A Volkswagen America (USA) anuncia que, em sua linha 2016 de hatchs e sedãs - incluindo o Jetta, passa a oferecer uma série de recursos de assistência ao condutor que anteriormente só estavam disponíveis no modelo premium Touareg.

VW Jetta 2016

Esses novos recursos incluem: Aviso de Colisão Frontal, frenagem autônoma de emergência (Auxiliar Frontal); Piloto Automático Adaptativo (ACC); Assistente de Direção em Estacionamento (Park Assist); Active Lane Departure Warning (Alerta de saída involuntária de pista).

VW Jetta 2016

O Jetta 2016, assim como Beetle (Fusca), CC, e-Golf, Golf, Golf GTI, Golf R e Golf SportWagen passam a oferecer todos esses recursos, dependendo da versão.

VW Jetta 2016

Além disso, todos os modelos do Jetta (e Fusca também) passam a vir de série com o sistema Post-Collision Braking System Automatic, que já é de série no Golf e Touareg.

VW Jetta 2016

Este sistema de segurança usa informações dos sensores do airbag para ajudar a evitar colisões secundárias. A seguir a detalhamento de funcionamento desses sistemas de segurança, e em quais modelos cada um estará disponível.

Adaptive Cruise Control (ACC)

VW Jetta 2016

  • O Adaptive Cruise Control (ACC) utiliza radares dianteiros para manter a velocidade programada e ao mesmo tempo manter uma distância definida para o veículo da frente. O motorista define a velocidade e o espaçamento desejado através de botões no volante multifunções e pode usar o acelerador, pedal de freio, ou volante para cancelar ou substituir a função ACC. Todas as mensagens do sistema aparecem no visor multifunções central.
  • Quando a estrada à frente do veículo estiver vazia, o sistema mantém a velocidade definida. Modelos Golf, Touareg equipados com transmissões automáticas e ACC podem ser parados totalmente de forma autônoma. Já no Jetta em todas as versões, e Golf com transmissão manual, o ACC deixa de operar abaixo de 36 Km/h.
  • Esse sistema é de série em CC V6 4Motion e passa a equipar, como opcional, Golf, Jetta TSI/TDI e Touareg.
Aviso de Colisão Frontal com frenagem autônoma (Front Assist)
  • O Aviso de Colisão Frontal ajuda a alertar o motorista de situações críticas de colisão frontal, por meio de avisos sonoros e visuais. Caso o motorista não tome providências para evitar a colisão, o sistema aciona automaticamente os freios. E, mesmo se o motorista aplicar o freio, mas em intensidade insuficiente, o sistema aumenta automaticamente a pressão no pedal para evitar a colisão.
  • Esse sistema é de série em CC V6 4Motion e passa a equipar, como opcional, Golf, Jetta TSI/TDI e Touareg.
Monitor de Ponto Cego
  • O Monitor de Ponto Cego usa dois sensores de radar na parte traseira do veículo para verificar o tráfego se aproximando e ajudar a alertar o motorista sobre perigo potencial em pistas adjacentes. Se o controlador aciona a seta para indicar uma mudança de faixa enquanto que um veículo é detectado em um ponto cego, o sistema utiliza um símbolo de LED que começa a piscar na área exterior dos espelhos laterais. O sistema é projetado para funcionar em específicas; objetos parados ou veículos que se aproximam não disparam avisos, nem no caso de veículos distantes a mais de uma faixa.
  • O sistema de alerta de tráfego traseiro não apenas ajuda a alertar o condutor para veículos parados e andando na traseira, mas também ajuda a detectar veículos que se aproximam do lado que pode ser difícil para o motorista para ver, enquanto estiver andando de ré. Ele oferece uma margem considerável entre 19 e 24 metros, dependendo do modelo, e apresenta sinais visual e sonoro, antes de aplicar os freios se uma colisão potencial é detectada. O sistema é ativado selecionando a ré ou pelo sensor de estacionamento traseiro.
  • Esses itens passam a ser de série no CC, e opcional no Golf e Jetta TSi.
Lane Departure Warning (Alerta de Saída Involuntária de Faixa)

VW Jetta 2016
  • Se houver uma indicação de que o veículo está, sem querer, se afastando de sua faixa de rodagem na estrada, o sistema ajusta o volante automaticamente para manter o veículo na faixa, quando a velocidade é superior a 64 Km/h. A câmera do sistema reconhece marcações de pista visíveis (um lado é suficiente) e, utilizando um algoritmo especial, calcula o risco de o carro sair da pista. Se o motorista tira as mãos do volante por um período de tempo definido, ou o veículo cruza uma marcação de pista, o sistema emite um aviso sonoro e um sinal visual no painel de instrumentos, pedindo ao motorista para assumir.
  • O sistema funciona no escuro e mesmo em caso de neblina, mas não interfere automaticamente no volante caso não consiga detectar corretamente as marcações de pista. Entretanto, caso o sistema esteja comandando o volante de forma autônoma, o motorista pode "substituir" o sistema a qualquer momento através da aplicação de uma força mínima. A VW alerta que mesmo com tais sistemas, o motorista não fica dispensado da responsabilidade de tomar decisões conscientes de condução.
  • No caso do Touareg, o sistema incorpora todas as funcionalidades exceto a intervenção direta ativa na direção. Em vez disso, o sistema faz com que o volante vibre.
  • Esse recurso é de série no CC V6 4Motion, e passa estar disponível para toda a linha Golf.
Assistente de Estacionamento (Park Assist)

VW Jetta 2016
  • O Assistente de Estacionamento dirige o carro automaticamente em espaços de estacionamento paralelas ou perpendiculares. Depois de pressionar o botão de Ajuda de Estacionamento - uma vez para paralelo e duas vezes para perpendicular - o motorista só precisa ativar o pedal do acelerador e do freio, enquanto o sistema atua automaticamente na direção para executar a manobra de estacionamento.
  • Em velocidades abaixo de 40 Km/h, o sistema verifica vagas tanto do lado esquerdo quanto direito, em uma rua de mão única. Ao ativar o sinal de volta, o motorista estipula que lado da estrada que desejam estacionar diante.
  • Disponível na linha Golf.
Post-Collision Braking System
  • O sistema automático de Frenagem em Pós-Colisão baseia-se na premissa de que uma colisão é raramente uma única ação, instantânea, mas sim uma série de eventos que seguem o impacto inicial que pode causar colisões adicionais. O sistema automático de Pós-Colisão aplica os freios após uma colisão primária detectada pelos sensores do airbag, ajudando assim a reduzir a energia cinética residual e, por sua vez, reduzir a chance de danos adicionais.
  • De série em Fusca, e em todos os modelos Golf, Jetta e Touareg
Brasil

O Jetta passou a ser fabricado no Brasil, porém apenas na versão Comfortline. O Jetta TSI - versão que passa a dispor dos novos recursos - continua a ser importado do México, onde é produzido para atender o mercado norte-americano.



Dessa forma, é provável que essa versão Highline TSI do Jetta vendido no Brasil passe a dispor de tais recursos, ainda que como opcionais.

25 Comentários

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  1. Aqui não faria sucesso, do jeito que é entregue o nosso TSI brasileiro, é mellhor: Simples e discreto.

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  2. Único hatch médio que oferece piloto automático adaptativo: Volkswagen Golf

    Único sedã médio que oferece piloto automático adaptativo: Volkswagen Jetta

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    1. Único sedã médio com piloto automático porém com preço de seda grande.

      Focus titanium hatch e fastback com park assist, bI xênon, active city stop, abaixo de 100k.

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    2. Iniciativa que merece aplauso, não pelo piloto automático adaptativo, mas pelos outros recursos mais eficientes de segurança ativa, vejamos os mais importantes:

      1) Aviso de Colisão Frontal com frenagem autônoma (Front Assist);
      2) Monitor de Ponto Cego;
      3) Lane Departure Warning (Alerta de Saída Involuntária de Faixa)
      4) Post-Collision Braking System

      e na quinta posição o controle de cruzeiro adaptativo.

      Gostaria que nossos governantes pusessem especialistas no DENATRAN para acelerar a obrigatoriedade de sistemas autônomos de freagem de emergência, pois assim se evitariam colisões em trechos de neblina e outros de baixa visibilidade, o chamado engavetamento.

      Que a VW Brasil traga o JETTA 2016 com estes novos recursos.

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    3. Equipado com tudo isso iria para uns 140 mil...

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  3. Massa esse piloto automático adaptativo, aqui em Brasília uso direto piloto automático mas tem q ficar arrumando..
    http://www.bsbauto.com.br/

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    1. Vc está enganado!
      Focus fastback é carta fora do baralho!!!

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  5. Off Topic:
    Galera, hoje eu comprei uma Saveiro Cross 2015, a previsão de entrega é para semana que vem (sexta feira), ela é 15/15, cor branca e tem o revestimento dos bancos em couro sintético. Paguei 56K.

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    1. O cara sair de um Golf TSi para uma Saveiro Cross, efeito crise!

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    2. Na verdade não. Vendi o Golf por outros motivos, o dinheiro do Golf está intacto, não usei nem 1 centavo do dinheiro dele para comprar a Saveiro. Em outubro/novembro quero comprar outro Golf, porém um GTI, ou até mesmo um Civic Si ou Jetta Highline.
      Abçs.

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    3. Ah, de boa então, eu to precisando de uma pickup pra empresa, mas vou esperar a Oroch e a Toro pra ver se compensa. Saveiro e Strada eu passo longe. Rsrs
      Abs.

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    4. Só não entendi o motivo da Saveiro.
      Trabalho, Acelera?

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    5. Vi uma Oroch aqui na minha cidade domingo passado e achei interessante.

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    6. Rafael/yashiro,
      Sim, também é por este motivo. O outro motivo é que eu gosto muito de fazer trilha de moto. ou seja, é útil ter uma picape nessas horas e eu costumo andar por umas estradas ruins as vezes. Eu também olhei uma Montana 2010, o carro tinha 25 mil quilômetros se não me engana, porém achei ela bem frouxa e acabei não fechando negócio.
      Abraços.

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    7. Achei a saveiro mais frouxa que a montana.

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    8. Qual Saveiro você se refere Alexandre? A Saveiro Cross atual (equipada com o EA211 1.6 16v) é bem mais forte que a Montana.
      Abraços.

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    9. A saveiro comum, cabine simples. A Cross nunca dirigi.

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    10. Ah sim, as comuns realmente tem um desempenho insatisfatório, agora a Cross 1.6 16v anda bem, aliás, anda um pouco mais que a Strada Adventure 1.8 16v pelo que eu andei lendo.
      Abçs.

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  6. Pelas fotos dá pra ver que agora vem com o Discover Media tb.

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  7. Esse Jetta parece um Santana com Facelift !!

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  8. O piloto automático do novo Focus tb é adaptativo?

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    1. Gabriel, o Piloto Automático do Focus não é adaptativo ele é o convencional, abs.

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