O Volkswagen up! tem um porta-malas com 285 litros de capacidade volumétrica, sendo que esse volume pode ser dividido em dois sub-compartimentos por meio do sistema S.A.V.E. Entretanto, dependendo da conformação interna, o espaço pode ter sua utilidade comprometida. Assim, resolvemos fazer o "teste do carrinho de bebê" - um dos testes mais rigorosos de usabilidade do porta-malas; quem tem (ou teve) filho pequeno sabe.

Volkswagen up! - porta-malas

Para realizar o teste, escolhemos um carrinho de bebê de tamanho médio, da marca Burigotto, para saber se era possível colocar o carrinho dentro do porta-malas do up! sem fazer o rebatimento do banco traseiro.

Volkswagen up! - porta-malas

O primeiro teste foi com o carrinho devidamente dobrado, e tentamos colocá-lo dentro do porta-malas com a plataforma do sistema S.A.V.E. na posição inferior e a cobertura do porta-malas no local.

Volkswagen up! - porta-malas

Como se pode ver na imagem acima, não foi possível acomodar o carrinho.

Volkswagen up! - porta-malas

Então partimos para a segunda opção, que consistia de tirar a cobertura do porta-malas, e tentar acomodar o carrinho de forma a poder fechar o porta-malas normalmente, se "forçar a barra".

Volkswagen up! - porta-malas

E, como mostramos nas imagens, com a cobertura do porta-malas retirada conseguimos acomodar o carrinho de bebê dobrado, e ainda sobraria um bom espaço para acomodar outros objetos. As imagens abaixo mostram a tampa do porta-malas fechada e o carrinho em seu interior.

Volkswagen up! - porta-malas

Além disso, fechamos a tampa do porta-malas sem problema algum, indicando que o carrinho de fato cabe no porta-malas do up!.


O vídeo abaixo mostra as operações.



Conclusão

Um dos aspectos interessantes do up! é a versatilidade do seu porta-malas em face das dimensões do carro. Quem tem criança sabe que colocar um carrinho de bebê no porta-malas não é das tarefas mais simples, pois esses apetrechos são em geral bastante desajeitados.

Volkswagen up! - porta-malas

E, como mostrado neste post, o porta-malas do up! foi aprovado nesse teste, o que não deixa de ser surpreendente em face das dimensões externas reduzidas do up!.

46 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. e o fim mesmo!
    na boa sei q falam 280Lt mas acho q nào tem, em Gol sim tem 285Lt e cabe qualquer carrinho de bebê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os 285L anunciados só existem no Take up! pois não tem o S.A.V.E. e nem aqueles suportes laterais que roubam muito espaço, mesmo assim os poucos carros que já vi medirem a capacidade volumétrica sempre acaba sendo um pouco menor que o informado.

      Excluir
  2. O porta-malas do UP é bastante fundo (profundidade vertical), mas pouca área.
    Andei uns dias num New Fiesta hatch, que tem um porta-malas semelhante ao do UP, porém menos profundo e a área parece maior.
    Pra quem tem filho pequeno é meio complicado. Meu cunhado tinha um Celta, optou por um Renault Logan justamente pelo porta-malas grande (510 litros).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é caro André, o pessoal se atenta muito aos números, mas há que se considerar outros aspectos, como funcionalidade, por exemplo.

      Excluir
    2. Verdade, Leandro.
      Outra coisa importante é a abertura do porta-malas.
      Tem alguns sedans com porta-malas de boa capacidade (até mais de 500 litros), mas que possuem o bocal de abertura pequeno e inviabiliza levar algumas cargas, como uma TV de tubo, por exemplo.
      Abs

      Excluir
    3. Exatamente.....rsrs....minha BMW tem esse problema. Já o Logan....nossa, já carreguei colchão e guarda-roupas...rsrs

      Excluir
    4. Cara essas tv's nem são mais vendidas . Creio que nunca se basearam nisso para fazer a boca do porta malas. Não será agora com as tvs de leds que farão isso.

      Excluir
    5. Tenho um sedan mas prefiro a versatilidade do hatch.

      Excluir
  3. So cabe o carrinho também. Todo o resto vai onde? Só quem é casado e tem filho sabe do que estou falando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá para ver que sobra muito espaço na parte de baixo do carrinho, então dá para colocar muitas coisas lá.
      Não é só o carrinho não. Leva muitas outras coisas.
      E só para constar: no Ka esse carrinho não entra nem a pau. Nem se quebrar ele inteiro.

      Excluir
    2. O Versa é a pior opção de todas, pois é extremamente inseguro. Não tem ISOFIX e foi reprovado no Latin NCAP com 2 estrelas em teste de impacto na dianteira, e 1 estrela na traseira. Fora que não tem comércio, e a desvalorização é elevada.

      Quem quer um sedã compacto, com grande espaço no porta-malas, a melhor opção é o Etios Sedan, com amplo espaço no banco traseiro e porta-malas infinito de 560 litros.

      Outra opção bem interessante é o SpaceFox, com tamanho de sedã e é uma station!

      Excluir
    3. kkkk da pra ver q tem mto espaço? kkk

      Excluir
    4. Este bedot Rj é um fanfarrão, o Up humilha o versa até neste site. Mas interessante ele falar que este site é o mais rigoroso do mundo e termos o lantin ncap e o euro ncap como o mais conceituado!

      Excluir
    5. O com que certeza você faz estas afirmações? O up! Já foi testado no IIHS por acaso? Se não foi, ficar falando de possível resultado de um teste puramente empírico não passa de achismo.

      Excluir
    6. O Versa é a versão sedã do March. E o March é o carro que o próprio diretor da Nissan reconhece que é de baixa qualidade:

      http://www.car.blog.br/2015/07/nissan-reconhece-baixa-qualidade-do.html

      Então, se a própria Nissan diz que o March/Versa são de baixa qualidade, por qual motivo tem fanboy aqui recomenando-o?

      Recomendando carro que a própria montadora admite que é boqueta? Fala sério. Versa jamais. Ford Ka é outro carro de baixa qualidade. Não vale a compra.

      Quem precisa de espaço tem duas opções boas: Etios Sedan ou VW SpaceFox. O resto nem deve ser considerado.

      Excluir
    7. Queria que me explicassem como um carro é aprovado num teste "mais rigoroso" e reprovado em um menos rigoroso?? Não tem lógica alguma e o Versa é mais feio que encoxar mãe na pia pra ter um versa que nem caber na vaga cabe prefiro um Classic. o porta malas é do mesmo tamanho e custa 10 mil a menos

      Excluir
    8. O que não tem lógica é acreditar em papo de quem não entende de carro. O Versa foi testado e aprovado no mais rigoroso (IIHS) e não foi testado no menos rigoroso (Latin Ncap). É simples assim. Quanto à sua opinião sobre o design do Versa, é a mesma de muita gente a respeito do Up. Irrelevante para o que se está discutindo. Feio ou não, é um carro vendido no mercado mais exigente do mundo, o americano. Uma exclusividade dentre todos seus concorrentes no Brasil. Como o assunto do tópico é espaço interno, para um cliente que precise disso e tenha orçamento restrito a R$ 40mil, o Versa 1.0 é uma opção incomparavelmente superior ao Voyage 1.0.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Tira a tampa e deixa em casa. Óbvio. Se vc vai sair com o carrinho, vai sair de casa. Então basta deixar a tampa em casa.

      Excluir
    2. Não é óbvio nada. Se de repente tiver que pegar o carrinho em algum local fora de casa sem prévio aviso (para "quebrar o galho" para alguém) aí a tampa já é problema. E outra, se tiver que fazer uma parada obrigatória no meio do caminho aí o carrinho a mostra já vira objeto de desejo para os inimigos do alheio.

      Excluir
  5. Se for viajar já complica, não sobra espaço para malas maiores

    ResponderExcluir
  6. Uma coisa que faz falta ao UP é aquele rebatimento tipo 1/3 ou 2/3 do banco traseiro.
    Meu carro anterior, um Focus 2008, tinha esse sistema. É muito prático para carregar uma carga maior. No Focus, eu conseguia colocar uma bicicleta de criança aro 20 no porta-malas e ainda levava uma pessoa no banco traseiro. Outra coisa que faz falta é iluminação no porta-malas. Se precisar trocar um pneu à noite, ou pegar alguma coisa no porta-malas, vai ter que ser no escuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Montadora realmente é religião pra alguns.

      Excluir
    2. Lucas Pereira, tá de sacanagem?
      Carregar lanterna? E pilhas também?
      Não seria mais fácil a montadora colocar uma simples luzinha no porta-malas?

      Excluir
    3. André, essa foi a economia mais porca que já vi por parte da VW...

      Como vou instalar som amplificado vai ser possível instalar tal iluminação com o botão para ligar ao abrir a tampa.

      Excluir
    4. Pois é, Five.
      Os caras se gabam da alta tecnologia (motores turbo, engenharia alemã, 5 estrelas nos crash test, direção elétrica, maps and more, etc), mas não colocam uma simples luzinhas pra iluminar o porta-malas.

      Excluir
    5. Faz falta, sim!
      É muito incômodo, ter que clarear aquele espaço com luz alternativa.
      Eu uso a lanterna do celular, mas o desconforto é terrível.

      Excluir
  7. querem carregar muitas coisas? compra um sedam ou uma picape! Não dá pra ser pequeno por fora, ter um espaço mais ou menos pros ocupantes e ter um porta malas de 350L ... a menos que criem um UP! Sedam!

    ResponderExcluir
  8. NÃO DEU! Não adianta forçar não deu! E tem mais, não dá para carrinho e bolsa do bebê que é uma mala pequena... iUp! É para trabalho e solteiro. Família não rola.Vão de Versa!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se levar ao pé da letra realmente o carrinho não coube no porta-malas pois invadiu um espaço não computado, mas nesse caso são outros "500"...

      Excluir
    2. O espaço não é computado nos 285 litros, mas é computado no espaço de cobertura removida. E a cobertura é removível exatamente para ser removida. Se não pudesse ser removida, não seria removível.
      O Fato é que o carrinho cabe no up!.

      Excluir
  9. Não tem mistério. Os únicos hatches de entrada q tem um pouco mais de espaço são o sandero e talvez o hb20. Se vc quer um carro pequeno com espaço excepcional, vá de fit. Tenho um e cabe o carrinho deitado e reto, não inclinado.

    ResponderExcluir
  10. É exatamente por.isso que muitos possíveis compradores do Up! vão a concessionária e acabam saindo com um Gol. Não dá, para quem tem sequer um filho, o carro se torna pequeno. O carrinho tem muitas outras qualidades, mas para quem constantemente precisa carregar um pouco do bagagem, o Up! não é indicado.
    O problema é que o Gol nem de longe passa da modernidade do Up!, o que resta fazer é esperar o Gol MQB.

    ResponderExcluir
  11. Bem tenho um carrinho parecido, as rodas traseiras são ate maiores. Tentei colocar nos seguintes carros: C3 modelo novo: Tinha que tirar as rodas da frente, apesar da citroen dizer que tem 300 litros não cabe, no Fox sem o banco corrediço não cabe nem tirando as rodas. No new Fiesta cabe sem tirar as rodas. Em todos não tirei o tampao so porta mala e nem tiraria. Seria perigoso em um acidente este carrinho acertar meu filho no banco de tras. Resumindo. No UP tb não cabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evidentemente que no up! se retirar as rodas vai caber com mais facilidade ainda.
      E o espaço do porta-malas acima da cobertura está lá para ser usado, pois, afinal, a cobertura é removível exatamente para ser removida. Se não pudesse ser removida, não seria removível.
      O Fato é que o carrinho cabe no up!.

      Excluir
  12. Filho pequeno = Carrinho, cadeirinha (ou bebê conforto), bolsas para levar mamadeira, fraldas e etc, em muitos casos a mãe quer ir no banco de traz junto com a criança. No fim das contas, dá-se um jeito de colocar todas as coisas, mas apesar de tudo que o up! pode oferecer, não e a situação mais adequada para ele.

    ResponderExcluir
  13. Filho pequeno = Carrinho, cadeirinha (ou bebê conforto), bolsas para levar mamadeira, fraldas e etc, em muitos casos a mãe quer ir no banco de traz junto com a criança. No fim das contas, dá-se um jeito de colocar todas as coisas, mas apesar de tudo que o up! pode oferecer, não e a situação mais adequada para ele.

    ResponderExcluir
  14. Aí chamam quem compra um Clássic de burro, mas é por esses motivos....

    ResponderExcluir
  15. Vamos falar sério. No site de Ofertas VW, o move up está sendo oferecido por 39990 e o Voyage 1.0 completo, pelo mesmo valor. A pessoa tem família e filho pequeno, é lógico que vai comprar um Voyage. Nem vai cogitar olhar o pequeno up.

    ResponderExcluir
  16. Uma vez dei carona para um casal de amigos com um filho, e, não sei se o carrinho era menor que esse, mas coube, e com folga. Não houve necessidade de remover a tampa.
    Meu Up é um Take.
    Abs.

    ResponderExcluir
  17. Uma vez dei carona para um casal de amigos com um filho, e, não sei se o carrinho era menor que esse, mas coube, e com folga. Não houve necessidade de remover a tampa.
    Meu Up é um Take.
    Abs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem