O presidente da Volkswagen AG, Prof. Dr. Martin Winterkorn, enviou um vídeo, em alemão, com tradução simultânea para o inglês, onde ele esclarece o que está sendo feito dentro da Volkswagen em relação ao escândalo das emissões de poluentes de motores diesel nos EUA (veja mais detalhes aqui). Arualização: Martin Winterkorn renuncia ao comando da Volkswagen (veja aqui).


O vídeo do Sr. Martin Winterkorn nós reproduzimos abaixo, com legendas em Língua Portuguesa.



O executivo esclarece que a Volkswagen está trabalhando a toda velocidade para esclarecer irregularidades relativas a um software especial, utilizado em motores diesel, e diz que "é errado colocar suspeitas sobre muitos que trabalham duro e honestamente, em decorrência de um terrível erro cometido por poucos".

A VW informa que os novos veículos do Grupo Volkswagen com motores diesel que atendem à norma UE 6 na União Europeia estão em conformidade com os requisitos legais e as normas ambientais. O software em questão não afeta a dirigibilidade, consumo ou emissões. Isto dá tranquilidade aos aos clientes e concessionários.

Outras investigações internas realizados até agora apontam que esse software de gerenciamento do motor também está instalado em outros veículos do Grupo Volkswagen com motores a diesel. Para a maioria destes motores, o software não têm qualquer efeito.

As discrepâncias dizem respeito aos veículos com motores tipo EA 189, envolvendo cerca de onze milhões de veículos em todo o mundo. Um desvio notável de emissões de poluentes entre os resultados dos testes de bancada e utilização estrada real foi notado exclusivamente para este tipo de motor. A Volkswagen está trabalhando intensamente para eliminar estes desvios através de medidas técnicas. A empresa está, portanto, em contato com as autoridades competentes e com a Autoridade Federal Alemã de Transportes (KBA - Kraftfahrtbundesamt).

Para cobrir as medidas necessárias de serviço e outros esforços para conquistar de volta a confiança dos clientes, a Volkswagen reservou 6,5 mil bilhões de Euros em sua demonstração de resultados no terceiro trimestre do ano fiscal atual. Devido às investigações em curso os valores estimados estão sujeitos a reavaliação.

O Volkswagen acrescentou que "não tolera qualquer tipo de violação de leis de qualquer natureza. Esta é e continuará a ser a prioridade máxima do Conselho de Administração da Volkswagen até que a confiança perdida seja reconquistada". O Grupo VW irá informar o público sobre a evolução futura das investigações, constantemente e de forma transparente.

Atualização: Martin Winterkorn saiu do comando da Volkswagen AG (veja detalhes aqui). Novo CEO Será nomeado na sexta-feira, e será, provavelmente, o atual presidente mundial da Porsche, Matthias Mueller.

39 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. tem esse motor EA 189 aqui no brasil?
    qual o motor da amarok?

    ResponderExcluir
  2. País de gente séria é isso, homem faz a coisa errada mas veio pedir desculpas, assumiu o erro... se fosse japonês, se suicidava no final do video.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi o que aconteceu com o presidente da Toyota no escândalo do acelerador, pelo que me consta ele está vivinho da silva.

      Excluir
    2. haters tendo orgasmos! porém seus carros continuam levando pau de ap e tsi. e não adianta gritar quantos cavalos seu carro tem, que não vai adiantar. coloca do lado pra ver. bjo!

      Excluir
  3. Situação complicadíssima, que se agrava muito pelo fato de envolver o meio ambiente. Que paguem por tudo, mas que se recuperem com honestidade e transparência. Já começaram bem, admitindo e se pronunciando oficialmente.

    Curto os carros da VW e fiquei chateado com essa notícia, acho que muitos fãs da marca ao redor do mundo ficaram também. É uma pena.

    A história e o rico universo da Volks, com grandes clássicos como Fusca, Kombi e tantos outros não se "deleta" assim de uma hora pra outra, o apego emocional pela montadora continua, mas eles têm um longo caminho a percorrer agora, pra recuperar terreno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais complicado é que agora outros países vão investigar os carros que usam esse motor, se surgir problemas por lá ai a coisa vai ficar preta, infelizmente.

      No mais sigo contente com o up!

      Excluir
    2. Também tô satisfeito com o Up.

      Excluir
  4. Está rolando uma tempestade com copo d´água nesse assunto.
    É a maior e mais emblemática empresa automotiva do planeta, a mais tecnológica e a que faz os melhores carros. Então, quando dá uma vacilada dessa, a imprensa aumenta tudo exponencialmente.
    Mas a razão vai voltar e não vai demorar muito. Tem político na Alemanha já dizendo que está tudo muito exagerado.
    O caso é que o software desativa o controle de emissões em algumas situações. Ou seja, motor atende plenamente às normas, basta deixar os controles ativos.
    Então não é nada tão grave.
    E é claro que tem toda cada de sabotagem, que, inclusive, pode ser externa, pois a peça que contém o software é feita pela Bosch.
    Agora, gostei da mensagem do Presidente da VW. Foi claro, direto, e sem rodeios colocou os fatos que já estão apurados na mesa.
    Está claro que a alta direção da VW tanto nos EUA e especialmente na Alemanha foi pega de calça curta. Eles mesmos ainda estão atordoados e quase que não acreditando.
    A ficha tá caindo. E a serenindade vai voltar à imprensa.
    O que aconteceu não é correto, mas não é nada de outro mundo.
    Nos EUA sempre tem um escândalozinho automotivo...
    A Hyundai foi pega mentindo sobre consumo pela mesma EPA. Pediu desculpa, pagou uma multa, e bola pra frente.
    A GM já admitiu mais de 100 mortes ocorridas com seus carros por falha de sistema de ignição, que ela sabia e não quis fazer recall. Vai pagar 900 milhões de doletas de multa, e colocou a culpa na "velha GM".
    Até a Toyota, quem diria, foi pega mentindo sobre o acelerador do Prius, que acelerava tudo sozinho de vez em quando, provocou acidentes, e a Toyota disse que era o tapetinho, sendo que ela sabia que tinha falha em software. Pagou multa de 1.2 bi e beleza.
    Agora é a vez da VW. Algum mané na VW USA fez bobeira, e eles vão descobrir quem foi. Vai rolar uma multa, vão fazer um recall, e beleza.
    E sobre os 6.5 bi, é grana. Mas para a VW não muita. Ela tem, em cash, na conta, mais de 40 bi de euros. DInheiro suficiente para comprar FCA, FORD e GM JUNTAS.
    E o Martin Winterkorn foi o cara que tirou a VW do Marasmo em 2006 para se tornar a maior do mundo em 2015. para quem já fez isso, superar esse episódio é fichinha. E falo mais: a VW vai sair disso melhor do que entrou;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mimimi, vez um discurso gigante que de nada muda o fato da Volks ter dado uma bela pisada na bola, visto que com meio ambiente não se brinca!!!!!

      Excluir
    2. O up! ainda não foi líder do mercado depois de seu lançamento. A Saveiro não tomou a posição de líder da Strada depois da cabine dupla. O Golf não é líder dos médios. Você diz muita coisa achando que a VW é isso tudo que pensa, mas, poderia ser um pouco mais racional e não levar tudo na emoção, amando tanto a VW como você ama. Não existe tempestade em copo d'água, a VW admitiu e esse Software está presente em 11 milhões de veículos espalhados pelo mundo inteiro, então, isso é verdade e eles não fazem mais do que a obrigação de "investigar" o que eles fizeram de errado para manipular uma grande massa. E a VW não tem isso tudo de dinheiro no caixa não, são aproximados 17 bi em EURO.

      Excluir
    3. o problema todo é que a grande maioria dos mortais não está intelectualmente e espiritualmente preparada para ouvir e assimilar os ensinamentos do grande mestre carlos4carros. Daí essa toda essa discórdia e polemica quando ele posta um comentário exacerbado de sabedoria e entendimento volkswagenlístico. Mas um, um dia, a humanidade abrirá seus olhos e seu entendimento para ver, nessa mente superior e magnânima, o caminho a verdade e a superioridade do câmbio tiptronic! E ai daqueles que nesse dia, estiverem guiando um ford focus com cambio problemashift!!(sic Zidane)

      Excluir
    4. Tempestade em copo dágua uma ova. Só pra fanático mesmo é tempestade em copo dágua. As restrições ambientais, os limites de emissões estão aí, e eles não sai por acaso, meu caro. Deixe o fanatismo de lado ao menos uma vez. Os motores TDI eram vendidos como fortes (realmente são) e não poluentes. Mas tem um detalhe, ou é um ou é outro.

      Com certeza a VW vai dar a volta por cima, pois uma empresa que coloca um carro como up tsi num mercado brasileiro onde só tem bosta não pode quebrar.

      E antes de darem o mimimi pq falei do up tsi: experimentem, o carro é demais.

      Excluir
    5. Parabéns, Carlos!
      Há, embora raras, pessoas que sabem, com extremo conhecimento, interpretar uma situação com total imparcialidade (quem diria) e atento aos fatos, e somente à eles!

      Excluir
    6. Não adianta abrandar.
      Essa falha da VW é extremamente grave e severa.
      Pode não ter incorrido em consequências diretas que lesionasse pessoas ou ceifassem vidas, mas a quantidade de 40x superior ao limitotrófe acelera o consumo da vida de centenas de milhões de pessoas, assim como a vida do planeta ...

      Excluir
    7. bom o fato :
      Houve queda e haverá queda com perdas consubistanciais as ações da VW
      Manchou a imagem da fabrica alemão, pois o Grupo em si mentiu
      Ou petistamente falando apenas omitiu a verdade
      o fato real é que isso abala a VW
      e tanto que a chanceler Angela Merkel pediu transparencia
      vamos aguardar os fatos
      Mas tudo em nome dos lucros

      Excluir
  5. E começa o show de achismos e teorias da conspiração, esses vendedores da VW estão desesperados...

    Agora se as outras se atiraram do penhasco não tem problema em me atirar também, quanta hipocrisia...

    É extremamente hilário ver a que ponto chega o ser humano (ser exótico) justificar o injustificável e tentar tapar o sol com a peneira, se fizeram coisa errada que paguem pelos erros, parece o PT tentando desviar atenção apontando os outros sobre o que fizeram no passado.

    Por isso não consigo deixar o blog, sempre tem um para animar os comentários, o rei dos achismos ataca novamente...

    Só falta dizer que esse ato seja classificado como "Respeito ao Consumidor".

    ResponderExcluir
  6. Tempestade em copo de água sim!!!!!
    Se errou e assumiu o erro meus parabéns VW
    Os bons e os grandes também erro. .....
    Quando acharam um rato dentro de uma garrafa de de Coca Cola foi a maior conversa. ...
    Mais ela nem assumiu o b.o.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo... Só demora um pouco...
      Lembram do fox arranca dedo? Os relatos começaram em 2004 e o recall em 2008.

      E o ilustre motor ea111 ( maquina de costura) o qual eu também já fui vítima?
      A fabrica assumiu o problema, no entanto sem recall. Estendeu a garantia para estes motores. E para mim VW nunca mais.

      Apenas um adendo... Já trabalhei com equipamentos para fabricantes de bebida e posso dizer com absoluta certeza que é impossível um rato ser introduzido dentro de uma garrafa pet durante a produção, portanto é por isso que a coca não assumiu.

      Excluir
    2. Já achei um rato dentro de uma garrafa de cerveja, mas as garrafas são reaproveitadas. Numa garrafa PET pode ser mais difícil de entrar um objeto estranho, mas é possível sim.

      Excluir
  7. Cheguei a pensar em sabotagem, não foi.

    Interessante as grandes organizações de hoje, ficam amarradas a Sistemas para cuidar de formiguinhas e deixam passar elefantes.

    Todas as grandes organizações de hoje deveriam rever seus métodos de trabalho e conceitos, de auditoria, e principalmente, rever o reconhecimento e conceitos de liderança (quem é líder e quem se faz de líder). Dar menos valor aos MBAs e indicações por conveniência e sim aos "ficha limpa".

    Chega ser surreal o que está acontecendo com a Petrobras e agora com a VW AG, e mais escândalos virão, porque as grandes organizações estão sujas, poluídas por lideranças sem escrúpulos, tudo pelo poder e por seus objetivos, a famigeradas metas.

    Como perguntaram aqui, como fica a Amarok, a VWB deveria ser a primeira a se pronunciar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você sabe que não foi sabotagem?
      Nada está explicado ainda. A VW, como empresa séria que é, assumiu a responsabilidade por tudo. Isso não significa que ela é culpada.
      Aliás, a própria mensagem do Martin Winterkorn deixa isso bem claro: "é errado culpar muitos pelo erro de poucos".
      Detalhe: a peça foi feita pela Bosch.
      Não foram divulgados testes do motor 2.0 TDI com todos os sistemas de controle de poluição ativos, para saber se há ganhou ou não. Aposto que não haverá, o que indicará uma elevadíssima probabilidade de sabotagem.
      E as ações da VW estão subindo...
      A realidade dos fatos: a forma como a VW está lidando com esta questão é EXEMPLAR!
      A VW vai sair melhor do que entrou nessa crise.

      Excluir
    2. Desculpa aí Carlos, a VW AG já assumiu o erro, resta internamente descobrir como aconteceu, fazer uma limpa geral e vir a publico com os resultados, pagar multas , indenizações e recall, etc.

      Excluir
    3. Se vc levar pro lado monetário, prejuízos pra empresa, este escândalo da VW AG e US é pior que o da Petrobras. Já como acionista, o da Petrobras foi um arraso geral, perdas bilionárias para os pequenos investidores principalmente.

      Como fica a Amarok?

      Excluir
    4. Eddie, você está desatualizado e influenciado por besteiras que estão sendo escritas por aí.
      A VW assumiu a responsabilidade. E já deixou claro que a direção da empresa não sabia de nada.
      O Martin Winterkorn não esboça nem sinal de que vai sair. Ele está conduzindo a investigação sobre o assunto.
      E os responsáveis estão identificados.
      VW hoje subindo na Bolsa.
      Audi AG disparando na Bolsa.
      Aliás, todas as empresas do Grupo VW estão subindo hoje.
      Há altíssima probabilidade de sabotagem, ou interna ou externa.
      É claro que se houve sabotagem, mesmo assim a VW é responsável por resovler a questão. E é o que estão fazendo.
      E "resolver" não é tão difícil. Basta fazer um recall e atualizar o software da ECU. Simples.
      Os novos motores EU6 não tem esse software, isso já está claro. Então os modelos diesel vendidos na Europa neste momento não tem problema algum, assim como o novo Passat que acabou de ser lançado nos EUA, inclusive com um motor 2.0 diesel.

      Então, são IDIOTAS os que acreditam que uma vacilada dessa é resultado de uma decisão empresarial.
      O próprio Carlos Ghosn, CEO da Renault, declarou hoje que "seria difícil para uma montadora esconder internamente que atuou para falsificar dados de emissões".
      É óbvio isso. São muitas pessoas envolvidas, fornecedores, e etc. Não tem como esconder isso. Então é claro que não foi algo deliberado.

      Excluir
    5. Concordo 100% com as alegações do Carlos!
      Muita coisa ainda vai rolar, portanto tudo o que se diz ou especula é inócuo e precipitado!
      Concordo 100% quando alega que isso nada tem a ver com "estratégia"!
      Alguém aí acredita que o maior conglomerado automotivo mundial, com gestão alemã, vai se prestar a um papel desses?
      Parabéns pela brilhante postagem!
      Devo reconhecer que o Carlos bateu um bolão!

      Excluir
  8. Manezitas, fiquem tranquilas.
    VW subindo nas bolsas de valores hoje....
    E contratando o escritório Kirkland & Ellis LLP.
    Vai, vai, vai...vão pesquisar...vai...o que é...
    Já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria um otimo negocio comprar acoes da VW enquanto as mesmas caiu, pois temos certeza que ira subir...

      Excluir
    2. Engraçado... Nas noticias que vi... As açoes ja cairam 37% !

      E inclusive sobrou para a BMW... Caiu 10% !

      Excluir
  9. Tem uma boa reportagem sobre o assunto na DW (rede de midia alemã)

    http://www.dw.com/pt/escândalo-da-volkswagen-se-alastra/a-18728799

    ResponderExcluir
  10. esse problema nao envolve o BRASIL ate pq o unico modelo diesel a venda da marca aqui e a amarok

    ResponderExcluir
  11. Se os controles de emissão são ativados apenas em condições de teste, é óbvio que não ficam ativados por questão de performance, torque e consumo. Senão, não faria sentido.

    Para a VW, fica evidente que a economia que foi feita no desenvolvimento de motores realmente conformes com as exigências de poluição, e que tenha potência e níveis de consumo em padrão que agrade aos consumidores, foi a justificativa para esta artimanha. Afinal, centenas de milhões foram gastos em propaganda dizendo justamente isso, que os motores da VW/Audi/Porsche eram os mais limpos, mais economicos, e sem sacrificar torque e potencia.

    E os consumidores compraram os carros não apenas por conta da eficiência, mas também por acreditarem que o produto era realmente limpo.

    Achar que uma empresa pode ser "sabotada" após fabricar 11 milhões de veículos, achar que a própria fábrica não testa seus próprios veículos, é muita ingenuidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingenuidade é a sua que não sabe o que está falando.
      Os dados de consumo dos Golf, Jetta e Beetle com o motor 2.0 TDI Clean Diesel foram aferidos pelo próprio EPA nos mesmos testes de emissão, e são, de longe, os motores mais eficientes do mercado. Não há competidores para eles.
      E os testes de consumo do EPA foram feitos com os sistemas de controle de emissão ativos, pois são testes de bancada feitos simultaneamente às emissões, até mesmo porque o nível de emissão é medido para calcular a eficiência.

      Então, fica claro e óbvio que a VW não se beneficia em nada, no EPA, desse software, já que as emissões e o consumo são aferidos com os sistema de emissão ativos.

      Ou seja, se a VW não se beneficia dos numeros de consumo que são medidos pelo prórprio EPA, qual a lógica desse dispositivo?

      E digo mais: ingenuidade é achar que um executivo de uma empresa como a VW (só a maior do mundo) seria idiota o suficiente para tomar uma decisão que seria facilmente vazada para a imprensa e governo, e, pior, não beneficia em nada a empresa.

      Fica cada vez mais claro, que a VW parece cada vez mais vítima dessa história...

      Excluir
    2. E tem mais.
      Os motores 2.0 TDI ES 189 da VW já são bem superiores ao restolho que as outras empresas colocam no mercado.
      E isso fica claro pelos números de consumo do próprio EPA, que os mediu, evidentemente, com os sistemas de controle de emissões ativos.
      E, a VW, não contente, ainda lançou motores ainda mais eficientes e potentes, que são os TDI Clean Diesel aderentes à norma UE6 de emissões.
      E esses motores que estão no novo passat 2.0 diesel vendidos nos EUA, e esses não tem nem software que desativa emissões.
      Enfim, serenidade e razão voltando aos mercados. à imprensa ainda não,

      VW DISPARANDO na Bolsa hoje. Audi e Porsche idem.
      Será que vai ter manchete disso também?

      Excluir
    3. Me parece que estes motores não usam o sistema usado pelos outros fabricantes (conhecido por urea-SCR ou injeção de uréia), o que reduz o peso e a complexidade dos carros, portanto, sem este sistema, o custo total de fabricação cai consideravelmente.

      Todos se perguntavam porque a VW não possuía este sistema e ainda assim, era tão ou mais limpo que os outros.

      O que esta história tem provado até aqui é que o TDI Clean Diesel da VW, que magicamente podia dar ao luxo de não utilizar o sistema com uréia, na verdade não se tratava de mágica.

      A VW pode ter economizado na fabricação destes 11 milhões de carros sem este sistema, mas agora bilhões irão evaporar com as ações e indenizações em cascata.

      Mas só vamos saber com certeza quando entidades imparciais fizerem seus testes com emissões e consumo sem este software aplicado. Caso o consumo e a potencia caia consideravelmente com as emissões sob controle, os consumidores serão bastante prejudicados, não só com o produto que tem em mãos, como na hora que resolverem passar a bucha para frente na revenda.

      Excluir
    4. A VW pode ter economizado na fabricação destes 11 milhões de carros sem este sistema, mas agora bilhões irão evaporar com as ações e indenizações em cascata.

      Fica frio. As ações da VW estão subindo.

      Mas só vamos saber com certeza quando entidades imparciais fizerem seus testes com emissões e consumo sem este software aplicado.

      Já foi feito. Quer mais isento que o próprio EPA, que emitiu a notificação de não conformidade com a Clean Air Act?
      Os dados de consumo oficiais do motor 2.0 TDI Clean Diesel foram aferidos pela própria EPA durante a medição de emissões, e, portanto, com os controles de emissões ativos. E mesmo assim são muito inferiores aos demais.

      E, como se não bastasse, os atuais motores da VW diesel, que atendem à norma UE6 são ainda mais limpos e consomem ainda menos. E neles não há software que desativa controle de emissões.

      Excluir
  12. O mais famoso em que acontece ao redor no mundo, problemas - reação - solução. o que to querendo dizer é que é mais usado e mais poderoso método de manipulação mental e emocional em massa como está acontecendo em notícias espalhando no mundo inteiro. enfim, muitas vezes EUA adoram manchar empresa pra sufocar, com intenção de reduzir os numeros de vendas porque a administraçãode volks vai indo muito bem com a sua lucratividade, sendo mais rico do que outras montadoras. e ai os bando nos eua que tem olho gordo mete facada em qualquer tipo de empresa e seja lá o que for. não importa qual empresa!
    é isso mesmo, adora meter facada tentando engordar as multas para tomar sua grana na caixa!

    ResponderExcluir
  13. Alguém lembra aqui no Brasil o ocorrido com as VELAS de IGNIÇÃO BOSCH? Pois bem:

    Elas eram menos resistentes do que as velas que já estavam no mercado, modelo da própria Bosch e do concorrente, por questões contratuais, estas velas saiam nos carros de fábrica, dai o dito cujo dono do veículo instalava GNV, o que ocorria, a vela trincava internamente por não resistir a dissipação de calor. (grau térmico diferente - GNV aquece mais a câmara de combustão)

    Nem a montadora nem a Bosch chegaram a um senso comum, milhares de carros estavam no mercado com esse produto original de fábrica, pois atendia as especificações do fabricante. Mas quando caia na reparação independente era problema direto, o mercado por si queimou a marca Velas Bosch, dai a concorrente cresceu nessa falha e até hoje a Bosch não retomou seu lugar de destaque e vanguarda, pois foi deste produto que a Bosch nasce.

    Robert Bosch GmbH. Deve-se a ele o desenvolvimento da ignição por magneto e da bomba de injeção para motores a diesel. (wikipedia)

    Isso vai demorar, mas acredito na capacidade tecnológica do VW - GROUP para superar este fato, pois foi em 2015 a maior empresa do mundo em investimentos maciços em P&D. A maior de todas, algo notável, e de uma saúde financeira invejável. Num mundo cada vez mais caótico.

    ResponderExcluir
  14. Os motores diesel da vw eram os únicos que não utilizavam uréia para atender as normas anti poluição, inclusive no Brasil, está explicado então.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem