O colecionador de automóveis antigos Reginaldo de Campinas publicou em seu site (clique aqui para acessá-lo) sua nova descoberta: um Ford Escort XR-3 1985, com apenas 955 quilômetros rodados - carro 0KM, plásticos originais nos bancos e carpetes, e parado desde que seu proprietário morreu, em 1985.

Ford Escort XR-3 1985

Segundo o site, o carro foi adquirido janeiro de 1985, mas o proprietário original faleceu em um acidente no Pantanal, e o irmão não deixou que o carro fosse vendido. 30 anos depois o irmão morreu e o empresário de Campinas comprou o carro e o lavou, revelando estar em estado inacreditavelmente novo - talvez este seja o Escort XR-3 da primeira série mais novo que exista.

Ford Escort XR-3 1985

As imagens exigem com precisão as linhas esportivas do hatch esportivo da Ford - que permeou, junto com o VW Gol GT 1.8 - os corações e mentes dos jovens dos anos 80 de 90.

Ford Escort XR-3 1985

O Ford Escort XR-3 adotava um motor quatro cilindros CHT 1.6, movido exclusivamente à álcool, que, com a ajuda de um carburador duplo Weber 40, atingia 82,9 cavalos @ 5.600 RPM e torque máximo de 12,8 Kgfm @ 4.000 RPM.

Ford Escort XR-3 1985

Esse motor estava associado a uma transmissão manual de cinco marchas, e o conjunto conseguia acelerar o hatch de 934 Kg de 0 a 100 Km/h em 14,34 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 165 Km/h, segundo teste da Revista Quatro Rodas.

Ford Escort XR-3 1985

O consumo de etanol, em cidade, era de 8.02 Km/l, enquanto em estrada, vazio, atingia 11.69 Km/l - nada mal para um esportivo.

Estética chamativa - interior luxuoso

O que mais chamava a atenção no XR-3, porém, era sua estética ostensiva, com quatro faróis de neblina na dianteira, uma série de adereços aerodinâmicos - incluindo um enorme aerofólio traseiro em borracha, e rodas de liga-leve de 14 polegadas montadas em pneus de perfil baixo.

Ford Escort XR-3 1985

Completava o visual o teto solar de acionamento manual, que abria na função basculante, ou entrava dentro do teto.

Ford Escort XR-3 1985

O interior não deixava por menos, e era uma combinação de luxo, requinte, esportividade e tecnologia.

Ford Escort XR-3 1985

A esportividade estava nos bancos esportivos, volante de diâmetro reduzido e nos adereços vermelhos na decoração, mas o luxo chamava a atenção nos revestimentos aveludados, o painel completo, com ar-condicionado e itens vistos somente em carros importados, como vidros e travas elétricas.

Ford Escort XR-3 1985

O Escort XR-3 era reconhecido também pelo ronco do escapamento, abafado, e específico do modelo.

Ford Escort XR-3 1985

Conclusão

Ford Escort XR-3 1985

Um Escort XR-3 como esse exemplar do empresário de Campinas, de fato, não tem preço. Quem tem não vende, mas pelo menos libera fotos na Internet e, em breve, um vídeo em seu canal do Youtube (clique aqui para acessá-lo), para que possamos apreciá-lo.

Fonte e fotos: Reginaldo de Campinas Mais fotos - clique aqui

74 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Eu, que vivi nesta época, a cor poderia ser a lendária AZUL MINERAL....este sim não teria preço ! ! !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive um '86 desse, azul mineral. Aqueles bancos Recaro eram maravilhosos, e mesmo a álcool era econômico: 9 Kms/l na cidade e 14 Kms/l na estrada.

      Excluir
    2. E tinha ar condicionado mas não tinha o teto solar. O reservatório de água do lavador era aquele monstro que ficava no lado esquerdo do carro e ainda tinha esguicho para os faróis. Acho que levava mais água do que o radiador...rs

      Excluir
    3. Sensacional esse XR, nem tem o que falar, apenas faltou a tampa de alumínio fundido no cabeçote, pode ter sido subtraida ao longo desse tempo por ser algo tão desejado. Parabéns pelo belo carro.

      Excluir
    4. a tampa de aluminio só saiu no 84

      Excluir
    5. Nunca houve banco recaro na linha mk3, estes bancos passam a ser utilizados nas últimas gerações do mk4, acho que confundiram. Tive vários Escorts XR3 desde 1986 até 1993, todos Zero Km e me lembro muito bem.

      Excluir
    6. Estou resturando um Escort L do mesmo ano, ou melhor colocando os acessorios originais da epoca e adicionando o batente do xr3 e o esguicho. Esta inteiro só refiz pintura e couro dos bancos que por um descuido o cachorro rasgou, pois meu tio faleceu e o carro ficou um ano parado na garagem, tempo suficiente pro dog fazer um estraguinho na pintura e exterior. Carro esta do naipe do da foto.

      Excluir
  2. Na minha infância e adolescência eu era doido por esse carro, fico feliz por existir um modelo tão cuidado com essa idade.

    ResponderExcluir
  3. Faltou falar do acabamento soft touch. Aliás, nesta época, a Ford era sinônimo de conforto e bom acabamento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Ford era referência nisso, especialmente nos Escort e Del Rey Ghia.

      Já hoje... É pra chorar.

      Excluir
    2. E choro diariamente, pois tenho um Ka 2011, de acabamento sofrível.

      Excluir
    3. Pois é.... Choro diariamente, pois tenho um Ka 2011 e é sofrível o acabamento... Mas e o que temos pra hoje ne?kkkkkkk

      Excluir
    4. E choro diariamente, pois tenho um Ka 2011, de acabamento sofrível.

      Excluir
    5. O que matou a Ford foi a Autolatina. A aliança com a VW.

      Excluir
    6. Andres não fala isso não...minha belina 90 com motor AP, toda original e muito boa de mecânica da um show na maioria dos carros atuais, precisa ver quando pego a estrada e na parada vem um dono de honda (que ficou no vácuo) para ver a belezura!!!

      Excluir
    7. Vixi, quando eu tinha uns 6 anos de idade já sonhava em querer ter um Escort desse modelo aí, só que azul!

      Excluir
    8. A Ford se deu bem no caso da belina com o motor AP. Já os gols com o cht...Kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    9. Gol 1.0 e 1.6 CHT e o Escort Hobby CHT 1.0 são tristes em desempenho! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    10. Boa noite venho aki só pra dizer que tenho um escort hobby 94 sou oo quinto dono e estou vendo que vou ser o último também kkkk
      Não vou me desfazer dele nunca pois ele nunca
      Me deixou na mão

      Excluir
    11. Boa noite venho aki só pra dizer que tenho um escort hobby 94 sou oo quinto dono e estou vendo que vou ser o último também kkkk
      Não vou me desfazer dele nunca pois ele nunca
      Me deixou na mão

      Excluir
  4. Tinha que ter incluído a foto antes da lavação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui no link do Marcelo de Campinas (logo acima) e lá tem as fotos do Escort antes da lavação, vale a pena dar uma olhada.

      Excluir
  5. Apesar de não aparentar ter o a/c descrito na matéria, só tenho uma coisa a dizer, MARAVILHOSO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era bem raro um XR-3 1985 com ar, também não percebi o equipamento no cofre do motor e nos comandos localizados no painel. Mas é um acontecimento incrível, sem dúvida.

      Excluir
  6. essa noticia me surpreendeu, ja e raro encontrar algum escort dos anos 90 oq dira esse XR3 1985 em excelente estado de conservacao, me lembrei de um GL 1.6 cinza bristol 89 q minha mae teve de 94 a 2002

    ResponderExcluir
  7. Achava bem bacana essa versão XR-3 do Escort. A Volkswagen com os Gol GTS e GTi e a Chevrolet com o Kadett Gsi. Esses carros sim, tinham um ar esportivo.
    Esse Escort é uma raridade mesmo. Aqui, em Porto Alegre, tinha um Gol CL 1.6 ano 1988 com apenas 3 mil km originais para venda numa loja. Lembro também de uma concessionária Volkswagen que fechou na cidade de Estrela-RS, e o proprietário ainda mantém alguns carros daquela época que nunca rodaram. Link pra quem tiver interesse:
    https://www.youtube.com/watch?v=S63ecXwslas

    ResponderExcluir
  8. Uma verdadeira cápsula do tempo. E destaque para o excepcional acabamento da Ford à época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Tive um Escort GL 88 que mesmo depois de bem rodado, o acabamento praticamente não batia nada.

      Hoje, sem chance de voltar a ter um Ford...

      Excluir
  9. MARAVILHOSO !!!! Meu primeiro carro foi um 1986 Azul Mineral....Me lembro de algumas fotos de Airton Sena dirigindo um desses na Europa. Parabéns ao Reginaldo e ao Blog pela matéria.

    ResponderExcluir
  10. MARAVILHOSO !!!! Meu primeiro carro foi um 1986 Azul Mineral....Me lembro de algumas fotos de Airton Sena dirigindo um desses na Europa. Parabéns ao Reginaldo e ao Blog pela matéria.

    ResponderExcluir
  11. Esse Reginaldo de Campinas tem umas belas raridades no site dele.
    Esse Scort está praticamente zero, quem comprar ele vai ter uma bela peça para ostentar na garagem.

    ResponderExcluir
  12. Que saudade dessa época. Meu primeiro carro foi um Escort L 1984, branco. Álcool e absurdamente econômico andando na boa.

    Ganhei o carro em 1986 quando completei 18 anos. Tratava-o a pão de ló.

    Meu sonho era um XR3 desses, mas eu queria o Vermelho Rosso, que saiu nos modelos 1984 e 1985 e depois foi modificado em 1986 para um vermelho um pouco mais fechado.

    Motorzinho CHT que tinha o barulhinho característico de máquina de costura, que era das varetas de acionamento das válvulas. O comando era lateral, no bloco.

    No meu Escort L eu coloquei esse volante do XR3, que tinha uma pega excelente.

    Esse XR3 andava bem menos que o Gol GT, mas era um luxo só para a época. Acabamento mais bem cuidado, várias partes do interior do carro em acabamento macio. Quandoi saiu o 1987 então, foi um show. Pra mim o mais bonito deles.

    A Ford arrebentava no acabamento nessa época. Meu pai tinha um Del Rey Ghia 1986 e era show.

    Um desses aí vale ouro mesmo.

    Essa potência aí não está equivocada não? A Ford divulgava 86 cv na época.

    abraço,
    Marcelo Schwan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou resturando um Escort L do mesmo ano, ou melhor colocando os acessorios originais da epoca e adicionando o batente do xr3 e o esguicho. Esta inteiro só refiz pintura e couro dos bancos que por um descuido o cachorro rasgou, pois meu tio faleceu e o carro ficou um ano parado na garagem, tempo suficiente pro dog fazer um estraguinho na pintura e exterior.

      Excluir
  13. Na verdade são 2 faróis de neblina embaixo e 2 faróis de longo alcance em cima " conhecidos como faróis de milha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e esses redondos tinham uma alcance de 250 metros, na estrada era uma maravilha.
      Só tinha um ponto fraco que o que segurava-o na capa plástica era um "dente" frontal, que com pequena batida quebrava e deixava o farol pendurado...rs

      Excluir
  14. Esse escort está lindão e muito conservado. Daqui a um tempo valerá fortuna, e virar carro de museu. Essas fotos foram um verdadeiro túnel do tempo. Hoje está muito difícil encontrar essas raridades nesse estado. Bom lembrar da época em que a ford fazia bons carros. Hoje, infelizmente, a qualidade de seus carros tem caído.

    ResponderExcluir
  15. Eu tive um....!!!! Era muito lindo...!!!! Carrão.... Saudades.!!!!! Esse colecionador tem uma jóia...!!!!

    ResponderExcluir
  16. Só queria saber como foi feito para regularizarem um carro com 30 anos de papeis atrasados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei a mesma coisa. Não foi emplacado? Compro emplacar hoje?

      Excluir
    2. Eu vi as fotos dele empoeirado no Facebook.

      Ele está com placas amarelas ainda.

      Abraço,
      Marcelo Schwan

      Excluir
    3. Só precisa pagar os últimos dois anos dos documentos atrasados

      Excluir
    4. Só precisa pagar os últimos dois anos dos documentos atrasados

      Excluir
  17. Mais rápido que o Renegade. kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Maravilha. Sonho de consumo na minha juventude, mas honestamente não me atrai mais. O acabamento podia ser sofisticado para a época, mas os carros daquele tempo eram uma droga perto dos de hoje. Inseguros, com folgas, rapidamente portas batendo, vidros elétricos que não funcionavam, painel barulhento e por ai vai. É um erro querer compara-lo com um modelo popular hoje em dia, ele era top e deve ser comparado com um sedã médio. Não tenho saudades, apenas um leve saudosismo do meu Passat TS, mas quando entro em um carro atual, a saudade passa rapidinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está se referindo aos VW de Hj não ta nao? Inseguros, com folgas, rapidamente portas batendo, vidros elétricos que não funcionavam, painel barulhento e por ai vai... so pode ta falando dos VW atuais kkkkkk

      Excluir
  19. Mas o acabamento da Ford na época era muito superior às outras. Pra quem conhece a Ford dos anos 2000 é difícil acreditar, mas era mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Showw, meu pai teve um preto, não batia nada mesmo com 7 anos de uso, o KA que tive me 2010, com um ano parecia uma batedeira, saudades da época que Ford fazia carro bem acabado

    ResponderExcluir
  21. Meu primeiro carro foi um escort 1.6 GL preto a alcool muito bom, lembro como hj foi a maior alegria naquele momento, ai os tempos passaram, a ford tirou o escort de linha colocando o focus em seu lugar, mais ainda acredito que um dia o escort vai voltar para o brasil, ja tem na china ai quem sabe ele pode ate aparecer por aqui.

    ResponderExcluir
  22. Carro de sonho de muitos, hoje é um clássico nacional na mesma categoria do Gol GTI e Kadett GSI, há ainda a versão conversível desse XR-3 e do Kadett, mais raros ainda. Parabéns ao Car.Blog pelo belo artigo.

    ResponderExcluir
  23. Esqueceram de falar do PASSAT POINTER 1.8 com banco recaro, tive um, excelente carro!

    ResponderExcluir
  24. Meu esposo tem um na garagem. Achei o primeiro carro dele e restaurei, XR3 preto 85. Ficou lindo e original! Entreguei no aniversario de 48 anos.

    ResponderExcluir
  25. E o motor? Pouco rodado, mas está bom? Já que ficou muito parado?

    ResponderExcluir
  26. Sou fã do Escort até hoje. Tive um XR3-89, motor AP e mais outros três, todos muito bons e nada daqueles mitos ruins sobre o modelo.
    O Escort voltou a ser fabricado em 2015 na China e deve vir para o Brasil em 2016. A Ford errou em tirar essa marca do mercado em vez de preserva-la em cima do Focus.

    ResponderExcluir
  27. ..e tem mais novidade em breve. .outro xr3 84..preto. .com 000170 km...simplesmente okm..

    ResponderExcluir
  28. No site neste link http://reginaldodecampinas.com.br/raridades/escort-xr3-1984-0km-sem-uso-598 tem as fotos tem o antes e depois...

    ResponderExcluir
  29. Cesar Lima possuo um FOCUS 2009 comprei
    zero e estou muito feliz com ele até hoje e não pretendo troca lo por enquanto muito bom o carro!!

    ResponderExcluir
  30. Eu sei onde tem dois em curitiba muito mais conservados que esse ai, um com 7 km rodados... e pasmem, a placa é AAA-0001, a primeira 3 letras

    ResponderExcluir
  31. Que descoberta! Pena que era um xr3! Que de esportivo só tinha os ornamentos....

    ResponderExcluir
  32. O carburador era 32/34 e não 40. Os faróis de neblina eram os quadrados, embaixo do parachoque, os redondos eram de milha e só acendiam junto com a luz alta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carburador duplo estágio que bem regulado era econômico. E sem dificuldade de pegar no álcool.
      A boia original de grafite é que era o ponto fraco, encharcava à toa. A melhor coisa que fiz na época foi trocá-la por uma de plástico. Durava mais.

      Excluir
  33. Que sonho de carro. Escort é um carro que eu não compraria, mas se fosse um item de colecionador assim com certeza eu não resistiria.

    ResponderExcluir
  34. Não era weber 40... era uma weber 460 ...

    ResponderExcluir
  35. Tive um vermelho. Bons tempos. éramos felizes.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia a todos, veja fotos do antes e depois neste link http://reginaldodecampinas.com.br/raridades/escort-xr3-1984-0km-sem-uso-598

    ResponderExcluir
  37. A álcool - sem crase. crase é a soma de um artigo definido feminino a com uma preposição a. Não é possível que álcool, palavra de gênero masculino, seja precedida de um artigo feminino. Você, por acaso, fala: Vou na casa dA Marcelo? Não, né??

    ResponderExcluir
  38. fizemos uma postagem falando sobre o escort xr3 http://experienciasautomotivas.blogspot.com.br/2016/11/ford-escort-xr3-um-esportivo-injusticado.html

    ResponderExcluir
  39. Tbem sou dessa época cara eu era louco por Escort XR3 vermelho quem tinha era top.

    ResponderExcluir
  40. Simplesmente sensacional, dirigi vários XR3 desta época nos meus 20/21 anos e aos 22 comprei meu primeiro Zero Km , porém Escort L cinza nimbus ao menos da mesma cor que o da reportagem, pois o XR3 custava quase o dobro do L . Uma época de carros únicos e desejados, muita saudade . . .

    ResponderExcluir
  41. Também tive o primeiro de ser proprietário desta lenda, um ícone no Brasil! Xr3 foi desejado e cobiçado por todos que o viram 0km.
    O meu era um 87 azul 1.6 .
    Quem e esse colecionador?
    Na minha pequena coleção particular tenho um Pointer GTi94, um Monza Sr 85 e uma CB500 2002. Colecao que se estenderá brevemente ao Xr3 e ao diplomata.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem