O mercado automotivo brasileiro absorveu um total de 14.202 carros chineses de janeiro a novembro de 2015, sendo que apenas no mês de novembro foram vendidos 1.050 modelos das marcas Chery, Lifan e JAC. A Chery é líder no acumulado de 2015, enquanto no mês de novembro a primeira posição coube à Lifan.

Chery Celer Sedan 2015 Flex
Chery Celer Sedan 2015 Flex - fabricado no Brasil
No penúltimo mês do ano, a montadora chinesa líder de vendas no Brasil foi a Lifan, que emplacou 412 unidades, contra 350 da Chery, segunda colocada, e 288 da JAC Motors, terceira.

Lifan XC60 - SUV foi o modelo chinês mais vendido do Brasil em novembro
Lifan XC60 - SUV é líder entre modelos chineses no Brasil
A Lifan detém o modelo chinês mais vendido no mês, que é o SUV compacto XC60, que registrou 295 unidades emplacadas. Além dele, a Lifan vende a picape Foison e o sedã pequeno LF 530 (62 unidades vendidas em novembro, e 934 no acumulado).



No acumulado de 2015 a liderança é da Chery, que já vendeu 5.051 veículos no Brasil, dos quais o Celer, modelo compacto fabricado no Brasil em versões hatch (veja teste de longa duração com este modelo clicando aqui) e sedã, foi seu modelo mais vendido, com 1.759 vendidos do hatch e 590 do sedã.

Chery Tiggo 2016

Além disso, a Chery vende também o sub-compacto QQ (77 unidades emplacadas em novembro, e 1.385 no ano) e o SUV Tiggo, que logrou êxito em emplacar 62 unidades em novembro, e 1.064 no ano.

Chery QQ - sub-compacto será fabricado no Brasil em 2016
Chery QQ - sub-compacto será fabricado no Brasil em 2016
A Chery se prepara para produzir, a partir do primeiro trimestre de 2016, o New QQ em sua fábrica de Jacareí (SP), reforçando sua posição no Brasil.

JAC T6 - SUV é atualmente o mais vendido da Jac no Brasil
JAC T6 - SUV é atualmente o mais vendido da Jac no Brasil
A JAC Motors, que é a que detém a gama mais numerosa, do sub-compacto J2 ( 36 unidades vendidas em janeiro e 976 no acumulado) à van JAC T8, passando pelos JAC J3 e J5 além do SUV T6, é a terceira no mês e no ano. O seu modelo mais vendido é o JAC T6, com 94 unidades emplacadas em novembro, e 1.012 no ano.

JAC J3
O JAC J3 vendeu 61 unidades do sedã (J3 Turin) em novembro, e 990 no ano, enquanto o hatch emplacou 57 e 884, respectivamente.

JAC J5
O sedã médio J5 vendeu 247 unidades no ano (14 em novembro) e o a mini-van J6 emplacou 278 no ano, sendo 11 em novembro.

Montadoras chinesas - Vendas

Montadora
Unidades vendidas
Novembro2015 (Acumulado)
Chery3505051
Jac2884656
Lifan4124495
Total105014202

17 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. 14.000 pessoas e/ou famílias rodando em carros potencialmente inseguros, não resistiriam a um teste de impacto pelo LNCAP. Se a BMW 320 fez fiasco no USA, imaginem um carro desses.

    Passou da hora neste pais para as autoridades reguladoras tomarem uma atitude com relação a segurança estrutural dos automóveis fabricados e vendidos aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses chineses são vendidos em países sem lei . Jamais serão vendidos em países com governantes serios

      Excluir
    2. Pelo seu comentário, deduzo, portanto, que Bananalândia é uma terra sem lei nem possui governantes sérios. Mas, talvez isso termine com o impeachment do governante.

      Excluir
    3. Verifica o teste latin ncap do Jac J5 e você vai calar sua boca antes de criticar os carros da china. Fica defendendo as cascas de ovo nacionais que cobram um absurdo e vem pelados.

      Excluir
  2. Umas das marcas consolidadas deveria compra o designs do XC60. Muito bonito. Poderia ser a Ford.

    ResponderExcluir
  3. Quanta hipocrisia! Enquanto a Kombi era vendida, tava tudo certo, afinal era um Volkswagen. Duvido que qualquer carro desses se saia pior no latin ncap que o Corsa ou Palio Fire.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biasoli,

      A Kombi saiu de linha justamente por não atender mais as normas de segurança vigentes no Brasil.

      Corsa Classic e Palio Fire já não são mais referencia de segurança faz muito tempo, vc deveria comparar os atuais chineses e qualquer outro carro com os atuais Jetta, Golf, Up, Renegade, Focus, Fit, HRV e Corolla.

      Entretanto, juntando-se aos chineses, 0km Classic e Fire continuam a venda, a opção é livre, boa sorte e muita reza! Sds

      Excluir
  4. Como uma empresa consegue sobreviver vendendo apenas 350 carros em um mês?

    É por isso que a tal fábrica da Jac nunca vai sair da pedra fundamental e daquele J3 enterrado no barro.

    Definitivamente, o futuro das chinesas é preocupante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos fazer umas contas.

      350 carros por mês. Vamos supor um ASP (Average Sales Price) de R$ 30.000 reais (media de Tiggo, Celer e QQ).

      Então temos: receita bruta mensal em torno de R$ 10,5 milhões de reais.

      Vamos supor um imposto de 40% sobre isso (R$ 4.200,000), sobra R$ 6,3 milhões reais POR MES.

      A Chery está com 400 funcionários. Vamos supor um salário médio de R$ 1.500 reais, e vamos colocar mais R$ 1.500 reais de encargos. Entao temos 3.000 reais por mës por funcionário.

      400 funcionários x R$ 3.000 por mês = R$ 1,2 milhão de reais por mês de folha de pagamento.

      Em resumo: Fatura R$ 6,3 milhões líquido, e paga R$ 1,2 milhões por mês de salários.

      Sobra R$ 5,2 milhões ainda na conta da empresa. Claro que tem que pagar insumos, e etc., mas existem estimativas que o custo de um carrro é 50% Mao de Obra, 50% insumos.

      Então, se gasta 1.2 mihao por mês de mao de obra, vamos supor que gaste 2 milhões por mes de insumos.

      Então, dos 5 milhões que sobra depois dos salários, tira mais 2 de insumos, e ainda sobra R$ 3 milhões de reais, que seria o "lucro".

      Enfim, claro que a Chery deveria estar vendendo mais. O ideal seria uns 1.000 Celers por mes, mas em uma analise superficial, pode não ser tão mal negócio assim.

      Excluir
  5. Fico feliz em saber que a Chery ao menos esta na liderança em 2015 entre o chineses.
    Atualmente no mercado brasileiro, creio que a Chery e Geely possuem os melhores produtos. Porém ambas não estão operando em 100‰. A Geely ainda opera apenas com importados, e a Chery ainda vai decidir se traz para cá o Tiggo 5, esse sim seria uma ótima opção para um mercado que está absorvendo SUV como nunca.

    ResponderExcluir
  6. Fui ver o Celler nacional e o produto está muito bem construido. uso de bastante plástico. mas tudo bem encaixado. os bancos lembram os do saudoso astra bem grandes e macios. esse carro é conhecido como fullwin no exterior e possui 4 estrelas no euro n cap. melhor que muito carro por aqui. mesma nota do hb20. Acho que a chery está melhorando bastante os produtos. e ao preço promocional de 35mil o celler completo acho que vale.
    os 2 únicos porém é a depreciação e o desempenho e consumo do motor 1.5. Ele possui relação de marchas longas que o deixa mais apático.
    vi também o gelly ec7. carrão. design trazeira de Mercedes e frente de Toyota. carro bem construído com mecânica copia da toyota. o Ec7 possui 4 estrelas no latin n cap. sendo a gelly dona da volvo.
    Já os jac j3 foram bem mal nos crash test.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um EC7 com 15mil km e recomendo sem ressalvas, revisoes baratas, consumo baixo e o carro tem otimo escalonamento cambio x motor, recomento mesmo.

      Excluir
  7. Acho que os chineses estão aprendendo rápido a fazer carros. todo mundo erra a fiat continua com o motor fire pré histórico. a gm com o onix que é um corsa 94 disfarçado com aquele motor pré histórico vhc. A vw teve muitos problemas com os motores em 2010. Mas hj está investindo nos excelentes motores Tsi.
    Brasileiro adora falar mal de chineses mas assistam um video no YouTube "o mundo segundo os brasileirs hong kong" . Lá eles tem educação, são honestos, já no Brasil o "jeitinho brasileiro" faz com que grande parte dos Brasileiros sejam corruptos.

    ResponderExcluir
  8. o brasileiro é sempre assim, seus sanduíche tem que se americano, o champanhe frances, filme americano, sendo que temos produtos africanos, sulamericanos e asiaticos de ótima qualidade, tive um gol g6 e hoje tenho um jac 3, dá de mil no Volkswagen.

    ResponderExcluir
  9. Já tive um Chery QQ,de 2012 a 2013 e gostava muito dele,nunca deu problema,super econômico e compacto,fácil de estacionar e completo,ar gelando,etc. Tenho hoje um Chery Celer ano 2013 chinês e não troco por nenhum nacional da mesma categoria. Carros nacionais tem muito preço e pouca qualidade.Antes de reclamarem ,dirijam um carro chinês e tirem suas conclusões
    Preconceito puro com os modelos chineses. Se fossem ruins assim,não entrariam no país,afinal existe orgão que fiscalize a qualidade dos veículos.

    ResponderExcluir
  10. Tenho um Chery Celer 2013,ainda chinês e gosto muito dele.Não troco por nenhum nacional da mesma categoria.
    Carros nacionais tem muito preço e pouco a oferecer,tudo é acessório,um absurdo.
    Puro preconceito com carros chineses,de quem fala sem conhecer. Pretendo comprar outro Celer sedan ainda este ano,carro com muito espaço conforto,segurança e ótima relação custo benefício

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem