O Latin NCAP divulga os últimos resultados de seus testes de impacto, mostrando VW Fox, Nissan Versa e o Nissan March com quatro estrelas para o ocupante adulto e resultados díspares para a proteção do ocupante infantil.


VW Fox: 4 Estrelas (adulto) e 2 Estrelas (crianças)

O VW Fox, fabricado no Brasil, recentemente atualizado com um facelift, ganhou quatro estrelas em relação à proteção do ocupante adulto e duas estrelas para a proteção infantil. O veículo oferece boa proteção para a cabeça de ambos os passageiros dianteiros. Proporciona, também, boa proteção para o peito do acompanhante e proteção marginal para o peito do motorista.



Esse modelo costumava ser produzido no Brasil e era exportado para Europa. A versão para os mercados da América Latina do Fox não conta com ancoragens ISOFIX, controle eletrônico de estabilidade (ESC), airbags laterais para a proteção lateral, enquanto a versão que era exportada para Europa contava com esses itens como equipamento básico. As duas estrelas para o ocupante infantil se devem, em parte, à falta de ancoragens ISOFIX, à falta de cintos de segurança de três pontos em todas as posições e o fato de não poder desconectar o airbag do acompanhante caso seja colocado um sistema de retenção infantil (SRI) voltado para trás.

Nissan March: 4 Estrelas (adulto) e 1 Estrela (crianças)

O Nissan March, fabricado no Brasil, obteve apenas uma estrela na avaliação para o ocupante infantil pela falta de cintos de três pontos em todas as posições, à falta de possibilidade de desconectar o airbag do acompanhante, má sinalização de advertência de quando se coloca um sistema de retenção infantil (SRI) olhando para trás e à falta de ancoragens ISOFIX. Mas conseguiu quatro estrelas no tocante à proteção do ocupante adulto.



O modelo está equipado com duplo airbags e pretensores desde a recente mudança de produção. As cabeças dos ocupantes adultos receberam boa proteção e os peitos receberam proteção marginal adequada. A Nissan tinha patrocinado o teste do March em 2011, quando se constatou a estrutura instável em comparação com a versão europeia chamada Micra, testada pelo Euro NCAP em 2010. O Latin NCAP constatou agora avanços neste modelo.

Nissan Versa: 4 Estrelas (adulto) e 2 Estrelas (crianças)



O Nissan Versa, fabricado no Brasil, conseguiu quatro estrelas para a proteção do ocupante adulto e duas estrelas para o ocupante infantil. Este modelo está agora equipado com duplo airbags e pretensores. As cabeças foram bem protegidas pelos airbags e os peitos receberam proteção adequada. A baixa pontuação no que se refere ao ocupante infantil se deve à falta de cintos de segurança de três pontos em todas as posições, à má sinalização de advertência, bem como o fato de não contar com a possibilidade de desconectar o airbag do acompanhante quando se instala a cadeirinha olhando para trás, e à falta de ancoragens ISOFIX.

Hyundai Creta: 4 Estrelas (adulto) e 3 Estrelas (crianças)



A Hyundai Creta, fabricada na Índia, atingiu as quatro estrelas para a proteção do ocupante adulto e três estrelas para a proteção infantil. A falta de equipamento padrão como freios ABS, lembrete de cinto de segurança para o passageiro e o fato de o fabricante não ter patrocinado o teste de impacto lateral limitou a qualificação. A configuração do equipamento foi feita pela casa matriz do fabricante. A falta deste equipamento padrão como versão básica neste modelo decepciona o Latin NCAP, considerando que são importantes para a segurança dos passageiros, junto com o controle eletrônico de estabilidade (ESC) que sua concorrência incluiu, como o Jeep Renegade e o Honda H-RV.

Mitsubishi Montero Sport: 5 Estrelas (adultos) e 3 estrelas (infantil)



A Mitsubishi Montero Sport, fabricada na Tailândia e recentemente lançada no mercado da América Latina, atingiu as cinco estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para o ocupante infantil. O veículo oferece três airbags como equipamento básico que, junto com os cintos de segurança e pretensores, proporcionaram boa proteção aos passageiros. A criança de 18 meses recebeu boa proteção, mas a cabeça da criança de três anos fez contato com o banco do motorista causando uma perda de pontos. O encosto do banco traseiro, por trás do dummy de três anos, se soltou no teste. O veículo oferece ancoragens ISOFIX na segunda fila de bancos e cintos de segurança de três pontos em todas as posições.

Toyota Hilux Argentina: 5 Estrelas (adultos) e 5 Estrelas (infantil)



A Toyota Hilux, fabricada na Argentina, atingiu as cinco estrelas para a proteção do ocupante adulto e cinco estrelas para o ocupante infantil. A estrutura do veículo é forte e os três airbags como equipamento básico, junto com os cintos de segurança, oferecem boa proteção no impacto frontal. O carro, também, proporciona boa proteção no impacto lateral. A Hilux conta em seu equipamento básico com três airbags frontais (cabeça e peito do motorista, joelhos do motorista e cabeça e peito do acompanhante), freios ABS em quatro canais, lembrete de cinto de segurança para ambos os passageiros dianteiros. O bom resultado obtido para a proteção infantil se deve aos cintos de segurança de três pontos em todas as posições, ancoragens ISOFIX, possibilidade de desconexão do airbag do acompanhante e boa sinalização para os consumidores.

Toyota RAV4: 5 Estrelas (adultos) e 4 estrelas (crianças)



A Toyota RAV 4, fabricada no Japão, conseguiu as cinco estrelas no tocante à proteção do ocupante adulto e quatro estrelas para a proteção infantil. A estrutura do veículo é forte e os três airbags e cintos de segurança protegem bem os ocupantes no impacto frontal. O carro oferece boa proteção no impacto lateral. A RAV 4 conta com três airbags frontais (cabeça e peito do motorista, joelhos do motorista e a cabeça e peito do acompanhante), freios ABS em quatro canais e lembrete de cinto de segurança para passageiros da frente, como padrão em todas suas versões.

Resultados - Latin NCAP - Dezembro de 2015


A Hilux e RAV 4 são os primeiros modelos testados pelo Latin NCAP a utilizar a nova geração de sistema de retenção infantil (SRI), chamada i-Size, que mostram importantes benefícios para a proteção de ambas as ocupantes crianças.

Mais rigor nas avaliações a partir de 2016

O Latin NCAP informa que os testes de segurança a partir de 1º de janeiro próximo serão mais rigorosos. O controle eletrônico de estabilidade (ESC) será um requisito para que sejam concedidas as maiores notas ao veículo testado, de quatro e cinco estrelas – o protocolo atual não prevê esta necessidade.

Para a avaliação de proteção infantil, o teste de comportamento dinâmico abrangerá o impacto "overlap" (frontal, com 40% da largura do carro atingindo o obstáculo), a 64 km/h; e o impacto lateral, no qual o modelo será atingido por uma estrutura que simula um carro de verdade, movimentando-se a 50 km/h. Também serão avaliados o sistema de transporte infantil (fixação de cadeirinhas e bebê-conforto) e o nível de equipamentos de segurança para passageiros (airbags, alerta de afivelamento de cintos de segurança, etc).

No caso da avaliação de proteção de adultos, os testes de impacto overlap e de impacto lateral também serão utilizados. A diferença é a presença de um teste de poste, com impacto lateral a 30 km/h que empurrará o veículo avaliado contra um obstáculo de 2,54 metros de comprimento.

Para obter uma avaliação máxima com cinco estrelas, o veículo terá que atender as seguintes condições: obter ao menos 27 dos 32 pontos possíveis nos testes, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e aprovação no teste de poste. Além disso, tecnologias mais avançadas, como sistema de proteção a pedestre e frenagem automática de emergência, serão premiadas à parte.

27 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Me surpreendi com o Fox sinceramente. Um projeto bem "desatualizado" mas com qualidade dos modernos. Gostei muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. O Fox de 2003 (com plataforma de 1998) com mesmo nível de segurança do Ford de 2014 (Ka).

      Mais uma comprovação que a engenharia da VW está 20 anos à frente da Ford.

      Excluir
    2. O fox na verdade é 3 estrelas. Ganhou a 4a por causa do aviso de cinto. Para o latin o carro deve ter mais de 11 pontos para ser considerado seguro. O fox teve 10.34. O Creta por exemplo teve 4 estrelas mas 15.57 pontos. O limite é 17. Por aí já se tira a credibilidade do latin. Até o march foi melhor que o fox.

      Excluir
    3. Então reclame com o Latin NCAP. O HB20 tb ganhou 4 estrelas, dos quais 1 foi pelo aviso de cinto. Palio tb ganhou 4 estrelas, dos quais aviso de cinto foi 1. Ka só ganhou 3 estrelas atrás pois colocou ISOFIX para nao ser reprovado.

      O Fox foi 4 estrelas no EuroNCAP e 4 estrelas no Brasil.

      Excluir
    4. Hb20 fez mais de 11 pontos. Sejamos realistas. O up é 10x mais moderno que o fox. Nenhum carro antigo vai bem no teste.

      Excluir
    5. Fox, March e Versa perdendo para o Novo Palio na pontuação para crianças..

      Excluir
    6. É 4 estrelas pra adulto(na verdade 3) ate ai tudo bem, mas o que dizer das 2 estrelas pra criança?!!!!é esse o projeto moderno que o Mister Carlos tanto propaga por aqui?!!!!

      Excluir
    7. O Fox obteve na verdade 11,34 pontos e não o valor informado acima. Nenhum Fox possui aviso de cinto, informação também equivocada. O fato dele obter 4 estrelas se refere à sua boa rigidez estrutural que, mesmo sendo um projeto antigo, foi pensada para cumprir padrões europeus, já que o mesmo foi exportado para países como o Reino Unido e praticamente toda a CE. A propósito, no Reino Unido, ele era considerado um bom carro de entrada; na faixa de 5.000 libras era considerado uma das melhores opções.

      Excluir
  2. Finalmente a Nissan arrumou o fiasco que era a pontuação do March. Agora se o modelo ganhar um câmbio automático ou CVT ele passa a ser um opção de compra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O March continua uma cadeira elétrica. 1 estrela para crianças é reprovação.

      Esse March é fraco, inseguro e mal acabado.

      Quer um carro bom? A resposta é uma só: up!.

      Excluir
    2. O Fox com duas estrelas para crianças é maravilhoso, bem melhor que o March, hahahah

      Excluir
  3. O mais impressionante, é fabricarem o Fox com vários itens de segurança no Brasil e exportarem. Já para nosso povo, um carro todo depenado.
    Mesmo assim vende muito. Brasileiro é fã de marca, mantém a tradição mesmo sendo derrespeitado pelas 4 grandes nacionais.
    Não sou fã de nenhuma marca, o melhor carro pra mim é aquele que se adequa ao meu bolso e oferecendo mais segurança, conforto e bom atendimento. Sempre que vou trocar de carro, já acompanho bem antes o mercado. Não dá pra ter tradição de marca no Brasil. Quanto mais a montadora vende, mais caro fica o carro e mais ela depena.

    ResponderExcluir
  4. Alguns resultados destes testes na América Latina, apenas confirma o total desrespeito com consumidor brasileiro, de certa forma continuamos a dizer que não ligamos, o que importa é seguir o mercado e a modinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. O ka por exemplo sofre 2.500 alteracoes para ser vendido na europa.

      Ja os carros da vw sao todos o mesmo nivel. Veja up 5 estrelas na europa e 5 estrelas no brasil.

      Fox 4 estrelas na europa e 4 estrelas no brasil.

      Excluir
    2. E as estrelas pra crianças , quantos que o Fox tem mesmo Carlos/????!!!

      Excluir
    3. Kkkkk ele só olha o que lhe convém. Afinal, porque nunca aceitam meus comentários? Tudo que eu comento é apagado, será que é porque eu não sou fã iludido da vwlixo?

      Excluir
  5. O March, que segundo alguns "entendidos", era o carro mais inseguro do mercado, superando o aclamado VW Fox em segurança para o motorista e o passageiro dianteiro? Não entendi. Alguma coisa deve estar errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Que incrível né?
      O Fox que está no mercado desde 2003 tem 4 estrelas para adultos, e 2 estrelas para crianças?

      E o March de 2011, reprovado para crianças, com apenas 1 estrelas.

      Que vergonha Nissan.

      Excluir
    2. O march testado não possuia cinto de 3 pontos para nenhuma ocupante traseiro. O march que vende aqui tem cinto de 3 pontos para 2 ocupantes traseiros. Portante, o march nacional teria 2 estrelas para crianças.

      Excluir
  6. INDEPENDENTE DE MODELO E MERCADO. Carro deve ter sinto de três pontos para todos os ocupantes e ISOFIX. As montadoras podem, algumas que não querem...

    ResponderExcluir
  7. O Fox realmente é um projeto antigo, mas é bem mais seguro e bonito que alguns novinhos ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GM Ônix ficou abaixo do VW Gol nos testes. Produzir um carro por muito tempo pode vir a ser um problema, mas lançar um projeto totalmente novo com resultados pífios, é sem vergonhice.

      Excluir
    2. Brasileiro ainda compra carro pela aparencia, esse Onix está vendendo muito..

      Excluir
  8. Fox teve a mesma nota do Palio, se não me engano. Agora é sério que a Nissan não coloca cinto de três pontos nos bancos de trás? Aqui no Brasil, o uso de cadeirinhas/bebês conforto só é permitido com cinto de três pontos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve a mesma nota pra impactos em adultos, pra criança não.......

      Excluir
  9. Nossa vou vender meu carro agora mesmo só compro carro com cinco estrelinhas a partir de agora.. Kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem