O Chery Celer 1.5 Flex é um hatch de origem chinesa fabricado no Brasil, em Jacareí (SP), que chegou ao mercado para disputar o segmento de modelos de entrada, tendo como atrativo o fato de oferecer mais itens de série e motor 1.5 no preço de modelos nacionais de entrada, como motor 1.0, como o Gol Special.

VW Gol 1.0 2015 x Chery Celer 1.5 Flex - comparativo

Este artigo traz um comparativo de desempenho, preço, consumo e itens de série entre esses dois veículos compactos.

VW Gol 1.0 2015 x Chery Celer 1.5 Flex - comparativo

Análise de custo x benefício

Chery Celer - R$ 35.990 reais

O Chery Celer 1.5 Flex tem preço sugerido de R$ 35.990 reais, mede 4,186 metros de comprimento e tem distância entre-eixos de 2,527 metros. Seu porta-malas comporta 380 litros.

VW Gol 1.0 2015 x Chery Celer 1.5 Flex - comparativo

Em termos mecânicos, ele adota um motor 1.5 Flex de 108 cavalos (G) e 113 cavalos (E), associado sempre a uma transmissão manual de cinco marchas.

Chery Celer 1.5 Flex x VW Gol 2015 - interior - painel
Chery Celer 1.5 Flex - painel
Na versão de acesso, de R$ 35.990 reais, o Celer traz de série vidros elétricos nas quatro portas, ar-condicionado de comando manual, sistema de som com conectividade USB e 2 alto-falantes, espelhos retrovisores com ajuste elétrico, sensor de estacionamento traseiro, faróis com projetores e ajuste elétrico de altura milimétrico, bancos e volante com regulagem de altura, direção com assistência hidráulica, chave canivete com travamento central por controle remoto, computador de bordo.

Chery Celer 1.5 Flex x VW Gol 2015 - interior - espaço traseiro
Chery Celer 1.5 Flex - espaço traseiro
Externamente ele adota rodas de 15 polegadas com calotas, retrovisores e maçanetas pintadas na cor do carro, enquanto na parte de segurança ele vem com duplo airbag, freios ABS + EBS e ancoragem ISOFIX nos bancos traseiros.

Chery Celer 1.5 Flex x VW Gol 2015 - interior - porta-malas
Chery Celer - porta-malas
Há ainda aviso de cinto de segurança não afivelado e aviso de faróis ligados.

VW Gol Special 1.0 4 Portas - R$ 37.790 reais

O Gol tem um comprimento 29,1 cm menor que o Celer, com 3,895 metros, e sua distância entre-eixos é de 2,465 metros (6,2 cm menor que o Celer). Seu porta-malas comporta 280 litros.

VW Gol 1.0 2015 x Chery Celer 1.5 Flex
VW Gol (esquerda - R$ 37.990 reais) x Chery Celer 1.5 Flex (direita - R$ 35.990 reais)
A versão comparável ao Celer custa R$ 1.800 reais a mais, sendo o 4 portas equipado com o pacote completo, que acrescenta ao Gol ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e travamento das portas.

VW Gol 1.0 2015 x Chery Celer 1.5 Flex
VW Gol 2015 1.0 - painel de instrumentos
Mesmo mais caro, o Gol Special 1.0 4 portas completo fica devendo para o Celer 1.5 Flex itens como vidros elétricos traseiros, sensor de estacionamento, sistema de som, chave com tele-comando e rodas de 15 polegadas (no Gol são de 14 polegadas).



O Gol ainda fica devendo itens de segurança como ganchos ISOFIX e os avisos de cinto de segurança não afivelados.

VW Gol 1.0 2015 x Chery Celer 1.5 Flex - espaço interno
VW Gol 2015 1.0 - espaço traseiro
Sendo assim, como o Celer 1.5 Flex é R$ 1.800 reais mais barato, e oferece mais itens de série, ele vence na dimensão custo x benefício

Desempenho e consumo

O quadro abaixo traz os dados de desempenho aferidos pela Quatro Rodas (com gasolina), e os de consumo do INMETRO, com grifo azul no vencedor

ProvaChery CelerVW Gol 1.0 SpecialVantagem do vencedor
0 a 100 Km/h13,418,739,55% (Celer)
80 a 120 Km/h21,131,951,18% (Celer)
Consumo cidade (G)9,211,626,09% (Gol)
Consumo estrada (G)12,113,914,88% (Gol)
Consumo cidade (E)6,37,722,22% (Gol)
Consumo estrada (E)8,39,615,66% (Gol)

O motor 1.5 de 113 cavalos do Celer dá ao modelo chinês uma enorme vantagem em termos de desempenho, com aceleração de 0 a 100 Km/h 5,3 segundos mais rápida que o Gol 1.0, com seu motor quatro cilindros de 76 cavalos. Em consumo, porém, o Gol dá o troco, pois ele é, em média,  20% mais econômico.



De qualquer forma, como a vantagem do Celer em termos de desempenho é muito maior que a do Gol em consumo, consideramos que o Celer vence a disputa de desempenho x consumo.

Garantia e revisões

O quadro abaixo traz os custos de revisão dois dois modelos

RevisãoCelerGol
10000R$ 342R$ 236
20000R$ 672R$ 236
30000R$ 545R$ 402
40000R$ 660R$ 458
50000R$ 380R$ 318
60000R$ 1.289R$ 542
TotalR$ 3.889R$ 2.192

O Celer tem a vantagem de contar com garantia de 5 anos, contra 3 anos do Gol. Entretanto as revisões do Gol são mais baratas. Ao longo de 5 anos, ou 60.000 Km, o proprietário do Gol gastará R$ 2.192 reais com manutenção, enquanto o Celer exigirá R$ 3.889 reais - R$ 1.697 reais a mais.

Assim, o Gol vence o comparativo de custo de manutenção.

Mercado

O Celer 1.5 Flex nacional é um modelo de origem chinesa, e que tem volume de venda bem inferior ao do Gol. Como resultado, ele apresenta uma desvalorização maior, e menor liquidez na revenda.

Conclusão

No embate entre o Chery Celer 1.5 Flex e Gol 1.0 Special 4 portas completo, o chinês vence em dimensões, espaço interno, desempenho, itens de série e custo x benefício, enquanto o Gol é mais econômico e tem custo de manutenção menor.

VW Gol 1.0 2015 x Chery Celer 1.5 Flex - comparativo
Chinês x Alemão: Chery Celer x Volkswagen Gol
Qual o vencedor? Depende: quem precisa de espaço interno e desempenho, deve optar pelo Celer. Já quem exige maior economia, e facilidade de revenda, o Gol é a melhor opção.

47 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Quando vi o painel do gol....tive vontade de vomitar....em pleno 2015 ainda tem gente que se atreve comprar esta cadeira elétrica pelada e manca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um lixo mesmo, o pior é que existe gente que defenda. aliás existe gente que compra carro pelado a essa altura do campeonato.
      Pra compra um carro basico eu vou de semi novo.

      Excluir
    2. aquela manivelinha ao lado do painel chapado dá bem a imagem do tempo no qual a vw parou em matéria de gol... ainda bem que é a montadora de veículos como golf, passat...

      Excluir
    3. gol tomando pau de chines. e ainda consegue ser mais caro.

      alô dona vw, ninguém mais segura acabamento bom pra carro caro não. até quando vai vender gol com acabamento de 10 anos atrás? coloca logo tudo preto e baixa esse preço... tá apanhando feio de CHINES kkkkk

      Excluir
    4. Vontade de vomitar? Ou você tem algum distúrbio gástrico pra ficar vomitando à toa por aí ou é fresco. Gol não é carro pra fresco ou quem procura carro fofo.

      Ps: seção de comentários de internet é uma merda mesmo!

      Excluir
    5. Essa versão do Gol que colocaram ai, é a versao para empresa, nao a versão de entrada para compra de uso proprio, o meu Gol é a versão basica de fábrica, que veio de linha VT TE DT, acho que ficou mal feito esse comparativo, tinham que ter pego a versao em que foi dita, e nao a versao para Empresa que usa Frota, quiseram é enfatizar o celler.

      Excluir
  2. Celer sem pensar duas vezes!

    O gol esta acabado, só compra que é maluco. Carro todo defasado para o mercado.
    Compra quem não entende nada de carro ou quem é muito amante pela marca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gol vale pela robustez pela certeza de que vai chegar em qualquer terreno. O motor 1.0 litro de 4 cilindros é muito ruim principalmente com gasolina. 3 estrelas no crash test apenas marginal. Passo.

      Celer? Sem comentários, tb passo.

      Excluir
    2. Robustez???
      esse carro possui materiais de má qualidade, sem falar o motor conhecido nas oficinas como o motor do tec tec.
      e que precisa ser retificado com menos de 70.000 km.

      https://pitstopbrasil.wordpress.com/2009/10/27/volkswagen-assume-erro-e-esclarece-problemas-do-motor-1-0-vht/

      Excluir
    3. Compre VC o gol então, celer sem pensar . gol só louco compra ,carro velho e antiquado ..esse painel??? Deu nojo

      Excluir
    4. Falar aqui no blog que pegaria o celer é fácil, queria ver se fosse a realidade de vocês na escolha entre um e outro, duvido que vocês rasgariam dinheiro e pegariam o celer, do que pegar o gol, que é dinheiro na mão !!

      Excluir
    5. Comprei o Celer e estou satisfeito. Só pelos os freios ABS de fábrica já compensa por causa do asfalto super liso de Brasília. Tive o Gol Copa de 2006, um lixo. Ultimamente, estava com um Kia Cerato 2010, modelo de entrada, mas por causa da crise, optei pelo custo benefício do Celer. Perdi um pouco em conforto. Obviamente, o Celer é menor e não tem encosto para o braço, além de ser ruidoso (comparado ao Cerato). Tomara que fabriquem o Tiggo 3X.

      Excluir
  3. Nunca imaginei que iria achar um carro chinês bonito, mais esse Celer parece um carro premium perto do Golzinho...kkkkk
    cara, esse gol é fim de linha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente o Celer não é mais Chines assim como o VW não é alemão duvido ter este carro (Gol) a venda na alemanha, o Celer se é fabricado aqui deve ter um porcentual expressivo de peças fabricada por aqui mesmo, então é tudo preconceito assim como quando comprei um Fiat 147 em 1978 todo mundo falava mal e o carrinho nunca me deixou na mão e a Fiat vende mais carros que a VW faz tempo.....

      Excluir
  4. Meus amigos... Esse Gol ai é jurássico...
    Me perdoem os especialistas, mas o Celer perto desse Gol faz o Gol passar vergonha.

    ResponderExcluir
  5. Que interior fraco o do gol kkk. Nao compraria nunca, mas o celer tb n seria minha escolha. Nesse caso ficaria de pe mesmo

    ResponderExcluir
  6. O Celer parece carrão perto do Gol! Kkkk

    ResponderExcluir
  7. E o motor 3 cilindros que é bom, nada. muita mancada da WV

    ResponderExcluir
  8. Só pelo fato se ser um chinês eu já descarto qualquer hipótese de compra, iria de Vw gol sem pensar duas vezes. Infinitamente mais bonito, já com a identidade dos atuais carros da marca, além de econômico e revenda infinitamente superior. Anunciou hoje, vendeu semana que vem. Chery? Passo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Infinitamente mais bonito, já com a identidade dos atuais carros da marca, além de econômico) Você deve estar recebendo comissão da VWB. Sem falar que motor 1.0 x 1.5 um será mais econômico e o outro mais potente, custo benefício é o determinante nesse caso...

      Excluir
    2. Me passa o numero do cara que te recrutou para falar bem da VW, também quero esse troco.

