A montadora de automóveis chinesa Chery interromperá a produção de sua fábrica em Jacareí (SP) por um prazo de até cinco meses, a partir de julho, para normalizar os estoques, e preparar a linha para a produção de novos SUV.
A planta paulista produz atualmente o compacto Celer em versões hatch e sedã, e o sub-compacto Chery QQ, mas com a crise e as fracas vendas, o estoque desses dois modelos é suficiente para abastecer o mercado pelo período de paralisação.
O aspecto positivo, porém, é que a montadora vai adaptar a linha à montagem do SUV Tiggo. Trata-se de um investimento de R$ 50 milhões que permitirá à Chery entrar em um segmento - de utilitários esportivos - menos atingindo pela crise. Caso o cronograma seja seguido, o novo Tiggo começará a ser fabricado em Jacareí em 2017.
O projeto de produção do Tiggo no Brasil já foi habilitado pelo regime Inovar-Auto, e, com isso, a Chery pode importar até 5.000 unidades do modelo que será fabricado sem pagar o "super IPI", majorado em 30%.
Tiggo 5
O primeiro Tiggo que será fabricado no Brasil é o Tiggo 5, que se posiciona acima do Tiggo vendido atualmente no Brasil. O Tiggo 5 é um SUV de maior porte, projeto mais moderno, e linhas atualizadas.
O Tiggo 5 tem uma carroceria que mede 4,505 metros de comprimento (21 cm maior que o Honda HR-V), largura de 1,841 metros, e altura de 1,74 metros.
Esse SUV pesa em torno de R$ 1.570 Kg e adota um motor quatro cilindros 2.0 de 137 cvavalos, que pode estar associado a uma transmissão manual de cinco marchas, ou automática CVT.
Com tal propulsor, o Tiggo 5 2.0 CVT é capaz de acelerar de 0 a 100 Km/h em 13 segundos, e o consumo médio é de 12 Km/l de gasolina.
O conjunto de suspensões é formado por um esquema independente McPherson na dianteira, e independente Multilink na traseira. Freios são à disco nas quatro rodas, que são de alumínio de 17 polegadas, montadas em pneus 225/65 R17.
Tiggo 3X
Além do Tiggo 5, a Chery fabricará no Brasil também o SUV do Celer, que vem a ser o Tiggo 3X, lançado recentemente na China, e que compartilha a plataforma com o hatch compacto brasileiro.
Entretanto, apesar de ser derivado do Celer, o Tiggo 3X tem identidade própria e um estilo bastante atraente, onde se destaca a dianteira que já incorpora a nova diretriz de design da Chery mundial.
Os faróis contam com sistema de circulação diurno em LED, e lanternas de posicionamento no para-choque.
Na lateral temos rodas de 17” de liga leve, rack de teto e as coberturas plásticas nas caixas de roda.
O motor é o mesmo quatro cilindros 1.5 Flex do Celer, associado a uma caixa manual de cinco marchas, ou automático CVT.
A empresa tem a expectativa de produzir em torno de 20.000 unidades do Tiggo no Brasil. Com informações: Valor Econômico
Chery prepara fábrica para produção do SUV Tiggo no Brasil
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
A Chery está surpreendendo, espero que tenha sucesso no Brasil
ResponderExcluirPegou a imagem justamente de uma versão que dificilmente virá ao menos agora, o 1.5T pelo visto é praticamente uma carta fora do baralho; entretanto a Chery tem um bom produto e acabou a desculpa para não o importarem, pois com a cota da fábrica até 5 mil belezinhas destas poderão vir sem a sobretaxação do IPI, perfeitamente viável agora. CHERY não tem mais desculpas e o TIGGO5 deverá vir até o último trimestre de 2016.
ResponderExcluirO Tiggo 5 é um concorrente do Ix35, e do JAC T6. Então acho que a faixa de preço dele, automático, deve ficar entre R$ 85 mil e R$ 100 mil reais.
ExcluirEu gosto mais do TIggo 5 que do Ix35. E o Jac T6 tem um problema sério: não tem câmbio automático.
Mas acho que a Chery deveria se apressar com o Tiggo 3x. Ele é feito na plataforma do Celer. Esse carro com um câmbio AT e esse visual poderia ser vendido no BRasil a uns 60k e seria um baixa competidor para HR-V, EcoSport e até os compactos aventureiros.
Mas acho que o Tiggo 5 tem mais potencial de lucro, sobretudo para os concessionários. Então acho que vai começar por ele. Depois vem o 3x.
mas são dois SUVs bem legais.
Se o Celer custa 35 o Tiggo 3x custaria algo entorno dos 45 à 50; não mais que isso; pois por 60 mil reais preferiria a restilização do Tiggo FL, o TIGGO3. Daria para ter os 3 na gama, Tiggo 1 (3x) por até 55 mil, no máximo, Tiggo 3 de uns 58 até uns 65 mil e o Tiggo 5 começando aos 70 mil reais .
ExcluirNa boa, a Chery está dando o Celer a 35k porque não consegue vender o carro por vários motivos: falta de concessionárias, preconceito com carro chinês, segmento mais atingido pela crise, etc.
ExcluirMas 35k não é sustentável para o Celer. Ele é 1.5, paga 11% de imposto, vem cheio de equipamentos. O preço dele deveria ser acima de R$ 45 k para não dar prejuízo, estimo eu.
O Tiggo 3x acho que tem tudo para agradar.Pois é SUV, altinho. E se tiver preço bom, vai vender bem. Mas vendendo bem, a Chery vai querer lucrar, afinal ela tb precisa lucrar. Eu acho que o Tiggo 3x CVT vem na faixa de R$ 60k.
Acho que não, pois nem no lançamento ele custou acima dos 40 mil reais, mas acho que a margem é estritamente pequena, pequena em relação as concorrentes quero dizer. Mas voltando ao Tiggo 3x, quando foi apresentado pela primeira vez a Chery deu a entender que poderia ser um concorrente do Lifan X50 que ficou de vir também ao nosso mercado, para a faixa dos 50 mil reais. E naquela época se cogitava os 3 Tiggo's na gama, 50-60-70 mil, um pouco mais um pouco menos, acho que por R$ 49.990,00 estaria muito bem posicionado no mercado.
Excluirquantos carros chineses vendem no BR?
ResponderExcluirSe quer exatamente os números, dê uma olhada no site da Fenabrave.
ExcluirBelos carros
ResponderExcluirAcho que a chery vai embalar no BR, pos tem carros bons (ja andei e tenho amigos que tem) aparenta ter um plano pra se posicionar definitivamente por aqui , esse t5 é belo e se vier na casa dos 75k automatico vai ser uma mamao com açucar !
ResponderExcluirOs chineses estão evoluindo muito rápido na curva de aprendizado. Nós sempre ridicularizamos os seus carros, mas o trabalho persistente começa a colher frutos. Na adaptação para o mercado brasileiro muito importante desenvolver uma suspensão que aguente as nossas estradas.
ResponderExcluirNão falam mais co sedam cupe o novo ARIZZO que veio no salão de s paulo há 2 anos atraz, era o alfa e o beta, o Beta e esse Suv, porque não inovar tudo? A chery tem de motar aqui os tops que eles tem na china, como fizeram com CIELO que não pegou, por muitos pecados, o pior deles e a capação de tecnologia, e um acabamento interno precário, Itens que esta melhorando com esses novos modelos
ResponderExcluirNão falam mais co sedam cupe o novo ARIZZO que veio no salão de s paulo há 2 anos atraz, era o alfa e o beta, o Beta e esse Suv, porque não inovar tudo? A chery tem de motar aqui os tops que eles tem na china, como fizeram com CIELO que não pegou, por muitos pecados, o pior deles e a capação de tecnologia, e um acabamento interno precário, Itens que esta melhorando com esses novos modelos
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirafinal, estamos no segundo semestre de 2016 e nada do novo tiggo. quando será iniciado a venda aqui no Brasil?
ResponderExcluirtenho um 2015 com 25.000 km nada a reclamar, exceto o consumo um tanto elevado
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bacana, belo artigo, sigo de olha na Chery, parece que está ficando melhor do que a Jac...
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