O presidente mundial da Fiat Chrysler Automobiles, Sergio Marchionne, ofereceu sua empresa para fusão com a General Motors, no final do último mês de março.


A oferta foi feita por meio de um e-mail enviado diretamente à CEO da GM, Ms. Barra, no qual Marchionne relacionou as vantagens estratégicas de uma combinação dos dois pesos pesados da indústria automotiva, e pediu uma reunião com a diretoria da GM.

Ocorre que a análise de Sergio Marchionne não interessou à Barra a outros executivos da GM. E o pedido de reunião foi sumariamente rejeitado.

Fonte: The New York Times

16 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Com isso a GM voltaria a ser a maior do mundo, imagino eu.

    ResponderExcluir
  2. A verdade é que a Fiat Chrysler está desesperada.
    A FCA é a mais endividada de todas as montadoras, e o seu estágio de desenvolvimento está muito atrás das demais.
    Enquanto as outras já têm carros elétricos desenvolvidos e a venda, a FCA só tem o Fiat 500e e mais nada.
    Carros híbridos da FCA? Já ouvir falar? Não.
    Carros de condução autônoma da FCA? Já ouvir falar? Não.

    Precisa sair do zero e desenvolver isso para poder competir com as demais. Mas como se tem menos dinheiro que as outras, já que vende menos e ainda é mais endivididada?

    Situação é desesperadora da FCA.

    O problema maior é que o Sergio Marchionne quer uma "fusão", e não quer, pelo menos por enquanto, ser "adquirido", pois a VW já fez proposta de comprar a FCA e ele fez doce...por enquanto...

    Pode ser que tenha que vender a operação inteira para a VW daqui a um tempo por um preço muito mais baixo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tem uns buracos no que você disse. A começar que a FCA foi a que mais teve lucro dentre as 3 [nem mais tão] grandes e a Fiat já desenvolvia carros elétricos desde o primeiro Panda.

      Excluir
  3. Para o consumidor é uma ótima noticia. Enquanto forem grupos diferentes pelo menos haverá alguma concorrência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo como essa situação da Fiat possa beneficiar o consumidor.
      A Fiat não tem dinheiro suficiente para investir nessas novas tecnologias, então não vai oferecer nada de novo ao consumidor, a não ser velharia recauchutada.
      Não adianta, o mercado precisa de mais consolidação. O certo seria a FCA sendo vendida para o Grupo VW. Isso seria fantástico para o consumidor, pois a marca Alfa Romeo seria reavivada...
      O renegade poderia ser equipado com um motor 2.0 TSI. e o Diesel teria tração 4 Motion no lugar desse sistema obsoleto que tem.

      Excluir
    2. Seria péssimo! Alfa Romeo com cara de Gol e Renegade com sistema de tração que atola antes de perceber que precisa jogar a tração para as rodas traseiras.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. A Fiat tá levando pau na Europa. A fusão com a Chrysler é um "ou vai ou racha", mas pelo jeito, a italiana não tem muito tempo pra esperar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Quando realizaram aquela manobra com a Ferrari, tipo separando ela do grupo, tive o sentimento que a compra da Chrysler era uma aposta de alto risco com muitas chances de arrastar tudo para o buraco.
      Governo americano acho que não move mais nada para salvar, e tenho duvidas se o governo italiano vai fazer alguma coisa...

      Excluir
  5. A gm tambem esta quebrada, nos estados unidos so se salva a ford no qual desfez de suas marcas para se fortalecer , e encarar a crise economica automobilistica mundial, e na Europa a volks e a que se sai melhor, a fiat nem carro fabrica mais na Italia com a propria marca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se der errado a tendencia seja de lotear...Ferrari fica com os Agnelli, Fiat para os Chineses e assim vai.

      Excluir
  6. Tb acho que isso tudo vai acabar nas mãos dos Chineses. Dinheiro eles tem. Pelo menos o acabamento Fiat já é padrão Chinês. Kkkkk

    ResponderExcluir
  7. rapaz....... essa mistura vai da certo? eu acho que nao vai nao.

    ResponderExcluir
  8. Vai rolar um Fiat Cherry já já... a Tata é dona da Land, a Peugeot-Citroen é DongFeng...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem