O Fiat Toro Freedom com motor 1.8 Flex e transmissão automática é uma das configurações mais vendidas da nova picape média da Fiat, e agora já conta com dados de desempenho e consumo aferidos pela revista Quatro Rodas, o que permite uma avaliação mais precisa sobre sua performance.

Fiat Toro Flex - consumo e desempenho

Um exemplar do Toro 1.8 Flex Automático está sendo objeto de uma avaliação de longa duração neste blog(veja aqui), sendo que fizemos algumas medições de aceleração de 0 a 100 Km/h, com base na informação do velocímetro, e obtivemos 15,5 segundos.


Entretanto, como o velocímetro sempre é "otimista" (indica velocidade maior que a real), o tempo aferido também seria, o que ficou comprovado pela aferição da Quatro Rodas, que obteve 16,1 segundos para aceleração de 0 a 100 Km/h do Toro Flex 1.8 Automática.

Fiat Toro 1.8 Flex - painel

Consumo e desempenho - Fiat Toro 1.8 Flex Automática

Em nossas avaliações da Toro Flex Automática, sempre apontamos que o desempenho dela seria similar ao de um carro 1.0 moderno, como o Volkswagen Up! ou mesmo o Ford Ka 1.0. Entretanto, os dados abaixo (todos da Quatro Rodas) mostram que o Toro Flex tem desempenho na aceleração de 0 a 100 Km/h cerca de 5% inferior ao do Up! 1.0 MPI, e no nível do Gol 2017 equipado com o motor 1.0 do Up!

ProvaFiat Toro 1.8 Flex AutomáticaJeep Renegade 1.8 Flex AutomáticoVolkswagen Up! MPIVolkswagen Up! TSIVolkswagen Gol 2017 1.0
0 a 100 Km/h16,115,315,110,916,4
40 a 80 Km/h76,78,66,29,6
80 a 120 Km/h12,724,213,931,5
Consumo (cidade)9,69,914,113,810,6
Consumo (estrada)11,3121816,315,4

O número de 16,1 segundos para uma aceleração de 0 a 100 Km/h, inferior a de muitos carros 1.0, pode parecer ruim, mas, na prática, o desempenho do Toro Flex é aceitável. Como ressaltamos várias vezes, está muito longe de um esportivo, mas é condizente com sua proposta.

Fiat Toro 1.8 Flex - espaço traseiro

A transmissão automática, com trocas suaves e rápidas, desempenha um papel importante no Toro Flex, visto que ela reduz as marchas sem hesitar, para melhorar as retomadas e acelerações, ao custo, porém, de rotações muito elevadas no motor - comprometendo o consumo.

Fiat Toro 1.8 Flex - espaço dianteiro

Dessa forma, o Fiat Toro Flex é um carro para ser conduzido de forma calma, sem pressa e civilizadamente.

Consumo

Em relação ao consumo de gasolina, a Quatro Rodas obteve 9,6 Km/l de gasolina no ciclo urbano (cidade), chegando a 11,3 Km/l no rodoviário. Esse número converge com nossa medição de consumo, que, até agora, está com média de 9,57 km/l, com o ar-condicionado ligado 100% do tempo.



É importante considerar que já obtivemos picos de 10.26 Km/l em um tanque completo, mas também um vale de 8,89 km/l em outra medição. A média, porém, de quase 2.000 km rodados com gasolina fica em 9,57 km/l, basicamente o mesmo número da Quatro Rodas.

Toro Flex x Renegade Flex

O Fiat Toro Flex adota o mesmo conjunto motriz do Jeep Renegade Flex - motor Fiat 1.8 E-Torq EVO, mas, no caso da picape, há aperfeiçoamentos que lhe renderam 7 cavalos adicionais (139 cv na Toro contra 132 no Renegade) e um torque máximo de 19,3 mkgf @ 3.750 rpm contra 19,1 mkgf na mesma rotação no Renegade.

Ocorre que o Toro Flex é 179 Kg mais pesada, o que acaba anulando a vantagem de potência do motor. Para atenuar o efeito do sobre-peso, a Fiat encurtou a relação final de transmissão, alterando o diferencial.

Essas alterações podem ter atenuado a queda de desempenho, mas não a evitaram, já que os números do Toro são ainda piores que os do Renegade Flex (os quais já eram piores que os do Up! 1.0 - veja aqui).

Conclusão

O Fiat Toro 1.8 Flex Automática é um carro confortável, estável, com direção leve (elétrica) e precisa, mas que oferece desempenho contido, no nível de carros populares com motores 1.0 modernos, como o Up! MPI ou Gol 1.0.


Já o consumo de gasolina em ciclo urbano, na faixa de 9,6 Km/l, surpreende positivamente, em face do peso de mais de 1.600 Kg do utilitário.

56 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Comparem com a Duster Oroch, creio que as versões 1.6 e 2.0 devem ter um desempenho semelhante e melhor respectivamente.

    ResponderExcluir
  2. Matéria sem sentido.. Óbvio que a Toro vai ter desempenho e consumo piores que um carro minúsculo.. É o mesmo que dizer que a Hilux tem consumo e desempenho piores que o Focus 2.0! Não se compara categorias diferentes

    ResponderExcluir
  3. A despeito das críticas, acho muito importante comparar a Toro com o Up!
    Estava justamente em dúvida entre um e outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico imaginando a lista de potenciais proximos carros: up, gol, toro, up tsi, golf, a3, a4, q3, fox pepper, saveiro cross ou amarok?

      Gente, sério, já está naquele limite onde o engraçado passa a ser ridículo.

      Excluir
    2. Bom é o seu EcoSport. Na boa, o sujeito que paga R$ 80 num Fiesta emperiquitado (que é o EcoSport), com acabamento boqueta (admitido pela Ford) e câmbio que trava não tem moral para falar de nada.
      Por favor, discorra sobre as qualidades da sua bombeta aí, o EcoSport!

      Excluir
    3. Até agora a minha ecosport não me deu nenhuma dor de cabeça. Nunca o câmbio travou. Aliás este mesmo câmbio já me prporcionou média de 14,7 na estrada. Como eu não sou bitolado, e não sou doente de achar qualquer carro perfeito, eu as vezes xingo muito a mulher da multimidia, que não entende qual musica eu quero !!! Kkkkkkkk mas pelo lado bom rende momentos engraçados com a minha esposa.
      Melhor ter 80 mil para dar em um ecosport do não ter nem 38 para dar em um up. Ps: a vista. Meu amigo.

      Bom domingo pra vc. Juro que vc me faz rir as vezes.

      Abc

      Excluir
  4. Carblog, deixa de ser ridícula fazendo este tipo de comparação.

    Compare a toro com pick ups médias, não faça isso nem com a gambiarra da saveiro que não vale apena.

    ResponderExcluir
  5. Eu era admirante do blog, mais na boa, essas ultimas materias me afastaram totalmente, que comparação absurda, olha isso, eu to em duvida entre 2 carros Up e Toro ?! Wtf!? Mds quem ta em duvida no toro n vai de up, vai de algum suv ou sedan médio, ou até pick-up maiores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem deu tempo de um parar no "admirante"...e já vem logo um "mais na boa"....rá..rá. Que desastre! Volta pro Mobral já!

      Excluir
  6. Tá certo isto aí? Toro 1.8 com aceleração de up mpi e retomadas de up tsi? Se for isso, pra mim serviria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre tivemos mesmo pensamento, geralmente em rodovias a velocidade de ultrapassagem vai justamente de 80 a 120, e a Tora se saiu muito bem. Concluindo na rodovia a Toro coloca o Up no bolso kkkkk

      Excluir
    2. Esses testes, em carros automáticos, são feitos no modo Drive. Logo, o kickdown reduz a marcha pra 3ª ou 2ª.
      Em carros manuais, geralmente eles fazem na 5ª ou 4ª marcha.

      Excluir
    3. Esses testes, em carros automáticos, são feitos no modo Drive. Logo, o kickdown reduz a marcha pra 3ª ou 2ª.
      Em carros manuais, geralmente eles fazem na 5ª ou 4ª marcha.

      Excluir
    4. Exato! E isso que o cambio do up! TSI é relativamente longo.

      Excluir
  7. como assim desempenho comparável a gol 1000 por ex?nas retomadas que é onde realmente é preciso ter desempenho a toro fez 12,7s nos 80 -120 contra 31,5s do gol,explique ai .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orelhada. O teste de retomada de carro manual é feito em 5ª marcha, enquanto o AT reduz automaticamente. Por isso todo carro automático tem número de retomada melhor. Mas se reduzir a marcha, como todo mundo faz, o Up! passa por cima da Toro do mesmo jeito.
      Não adianta chorar e ficar de mimimi. Toro toma pau de up! 1.0. Fato.

      Excluir
  8. Quem quiser arrancar no semáforo compre um UP (pra mim um ótimo cxb na categoria) Quem preferir ultrapassar (retomada 80-120km/h) vai de TORO, que é mais seguro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orelhada. O teste de retomada de carro manual é feito em 5ª marcha, enquanto o AT reduz automaticamente. Por isso todo carro automático tem número de retomada melhor. Mas se reduzir a marcha, como todo mundo faz, o Up! passa por cima da Toro do mesmo jeito.
      Não adianta chorar e ficar de mimimi. Toro toma pau de up! 1.0. Fato.

      Excluir
    2. Muda o nome pra 4patas. mimimi pq a toro tem belo design.
      Vc sabia??? A TORO tem paddle shift (borboleta), pra tambem diminuir marcha quando quiser desempenho.
      Já que é um comparativo, e sobre segurança,bate teu UP a 80km/h na TORO e ve qual é o mais seguro.
      Agora vai la atender, chegou um cliente pra fazer teste drive no UP!

      Excluir
  9. Esse blog viu, rsrs. Comparou a toro com golf variant e disse que um é melhor no asfalto (liso) o outro em piso irregular (mais comum no BR), agora deveriam mencionar a melhor na retomada da toro acima dos 80km, que julgo mais importante.
    Acho dois carros com otimo CxB, como já falaram com propostas bem diferentes.

    ResponderExcluir
  10. Volks Up continua sendo um dos melhores carros de entrada do país (economia, segurança, dirigibilidade, desempenho e qualidade mecânica).
    Fiat Toro tem um design diferenciado, um interior agradável, a dirigibilidade de um carro de passeio e a praticidade de poder levar até 5 pessoas e carga na caçamba.
    Propostas distintas. Mas dois ótimos carros.

    ResponderExcluir
  11. Aí o sujeito precisa carregar um carrinho de criança no "frigobar de rodinhas" e, pah!!! Não cabe...kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu fala sobre o UP? Pra ver como tem ignorante que não conhece o carro. O UP tem um porta-malas de 285 litros (maior que o do Onix e que o do New Fiesta, por exemplo / e bem maior que o do Ford Ka, que tem apenas 257 litros / E o tal Fiat Mobi? esse deve ter apenas 200 litros).
      Espaço interno do UP é razoável. Na frente, motorista e passageiro dispõem de bom espaço. No banco traseiro é mais apertado, mas nada muito diferente que Celta ou Clio. O UP é mais alto, os ocupantes vão numa postura mais ereta. Tenho 1,85 m e já andei no banco de trás do UP, sem raspar a cabeça no teto (que acontece até em carros maiores).
      E o UP continua sendo o carro compacto mais seguro do mercado (único com 5 estrelas no crash test - foram feitos pelo menos 3 testes e tirou 5 estrelas em todos / o Chevrolet Onix, por exemplo, tirou apenas 3 estrelas e o assoalho do carro se abriu).
      E motorização? O Up tem motores modernos, econômicos e de bom desempenho. Compare com as carroças da GM e da Fiat. O Up tem direção elétrica leve e precisa, o melhor câmbio manual da categoria. Dirigibilidade muito bom, visibilidade, praticidade pra estacionar e manobrar. Economia de combustível (o MPi faz 14 km/litro na cidade / e na estrada, faz mais de 21 km/litro). O TSi, então, faz mais de 23 km/litro na estrada, e seu desempenho deixa muito carro grande pra trás.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. O problema não é o simples fato de o Up! ter um porta-malas minúsculo, afinal outros modelos compactos também o têm. O problema é comparar a Toro com ele somente naquilo em que ele leva vantagem. Agora que tal uma matéria com título: "Toro, espaço e conforto superior ao Up!" Ridículo, não?!

      Excluir
  12. Vi algumas reportagens dizendo que a FIAT para preencher a lacuna de desempenho e preço entre o 1.8 flex e 2.0 diesel vai trazer o motor tiger shark 2.0 flex de maior potência. Se houver a confirmação desse motor vai resolver o problema de desempenho da toro e do renegade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe é muito fácil melhorar o motor a gasolina, troca as bielas e transforma ele num 2.0 o custo é mínimo, coisa de 5 reais.

      Excluir
    2. Eu li em algum lugar, não me recordo onde, que teria uma opção com o motor 2.4 do freemont que equipa a linha de entrada do renegade nos EUA.

      Excluir
  13. OMG. Quanto mimimi e atestado de que não sabem ler. Povo do céu, não compararam o Toro com o Up!. Compararam o desempenho do Toro com do Up!, para posicionar facilmente, que o Toro anda menos que o Up! 1.0. Só isso.
    As pessoas ficam bravinhas quando se dizem fatos? Porque tanta revolta?
    É fato que a Toro anda menos que o UP! 1.0 MPI. Só isso. anda menos. Isso é um fato. Não são concorrentes, nada. Mas que a Toro 1.8 Flex anda menos que o Up! 1.0, sim, é fato. Só isso.
    Aceitem! Não sei porque tanta reclamação quando se colocam fatos.

    ResponderExcluir
  14. Menos com o Pejô 208 1.2, que é mais econômico que o Up!. hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais econômico que o Up! TSI. Só que o Up! TSI faz de 0 a 100 Km/h em 9,5 segundos e o Pejô 1.2 em 16 segundos. Dããããããã!!!!!

      Excluir
    2. Vamos aguardar o 208 1.2 com turbo.

      Excluir
    3. kkkkk . Adeus up! , já tem outro carro muitíssimo mais econômico que o tsi.. é em média 12% mais econômico em cidade e 5% em estrada ...ele é o lindo 208, ante o apático, intragável, feioso, patinho feio, e cobaia do UP!

      Excluir
    4. O único teste do 208 1.2 que eu vi fala de 0-100 em 12,8s, algo bastante aceitável. Dããã!

      Para quem prioriza desempenho, o Up TSI é uma ótima opção. Para quem quer mais espaço e ainda mais economia, 208. Dããã.

      Hahaha

      Excluir
    5. "!Dããã"

      Vc não tem capacidade de criar sua própria onomatopeia? Precisa sempre usar a minha. Faça um esforço ai, tente ser criativo. Só copiar os outros denota limitação intelectual. Acho que você consegue mais, se esforce!

      Excluir
  15. Matéria comparando carros de segmentos e propostas COMPLETAMENTE DIFERENTES, e o carlos4carros sempre com seus orgasmos pela VW (obrigado cara, vc sempre me faz rir muito). Sinceramente, o post valeu pelos comentários, porque a matéria não faz o menor sentido.

    ResponderExcluir
  16. Genti, axo que os carros são difertentes, mais o comparativo é muito esclarecedor. tipo...tem genti Q vc fala que faz de 0 a 100 em 16 segundos e a pessoa nem tem ideia do q é isso né? nem sabi se isso puxa bem ou não...
    tipo a minha amiga, q está doida para comprar a toro, pois gostou muito do designer...e me perguntou se a toro puxa bem na arrancada.
    tipo até agora nao sabia o que falar. mais agora já mandei esta reportagem para ela...e ela vai saber que a toro anda igual a um carro 1.0. para ela que é leiga, fica bem claro isso, entendeu. então axei suuupppeeeerrrrrr legal a reportagem, pois é muito fácil de entender.
    tipo, se alguém te perguntar; a toro anda bem? vc fala: anda igual ao carro 1.0 tá bom?
    Não sei.´pára uma picape pode ser , mais pagar 90 mil em um carro que anda igual 1.0, ou pior? sei lá...acho que não rola!
    flws!

    ResponderExcluir
  17. pra mim essa toro, nestas condições já nasceu morta! vale só a diesel, mas o preço.... da uma s10 flex completaça e sobra uns 10mil pra manutenção e gasola

    ResponderExcluir
  18. Beleza, agora compara CONFORTO, ESPAÇO INTERNO e BAGAGEIRO (1 Tonelada e 820 Litros na Toro), afinal esses são os PONTOS fortes da TORO. Ninguém compra PICAPE por conta do desempenho em ARRANCADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, a Toro é melhor não comprar mesmo, pois ela tem menos desempenho de arrancada e em qualquer situação que um Up! 1.0, o que é uma vergonha, já que é um carro de 90 mil reais.

      Excluir
  19. Pra mim não tem sentido esse comparativo..

    Pois a toro 1.8 é uma das picapes médias mais rápidas.. Mais rápida que a L200 FLEX, hilux FLEX, mesmo desempenho da Ranger FLEX.

    E de quebra é a mais economica de todas as FLEX. É por isso que a Toro mesmo custando mais que o dobro, vende mais que um Up! É um carro de muitas virtudes.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Independente se a comparação com o UP cabe ou não, uma coisa é certa. A Fiat precisa urgente de motores. É triste ver ótimos carros como o renegade e a toro terem desempenho de 1.0 custando 90 mil. Compare o desempenho do Renegade com o HR-V por exemplo.

    ResponderExcluir
  21. Pessoal....fala sério...essa Toro vai ganhar a mesma fama da primeira S10 lançada no mercado, bonitinha mas ordinária.!!

    ResponderExcluir
  22. Boa noite comparação sem noção men!!! Os carros mais pesados vão desenvolver bem mais o Up e bom pra cidade saida violenta depois e só não é carro pra estrada a carreta passa e ele balança todo todo são 82 vvs num carro minúsculo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso meu Move up! iMotion predominantemente em rodovias e sempre na velocidade máxima permitida, na maioria das vezes 120 km/h, tenho o conjunto original de rodas de ferro 14' e pneus 175/70 Goodyear Duraplus (falando sobre isso, estão meia vida e o carro já tem 47.000 kms nunca tive um carro onde os pneus durassem tanto, isso porque nunca alinhei o carro, aos 40.000 subiu para a rampa de alinhamento e não tinha nada para corrigir, ou seja tudo como saiu da fábrica, até nisso o carro é econômico), bom voltando a discussão a que se refere esta resposta, não sinto balanços anormais neste carro e sempre estou com ele vazio, somente eu dirigindo e sem nada de carga. Pelo contrário, ele passa uma boa sensação de estabilidade e solidez, aliás este carro se sai muito bem na estrada, seu lugar não é só na cidade como muitos imaginam.

      Excluir
  23. Acho essa comparação sem fundamento, são carros de segmentos completamente diferentes. Mas gostaria de ver um comparativo entre as pickups medias flex, a respeito de consumo e desempenho. fica a dica.

    ResponderExcluir
  24. Quando tem alguém que mete o pau em vocês porque vocês não entendem nada de carro, por comparar um carro de segmento tão diferente de outro, você nem publicam, onde está a minha publicação. Brincadeira.

    ResponderExcluir
  25. Bem, achei o video da CarBlog exageradamente apelativo, o cara repete incansavelmente que a Toro é lenta, que o up é melhor, lembra que é o up mpi, fala que é uma compra irracional e depois repete tudo isso novamente. E estes comentários só vieram ter este nível de apelo aos 2000 km. Será que há algum problema recente do site com a Fiat? Fato é que moro na cidade das ladeiras, Salvador, e tenho um Fiat Toro flex, ,tinha um linea, mas subo e desço ladeiras sem nenhum problema de desempenho, meu consumo é 8,5 km /litro de gasolina, consumo mágico e excelente, pois meu linea2014 fazia 7, 5. Estou super satisfeito. Tenho outro ccarro, é o March 1.6 SL da Nissan. Este carro faz 12.5 km /litro de gasolina e tem potência de 111cv com 15,1 de torque, a toro não pega este carro em desempenho de jeito nenhum, o Nissan tem 194 de velocidade final. Mas se me perguntar qual carro você venderia se fosse obrigado a se desfazer, ,escolha seria o March, pois a toro é muito mais confortável e como dizem é um carro com infinitas possibilidades. Aqui em Salvador com as ladeiras teria motivos suficientes para estar desapontado com desempenho mas isso que dizem não é verdade, o carro é muito bom para quem não quer uma Ferrari. E quantos brasileiros não querem uma Ferrari? Milhares, as pessoas mudaram você anda nas ruas e sente que as médias de velocidades caíram. Em fim estou muito satisfeito.

    ResponderExcluir
  26. Comprei uma toro, estava animado vendo consumo anuniado aqui.
    Primeiro tanque gasolina aditivada, fez média de 4,7 kl
    Uma Merd
    agora vou abastecer com alcool, pra ver.
    Carro realmente muito top, teria mesmo sabendo que ele bebe assim.
    Só fiquei triste pois todos anunciando, que carro faz 7 - 8 - 9 kkkkk
    Faz 4 isso simna gasolina

    ResponderExcluir
  27. Amigo, leve para uma revisão pois a minha esta fazendo até 8,5 em Salvador Bahia com muita ladeira subindo e descendo. ja medir varias vezes.

    ResponderExcluir
  28. Sobe a serra de Petropolis c o toro e um UP e faça um ultrapassagem. Eu sugo a seera no piloto auto e chegei a 90km\ pena q ñ da p manter pq tem mtas curvas, se ñ tivesse poderia ate aumentar. e o Up 1.0??????????

    ResponderExcluir
  29. foi marcio reginaldo gibello tinha falado voces ai fazer sucesso fabricando camioneta Fiat eu chamo ai vender muito sou sou desenhista carro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem