O Volkswagen Golf GT 2013 é a versão "esportiva" do Golf 4,5 vendido no Brasil até 2013. Não era um "esportivo" de verdade, pois sua configuração mecânica era a mesma do Sportline, ou seja, motor 2.0 8V associado com transmissão manual de cinco marchas, ou automática TipTronic de 6 marchas.


VW Golf GT 2.0 Automático 2013

O modelo das fotos está com 14.000 Km rodados, e tem preço de mercado sugerido pela Tabela Fipe de R$ 54.000 reais. Tendo em vista que quando 0KM esse carro era vendido a R$ 66 mil reais, sua desvalorização média anual é de 4,7% - baixíssima, sobretudo para um carro que já tem uma nova geração no mercado, o Golf 7. Isso acontece porque o Golf 4,5 é um carro de elevadíssima liquidez. Um modelo em bom estado raramente dura mais de uma semana anunciado, tamanha é sua procura no mercado de usados.

VW Golf GT 2.0 Automático 2013

Esteticamente o Golf GT 2.0 se caracteriza por rodas de alumínio de 17 polegadas com desenho diferenciado, retrovisores e aerofólio traseiro em preto, além de emblemas alusivos à versão na grade dianteira e nas soleiras de portas.

VW Golf GT 2.0 Automático 2013

Entretanto, o que mais chama a atenção no Golf GT 2013 é a atualidade de seu design (veja detalhes clicando aqui). O fato de a VW ter usado linhas limpas e sem modismos faz com que a estética dos seus carros fique atual e não envelheça mesmo com a chegada das novas gerações. O estilo desse Golf 4,5 é contemporâneo, simples e belo.

Comportamento dinâmico

Andando, o Golf GT 2.0 TipTronic traz as tradicionais e excepcionais características dinâmicas que tornam o Golf um dos carros mais icônicos do mundo. A suspensão tem o compromisso ideal entre conforto e esportividade - e o resultado é que, em curvas, somente pilotos profissionais serão capazes de atingir os limites deste carro. Para motoristas comuns, é como se andasse sobre trilhos, tamanha é a segurança que transmite.

VW Golf GT 2.0 Automático 2013 - interior

Além disso, o Golf GT 2.0 TipTronic é extremamente prazeroso de ser conduzido. Hoje, entre os carros nacionais de produção, somente o golf 7 seja comparável a este carro em termos de prazer ao dirigir.

VW Golf GT 2.0 Automático 2013 - interior

Isso é resultado da posição de dirigir perfeita, dos bancos esportivos (que, em função de sua ergonomia e estrutura firme e confortável, não cansam mesmo após longas horas seguidas de condução), volante na medida ideal, tanto em termos de diâmetro quando de esforço. A transmissão automática tem um funcionamento que beira a perfeição, extremamente rápida, mas ao mesmo tempo silenciosa e que produz trocas de marchas que somente são percebidas se o motorista prestar muito a atenção.

VW Golf GT 2.0 Automático 2013 - painel

Além disso, essa transmissão conta ainda com opções "S", de Sport, que deixa o carro com comportamento mais esportivo, e "TipTronic", que permite trocas manuais de marchas.

VW Golf GT 2.0 Automático 2013

De qualquer forma, a opção "D" parece sempre a mais adequada, pois o sistema de gerenciamento da transmissão parece ler os pensamentos do condutor e comutar as marchas para a mais adequada em cada situação.

VW Golf GT 2.0 Automático 2013 - intnerior

Outro ponto que concorre de forma paralela para o prazer ao dirigir é o excepcional acabamento interno. O painel totalmente emborrachado, peças externas e internas muito bem encaixadas, e a elevada rigidez à torção da carroceria, tornam o interior do Golf um local praticamente imune a ruídos parasitas, mesmo com o carro já contando com bons quilômetros rodados.

VW Golf GT 2.0 Automático 2013

O desempenho também agrada bastante, já que o motor 2.0 8V Flex, de 120 cavalos com etanol e 116 cavalos com gasolina, oferece muito torque desde as mais baixas rotações. O resultado é um carro extremamente ágil tanto em baixas quanto elevadas velocidades. O Golf 2.0 TipTronic GT está sempre disposto, com respostas ágeis, tanto em cidade quanto estrada.

VW Golf GT 2.0 Automático 2013

Em termos dimensionais, o Golf GT 2.0 TipTronic 2013 mede 4,204 metros de comprimento e conta com entre-eixos de 2,515 metros. O espaço interno é mais adequado para quatro passageiros, mas pode levar cinco, sem o mesmo conforto. O porta-malas tem 330 litros.

Equipamentos

O Golf GT 2.0 TripTronic vem de série com ABS com EBD, duplo airbag dianteiro, sensor de chuva e retrovisor interno antiofuscante automático, ar-condicionado com comando digital (Climatronic), sistema de som com CD player e conectividade Bluetooth (que permite streaming de áudio), além de entradas para cartões SD e USB.

VW Golf GT 2.0 Automático 2013

Há também piloto automático, alarme com chave do tipo canivete com telecomando, vidros elétricos nas quatro portas com função um toque, faróis de neblina, lanterna de neblina, computador de bordo, volante revestido em couro com comandos multifuncionais (do piloto automático e do sistema de som), entre outros itens.

Conclusão

O Golf GT 2.0 TipTronic é um carro que, apesar de seu projeto do final dos anos 90, ainda hoje é um carro extremamente atual, seguro, prazeroso de ser conduzido (só superado pelo Golf 7), com comportamento dinâmico próximo à perfeição.
VW Golf GT 2.0 Automático 2013

O resultado disso tudo está expresso na excepcional liquidez no mercado de usados, e na baixíssima desvalorização.

25 Comentários

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    1. Depende mto. Tive um Sportline Limited Edition 1.6 manual 2013 e o seguro era 2300 reais....
      Varia mto pela idade, CEP, etc.

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    2. tive um limited edition 2013 tb e foi 2700...cara, foi o melhor carro q já tive..eu só tenho 2 anos de carteira e já tive alguns carros e dirigir alguns por algum tempo : civic, gol,ford ka (novos),tiida, a3, golf, c4 hatch, golf gti, polo, ônix, punto,etc... não tem nenhum que chega ao pé do golf ao prazer ao dirigir tanto que estou voltando para ele

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    3. Tenho um GT 2012 com todos os opcionais de fábrica, sou solteiro, e pago menos de 2.000,00 no seguro.

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    1. Estava interessado em um, no início do ano passado e o seguro, cotando em várias seguradoras, ficava entre 4000 e 5000 reais. Isso porque era a versão 1.6...

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  3. Aproveitando o assunto que é VW e já que tocaram em prazer ao dirigir, ontem busquei o up! e vou ter que admitir, estou impressionado com o potencial do carrinho! Anda muito bem para um 1.0, é bem econômico e o ar-condicionado também me surpreendeu muito, além do mais é muito gostoso de se dirigir!

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    1. dos carros nao premium, o up so perde em prazer ao dirigir para o golf. Mais ninguem. E realmente inacreditavel o quao agradavel e o up em qualquer situacao de uso. E o melhor de tudo e que ele lembra muito o golf no comportamento dinamico, ajuate de suspensao, ergonomia w etc. E o verdadeiro mini-golf o up.

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    2. Estamos pensando em um up! para minha esposa apenas para uso urbano. E o seguro?

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    3. O meu ficou em R$1520,00. Pode comprar sem medo, o carrinho é muito bom!

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    4. 1.020,00 com franquia reduzida.

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    5. O meu ficou pouco mais R$ 2000

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  4. Era um Carro legal para quem não está afim de gastar muito e queira um veículo confiável e bem acabado. Eu jamais compraria pois tem coisa muito melhor atualmente, defasado demais.

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    1. Que carro pode ser melhor que esse ate 55 mil?Por qual motivo?Eu não vejo nenhum

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    2. n tem nenhum nessa faixa de preço melhor que o golf....nem civic e corolla é

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    3. Civic e corolla são otimos carros, mas sera que encontra um 2013 por 55mil?

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    4. Infelizmente não, agora dizer que esse golf ai é melhor que um corolla e civic 2013 é uma grande mentira, sem desmerecer o carro que é realmente uma nave, mais não é melhor que civic e corolla nunca.

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  5. Esse carro tem um defeito incontornável pra mim... muito apertado.

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  6. Em 2010 eu comprei um carro médio da GM, Não tem nem de longe a mesma qualidade construtiva, quer de acabamento, quer de refinamento técnico, mas era mais barato globalmente a mais espaçoso... Minha prioridade na época.

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  7. Golf GT G4,5 é "avis rara", quem tem não vende, quem procura não acha. E o Golf 7 (TSI e GTI) made in Germany já vai no mesmo caminho.

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    1. Eu tenho um GT manual praticamente zero, só não é mais raro que o GTI, que por sinal é impossível de encontrar um em bom estado.

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    2. Mais de dois anos se passam entre esse seu comentário e o que estou escrevendo agora.

      Tinha um 2013/2014, Sportline, Limited Edition, 2.0 com câmbio automático. Rodei 88.000 Km com o carro sem nenhum problema sequer. Confortável, robusto, manutenção barata, seguro honesto, performance deixava a desejar, mas ainda assim, de longe o melhor carro que já tive. O GT 2013 era exatamente o mesmo carro, porém com opção de câmbio manual (O Limited Edition 2.0 só tinha automático) e o volante no GT não tinha a base reta. Um primo tem esse modelo. Muito mais gostoso de dirigir que o automático (apesar do pênalti de conforto) e eu sou até hoje apaixonado pelo carro.
      Troquei meu Golf por um Jetta Highline, 2.0 TSi, 211 cavalos, DSG e o escambau, muito satisfeito com o carro mas, vou falar a verdade: sinto falta do Golf, mesmo sendo um 4,5.
      Não trocaria meu Jetta por um Civic ou Corolla nunca na vida. Esses japoneses vivem de estorinha no Brasil. Blábláblá não quebra, blábláblá seguro barato, blábláblá wiskas sachê. Mas se eu encontro um GT 2013 com todos os opcionais manual em estado de novo, juro que pensaria muito nessa volta.

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