A Fiat-Chrysler revelou hoje o primeiro modelo de sua nova família de carros médios - o sedan Aegea. O carro estará à venda na Turquia a partir de novembro, e na sequencia será lançado em 40 países na Europa, Oriente Médio e África.

novo Fiat Linea 2016

A Fiat irá adicionar uma versão hatchback e também uma variação station wagon do Aegea, dando à marca uma linha renovada nesse segmento importante no mercado europeu.

novo Fiat Linea 2016

O sedan Aegea estreou hoje (20/05) na Turquia, e todas as três variações de carroceria serão fabricadas na planta que a montadora mantém em Bursa, noroeste da Turquia.

novo Fiat Linea 2016

A nova família de modelos substitui o sedan Linea e o hatchback Bravo, mas o seu nome não será Aegea. Aegea é o nome de projeto, que presta homenagem à Turquia e "representa uma ponte simbólica entre o Oriente e o Ocidente". O Mar Egeu encontra-se entre a Turquia e a Grécia.

Os nomes dos modelos serão anunciados no segundo semestre de 2015, juntamente com mais detalhes comerciais.

Os carros são baseados na plataforma que a Fiat usa para construir o Fiat 500L, o 500X e também o Jeep Renegade.

O sedan substitui o Linea e vai competir com o Peugeot 301 e Skoda Rapid em mercados na Europa Oriental e Turquia. O hatchback irá substituir o Bravo e será vendido principalmente na Europa Ocidental no segmento liderado pelo Volkswagen Golf.

Novo Fiat Linea 2016 - interior - painel

Em termos dimensionais, o sedã, com 4,5 metros de comprimento, é ligeiramente mais longo e mais largo que o Linea, e será oferecido com dois tipos de motores a gasolina e dois diesel, com transmissão automática ou manual e com potências compreendidas entre 95 cv e 120 cv. O modelo diesel mais eficiente oferecerá 25 Km/l de consumo, segundo a Fiat.

novo Fiat Linea 2016 - espaço interno

No que respeita à tecnologia, haverá um sistema de infotainment com uma tela de 5 polegadas colorida sensível ao toque, Bluetooth, streaming de áudio, leitor de texto e reconhecimento de voz como padrão e uma câmera traseira de estacionamento opcional.

A Fiat disse que no sedã há espaço suficiente para acomodar confortavelmente cinco adultos e uma capacidade de bagagem de 510 litros.

A versão hatch, substituto do Bravo, chega no próximo ano, enquanto a versão station ainda não tem data confirmada de lançamento.

30 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Carro muito bonito e econômico pelo q disseram, mas se chegar aqui na Banânia, deve vir pelado, sem ESP/ASR e custando uma bagatela de 100k! Afinal, tem quem pague! Querem apostar?

    ResponderExcluir
  2. Muito Bonito. A Fiat tem potencial para brigar no seguimento de médios, tem que usar suas armas (que por sinal tem muitas, ainda mais agora com a fusão com a chrysler). Quanto com quem ele vai disputar o mercado não sei dizer, mas com esse Seat e Ford não será, ele parece ser muito superior a estes.

    ResponderExcluir
  3. Não sei o que a Fiat quer com esse desenho. Não gostei nem um pouco.
    Começa que não é inovador, já que tem claras inspirações no desenho do atual BMW Série 3. A coluna "C" e cópia idêntica do BMW Série 3. O farol idem. Já a traseira eles usaram o desenho o antigo Mercedes Classe C.
    Na lateral há um excesso de linhas de estilo, e isso vai cansar e não vai demorar muito.
    Ou seja, já nasce com um desenho cansado e obsoleto.
    Desenho sem identidade com nada da marca.
    E o interior é sem funcionalidade.
    Enfim, péssima qualidade esse design.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde eu sei, ninguém da FIAT disse "desig especialmente feito para agradar o leitor Carlos."
      Sai dessa, tua opinião não é levada a sério por ninguém, imagina pelos designers da FCA.

      Excluir
    2. bom eh meu golf que de longe lembra o Fox! sqn... qual o problema do interior que e chupado do corolla e do fluence?

      Excluir
    3. Calcidis, Carlos! Olha q acho o Jetta um carro show de bola (bonitão e tals!), mas convenhamos: esse carro da FIAT tá um espetáculo e por não ser um VW vc vem c/ esse discurso de design e comparativos c/ a BMW?! PELAMORDIDEUSIS!!!!

      Excluir
    4. Será que o novo passat tem alguma semelhança com o algum BMW? A lateral por inteiro e de um bmw.



      Excluir
    5. Amigos não adianta o "doutor" Carlos, só entende o próprio gosto e ponto de vista como bom, qual credibilidade pode ter uma pessoa que acha o Up melhor que um Renegade.

      Excluir
    6. Amigos não adianta o "doutor" Carlos, só entende o próprio gosto e ponto de vista como bom, qual credibilidade pode ter uma pessoa que acha o Up melhor que um Renegade.

      Excluir
  4. bmw + fusion + mercedes e ficou bom mesmo assim! se mantiver o preco do atual e puserem o 2.4 do freemont passa o cruze e o sentra facil!

    ResponderExcluir
  5. Até que enfim a Fiat conseguiu fazer um Sedan bonito. Mesmo reconhecendo que tem detalhes que lembram outros carros, mas qual não tem?
    Agora os caras aqui na Banânia que resistam ao ímpeto de colocar mais uma vez o 1.8 E-Torque. O 2.4 da Freemont uma opção, mas acho beberrão demais. Sei lá, mas que é belo, isso é.

    Agora o empregado da VW viu 2 ou 3 fotos do carro e já conseguiu verificar que o interior não é funcional...

    Um gênio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa as observações, concordo plenamente. Principalmente com relação ao "gênio", hehe...

      Excluir
    2. A fiat já fez sedãs bonitos, no seu tempo tempra e marea eram muito bonitos.
      O problema dos médios da fiat é a manutenção cara e nunca haver continuidade, todos os médios morreram na primeira geração, ao invés de uma nova geração todos foram descontinuados e isso é sacanagem.
      O consumidor perde muito dinheiro quando o seu carro é descontinuado, marea e linea poderiam ter continuado a se chamar termpra, assim como este novo.

      Excluir
  6. é sempre na turquia... india...os lançamentos, depois vem o refugo pra cá custando o olho da cara...o visual desse carro agrada mas esse motorzinho de 120 cv é desanimador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ai é motor Diesel, o torque dele deve ser na casa dos 22 kgfm, o que seria suficiente para deixar o carro bem legal.

      Excluir
  7. Design de chorar. A Fiat acabou mesmo.....nada a ver com a história da marca....muito triste terminar dessa forma.

    ResponderExcluir
  8. frente de fusion, lateral de BMW e fundo de civic Si... mas ficou bonito... vai vir muiiiiittoooooo caro e como sempre, mais um Marea na área...

    ResponderExcluir
  9. A Fiat ou é burra ou é cega!

    O motor e câmbio do Alfa 4C são magníficos, e eles não exploram! Insistem nessa porcaria antiquada de eTorq sem torque.

    ResponderExcluir
  10. Essas saídas de ar condicionado na barriga e esse acabalento, lembram meu Palio. Ai no brasil vão manter o motor do Lienea, assim como o cambio dualogic. kkkkkkkkkkkkkkkkk. Não obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei a mesma coisa sobre as saídas de ventilação. E não consigo gostar desses painéis com linhas mais arredondadas que a Fiat tem adotado. Por fim: "infotainment" de CINCO polegadas? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.

      Quanto ao design, à parte lembrar outros carros, ficou bonito. Gostei em particular dos detalhes da grade frontal.

      Excluir
    2. Mesma posição das saídas do 208/2008, não vi ninguem reclamando deles.

      Excluir
  11. Visualmente, anos luz melhor que o Linea e Bravo atuais. Tomara que preste, pois será interessante para o mercado ter carros melhores neste segmento.

    ResponderExcluir
  12. Audi, é você camuflado de fiat? kkkk. Essa frente é igualzinho!

    ResponderExcluir
  13. Entrem nesta materia do carblog e vejam se nao é uma copia barata do suprasumo FORD...
    http://www.car.blog.br/2014/07/ford-fusion-2015-recebe.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade, é o projeto Peugeot 301, abortado no Brasil. Carro de baixo custo, mas preço elevado. Roubada.
      https://murrugadesign.wordpress.com/2012/05/24/peugeot-301-novidade-para-o-salao-de-paris/

      Excluir
  14. Venhamos e convenhamos, ficou lindo. Tomara que seja mesmo o substituto do Linea aqui.

    ResponderExcluir
  15. Falam tanto dos carros da AUDI, para mim são inspirados nos Alfas, Walter Silva, designer chefe da AUDI atualmente, foi contratado a preço de ouro quando era o designer da Alfa Romeo.

    ResponderExcluir
  16. Bem amigos, seria legal se viesse com preço acessível pois quando os lançamentos vêm pra nós, acho que pagamos todos os custos da fabrica e o dobro mais.....o valor vem dobrado......
    E particularmente, respeitando a opinião de todos, eu gosto do Linea....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem