A revista britânica Auto Express elaborou um levantamento para comparar os custos de comprar e manter um carro no Reino Unido, e o comparou com incorridos pelos cidadãos de dez outros países, incluindo Alemanha, Estados Unidos e Brasil.

VW Golf 1.4 TSI Flex 2016

O modelo de referência adotado para comparação foi o VW Golf 1.4 TSI, que é vendido em todos os mercados comparados, e foram computados também o custo do litro de gasolina e também o preço médio do seguro.

VW Golf 1.4 TSI Flex 2016

O resultado não chega a ser surpresa: comprar e manter um carro no Brasil é mais caro que todos os países comparados, incluindo aí nações altamente desenvolvidas da Europa, como Alemanha e Inglaterra.

VW Golf 1.4 TSI Flex 2016

O resultado do "Custo Brasil" é ainda mais impressionante quando se compara o custo de manter um carro com o PIB percapita de cada país. No Brasil, o comprar e manter um Golf 1.4 TSI corresponde a 24 meses de trabalho do cidadão médio, enquanto nos EUA e Austrália são necessários apenas 5 meses.

O quadro abaixo traz os resultados de preço, seguro e custo de combustível nos 11 países pesquisados.

Fonte: Auto Express

VW Golf TSI 1.4PreçoCusto do litro de gasolinaCusto do seguro1 ano de combustívelTotalRenda percapitaCusto do carro / RendaMeses de trabalho
BrasilR$ 96.223R$ 3,83R$ 4.001R$ 3.833R$ 104.057R$ 50.039208%25
JapãoR$ 85.248R$ 4,26R$ 904R$ 4.264R$ 90.417R$ 121.60074%9
Reino UnidoR$ 81.833R$ 4,69R$ 3.080R$ 4.695R$ 89.607R$ 138.94864%8
AlemanhaR$ 76.070R$ 4,69R$ 5.155R$ 4.695R$ 85.920R$ 154.00556%7
VenezuelaR$ 75.269R$ 1,98R$ 844R$ 1.981R$ 78.095R$ 46.994166%20
Emirados ÀrabesR$ 71.371R$ 1,42R$ 1.774R$ 1.421R$ 74.567R$ 302.51125%3
Àfrica do SulR$ 71.027R$ 3,06R$ 1.133R$ 3.058R$ 75.217R$ 42.902175%21
USAR$ 65.772R$ 1,42R$ 3.906R$ 1.421R$ 71.100R$ 182.04039%5
AustráliaR$ 63.688R$ 3,06R$ 2.907R$ 3.058R$ 69.653R$ 148.29047%6
RússiaR$ 63.498R$ 1,90R$ 2.154R$ 1.895R$ 67.547R$ 79.66285%10
ÍndiaR$ 37.230R$ 3,14R$ 948R$ 3.144R$ 41.321R$ 19.834208%25

42 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. E a imprensa nacional qto às montadoras nos tratam como um mercado emergente. pagamos caro, custo e manutenção caro e ainda por cima estamos sempre de 4 a 6 em vendas mundiais. impressionam como nos tratam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas nós somos emergentes... Você queria que fossemos tratados como EUA? KKK

      Excluir
  2. Cupa disso são os impostos, que no Brasil é o mais alto do mundo também.
    Se fizer a conta sem imposto, verá que será um dos mais baratos do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso o Brasil é o país que é. O Brasil tem um custo de produção baixo perante outros países. Os carros aqui são os que possuem maior margem.

      Excluir
    2. Não é apenas os impostos, e o lucro deles? Claro pagamos a conta pela tecnologia não ser feita pelo João e sim pelo Hans, e também temos uma das maiores taxas(frequência) de troca de automóveis, brasileiro não sabe economizar, então jogam o valor máximo que o cidadão da conta de pagar, é a escravidão contemporânea.

      Excluir
    3. carlos4carros não adianta defender a vw jogando a culpa nos juros, se vc fizer as contas perceberá que a culpa é da margem de lucro abusiva que as montadoras (quase todas, 90%) usam. O povo brasileiro é ignorante e medíocre, por isso, as montadoras aproveitam. Ainda contam com pessoas como vc pra defendê-las dizendo que são os juros, é a crise... que deixam os preços altos.

      Excluir
  3. O brasileiro é um povo que não se dá, ele próprio, ao respeito, assim como esperar ser respeitado por essas montadoras que, em última análise, querem lucrar o mais possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A culpa não é das montadoras. É do Governo.
      Para constar isso basta ver os carros brasileiro que são exportados e vendidos muito mais baratos.
      O Cruze é vendido no Brasil a 90k, e o mesmo carro vai para o Chile a 70k.
      O Up! brasileiro vai para o México e lá custa R$ 24 mil.
      Ou seja, os custos empresariais no Brasil são competitivos, mas quando coloca imposto dá nisso.

      Excluir
    2. Mas esse valor são convertido ou é da moéda de lá ?

      Excluir
    3. essa tabela de preços são convertido com a moéda de lá, aí fica mais caro ainda, tinha que ser com o valor da moeda de cada pais!

      Excluir
    4. A última coluna responde a sua resposta

      Excluir
    5. carlos4carros CONCORDO COM VC VC ESTA CERTO, E MAIS
      A culpa não é das montadoras. É do Governo.
      Para constar isso basta ver os carros brasileiro que são exportados e vendidos muito mais baratos.
      O Cruze é vendido no Brasil a 90k, e o mesmo carro vai para o Chile a 70k.
      O Up! brasileiro vai para o México e lá custa R$ 24 mil.
      Ou seja, os custos empresariais no Brasil são competitivos, mas quando coloca imposto dá nisso.


      Pra Exportações também tem mas e imposto normal, pra nós brasileiro não e só imposto é assalto do governo e tem uma fatia das montadoras também
      q pena isto nê uma vergonha pro Brasil


      Turbo Golf, from $19,895

      The S includes:
      Heated side mirrors with integrated turn signals
      15" Lyon alloy wheels
      Volkswagen Car-Net® App-Connect 1.8L Turbo
      170*HP

      http://www.vw.com/models/golf/section/trims/

      Excluir
    6. Mais revoltante é o Governo inflacionar o mercado com a alta carga tributária para sustentar a corrupção do Partido que está no poder. Reforma tributária e previdenciária são questões de urgência na agenda Brasil.

      Sou favorável a uma reforma tributária simples e objetiva, com apenas três impostos: 1. Imposto de Renda Federal; 2. IVA imposto sobre valor agregado Estadual (absorvendo IPI e ICMS); 3. IPTU Municipal; ambos com pena de prisão e multa pesada para sonegação como ocorre no 1º Mundo.

      Nos EUA e Europa quando pretendem aumentar impostos o povo vai para a rua protestar, porque sabem que penalizam o empresário na geração de empregos e renda. Pagamos muito caro pelos governos corruptos e incompetentes que temos, lamentavelmente.

      Observem quanto perdemos de competitividade para produzir aqui veículos das marcas mundias devido ao custo Brasil e alta carga tributária. Vemos investimentos novos chegando como da nova Amarok na vizinha Argentina e sempre mais investimentos no México com cargas tributárias menores, lá se gera empregos por razões óbvias.

      Excluir
    7. Gustavo Spinola, gostei dessa tese de forma tributária, principalmente sobre a prisão dos sonegadores!! Assim como na energia elétrica, muita gente não paga, daí sobra para os cordeirinhos ( nós da classe trabalhadora de bem ) pagarmos por eles!! Esse bolivarianismo eleitoreiro tem que acabar!!!

      Excluir
  4. Todo o poder emana do povo, conforme a Constituição Federal. Logo, a culpa não é do Governo, e sim do povo brasileiro, que é o mais burro, alienado e ignorante da face da terra. Sem mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em Gênero, número e grau!

      Excluir
    2. Perfeito Eduardo Muniz, e não é só isso. As montadoras aproveitam o "prestígio" que têm no país pra cobrar mais pelos seus produtos. Veja o exemplo do Audi Q7 em relação ao Volvo XC90. Várias revistas especializadas colocaram os dois suv em pé de igualdade após comparação, tanto que os preços dos dois, tanto na Europa qto EUA, são praticamente iguais. Aqui no Brasil a Audi pratica o preço do Q7 100 mil a mais que o do Volvo XC90.

      Excluir
  5. todos nós temos uma parcela de culpa em qualquer área. mas admitir que os revistas especializadas em automóveis e montadoras nos ridicularizem dizendo q somos emergentes em mercado de carros é inadmissível. dó isso a dizer!

    ResponderExcluir
  6. Minha gente, vale lembrar que não se deve fazer uma comparação imediata assim com outros países, pois essa conversão de moeda não é especifica, na Venezuela o Golf está a R$ 75.000, mas o poder de compra do Brasileiro é maior, então os R$ 94.000 ficariam próximo dos R$ 75.000 de lá.

    Mas obvio, para o consumo do Brasil, todo mundo sabe que existe um cartel entre as montadoras, para assim aumentar seus lucros, com mais os impostos do governo aí que fica pior. A única maneira de derrubar isso seria uma montadora de peso chegando ao Brasil com preços mais justos, mas todas que chegaram entraram no cartel, e as que ficam são os chineses e eles não dão conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha na tabela o preço do seguro e os meses de trabalho, como nós aceitamos tanto abuso e mer.. goela abaixo.

      Excluir
    2. Mas a gasolina é mais barata e pasmem o seguro é quase 5x mais barato

      Excluir
    3. Ao menos isso, na Venezuela ( assim como em outros países comunistas ) tem de bom, pois ladrão não tem a "vida mansa" que tem no Brasil, com isso o valor do seguro baixa!!!

      Excluir
  7. É impressionante o lucro das montadoras. O custo de produção do carro é praticamente o mesmo para todos os países, até mesmo porque a maioria das peças são importadas e apenas montadas. Um carro desse custar R$ 37.230 na india, vamos supor que o custo de produção seja 30.000, o que eu duvido muito, mas... no brasil se paga mais de 60 mil entre impostos e altos lucros das montadoras. Fiquei impressionado.

    ResponderExcluir
  8. É impressionante o lucro das montadoras. O custo de produção do carro é praticamente o mesmo para todos os países, até mesmo porque a maioria das peças são importadas e apenas montadas. Um carro desse custar R$ 37.230 na india, excelente carro diga-se de passagem, vamos supor que o custo de produção seja 30.000, o que eu duvido muito, mas... no brasil se paga mais de 60 mil entre impostos e altos lucros das montadoras. Fiquei impressionado.

    ResponderExcluir
  9. É difícil. Todo sabemos o tão caro é um carro no Brasil. Mais importante que apontar as causas que sao muitas, e propor soluçoes... O que podemos fazer pra mudar esse quadro?

    ResponderExcluir
  10. A carga tributária do Brasil é de 35% do PIB. Não é a mais alta, porém é uma das que tem menor retorno para o contribuinte. A da Noruega beira os 50%! E a Noruega tem IDH muitas vezes maior que o Brasil. O problema é que no Brasil se taxa mais o consumo e menos a renda, ao contrário dos países desenvolvidos que taxam mais a renda e menos o consumo. Uma coisa que eu não consigo entender: A Venezuela possui uma carga tributária inferior a 20% do PIB, e o país tá na miséria total!

    ResponderExcluir
  11. O pib do Brasil assim como da China é uma ilusão, fazendo uma leve comparação com a Alemanha, o Brasil tem um pib de 2,2 trilhoes de dólares anuais, já a Alemanha 3,7 trilhoes, nem parece muita diferença mas leve em consideração aiinda mais que temos 200 milhoes de habitantes e a Alemanha apenas 80, e para piorar um governo irresponsável!

    ResponderExcluir
  12. Não acredito que até na Venezuela é mais facil do que aqui, eu sabia que o Brasil era caro, mas nunca imaginei que aqui seria mais dificil de comprar do que na Venezuela que é praticamente um pais quebrado. E nos emirados arabes onde eles poderiam explodir o preço do carro pela renda altissima per capita é uma pechincha. E por favor não é culpa só do governo ou das montadoras. ACORDEM É CULPA DO POVO QUE COMPRA MESMO NESSES PREÇOS RIDICULOS

    ResponderExcluir
  13. Fico triste ao saber que podíamos andar com um carro deste à 37k...

    ResponderExcluir
  14. Negocio eh:
    Bora pra Dubai ou Abu Dahbi. Brasil nao vira nada. Se fosse facil assim.

    ResponderExcluir
  15. Discordo de todos....O único culpado por tudo é o CIDADÃO BRASILEIRO, que aceita passivamente os desmandos de seus gestores que são eleitos, é para piorar possuem uma mentalidade INDIVIDUALISTA "Eu resolvendo meu lado o resto; dana-se". E claro a famosa vaidade e desejo de status que não se importa em pagar mais caro para satisfaze-la....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Como forma de protesto, não comprarei Ferrari enquanto o preço não baixar.

      Excluir
  16. Essa tabela contém erros. A renda média do trabalhador brasileiro não chega nem a metade desses 50k. A última vez que ví estava em R$ 1.808,00 por mês.

    ResponderExcluir
  17. Governo impõe altíssima carga tributária, ganhou...Montadora aplica altíssima margem de lucro, ganhou...Consumidor Brasileiro compra...conclua o raciocínio!

    ResponderExcluir
  18. Alguém explica esse preço de venda na Índia. Esqueçam o Brasil, estou comparando o preço do carro indiano com o americano.
    Tá certo que a mão de obra do país asiático é muito mais barata, mas não podemos esquecer que os EUA tem uma das maiores produtividade do mundo. Então, a conta não bate. É instigante esse valor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem