O Volkswagen up! I-motion objeto de nosso teste de longa duração já superou os 5.000 Km, com percurso misto 30% rodovias, 10% estradas de terra e 60% cidade (São Paulo), tendo se mantido íntegro e sem qualquer ocorrência.

Volkswagen up! I-motion

O consumo aferido médio desde no último mês foi de 11,4 Km/l de gasolina. As condições de trânsito são as informadas, e o carro andou 100% do tempo com o ar-condicionado ligado, e sem qualquer preocupação com economia de combustível.

Volkswagen up! I-motion

Dentro dessa média de 11,4 Km/l, a pior média aferida foi de 9,88 Km/l, enquanto na melhor medição conseguimos 12,1 Km/l.

Volkswagen up! I-motion

Esses números mostram duas coisas. A primeira é que o computador de bordo do up! é otimista com relação ao consumo, sempre informando médias acima de 13 Km/l - algo que não se verifica na prática.

Volkswagen up! I-motion

A segunda é que este modelo tem se mostrado menos econômico (em torno de 20%) nos mesmos percursos que o modelo com transmissão manual, o Move-up! que também estamos testando (veja detalhes aqui).

Volkswagen up! I-motion

É importante considerar, porém, que o up! manual já está com cerca de 20.000 quilômetros rodados, de modo que entendemos que as médias de consumo do up! I-motion podem melhorar com o desenvolvimento do teste.

Comportamento em cidade

Durante o último mês o up! I-motion foi usado na cidade de São Paulo, e, em muitos casos, em situações de congestionamentos - onde ele provou ser uma escolha adequada para esse tipo de situação.

Volkswagen up! I-motion

De fato, a transmissão automatizada I-motion ao não exigir trocas de marchas ou acionamento de embreagem se mostrou extremamente confortável e reduz significativamente o stress no trânsito.


Volkswagen up! I-motion - interior

Em estrada o comportamento geral do up! I-motion é exemplar, com a transmissão alocando as marchas corretas em todas as situações. As reduções de marchas são muito rápidas, e, por vezes, imperceptíveis - evidenciando o ótimo acerto da transmissão I-Motion do up!.

Conclusão

O Volkswagen up! I-motion reafirma todas as qualidades do up! com transmissão manual - agilidade, ótimo acabamento, muito prazer ao dirigir, silêncio interno - mas acrescenta uma dose adicional de conforto, em função da ótima transmissão I-motion.

Volkswagen up! I-motion

Por enquanto, o único "porém" é o consumo um pouco mais elevado, algo que esperamos que melhores com o avanço da quilometragem.

11 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Consumo dentro do esperado para um automático/automatizado.

    Já havia comentado, quanto mais pesado o trânsito mais otimista é o cpu de bordo do up!, já fiz média que deu 2,5km/l a menos na caneta, no trânsito livre ele fica bem mais preciso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que o computador de bordo não considera o consumo horário e sim o consumo em função da distância percorrida. Ou seja, quanto mais tempo o veículo permanecer parado com o motor em funcionamento, maior será a diferença entre as médias do C.B e o verificado manualmente.

      Excluir
    2. Aqui com o carro parado a média vai caindo, logo considera todos os fatores, até no meu antigo escort rs 98 o cpu de bordo fazia a média correta.

      Excluir
  2. O imotion do nosso cross up, apresenta um consumo um pouquinho pior que o nosso high up!, também, embora uma diferença menor que o do post!
    Quanto ao computador de bordo de ambos, ao contrário dos do blog, são bem precisos, diria, uma diferença desprezível!
    Usamos muito o imotion no trânsito do dia-a-dia e se torna ideal para essa situação!
    Já o manual, é excelente na estrada!
    Plenamente satisfeito com o carro!

    ResponderExcluir
  3. Uma das vantagens do cambio automatizado sobre o automático não era justamente não prejudicar o consumo em relação ao manual?

    ResponderExcluir
  4. E o Carlos? Cadê o Carlos?? kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Algum engano por aí. No teste do Inmetro, o consumo foi idêntico, 0,1 para mais ou menos, cidade e estrada. A transmissão(automática) do UP está entre as melhores do mundo, melhor até que a do fox, Ela é eletro mecânica e não da qualquer problema ou manutenção. Tive um mecânico e agora estou com automático, e não vejo qualquer alteração. Coisa de brasileiro, pois lá fora só se usa esse no UP, e em muitos outros carros. Em Frankfurt andei em um, e tirando o belo acabamento lá, só anda melhor um pouco devido a qualidade do combustível.

    ResponderExcluir
  6. Tenho Up 2918/2019 com câmbio i-Motion é um Honda Civic 2018 automático e posso dizer com certeza o carinho e o câmbio são muito bons! Fora a economia anda muito mais no Up do que no Cívic o carinho é muito prazeroso de dirigir, quem faz um teste drive acaba comprando um Up mesmo que manual o carrinho é um espetáculo à parte!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem