O Latin NCAP testou a versão mais básica de segurança do Fiat New Palio, e o modelo ganhou apenas uma estrela para o ocupante adulto e três estrelas para a proteção do ocupante infantil.

Fiat Palio 2016 - teste de segurança

A baixa qualificação do adulto decorreu dos registros no peito do dummy no impacto lateral, apesar do bom desempenho da estrutura nesse impacto. Em proteção infantil, o modelo obteve proteção máxima em impacto lateral. O vídeo abaixo mostra o teste.



O modelo já tinha sido testado em impacto frontal em 2014 e 2015. Na época, conforme os protocolos do Latin NCAP, os veículos eram testados apenas no impacto frontal e o modelo ganhou quatro estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para o ocupante infantil.

Fiat Palio 2016 - teste de segurança

O Latin NCAP testou agora o modelo no impacto lateral para obter o resultado conforme os últimos protocolos, mais rígidos. A configuração do teste de impacto frontal é a mesma de 2014 e 2015. O modelo não conta com airbags laterais; porém, mostrou uma estrutura lateral capaz de proporcionar boa proteção lateral e pouca penetração na área dos ocupantes. A falta de airbags explica a baixa proteção lateral.

32 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. Nem tanto. Nas especificacoes anteriores de teste ele recebeu 4 e 3 estrelas. Agora com os requisitos mais rigidos de seguranca ele levou bomba no impacto lateral, assim como levariam 90% de todos os carros fabricados aqui. Mas é saudável elevar o sarrafo dos testes, quem sabe um dia teremos a mesma qualidade dos carros feitos para os europeus e americanos.

      Excluir
    2. O Golf é nota 10 em qualquer teste de segurança do mundo, por exemplo. Mas isso não importa pro Brasileiro. O que importa é ter design emperiquitado.

      Excluir
    3. Qual o preço golf? Qual o preço do Palio?

      Excluir
    4. Nem tanto. Na anterior especificação de testes de impacto, o Palio recebeu 4 e 3 estrelas. Agora, com a maior exigência de requisitos e teste de impacto lateral, ele recebeu 1 estrela nessa parte, assim como 90% dos carros produzidos no Brasil. Mas é bom que se aumente o nível de exigência dos testes, pois assim um dia teremos carros tão seguros quanto os europeus e americanos.

      Excluir
    5. Bruno, Qual o preço do Up?

      Excluir
  2. Nossa!!!

    Já sabia que os carros da Fiat eram baratos, mas não sabia que na segurança eram tão ruins..... Credo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é sempre aprender, Marcos. Contudo, essa nota era mais do que manjada. Além do Pálio, Uno, Mobi e Idea são farinha do mesmo saco e devem ter notas no máximo equivalentes, senão piores. Outros modelos manjados são GM Onix/Prisma, GM Spin/Cobalt, Renault Sandero/Logan, Ford Ka/Ka+.

      Vejam bem, se o Peugeot 208, carro bem montado com 04 air bags, caiu para 2 estrelas, imagina essa listinha tenebrosa.

      Li, num comentário anterior, que "... os testes são suspeitos e, por isso, a pessoa comprava carros sem ligar para a nota do latinCap". Bem, se os testes são suspeitos, com notas forjadas para cima e com a metodologia maculada, mas com resultados péssimos, então a realidade é muito pior.

      Outro comentário dizia que "... não comprava carro para bater e, por isso, não ligava para as notas". Comentei, então, que a pessoa não fizesse seguro e deixasse a porta de casa aberta, tirasse os muros e alarme, pois ninguém comprava casa para ser roubada.

      Excluir
    2. Voce colocou o Ford Ka na sua listinha aí, mas ele é o unico popular do país a contar com ESP ou seja, é muito possivel que ele obtenha mais pontuação que o VW up!, uma vez que este é um dos novos critérios de avaliação.
      O VW nao conta com tal recurso de segurança.

      Excluir
    3. O Ka não tem controle de estabilidade de série. Então não conta.

      Excluir
  3. Queria ver o teste agora com os air bags laterais que são disponibilizados como opcionais, seria uma boa ver e, em caso de bom resultado, quem sabe isso não faria a Fiat adicionar como de série pelo menos nas versões 1.4 e 1.6.

    ResponderExcluir
  4. Falaram do Pug 208, mas o fato é que TODOS os carros perderão estrelas se submetidos ao novo padrão de testes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os carros mal projetos ou depenados em segurança, o 208 perdeu porque a peugeot retirou reforços laterais do carro, o palio é um projeto para países pobres, emergentes ou em desenvolvimento.

      Excluir
  5. Falaram do Pug 208, mas o fato é que TODOS os carros perderão estrelas se submetidos ao novo padrão de testes.

    ResponderExcluir
  6. Se o Palio que é o "melhorzinho" da fiat, imaginem o novato Mobi, ou (Pobi), como alguns dizem?

    Esse Mobi se bater, além de "rachar" o carro no meio, os ocupantes morrem na hora, rsrsrssr

    ResponderExcluir
  7. Quero ver que carro nacional abaixo de 80 mil vai se salvar neste novo padrão de testes. Talvez o UP, mesmo sem Air bags laterais fique acima da média.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só pra constar o euro ncap ja testava os carros com impacto lateral e o up continuou com 5 estrelas lá, então aqui não vai mudar muita coisa

      Excluir
    2. Vai mudar sim. no máximo 3 estrelas, pela falta do controle de estabilidade, pelas novas regras do Latin-ncap.
      Vale lembrar que o up europeu tem ESP de série.

      Excluir
    3. vale lembrar que o KA é o unico popular com ESP, ou seja, vai tirar nota de segurança maior que o UP!

      Excluir
    4. Mas aqui não verá nada a respeito

      Excluir
  8. Estes carros que foram fabricados nos aos 90 e que até hj são, vão passar vergonha.
    Ex: palio, strada, siena, weekend, novo palio, mobi, classic, montana, entre outros...
    vão ganhar 2 estrelas e olhe lá. Principalmente a fiat, pois os carros dela são "jurássicos" rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Credo, bateu morreu! Não sei como a ANTT ainda deixa uma porcaria destas rodar aqui!

    ResponderExcluir
  10. Mobi deve ter pegado fogo no teste kkk

    ResponderExcluir
  11. Essa Latincap esta decepcionando bastante, ou estão boicotando ela ou é a velha incapacidade da América latina em gerir qualquer coisa.

    Fizeram segredo para divulgar uma nova bateria de testes com 2 carros, palio o byd f0? Até o fim do ano vão avaliar mais quantos? Meia dúzia?

    E porque todos os modelos testados não fizeram teste de impacto lateral no passado? Falta de verba de comprar +1 carro?

    Mesmo os carros que realizaram o teste poderiam muito bem terem sua avaliação recalculada afinal possuem todos os dados dos testes, toda telemetria, não houve mudança na velocidade do teste e etc, apenas regras mais rígidas.

    Na prática o Latincap perde toda sua credibilidade já que não consegue ter um banco de dados confiável, sabemos que alguns carros são confiáveis porém outros estão totalmente maquiados por trás de parâmetros equivocados de avaliação, palio passar de 4 estrelas para 1 estrela pois se identificou que ele apesar de oferecer segurança em batidas frontais ele não tem segurança em batidas laterais que corresponde por um grande número de Acidentes com feridos ou vítimas, que teste é Esse?

    Deveriam tornar obrigatório qualquer lançamento passar pelo crash test e ele estampar os dados junto com os dados de consumo do inmetro, assim como os europeus, o inovar auto deveria obrigar isto e inclusive financiar esta instituição ou outra para termos nossos carros avaliados com confiabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realizar poucos testes não significa que os testes são inválidos. Pode ser que realmente não haja dinheiro para fazê-los.
      Aumentar a rigidez com o tempo é indicar aos fabricantes que se adequem a nova realidade, da mesma maneira que na implantação de novas leis do trânsito há o período de adaptação. Daqui a 5 anos, os testes agregarão maior rigidez, conseqüentemente muitos modelos atuais, se não evoluírem, perderão pontos.
      Fiat Pálio caiu porque na nova metodologia o carro não consegue ter pontuação de tão ruim. De qualquer forma, não precisaria de muito esforço para saber que essa linha da Fiat (Mobi, Uno, Pálio, Idea, Punto) que vem do final dos anos 70 e continuamente remexida/requentada não agüentaria testes de impacto. Veja as notícias de acidentes com mortes ao envolver tais veículos.

      Excluir
    2. O palio foi testado em Julho 2015 com 4 estrelas e agora com 1, não existe uma evolução no método de avaliação, eles simplesmente rasgam o método antigo e "inventam um novo", não pode ser assim, tem que haver um planejamento, Latincap já mudou 3x o método em muito pouco tempo e não recalculou a avaliação dos modelos já realizados. daqui a pouco vão inventar outro e terá meia dúzia de carro em cada sistema. Como o americano, eles aumentaram o critério com o small overlap, assim se o carro conseguir 5 estrelas nos testes tradicionais, no small overlap ele pode receber o "top Safety pick" e "top Safety pick+", daqui algum tempo vão se tornar padrão, mas segue uma ordem evolutiva, já se tem um monte de carros testados, provavelmente a próxima geração do carro que entrará em um teste novo e não ficar retestando o mesmo carro.

      Excluir
  12. Está no protocolo do LNCap que cinxo estrelas só se o carro tiver esp e fizer o teste do poste e claro passar e pra fazer o teste do poste deve possuir de série airbags laterais e/ou de cortina. Assim a nota maxima do Up seria 4. E o resto num efeito domino como este Pálio.

    ResponderExcluir
  13. Se Você pegar PALIO UNO QUADRADO E NOVO, MOBI e outras porcarias da FIAT e a mesma coisa se a gente estivesse carregando muitos EXPLOSIVOS e detonar e não sobra nada!

    ResponderExcluir
  14. Quantas estrelas será que vai tirar o gol quando for testado?!!!5 estrelas?!!! Pois pelo tanto de fan boy da volks criticando o palio parece que o gol vai ser melhor.....

    ResponderExcluir
  15. Quantas estrelas será que vai tirar o gol quando for testado?!!!5 estrelas?!!! Pois pelo tanto de fan boy da volks criticando o palio parece que o gol vai ser melhor.....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem