O mercado automotivo brasileiro apresenta na primeira quinzena de julho os primeiros sinais de recuperação, com média de vendas diárias de 8,6 mil unidades - número que é 10% melhor que a média do mês anterior. Esse ritmo mais forte de vendas acabou provocando uma redução substancial de estoques e até mesmo falta de alguns modelos que tiveram sua produção reduzida. O ranking de maiores montadoras do Brasil também sofreu alterações: a Hyundai, que vinha se mantendo como quarta maior desde o começo do ano, caiu para sexta posição, superada pela Toyota - agora no G4 - e Ford.

Hyundai HB20 x Toyota Etios

A liderança do mercado continua com a norte-americana GM, que vendeu 15.310 veículos, e ficou com 17% do mercado.

Novo Chevrolet Cruze 2017

A Fiat ensaia uma recuperação, tendo vendido na quinzena 14.909 veículos, representando uma participação de mercado de 16,6%.

Fiat Mobi 2017

A terceira colocação cabe novamente à Volkswagen, cujos 11.114 veículos vendidos lhe rendem um market share de 12,4%.

Volkswagen Up! TSI

O Toyota é a novidade no G4 (grupo das quatro maiores fabricantes de automóveis do Brasil), com 9.045 unidades emplacadas, e market share de 9.4%.

Ford Focus 2016

A Ford subiu uma posição, passando de sexto no mês passado para a quinta posição, com 8.394 unidades e 9,1% do mercado.


A Hyundai, com 8.203 unidades vendidas, viu sua participação despencar para 9.1%.

Lista de 30 maiores montadoras do Brasil - 1ª quinzena de julho de 2016

RankMarcaUnidades vendidasMarket Share
1GM15.31017,0%
2Fiat14.90916,6%
3Volkswagen11.11412,4%
4Toyota9.04510,1%
5Ford8.3949,4%
6Hyundai8.2039,1%
7Renault6.3047,0%
8Honda4.7735,3%
9Jeep2.4992,8%
10Nissan2.3372,6%
11Peugeot1.1991,3%
12Mitsubishi1.0461,2%
13Citroën1.0051,1%
14Kia6770,8%
15BMW5800,7%
16Mercedes-Benz5710,6%
17Audi4550,5%
18Land Rover3310,4%
19Volvo1430,2%
20Suzuki1200,1%
21Lifan1200,1%
22JAC1010,1%
23Iveco990,1%
24Subaru780,1%
25Chery720,1%
26Troler620,1%
27Míni620,1%
28Porsche580,1%
29Dodge420,1%
30Jaguar300,0%

29 Comentários

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  1. As recentes atualizações de linha da GM vieram em boa hora. Conseguirá se manter bem nessa transição econômica.
    Seus maiores projetos estão concentrados na virada da década. Estratégia acertada.
    A Fiat subestimou o mercado e agora terá que correr contra o tmepo para se manter firme no ranking. Hoje sua força está nos utilitários do grupo.
    A VW é refém do Gol. Nada mudará enquanto a nova geração não chegar. O Fox tem que virar gente grande com urgência ou abrir espaço a um eventual Polo Plus. Do contrário, continuará atrapalhando as vendas dos outros compactos da marca.
    A Toyota está numa situação bem confortável. Seus principais produtos vendendo bem e atualizados. Quando a lucrativa linha Etios receber investimentos em design qualificado, teremos uma forte candidata ao primeiro pódio. Esse seria o momento ideal, mas a montadora parece não se importar com isso hoje.
    A Ford não pode se contentar apenas com a família Ka na linha de front. Pena ter lançado um sedã de desenho tão medíocre. Poderia estar vendendo bem mais, na minha opinião. Talvez o lançamento de uma central multimídia Sync de última geração ajude a deter o avanço das concorrentes Renault e Hyundai.
    A Hyundai tem uma carta na manga chamada Creta. Resta saber quando usará ou se é puro blefe.
    Porém, será a Renault com o lançamento da dupla Logan e Sandero com suas respectivas atualizações de câmbio/motor quem poderá embaralhar todo esse ranking até o final de 2016.

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    1. Concordo com seu comentário Elton, exceto quanto a Volks.
      Pra mim quem atrapalha a linha de compactos hoje é o próprio Gol. O Up apesar de menor, tem espaço interno e porta malas similar, mais moderno, opção de motor 1.0 TSI, melhor nível de segurança e qualidade de montagem. As venda do Gol se sustentam na tradição do nome pq o carro é desfasado.
      O Fox apesar de ter projeto de 2002, as reestilizacoes o deixaram mais refinado que o Gol e Up, podendo sim custar mais caro.
      Não vejo sentido em lançar um carro melhor (Up) custando o mesmo que o Gol e manter o dinossauro em linha.

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    2. Concordo com o Elton. A dupla Onix/Prisma que será reestilizada em breve já caiu no gosto popular e o impacto do novo Cruze deverá sustentar a liderança da GM este ano. A Fiat deverá perder a 2ª posição para a VW ou Toyota, não dá para competir só com Strada/Toro e apostar todas as fichas na renovação do Uno. A VW é a constante incógnita vende relativamente bem três carros de entrada Up, Gol e Fox, teoricamente para o mesmo perfil de consumidor, para enfrentar com firmeza a dupla Onix e HB20 deverá apostar no projeto Polo europeu, sacrificando um ou dois dos best sellers, bem como substituir o projeto do Voyage para encarar o Prisma. O Golf 1.0 pode ser o divisor de águas da montadora se souber posicioná-lo no mercado, haja vista ser um desejo de consumo da classe média. A VW tem a maior gama de veículos ofertados, deveria diminuir o canibalismo dentro da gama (Up/Gol/Fox) e acelerar o projeto do SUV com urgência se quiser continuar entre as 3 primeiras. Quanto ao comentário abaixo do Costelas está coberto de razão: a força da Toyota na consagrada marca Corolla (prestes a ser reestilizado) e Hilux, e agora chegando firme no segmento de entrada com o Etios automático, lhe garantem perspectivas promissoras para brigar no topo. Uma melhoria no design da linha Etios é bem provável, com a chegada do CH-R e o lançamento de um Corolla hatch premium a levariam fácil ao 1º lugar do mercado nacional.

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    3. a renault vai ter tempo suficiente pra dar uma reviravolta nos concorrentes ate 2017 com o lançamento de seus suv's e dos novos motores e cambio CVT pro sandero e logan

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    4. GM vende muito mas lucra pouco. Não considero estratégia acertada.

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    5. Diogo, falei que a Volks é refém do Gol no sentido de que ela não pode abrir mão do modelo no seu lineup. Seria o único modelo capaz de deter o Onix e o HB20 em volume de massa. Apesar das notáveis qualidades, o up! não é capaz de tamanha proeza hoje. E desconfio que nunca o será. Simplesmente pelo fato de o mercado não priorizar o uso racional dos subcompactos nos centros urbanos. Nesse nicho, até acho que o up! está bem posicionado, ainda mais se considerarmos o preço que se paga por ele.
      O Fox nasceu com a promessa de suplantar... ele de novo, o Gol. Não conseguiu. Teve de apostar em acabamento e maior refino de motorização para se manter competitivo. Mas o seu tempo está se esgotando. O Gol 2016 já se equipara em gadgets e motorização 1.0. O que atrapalha a venda de ambos.
      O Gol é uma marca muito forte. Quando receber os investimentos especulados para a próxima geração, mostrará sua força novamente, acredito. Não dar para abrir mão desse case de sucesso. A família Gol é uma da mais bem sucedidas do grupo VW. Se olharmos o ranking atual, os tops de vendas são produtos regionalizados inspirados no Gol.

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    6. baixos custos de produção com preços altos aí está a resposta (lucro), no caso dos carros de entrada se aumentar muito não vende, e os custos estão sempre crescendo...

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    7. Nelson, a Chevrolet foi a montadora mais lucrativa no fechamento do ano passado mesmo ficando no segundo lugar de vendas. Sendo o Onix o segundo modelo que mais rendeu faturamento, perdendo apenas para o Corolla. O acerto na estratégia da Chevrolet que comentei está no fato da montadora não precisar de grandes guinadas mercadológicas nessa época de crise como se faz necessário nas suas concorrentes mais próximas, no caso VW e Fiat. Sua linha tem fôlego para se manter competitiva e atrativa enquanto perdurar esse momento delicado da economia nos próximos dois anos.



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    8. Acho que a VW deveria trazer de vez toda a tecnologia de seus produtos no exterior para o nosso mercado! Embora vemos o defasado ONIX na 1º posição, temos o HB-20 em 2º. Nos sedãs médios, o defasado Corolla, mas vemos o Civic em 2º! Sobre o canibalismo entre UP/GOL/FOX, realmente um deveria ceder o lugar, assim como a GM fez, criou o SPIN e saiu com MERIVA/ZAFIRA de uma só vez. No caso da VW, "POLIficaria" de vez o GOL, mantendo somente o nome e descontinuaria o FOX, que esta mais pra mini-GOLF!!

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  2. E a Nissan, que não chega em 2500 vendas no mês, o que também implica em uma procura reduzida, preconceitos do mercado e concorrentes fortes (perante ela) vai afundar um belo projeto como o Kicks, com sua errada estratégia de preços e motor...

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    1. Esses números são da quinzena, mas realmente, a Nissan está matando as vendas do Kicks com essa estratégia.

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  3. A hyundai deve estar muito feliz só de pensar que uns 90% desse número é só do hb 20,um carro com um custo baixo. Agora a Ford com vários modelos está sofrendo mesmo tendo subido alguma coisa deve estar sofrendo com tantos carros que tem. A Toyota é impressionante, para ver como conservadorismo da certo em mercados emergentes. Das 3 primeiras a vw é a que mais se destaca por vender carros com mais lucro por unidade.

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  4. A hyundai deve estar muito feliz só de pensar que uns 90% desse número é só do hb 20,um carro com um custo baixo. Agora a Ford com vários modelos está sofrendo mesmo tendo subido alguma coisa deve estar sofrendo com tantos carros que tem. A Toyota é impressionante, para ver como conservadorismo da certo em mercados emergentes. Das 3 primeiras a vw é a que mais se destaca por vender carros com mais lucro por unidade.

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  5. Se a Toyota tivesse pelo menos mais uns dois modelos de entrada estaria em primeiro lugar.

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    1. Se fosse igual a porcaria (defasada e feia) do Etios, você acha???

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  6. O crescimento da Toyota deve-se a atualização do Etios que deve aumentar ainda mais as vendas apesar de terem aumentado o preço recentemente.
    Enquanto isso a Honda nem ai com seus bons e caros produtos

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  7. Se Juntar a Fiat com a Jeep, ambas vendem juntas quase o dobro da Volkswagem

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  8. Cadê aquelas hyundaizettes que estavam todas molhadinhas, dando pulinhos e gritinhos de alegria quando publicaram aquela barrigada de que a Hyundai tinha passado a VW com 13 dias no mes passado (e que depois tiveram que desmentir, pois era bobagem)?
    Mas o que tinha hyundaizette repetindo a papagaiada como macaquinho amestrado Internet à fora não estava no gibi. Eram muitas e muitas manés repetindo orgulhosas e molhadinhas o link com a bobagem...
    E agora, cadê essas manezotas que não tem capacidade de análise? Não vão comemorar a Hyundai indo de volta para o 6, tomando pau até a Ford com seus carros tortos? rs..rs..

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    1. Esperar o quê de você rapaz? Só sabe falar a mesma coisa sempre. Se eu fosse por você, eu compraria um Golf, mas como conheço pouco de carro, decidi comprar um Focus 2.0 completo e com teto solar e tudo. Enquanto isso, fica lambendo carro de apenas uma marca e eu vou te vendo pelo retrovisor.

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    2. Nossa! Quanto xilique! Isso tudo pq o up! Tá tomando pau até do Mobi? Vw não está no topo em nenhuma categoria? Que dó

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    3. se tem alguem molhadinho e dando pulinhos excitado aqui e o carlos q e fanatico pela VW e nao enxerga q ja foi ultrapassado pela fiat desde 2001 e pela chevrolet desde 2014 e a tendencia desse ano e do proximo e de a VW perder tmb pra toyota

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    4. Reginaldo, mais fácil vc atropelar x Carlxs que vê-lo pelo retrovisor - ele não tem carro.

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    5. Quer dizer que o Zé VW ai não tem nem carro?! hahahaha

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    6. A parte do "lambendo carro de uma marca só" foi hilária kkkkkkkkk

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  9. Gosto muito do car.blog. Mas cara, na boa, essas montagens são bizarras. Espero não magoar ninguém, mas é muito "na cara". No mais, é o melhor site de notícias automotivas do Brasil. Vlw

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  10. Brasileiros, aprendam a exigir os itens mais importantes, os itens de SEGURANÇA, mesmo esses carros de entrada já deveriam ter opção de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle de tração, Estrutura reforçada, e pelos menos 6 airbags. Esses itens de segurança não são caros, só não são oferecidos no Brasil nos carros mais baratos porque não tem demanda, o que o povo quer comprar é carro bonito, ou carro grande ou carro potente ou que dá status. Um exemplo, o Ford Ka, que é um projeto brasileiro, aqui só é vendido com 2 airbags, na Europa é vendido com 6 airbags.

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  11. Tá certo isso? Toyota com 9mil unid em 15 dias? Acho esses dados otimistas, mas vamos ver até final do mês para ver se isso se confirma.

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  12. Se a Toyota lançar uma Pick up derivada do Etios, engoliria a Strada e Saveiro sem sombra de dúvidas!

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