A montadora de carros premium Audi anuncia o início de testes de uma nova etapa no seu sistema de condução autônoma, conhecido como "Audi Piloted Drive", em que os carros passam a se comunicar com outros carros e elementos da via.

Audi testa tecnologias avançadas de condução autônoma

Os testes estão sendo conduzidos em uma parceria entre a Audi, o Ministério Federal dos Transportes da Alemanha e o setor de TI, na estrada A9 que liga Nuremberg a Munique. O foco recai sobre sinalização on-line e variável de trânsito e medidas de infraestrutura, tendo como objetivo aperfeiçoar a segurança e a conveniência.


Audi A7 de condução autônoma

Em várias seções da A9 transmissores e sensores conectam carros com os seus arredores, bem como com outros veículos. Um dos objetivos é o de tornar a infraestrutura das autobahn mais confiável para condução autônoma.

Audi A7 de condução autônoma
Entre outras coisas, a ideia é modificar os materiais utilizados em postes, marcação de pista e guardrails para que eles reflitam as ondas dos radares dos carros de forma melhor que hoje, em maiores distâncias, e em neve e chuva.


Outros objetivos incluem testar sensores do carro que poderão detectar as marcações das estrada com mais facilidade. Assim, estão sendo adotadas marcações especiais complementares na estrada que permitirão a veículos de teste localizar-se pela câmera em relação à marcação com elevada previsão.

Ainda dentro dos recursos de condução autônoma, o projeto de comunicação "Car2Infrastructure" conecta o carro com os sinais de trânsito de mensagens variáveis ​​que estão online. Estes sinais alertam os motoristas por meio de conexões móveis sobre limites de velocidade, engarrafamentos ou fechamento de pista, por exemplo. No caso do sistema da Audi, os dados recolhidos por todos os carros são enviados para a nuvem de computação da Audi através da rede móvel, em seguida, transferidos de lá de volta para os carros de teste. Este arranjo fornece aos carros informações atualizadas sobre as novas situações de trânsito - uma parte indispensável de segurança em condução autônoma.

Audi A7 de condução autônoma

Outra novidade nos sistemas são os recursos de comunicação móvel LTE-V, que permitem transferência de dados de um carro diretamente para outros. Esta comunicação ad-hoc permite que os carros se comuniquem um com o outro, mesmo em regiões sem cobertura móvel. Além disso, LTE-V permite que novas funções de segurança, como o chamado "platooning", que é uma situação onde os carros operando em condução autônoma forma um comboio para poupar energia.

2 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem