A Volkswagen AG (Alemanha) mostrará o facelift do Golf Mk7 em novembro, e segue apresentado detalhes de suas gerações (veja todas aqui). Em artigo anterior apresentamos o Golf Mk1, e agora o Golf Mk2 - o modelo que tornou o modelo um sucesso global.

Volkswagen Golf Mk2

O Golf é um fenômeno de mercado pois é um carro acessível, mas ao mesmo tempo icônico e que segue sem concorrentes. O momento mais decisivo na história do Golf veio no final dos anos 70, quando foi tomada a decisão de criar o Golf MkII (vídeo abaixo), desenvolvendo ainda mais o DNA de design do Golf MkI.



E assim o "Fenômeno Golf" surgiu. O Golf é o mais Volkswagen dos carros Volkswagen. Ele é a imagem da marca; um carro compacto, democrático, do "povo", que é direcionado a todas as classe e níveis sociais.

Retrospectiva: 1983

1983 é o ano que o astronauta alemão Ulf Merbold foi lançado ao espaço na "Columbia". Enquanto isso, o álbum "Thriller", de Michael Jackson, subia como um foguete nos rankings de vendas, se tornando o LP / CD mais vendido do planeta. É o ano que a Apple apresentava seu primeiro computador comercial com "mouse". E é o ano que chega ao mercado o Golf de segunda geração.

Volkswagen Golf Mk2

O Golf MkII tornou-se maior e mais aerodinâmico. Os designers permaneceram fiéis ao DNA do Golf MkI ao criar novos detalhes recursos. Novas funcionalidades radicais na traseira: as lanternas do Golf Mk1 estavam posicionadas logo acima do para-choques, enquanto no Mk2 ele subiram mais ainda.

Volkswagen Golf Mk2

A ponta de conexão entre todas as gerações, a coluna "C", permaneceu com seu desenho intocado. Nas palavras da Volkswagen em 1983: "O Golf continua um Golf. Assim, nenhum "redesign" deve afastá-lo do conceito "Golf" - e ainda assim ele deve ser um carro totalmente novo de para-choque a para-choque, com respeito aos seus princípios fundamentais: o conceito de continuidade, progresso nos detalhes e qualidade. Essa foi a fórmula para o sucesso mundial.

7 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. A VWAG decidiu por um caminho um padrão de design e não mudou, evolução sobre evolução. Vi muitos Mk2 ainda rodando na Africa do Sul, como aqui rodam muitos Mk3 mexicanos, carros longevos, robustos.

    ResponderExcluir
  2. O mais top de todos os tempos ! Amo os mkII

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, faz uns 2 anos que eu andei em um Voyage 1985 e o mais impressionante é que o carro não tinha grilos.

    ResponderExcluir
  4. Interessante. Não havia reparado antes, mas o painel de instrumentos é idêntico ao do nosso Santana.

    ResponderExcluir
  5. Esse Golf de segunda geração parece dois carros em um só.
    A frente relembra o da primeira geração, já a traseira parece um carro completamente diferente.

    ResponderExcluir
  6. o golf mk2 e o unico q nao se tem no brasil, pois ja tem registros de mk1 por aqui

    ResponderExcluir
  7. VW GOLF, um ícone emblemático, sucesso de vendas incontestável!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem