO faz na cidade 5.5 com álcool e 6.5 com gasolina. Vou leva-lo a concessionaria mais sei que vão dizer que tá tudo normal. Então analisem direitinho antes de fazer propaganda dos carros. Bem, meu problema é só esse quanto ao restante tudo OK.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O motor desse seu está errado. Deve está com o do Jetta 2012 ou do Cruze 2013.

      Excluir
    2. Comprei o mesmo modelo em questão e não estou satisfeita com consumo Etanol 6.8 chega a 7.0 enquanto gasolina aditivada 10.0 isso fazia meu celtinha 2001 com rodas e pneus 185/14

      Excluir
  9. Já que o comparou tanto com o UP, poderia a cada ppont exaltar um ou outro..

    Uno e bem mais macio, mais silencioso, mais confortável, a direção mesmo sem o modo city e muito mais leve que a do up, uno tem maior área envidracada (melhor visao), o farol e acionado na chave de seta, tem muito mais porta objetos que o up(que quase não tem nenhum), up nao tem módulo de subida nos vidros e esses por sua vez sobem bem lentamente). Pra mim o uno bate no up em tudo, menos no consumo e no engate das marchas, deixando claro que me refiro ao UP MPI(repare qh nem falei na vibração desse motor do up...que mesmo no tsi com coxim hidráulico, deixa de passar de forma incoveniente as vibrações do motor para a carroceria...

    PS: Up ainda usa correia dentada...rs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem