O veículo mostrado nas imagem tem preço sugerido de R$ 99.239 reais, resultado do preço básico do Jetta Highline (R$ 93.239 reais) acrescido do valor do teto solar (R$ 4.127) e mais a pintura metálica (R$ 1.222 reais).
Essa combinação de cor prata com interior preto é uma opção mais conservadora, não tão atraente - à primeira vista - quanto o interior em couro bege, mas certamente bem mais prática, pois tende a sujar menos e ser mais fácil de manter em bom estado no dia à dia.
Essa versão Highline do Jetta 2015 é equipada com o motor quatro cilindros 2.0 TSI de 211 cavalos @ 5.550 RPM e torque máximo de 28,6 Kgfm @ 2.000 RPM,l associado a uma transmissão automática DSG de seis marchas.
O resultado em termos de desempenho é exemplar, sendo o sedã médio mais rápido e veloz do mercado, com aceleração de 0 a 100 Km/h em cerca de 7,6 segundos (a fábrica mede 7.2 segundos ao nível do mar), e velocidade máxima superior a 240 Km/h.
Desempenho e consumo
Os dados abaixo (oriundos da Revista Motor Show) mostram a diferença de performance do Jetta TSI com gasolina comum (azul) e com gasolina Podium (vermelho).
A aceleração de 0 a 400 metros é executado em 15,4 segundos com gasolina comum e em 15,3 segundos com gasolina Podium.
O consumo em cidade (ciclo urbano) fica em 9,1 Km/l com gasolina comum, e melhora para 9,8 Km/l com gasolina Podium.
Já em estrada (ciclo rodoviário), o Jetta 2.0 TSI chega a 12,3 Km/l com gasolina Podium e 12 Km/l com gasolina comum.
Os números de performance e consumo do Jetta Highline TSI mostram que se trata de um carro com um conjunto mecânico bastante eficiente, que é capaz de entregar desempenho digno de um carro esportivo, mas com consumo comedido.
Para dar conta desse nível de performance, o Jetta Highline conta com suspensão traseira independente multi-link, além de sistemas de segurança ativos como controle de estabilidade, controle de tração, 6 airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina), assistente de partida na subida "Hill Assist" e bloqueio eletrônico do diferencial "EDS e XDS".
Itens de série
O Jetta Highline, sendo a versão topo de linha, já vem bem equipado mesmo sem pacotes de opcionais, trazendo sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, 8 alto-falantes, ar-condicionado digital de duas zonas "Climatronic" com refrigeração no porta-luvas, direção elétrica, display multifuncional colorido com computador de bordo, fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX, iluminação da placa de licença em LED, lanternas traseiras escurecidas com iluminação em LED, revestimentos dos bancos em couro sintético "Native", rodas de liga leve Aro 17" - "Lancaster" com pneus 225/45 R17, sistema de som com CD-Player RCD 510 com Bluetooth, tela touchscreen,MP3, CD-changer (6 CD's) e Aux-In e volante multifuncional em couro com comandos do sistema de som, computador de bordo e "shift paddles, entre outros itens.
Dimensões
O Jetta é um sedã médio com comprimento de 4,659 metros, 2.651 metros de distância entre-eixos, 2,020 metros de largura e altura de 1,473 metros. O resultado é um bom espaço interno tanto para passageiros dianteiros quanto traseiros.
O modelo pesa 1.376 Kg, e o porta-malas tem capacidade volumétrica de 510 litros.
Conclusão
O Jetta Highline é o "lobo em pele de lobo mesmo". O seu visual é sóbrio e elegante, mas suas linhas transmitem uma esportividade não muito característica de sedãs médios - o que acaba sendo o grande diferencial desde modelo frente aos demais sedãs médios do mercado.
O aspecto que surpreende é o seu preço bastante competitivo, abaixo do valor pedido pelo Corolla Altis (este com preço acima de R$ 100 mil reais), porém com um conjunto mecânico bastante superior e mais itens de tecnologia e de segurança.