Este artigo traz um comparativo de desempenho, preço, consumo e itens de série entre esses dois veículos compactos.
Análise de custo x benefício
Chery Celer - R$ 35.990 reais
O Chery Celer 1.5 Flex tem preço sugerido de R$ 35.990 reais, mede 4,186 metros de comprimento e tem distância entre-eixos de 2,527 metros. Seu porta-malas comporta 380 litros.
Em termos mecânicos, ele adota um motor 1.5 Flex de 108 cavalos (G) e 113 cavalos (E), associado sempre a uma transmissão manual de cinco marchas.
Chery Celer 1.5 Flex - painel |
Chery Celer 1.5 Flex - espaço traseiro |
Chery Celer - porta-malas |
VW Gol Special 1.0 4 Portas - R$ 37.790 reais
O Gol tem um comprimento 29,1 cm menor que o Celer, com 3,895 metros, e sua distância entre-eixos é de 2,465 metros (6,2 cm menor que o Celer). Seu porta-malas comporta 280 litros.
VW Gol (esquerda - R$ 37.990 reais) x Chery Celer 1.5 Flex (direita - R$ 35.990 reais) |
VW Gol 2015 1.0 - painel de instrumentos |
O Gol ainda fica devendo itens de segurança como ganchos ISOFIX e os avisos de cinto de segurança não afivelados.
VW Gol 2015 1.0 - espaço traseiro |
Desempenho e consumo
O quadro abaixo traz os dados de desempenho aferidos pela Quatro Rodas (com gasolina), e os de consumo do INMETRO, com grifo azul no vencedor
Prova | Chery Celer | VW Gol 1.0 Special | Vantagem do vencedor |
0 a 100 Km/h | 13,4 | 18,7 | 39,55% (Celer) |
80 a 120 Km/h | 21,1 | 31,9 | 51,18% (Celer) |
Consumo cidade (G) | 9,2 | 11,6 | 26,09% (Gol) |
Consumo estrada (G) | 12,1 | 13,9 | 14,88% (Gol) |
Consumo cidade (E) | 6,3 | 7,7 | 22,22% (Gol) |
Consumo estrada (E) | 8,3 | 9,6 | 15,66% (Gol) |
O motor 1.5 de 113 cavalos do Celer dá ao modelo chinês uma enorme vantagem em termos de desempenho, com aceleração de 0 a 100 Km/h 5,3 segundos mais rápida que o Gol 1.0, com seu motor quatro cilindros de 76 cavalos. Em consumo, porém, o Gol dá o troco, pois ele é, em média, 20% mais econômico.
De qualquer forma, como a vantagem do Celer em termos de desempenho é muito maior que a do Gol em consumo, consideramos que o Celer vence a disputa de desempenho x consumo.
Garantia e revisões
O quadro abaixo traz os custos de revisão dois dois modelos
Revisão | Celer | Gol |
10000 | R$ 342 | R$ 236 |
20000 | R$ 672 | R$ 236 |
30000 | R$ 545 | R$ 402 |
40000 | R$ 660 | R$ 458 |
50000 | R$ 380 | R$ 318 |
60000 | R$ 1.289 | R$ 542 |
Total | R$ 3.889 | R$ 2.192 |
O Celer tem a vantagem de contar com garantia de 5 anos, contra 3 anos do Gol. Entretanto as revisões do Gol são mais baratas. Ao longo de 5 anos, ou 60.000 Km, o proprietário do Gol gastará R$ 2.192 reais com manutenção, enquanto o Celer exigirá R$ 3.889 reais - R$ 1.697 reais a mais.
Assim, o Gol vence o comparativo de custo de manutenção.
Mercado
O Celer 1.5 Flex nacional é um modelo de origem chinesa, e que tem volume de venda bem inferior ao do Gol. Como resultado, ele apresenta uma desvalorização maior, e menor liquidez na revenda.
Conclusão
No embate entre o Chery Celer 1.5 Flex e Gol 1.0 Special 4 portas completo, o chinês vence em dimensões, espaço interno, desempenho, itens de série e custo x benefício, enquanto o Gol é mais econômico e tem custo de manutenção menor.
Chinês x Alemão: Chery Celer x Volkswagen Gol |
Quando vi o painel do gol....tive vontade de vomitar....em pleno 2015 ainda tem gente que se atreve comprar esta cadeira elétrica pelada e manca?
ResponderExcluiré um lixo mesmo, o pior é que existe gente que defenda. aliás existe gente que compra carro pelado a essa altura do campeonato.
ExcluirPra compra um carro basico eu vou de semi novo.
aquela manivelinha ao lado do painel chapado dá bem a imagem do tempo no qual a vw parou em matéria de gol... ainda bem que é a montadora de veículos como golf, passat...
Excluirgol tomando pau de chines. e ainda consegue ser mais caro.
Excluiralô dona vw, ninguém mais segura acabamento bom pra carro caro não. até quando vai vender gol com acabamento de 10 anos atrás? coloca logo tudo preto e baixa esse preço... tá apanhando feio de CHINES kkkkk
Vontade de vomitar? Ou você tem algum distúrbio gástrico pra ficar vomitando à toa por aí ou é fresco. Gol não é carro pra fresco ou quem procura carro fofo.
ExcluirPs: seção de comentários de internet é uma merda mesmo!
Essa versão do Gol que colocaram ai, é a versao para empresa, nao a versão de entrada para compra de uso proprio, o meu Gol é a versão basica de fábrica, que veio de linha VT TE DT, acho que ficou mal feito esse comparativo, tinham que ter pego a versao em que foi dita, e nao a versao para Empresa que usa Frota, quiseram é enfatizar o celler.
ExcluirCeler sem pensar duas vezes!
ResponderExcluirO gol esta acabado, só compra que é maluco. Carro todo defasado para o mercado.
Compra quem não entende nada de carro ou quem é muito amante pela marca.
Gol vale pela robustez pela certeza de que vai chegar em qualquer terreno. O motor 1.0 litro de 4 cilindros é muito ruim principalmente com gasolina. 3 estrelas no crash test apenas marginal. Passo.
ExcluirCeler? Sem comentários, tb passo.
Robustez???
Excluiresse carro possui materiais de má qualidade, sem falar o motor conhecido nas oficinas como o motor do tec tec.
e que precisa ser retificado com menos de 70.000 km.
https://pitstopbrasil.wordpress.com/2009/10/27/volkswagen-assume-erro-e-esclarece-problemas-do-motor-1-0-vht/
Compre VC o gol então, celer sem pensar . gol só louco compra ,carro velho e antiquado ..esse painel??? Deu nojo
ExcluirFalar aqui no blog que pegaria o celer é fácil, queria ver se fosse a realidade de vocês na escolha entre um e outro, duvido que vocês rasgariam dinheiro e pegariam o celer, do que pegar o gol, que é dinheiro na mão !!
ExcluirComprei o Celer e estou satisfeito. Só pelos os freios ABS de fábrica já compensa por causa do asfalto super liso de Brasília. Tive o Gol Copa de 2006, um lixo. Ultimamente, estava com um Kia Cerato 2010, modelo de entrada, mas por causa da crise, optei pelo custo benefício do Celer. Perdi um pouco em conforto. Obviamente, o Celer é menor e não tem encosto para o braço, além de ser ruidoso (comparado ao Cerato). Tomara que fabriquem o Tiggo 3X.
ExcluirNunca imaginei que iria achar um carro chinês bonito, mais esse Celer parece um carro premium perto do Golzinho...kkkkk
ResponderExcluircara, esse gol é fim de linha...
Gente o Celer não é mais Chines assim como o VW não é alemão duvido ter este carro (Gol) a venda na alemanha, o Celer se é fabricado aqui deve ter um porcentual expressivo de peças fabricada por aqui mesmo, então é tudo preconceito assim como quando comprei um Fiat 147 em 1978 todo mundo falava mal e o carrinho nunca me deixou na mão e a Fiat vende mais carros que a VW faz tempo.....
ExcluirMeus amigos... Esse Gol ai é jurássico...
ResponderExcluirMe perdoem os especialistas, mas o Celer perto desse Gol faz o Gol passar vergonha.
Que interior fraco o do gol kkk. Nao compraria nunca, mas o celer tb n seria minha escolha. Nesse caso ficaria de pe mesmo
ResponderExcluirO Celer parece carrão perto do Gol! Kkkk
ResponderExcluirE o motor 3 cilindros que é bom, nada. muita mancada da WV
ResponderExcluirSó pelo fato se ser um chinês eu já descarto qualquer hipótese de compra, iria de Vw gol sem pensar duas vezes. Infinitamente mais bonito, já com a identidade dos atuais carros da marca, além de econômico e revenda infinitamente superior. Anunciou hoje, vendeu semana que vem. Chery? Passo.
ResponderExcluir(Infinitamente mais bonito, já com a identidade dos atuais carros da marca, além de econômico) Você deve estar recebendo comissão da VWB. Sem falar que motor 1.0 x 1.5 um será mais econômico e o outro mais potente, custo benefício é o determinante nesse caso...
ExcluirMe passa o numero do cara que te recrutou para falar bem da VW, também quero esse troco.
ExcluirTb kkkk acho q foi o carlos
ExcluirPrecisando de uma renda extra também. Passe nosso contato. kkkkkk
ExcluirCeler é muito mais bonito externamente do que o Gol, mas pra comprar ainda confiaria no bom e velho Golzinho. Vem aí uma maquiagem pro Gol ano que vem, vai ficar melhorzinho no quesito beleza... hehe
ResponderExcluircadê o defensor da vw do site?
ResponderExcluirsem argumentos né!
Esse painel do Gol, pelado, com "tapumes" no painel, sem ar condicionado (num país que faz 40°C no verão), com vidros na manivela (ridículo, pois um kit de vidros elétricos dianteiros é relativamente barato). A Ford e a Chevrolet nem vendem carros tão pelados assim.
ResponderExcluireu tive um gol bolinha 2003, e por essas fotos não mudou nada...
ResponderExcluirlamentável, enfim...
E realmente lamentável ver a fraqueza do gol, ja tive um gol bola 99 completo da cor verde ,o carro era um espetáculo econômico, andava muito e sem falar na durabilidade ou seja era ótimo, vendo esse gol ai da até dizanimo QUE TRAGÉDIA DE CARRO fraco feio e pobre, enfim tomara que a VW veja os comentários aqui postados e pense porque o CELER deu um show no GOL em tudo!
ResponderExcluirPreço de manutenção aí, não sei não, mas acho que o do Celer é menor. Não citaram no texto que a manutenção do Gol é a cada 10 mil km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro. Se o proprietário andar 10 mil km nesse período, o preço é esse mesmo.
ResponderExcluirMas, como no meu caso, que possuo um Gol 13/14 com 28 mil km rodados, a manutenção acaba sendo mais cara, já que agora em janeiro parto para o 5º serviço (equivalente a revisão de 50 mil km).
No caso do Gol não tem que pagar a mão de obra nas revisões?! Nesse caso a valor das revisões iria ultrapassar o Celer.
ResponderExcluirNão sei o Gol, mas no Fox, as duas primeiras são mão de obra grátis, a partir da 3a paga sim...
Excluirmas no Fox, as duas primeiras são mão de obra grátis, a partir da 3a paga sim...
ExcluirMENTIRA.
As revisões da VW já incluem mão de obra. Os preços de todas as revisões de carros VW incluem mão de obra e são preços fixos.
Quem tiver dúvida, basta consultar o preço de todas as revisoes VW no site da marca.
http://www.vw.com.br/pt/servicos/plano_de_manutencao.html
Vamos parar de mentir, pessoal. Ainda mais mentira que pode ser desmascarada com uma simples consulta em site da marca.
Esse painel do gol e família bate q he uma beleza .. Até o classic bate menos q esses lixis
ExcluirApareceu alguém nervoso? Quem será??
ExcluirCarlos, a VW tinha essa política (de cobrança da mão de obra) há mais de 6/ 8 anos, e mudou isso apenas há menos de 5 a 6 meses atrás. É normal que o povo ainda confunda (como foi o meu caso), ou mesmo não saiba dessa mudança.
Mentira tenho carro da vw à 2 anos e meio e nunca paguei mão de obra,chega de achismo galera...
ExcluirÉ só olhar os concorrentes HB20, Onix, Celer que é notável o quanto o Gol ficou defasado. A VWB também não ajuda, vai manter essa geração por mais uns 3-4 anos mantendo a mesma plataforma. Receberá apenas um facelift agora em 2016 só para dar uma maquiada. Não é a toa que a VWB lucra muito... é a montadora com carros mais antigos no mercado.
ResponderExcluirSem Brincadeira, quando um vejo um carro zero km Gol, eu fico com pena do comprador, sério, é absurdo com tantas opções no mercado e as pessoas ainda compra GOl !
ResponderExcluirPelo Amor de DEUS evolui Brasil !!!!
Acho que a compra de um carro é algo muito casual e pessoal, e as pessoas falam como se andassem de alemão premiun. Comprei um Gol completo por $34600 com VE traseiro, retrovisor tilt down, ar, direção, etc ... Nunca tinha tido um carro VW na vida ... E estou totalmente satisfeito. Existem muitas opções melhores no mercado, sem dúvida, mas minha compra satisfaz minhas necessidades e expectativas. Algo muito pessoal.
ResponderExcluir2 sub carros . Entre essas 2 coisas não se compra nenhum .
ResponderExcluirVejamos... Para falar isso você consome carros de categoria maior, então não há pro que se preocupar.
ExcluirMas agora entenda o dilema de alguém que tem R$ 35 mil em mãos para gastar e quer um carro completo, como fazer?
Agora imagine que esse mesmo cara precisa de espaço, um Up! já não cabe. Quer um carro com o minimo de dignidade, então esse Gol 1.0 ultra pelado não serve. Já que vai precisar de força, há de ser um carro 1.5 ou mais, então os outros 1.0 não servem.
Entenda, é questão de necessidade. E usados nem entra na conta, um cara que vai dar R$ 35 mil em um 0, não é quer um usado de R$ 35 mil pois não daria conta da manutenção.
Com 35kk não se compra nenhuma dessas 2 porcarias,ainda mais carro Chines,é só ir de semi novo com garantia e correr pro abraço...Pra comprar carro chinês tem que estar apto à perder muito dinheiro,fato!!!Se comprar um Gol jurassico pelado jogará dinheiro fora também e não terá um semi novo completo com garantia na garagem.Pra defender Chinês tem que ter um pelo menos,tentar empurrar um guela abaixo para os outros é hipocrisia,são poucos que tem coragem de comprar essas bombas chinesas,nem eles mesmos compram seus carros,porque será?PORQUE TEM INUMERAS OPÇOES MELHORES NO MERCADO.Os chineses estão engatinhando ainda no mundo automobilistico,pra concorrer com as grandes vai demorar muito,se conseguirem ir até o final,porque sabemos que chines copia...ha mas é preconceito!Não ,é realidade,carro chines não vende,é frágil,sem rede de css decente e outras mais,a unica vantagem de ter carro chines é o seguro(barato),ninguém rouba isso,se alguém se sentir ofendido,desculpa,não sou eu que falo,são os números mundiais nas vendas que dizem isso,participação pífia no mercado automotor de carro chines,fato!!!
ExcluirPois e Rafael , vc tem razão . Tenho medo de comprar automóvel fabricado no br . Estou no terceiro importado e espero não precisar voltarvacter nacional . Há um tempo eu pensei em pegar um terceiro carro até 45 mil , o menos ruim que vi foi o 208 de entrada , mas pensei melhor e esperarei mais um tempo para adquirir algo mais seguro .
ExcluirMeu irmão comprou um g6, no ano de 2013, usa para trabalhar todos os dias desde então, até hoje nunca fez uma revisão, só troca de óleo, não deixa os cara botar as mãos nas rodas para fazer balanceamento ou geometria, o carro está com mais de 60.000 km, e até hoje não apresentou um defeito se quer. O carro é muito econômico, pelo menos para mim ele nunca falou mal do carro !!
ResponderExcluirTeu irmão é muito é do irresponsável. Anda com uma bomba pondo a própria segurança e a de terceiros em risco.
ExcluirPutz. Nenhuma revisão?
ExcluirJá tive Gol bola, Gol G3 e agora um G6. Nunca tive Problemas com eles. Nunca andei de guincho ! O G6 é defasado para a tecnologia atual mas é robusto e confiável. Mais confiável que Uno, Novo Ka, Agile, Onix, Sandero e Palio.. Quanto ao painel, ainda prefiro o do Gol ao do Uno, Palio ou Sandero.
ResponderExcluirEstou satisfeito com o meu Gol 2014 mas hj com 35 mil eu iria de seminovo completo à um popular pelado.
se o gol não abaixar o preço e não fazer promoções, é vai vender menos a té que esse carro Chery Celer.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.