      Excluir
    3. Precisando de uma renda extra também. Passe nosso contato. kkkkkk

      Excluir
  9. Celer é muito mais bonito externamente do que o Gol, mas pra comprar ainda confiaria no bom e velho Golzinho. Vem aí uma maquiagem pro Gol ano que vem, vai ficar melhorzinho no quesito beleza... hehe

    ResponderExcluir
  10. cadê o defensor da vw do site?

    sem argumentos né!

    ResponderExcluir
  11. Esse painel do Gol, pelado, com "tapumes" no painel, sem ar condicionado (num país que faz 40°C no verão), com vidros na manivela (ridículo, pois um kit de vidros elétricos dianteiros é relativamente barato). A Ford e a Chevrolet nem vendem carros tão pelados assim.

    ResponderExcluir
  12. eu tive um gol bolinha 2003, e por essas fotos não mudou nada...
    lamentável, enfim...

    ResponderExcluir
  13. E realmente lamentável ver a fraqueza do gol, ja tive um gol bola 99 completo da cor verde ,o carro era um espetáculo econômico, andava muito e sem falar na durabilidade ou seja era ótimo, vendo esse gol ai da até dizanimo QUE TRAGÉDIA DE CARRO fraco feio e pobre, enfim tomara que a VW veja os comentários aqui postados e pense porque o CELER deu um show no GOL em tudo!

    ResponderExcluir
  14. Preço de manutenção aí, não sei não, mas acho que o do Celer é menor. Não citaram no texto que a manutenção do Gol é a cada 10 mil km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro. Se o proprietário andar 10 mil km nesse período, o preço é esse mesmo.
    Mas, como no meu caso, que possuo um Gol 13/14 com 28 mil km rodados, a manutenção acaba sendo mais cara, já que agora em janeiro parto para o 5º serviço (equivalente a revisão de 50 mil km).

    ResponderExcluir
  15. No caso do Gol não tem que pagar a mão de obra nas revisões?! Nesse caso a valor das revisões iria ultrapassar o Celer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei o Gol, mas no Fox, as duas primeiras são mão de obra grátis, a partir da 3a paga sim...

      Excluir
    2. mas no Fox, as duas primeiras são mão de obra grátis, a partir da 3a paga sim...

      MENTIRA.

      As revisões da VW já incluem mão de obra. Os preços de todas as revisões de carros VW incluem mão de obra e são preços fixos.

      Quem tiver dúvida, basta consultar o preço de todas as revisoes VW no site da marca.

      http://www.vw.com.br/pt/servicos/plano_de_manutencao.html

      Vamos parar de mentir, pessoal. Ainda mais mentira que pode ser desmascarada com uma simples consulta em site da marca.

      Excluir
    3. Esse painel do gol e família bate q he uma beleza .. Até o classic bate menos q esses lixis

      Excluir
    4. Apareceu alguém nervoso? Quem será??
      Carlos, a VW tinha essa política (de cobrança da mão de obra) há mais de 6/ 8 anos, e mudou isso apenas há menos de 5 a 6 meses atrás. É normal que o povo ainda confunda (como foi o meu caso), ou mesmo não saiba dessa mudança.

      Excluir
    5. Mentira tenho carro da vw à 2 anos e meio e nunca paguei mão de obra,chega de achismo galera...

      Excluir
  16. É só olhar os concorrentes HB20, Onix, Celer que é notável o quanto o Gol ficou defasado. A VWB também não ajuda, vai manter essa geração por mais uns 3-4 anos mantendo a mesma plataforma. Receberá apenas um facelift agora em 2016 só para dar uma maquiada. Não é a toa que a VWB lucra muito... é a montadora com carros mais antigos no mercado.

    ResponderExcluir
  17. Sem Brincadeira, quando um vejo um carro zero km Gol, eu fico com pena do comprador, sério, é absurdo com tantas opções no mercado e as pessoas ainda compra GOl !
    Pelo Amor de DEUS evolui Brasil !!!!

    ResponderExcluir
  18. Acho que a compra de um carro é algo muito casual e pessoal, e as pessoas falam como se andassem de alemão premiun. Comprei um Gol completo por $34600 com VE traseiro, retrovisor tilt down, ar, direção, etc ... Nunca tinha tido um carro VW na vida ... E estou totalmente satisfeito. Existem muitas opções melhores no mercado, sem dúvida, mas minha compra satisfaz minhas necessidades e expectativas. Algo muito pessoal.

    ResponderExcluir
  19. 2 sub carros . Entre essas 2 coisas não se compra nenhum .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejamos... Para falar isso você consome carros de categoria maior, então não há pro que se preocupar.
      Mas agora entenda o dilema de alguém que tem R$ 35 mil em mãos para gastar e quer um carro completo, como fazer?
      Agora imagine que esse mesmo cara precisa de espaço, um Up! já não cabe. Quer um carro com o minimo de dignidade, então esse Gol 1.0 ultra pelado não serve. Já que vai precisar de força, há de ser um carro 1.5 ou mais, então os outros 1.0 não servem.
      Entenda, é questão de necessidade. E usados nem entra na conta, um cara que vai dar R$ 35 mil em um 0, não é quer um usado de R$ 35 mil pois não daria conta da manutenção.

      Excluir
    2. Com 35kk não se compra nenhuma dessas 2 porcarias,ainda mais carro Chines,é só ir de semi novo com garantia e correr pro abraço...Pra comprar carro chinês tem que estar apto à perder muito dinheiro,fato!!!Se comprar um Gol jurassico pelado jogará dinheiro fora também e não terá um semi novo completo com garantia na garagem.Pra defender Chinês tem que ter um pelo menos,tentar empurrar um guela abaixo para os outros é hipocrisia,são poucos que tem coragem de comprar essas bombas chinesas,nem eles mesmos compram seus carros,porque será?PORQUE TEM INUMERAS OPÇOES MELHORES NO MERCADO.Os chineses estão engatinhando ainda no mundo automobilistico,pra concorrer com as grandes vai demorar muito,se conseguirem ir até o final,porque sabemos que chines copia...ha mas é preconceito!Não ,é realidade,carro chines não vende,é frágil,sem rede de css decente e outras mais,a unica vantagem de ter carro chines é o seguro(barato),ninguém rouba isso,se alguém se sentir ofendido,desculpa,não sou eu que falo,são os números mundiais nas vendas que dizem isso,participação pífia no mercado automotor de carro chines,fato!!!

      Excluir
    3. Pois e Rafael , vc tem razão . Tenho medo de comprar automóvel fabricado no br . Estou no terceiro importado e espero não precisar voltarvacter nacional . Há um tempo eu pensei em pegar um terceiro carro até 45 mil , o menos ruim que vi foi o 208 de entrada , mas pensei melhor e esperarei mais um tempo para adquirir algo mais seguro .

      Excluir
  20. Meu irmão comprou um g6, no ano de 2013, usa para trabalhar todos os dias desde então, até hoje nunca fez uma revisão, só troca de óleo, não deixa os cara botar as mãos nas rodas para fazer balanceamento ou geometria, o carro está com mais de 60.000 km, e até hoje não apresentou um defeito se quer. O carro é muito econômico, pelo menos para mim ele nunca falou mal do carro !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teu irmão é muito é do irresponsável. Anda com uma bomba pondo a própria segurança e a de terceiros em risco.

      Excluir
  21. Já tive Gol bola, Gol G3 e agora um G6. Nunca tive Problemas com eles. Nunca andei de guincho ! O G6 é defasado para a tecnologia atual mas é robusto e confiável. Mais confiável que Uno, Novo Ka, Agile, Onix, Sandero e Palio.. Quanto ao painel, ainda prefiro o do Gol ao do Uno, Palio ou Sandero.
    Estou satisfeito com o meu Gol 2014 mas hj com 35 mil eu iria de seminovo completo à um popular pelado.

    ResponderExcluir
  22. se o gol não abaixar o preço e não fazer promoções, é vai vender menos a té que esse carro Chery Celer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem