O novo Volkswagen Passat 2015 foi eleito o Carro do Ano Europeu de 2015 - premiação atribuída pela revista Car Magazine, que contempla um júri de 58 jornalistas especializados de 22 países.

novo Volkswagen Passat 2015

O novo VW Passat superou uma lista que finalistas que tinha BMW Série 2 Active Tourer, Citroen C3 Cactus, Ford Mondeo, Mercedes Classe C, Nissan Qashqai e Renault Twingo.


A vitória do Passat foi folgada, já que conseguiu 340 pontos.

novo Volkswagen Passat 2015

Essa pontuação é quase 100 pontos a mais que o segundo classificado, o Citroën C4 Cactus, que ficou com 248 pontos.


O Mercedes-Benz Classe C de nova geração ficou em terceiro com 221 pontos.


O Passat venceu concorrentes por apresentar engenharia que "transpira qualidade", nas palavras do editor da Car. Além disso, é o modelo mais leve de sua categoria, ligeiramente menor que o Mondeo (Fusion), mas é bem mais espaçoso internamente, além de contar com interior mais sofisticado.



A tecnologia aplicada ao Passat também foi um destaque: auto-condução em engarrafamento, piloto automático no caso de detecção de perda de capacidade de condução por parte do motorista.

Histórico da Volkswagen no Carro do Ano

A vitória do Passat é a terceira de um carro da VW nos últimos cinco anos: Polo em 2010, e Golf em 2013, também foram eleitos.


O prêmio Carro do Ano europeu começou a ser aplicado em 1964, sendo o de maior prestígio da indústria automotiva.

Linha 2015

O novo Passat, em todas as suas versões, é um dos carros mais bem sucedidos internacionalmente e, com 1,1 milhão de unidades vendidas, é uma das séries de maior volume do Grupo Volkswagen em todo o mundo. Agora em sua oitava geração, o best-seller é considerado um dos mais inovadores automóveis em sua classe.


Graças a avançados métodos de engenharia, foi possível introduzir no modelo um design consideravelmente mais dinâmico (incluindo carroceria mais baixa, maior distância entre eixos e rodas com maior diâmetro). Apesar do comprimento interno inalterado, o novo Passat cresceu consideravelmente.


Ao mesmo tempo, as últimas tecnologias foram agregadas ao carro. Elas incluem sistemas como o Active Info Display (mostrador ativo de informações) - um conjunto de instrumentos digitais totalmente novo, o head-up display extensível e sistemas como o Rear Seat Entertainment (entretenimento para o banco traseiro) baseado em aplicativos para tablets, o Front Assist com Frenagem Urbana de Emergência e Monitoramento de Pedestres, além de três outras estreias globais: Emergency Assist (o veículo para em caso de emergência), Trailer Assist (manobras assistidas com reboque) e Traffic Jam Assist (assistente de engarrafamento de trânsito).

O novo Passat é oferecido com dez opções de motores turbo com injeção direta, a gasolina e diesel, que cobrem um espectro de potências que vai de (88 kW) 120 cv (206 kW) 280 cv.

22 Comentários

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  1. Apesar de eu não gostar muito de sua aparência, esse carro é uma obra tecnológica, uma grande engenharia, sem dúvidas é um grande carro. O que mata o Passat aqui na Bananalândia é o preço exorbitante (não apenas dele), desde que me conheço por gente nunca ví um Passat aqui nas ruas de Fortaleza/CE.

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  2. Merecido, é um baita carro, porém na minha opinião o prêmio deveria ser da Merdeces classe C que está incrível nessa geração.

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  3. Esse Novo Passat faz os concorrentes(Fusion, Camry, Altima e Accord) parecerem de categoria inferior. Realmente uma obra de arte, acabamento sensacional e tecnologia embarcada fora de série.

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  4. leio o blog q acho que estou na europa, tantas materias europeias e uma única montadora é citada

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  5. Esse merece. Particularmente gosto do estilo dele. Passa requinte e solidez. Sem falar na tecnologia da plataforma MQB que tem revolucionado os carros da VW.

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  6. Achei que a vitória iria ficar com o Passat ou com a C-Séries.
    Mas não entendi o que esse carro da Citroen, que me recuso a classificar perante os colegas, faz no meio dos dois.

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  7. a culpa desse carro nao ser sucesso aqui eh da vw q alem de usar o motor do jetta mete a mao no preco dele completo essa parada sai 160 mil! sou mais meu fusion ecoboost quarenta mil mais barato!

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  8. Um senhor automóvel. Que não é pro meu bico. Esse modelo não é o vendido aqui. Quando chegar vai salgar ainda mais o preço. O Fusion não é um carro ruim, e é mesmo vendido daqui. A diferença de preço dá pra levar um UP completão de troco. Mesmo sendo fã da vw fica difícil de pensar. Se eu tivesse e não tenho dinheiro pra comprar iria pro fusion que é outro carraço.Mas por enquanto vou de UP durante a semana e "velho" passat 2006, que tá novinho, não troco, não vendo, não empresto.

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    1. Bom dia Igor, com toda sua experiência profissional qual a razão do fusion não utilizar o câmbio powershift? confia na qualidade da linha mundial da ford produzida por aqui ou nos importados argentinos (muitas reclamações dos materiais, unidades industriais e mão-de-obra nacionais)? Não sou fanboy mas concordo totalmente sobre o atraso da GM (exceto cruze) e Fiat (campeã somente com o popular Pálio, com todo respeito). Reconheço que a hyundai elevou o nível da competição e o prazo de garantia significa confiança no produto testado, espero que as outras montadoras sigam o exemplo. Sobre segurança a toyota vai resistir até o fim enquanto os consumidores de corolla não entenderem os benefício do ESC e ASR. Acho o fusion (mondeo lá fora) muito grande, pesado e beberrão (fora o híbrido claro), principalmente tendo em conta o trânsito caótico e os espaços diminutos nos estacionamentos. Como você reverencio a engenharia automotiva alemã, sistemas star-stop, câmbios dupla embreagem mais econômicos, e downsizing nos motores (mais leves, resistentes, potentes e econômicos) deveriam ser itens de série na indústria nacional, vamos ver como se sai o novo motor 1.0 tsi 3 cilindros do up, nesse ponto a vw partiu na frente em inovação.

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    2. Bom dia Igor Pricandi e amigos, com toda sua experiência profissional Igor qual a razão do fusion não utilizar o câmbio powershift? confia na qualidade da linha mundial da ford produzida por aqui ou nos importados argentinos (muitas reclamações dos materiais, unidades industriais e mão-de-obra nacionais)? Não sou fanboy mas concordo totalmente sobre o atraso da GM (exceto cruze) e Fiat (campeã somente com o popular Pálio, com todo respeito). Reconheço que a hyundai elevou o nível da competição e o prazo de garantia significa confiança no produto testado, espero que as outras montadoras sigam o exemplo. Sobre segurança a toyota vai resistir até o fim enquanto os consumidores de corolla não entenderem os benefícios do ESC e ASR. Acho o fusion (mondeo lá fora) muito grande, pesado e beberrão (fora o híbrido claro), principalmente tendo em conta o trânsito caótico e os espaços diminutos nos estacionamentos. Como você reverencio a engenharia automotiva alemã: sistemas start-stop, câmbios dupla embreagem mais econômicos, e downsizing nos motores (mais leves, resistentes, potentes e econômicos) deveriam ser itens de série na indústria nacional, vamos ver como se sai o novo motor 1.0 tsi 3 cilindros do up, nesse ponto a vw partiu na frente em inovação. Acho que esse passat geração 8 premiado não sai por menos de R$150 mil. Abraço a todos.

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  9. E tem uns fakes idiotas falando que o Golf é o melhor carro do mundo hahahaha - repetem o tal de Very Best, e nunca andaram em um Passat antigo, tampouco no novo.

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    1. Hahahahe, fake é o que mais tem. Seu nome é esse mesmo? Alguma alusão ao guitarrista do Dream Theater? Brincadeira John.
      Falar do que não conhece é falar bem ou mal de uma garota com a qual não ficou. Pode falar do cabelo, da roupa, do corpão e só.
      Eu tenho um "velho" que está novinho, 68mil bem rodados, comprei com 46mil.
      O que muito se fala em plataforma XXX, é só uma base. Serve para diminuir custos da montadora em desenvolver uma plataforma para cada carro. Quer dizer, não tem que começar do zero a cada novo modelo. O custo diminuiu com o avanço dos sistemas CAD/CAM. Antes custavam por volta de U$ 300mi. Hoje com os níveis de segurança exigidos fica entre U$ 400/600mi. O número é maior, mas o custo é menor. O dolar também tem inflação. Então usar plataforma XXX não tem nada de excepcional. Umas são bem nascidas outras não. Compartilhamento é bom para as montadoras não muda coisa alguma para quem compra. Pense no carro flex, não é ótimo na gasolina e também no álcool. Seriam mais eficientes se fosse especializados.
      Agora colocando a paixão de lado, nessa faixa de preço tem carro ruim? Não tem.
      Sem paixão e tivesse até cem mil, compraria um fusion.
      Se tivesse mais grana, e não tenho, por paixão compraria um 300RT, beberrão, movidos a lágrimas de mico leão dourado, e dai, se tivesse mais 150 mil pra comprar o consumo não faria diferença. Baita carro, aluguei um em 2012. Foi como colocar rodões na minha poltrona da sala. E quem olha pelo espelho e vê aquela cara de badboy classudão abre passagem, tanto faz se é um quatro argolas ou três pontas. todos abrem.
      No delírio me justifico dizendo que não compro porque não cabe na garagem. Hehehehe

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    2. Gostei da postagem Igor! Bom seria se todas fossem assim.

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    3. Na categoria, o Golf é com folgas o the very best!

      Chora!

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    4. Pois é Mr. Vader.
      Sou engenheiro, trabalhei na vw, ford e fiat. Hoje estou aposentado. Tenho minhas preferencias é claro. Mas não levo a sério quando alguém só fala bem de uma coisa e mal de todas as outras. É tanto amor não é mesmo? O amor é cego, mas é amor, respeito, mas não endosso.
      Os veículos no Brasil deram um salto de qualidade enorme na última década. Isso vale também para caminhões e tratores. Antes vinham pra cá modelos que saiam de linha na europa e estados unidos. Os moldes já estavam prontos, baratinho. O salto se deve a concorrência. As montadoras não fazem caridade, não são legais, bacanas e pensam na sua segurança. Só colocam abs e airbag por que são obrigadas. Se existe o NCAP e leis de segurança elas obedecem, se não que se danem os compradores. Aqui mesmo teve caso de recall obrigado pelo Ministério Publico porque a montadora não admitiu o problema (banco do fox e rolamento do stillo). Devemos muito pra hyundai, etc. Puxaram o padrão pra cima. A ford por sua vez só faz carros mundiais aqui. Na contramão temos renault e nissan que vendem carros feitos só pra índia, china e brasil. A fiat vende quase o mesmo aqui e na europa, projetos como o punto ainda são modernos, embora o design esteja cansado, filho do mesmo pai de muitos vw e audis, giugiaro. A vw demorou a pegar. Creio que a perda do marketshare deva ter acendido o sinal vermelho. A Gm acho que é a excessão do cruze, só tem carros sofríveis, mesmo o seu sucesso onix é carrinho de concepção atrasada, não adianta colocar painel xyz, é ultrapassado, a ex-presidente da gm foi demitida por admitir isso publicamente. Apesar de ser um fã da mecânica e engenharia alemã, só vou endossar os fanboys daqui quando a vw tiver um preço mais justo e der garantia de 5 anos. Garantia é um termômetro de quanto a montadora confia no seu produto. Afinal, ela testa e sabe até onde vai. Especialmente se ela está estabelecida no país. É diferente de garantia de empresa que só vem. Se quebrar babau.
      Sou fanboy sim, do meu dinheiro.

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  10. Grande carro, premio merecido, um projeto que alia modernidade com a robustez dos carros VW. Aqui no Brasil o Golf é o representante da melhor engenharia da VW.
    Passat, Jetta e Golf são carros de alto desempenho e baixo custo de manutenção, fórmula infalível.

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  11. Este carro nao vende simplesmente por que ninguem até hj entrando na concessionária consegue entender pra que pagar 50mil a mais do que um Jetta e andar com o mesmo motor, cambio, painel igual...
    O erro é trazer para o Brasil, queima o filme da marca no quesito linha Premium VW!
    Exemplo? Touareg, 40 dias atras se comprava por 185mil 0km a 6cil, hj parte de 250mil pq teve face lift - mesmo carro/motor/cambio, quem vai comprar?

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  12. Bom dia Igor Pricandi e amigos, com toda sua experiência profissional Igor qual a razão do fusion não utilizar o câmbio powershift? confia na qualidade da linha mundial da ford produzida por aqui ou nos importados argentinos (muitas reclamações dos materiais, unidades industriais e mão-de-obra nacionais)? Não sou fanboy mas concordo totalmente sobre o atraso da GM (exceto cruze) e Fiat (campeã somente com o popular Pálio, com todo respeito). Reconheço que a hyundai elevou o nível da competição e o prazo de garantia significa confiança no produto testado, espero que as outras montadoras sigam o exemplo. Sobre segurança a toyota vai resistir até o fim enquanto os consumidores de corolla não entenderem os benefícios do ESC e ASR. Acho o fusion (mondeo lá fora) muito grande, pesado e beberrão (fora o híbrido claro), principalmente tendo em conta o trânsito caótico e os espaços diminutos nos estacionamentos. Como você reverencio a engenharia automotiva alemã: sistemas start-stop, câmbios dupla embreagem mais econômicos, e downsizing nos motores (mais leves, resistentes, potentes e econômicos) deveriam ser itens de série na indústria nacional, vamos ver como se sai o novo motor 1.0 tsi 3 cilindros do up, nesse ponto a vw partiu na frente em inovação. Acho que esse passat geração 8 premiado não sai por menos de R$150 mil. Abraço a todos.

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