A Ford começou o ano destacando-se nos hatches médios e sedãs grandes de luxo. O Focus e o Fusion mantiveram em janeiro a liderança nos respectivos segmentos de mercado, em que foram os mais vendidos também no ano passado. O Focus ficou com uma participação de 26% no mercado dos hatches médios, enquanto o Fusion predominou entre os carros de luxo com 80,8% dos emplacamentos.


O Ford Focus tem grande aceitação no mercado brasileiro e em âmbito global, já que ele está entre os veículos mais vendidos do mundo.

O Focus é produzido com duas opções de motores: o 2.0 Direct Flex com injeção direta de combustível, de 178 cv; e 1.6 TiVCT Flex, de 135 cv, ambos de alumínio e com duplo comando de válvulas variável. O modelo conta com suspensão traseira independente Multilink, a direção elétrica com compensação de deriva, controle eletrônico de tração e estabilidade e a transmissão sequencial PowerShift de seis marchas.

O Focus foi o primeiro carro produzido na América do Sul a receber cinco estrelas de segurança do Latin NCAP. Sua lista de opcionais inclui sistema de estacionamento automático, Sync Media Siystem com MyFord Touch, câmera de ré, chave com sensor de presença para acesso e partida Ford Power, bancos com ajuste elétrico e faróis de xênon.

Fusion

O Fusion traz na linha 2015 novidades como cinto traseiro de segurança inflável e a Assistência de Emergência, que alerta o serviço de socorro médico em caso de acidente.


Tem um pacote de segurança amplo e vem com transmissão automática de seis velocidades que permite trocas manuais. Seus itens de série incluem oito airbags, câmera de ré, controle eletrônico de estabilidade e tração, banco com ajuste elétrico, Sync Media System com MyFord Touch com tela de 8 polegadas, GPS, cartão de memória, entrada de vídeo/áudio e retrovisores externos com rebatimento elétrico.


Os opcionais vão de acesso inteligente sem chave, partida por controle remoto e sistema de permanência em faixa a radar de monitoramento de pontos cegos, estacionamento automático e bancos refrigerados. Além do motor Duratec 2.5 Flex, de 175/167 cv com etanol e gasolina, a linha conta com o 2.0 EcoBoost de 234 cv, com opção de tração integral AWD, e o Fusion Hybrid com motor a gasolina e elétrico.

52 Comentários

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  1. Rapaz....tenho o Fusion...chamar de carroça sem duvida é argumento de quem nunca teve um. Nem Fusion e nem Passar. Haha

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    1. Tem que ser louco pra chamar o Fusion ou o Passat de carroça mesmo. Dois carros espetaculares.

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    2. Com certeza o daqui é um sel 2010 e sinceramente é difícil pensar em trocar ele, só se for pelo novo modelo

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  2. Alguns comentários aqui são jovens carregados de emoção e deselegantes com os outros pares do blog. Quanto ao focus e fusion são belos carros, o mesmo eu diria para o passat e golf....Uns com mais tecnologia outros mais adequados ao Brasil e etc....

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    1. Legal seu comentário Fraga...

      Queria mais opiniões imparciais... Pois as vezes muitos procuram os blogs para opiniões de reais compradores de veículos, para adquirirem os seus...

      Eu mesmo, ia comprar um New Fiesta Powershift, quando desisti devido as reclamações de vários proprietários sobre o cambio Automatizado...
      Sim, o carro é bom, e bonito (gosto é gosto), mas enfim, a opinião de muitos aqui e em outros blogs, me ajudou a tomar a decisão de não comprar o carro, pois o manual é muito bem indicado, o AT não, mas também você não pode absorver tudo aqui, só algumas infos... pois como dito, tem vários lunáticos neste blog.

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  3. Um amigo meu chegou na concessionária para ver um Ka e resolveu olhar um Focus.

    O vendedor estava oferecendo descontos e fazendo de tudo para ele comprar aquele carro (focus 2.0 s powerSHIT) com pessimo acabamento.

    "Mas não vai sair o novo Focus em maio?!"-ele perguntou.
    E o vendedor respondeu: "Vai cara, mas eu coloco um sensor de estacionamento e consigo um jogo de tapetes e protetor de cárter de brinde se você comprar comigo agora!"!

    Ikkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    É pra rir desses trouxas que compram um carro mal acabado que vai mudar em 3 meses.

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    1. Comprar o Focus agora é uma burrice sem tamanho, tenho até pena de quem vai cair na conversa de vendedor.
      No mais aguardarei o novo Focus aparecer, para realmente ver se ele está compravel dessa vez, pelo menos corrigindo aquele acabamento ridículo.
      Agora, esses 80% de liderança do Fusion é muito esmagador... E isso é bem perceptível nas ruas, o quanto de Fusion se vê em comparação com outros grandes é ridículo.

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    2. Concordo. O Fusion tá vendendo demais mesmo. Mas isso é pelo excelente custo-benefício do modelo, entrega muito por um preço justo. O Azera tá custando 144 mil, o Passat já está as vias de mudar e continua caríssimo e o Altima nunca vi na rua... Melhor comprar um Fusion mesmo.

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    3. Em relação a VW o problema é o posicionamento em preço dos carros.
      Sedan Médio: Jetta: Até agora só oferecia aquele 2.0 horroroso, que deixava o carro beberrão e com desempenho de 1.6, se equipado passava de 100 Mil e manda o custo beneficio pro espaço, o TSI é sem comentário adicionais, o carro é ótimo, porém em preço, briga com sedan grande, o que o deixava impraticável. Somente com o 1.4 TSI e um posicionamento melhor de preços, o Jetta talvez entre na briga dos médios.
      Sedan Grande: Passat: Com o que ele custa, é unanimidade, quem tem essa grana compra outro alemão, Audi/BMW/Mercedez.
      Hatch Médio: Golf: Ele TINHA um ótimo custo beneficio, quando tinha sangue puramente alemão, mas com o tempo o custo beneficio foi indo para o espaço, e agora, se quiser levar o Highline bem equipado, a nível de alguns concorrentes, com exceção de motor, se paga preço de sedan grande.

      VW do Brasil da muita bola fora.

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    4. Roger: Não existe Focus 2.0 S Powershift. Jogos de tapete e carter são de série na linha Focus sedan. Acho que vc cometeu alguma gafe.

      Yashiro: Jetta TSI sai por 92 mil reais (tabela), mas é possível encontrá-lo por 84 mil. Preço de Toyota Corolla Altis e Corolla XEi, respectivamente. É a melhor opção em termos de sedans médios acima de 80 mil.

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    5. Existe sim, meu amigo. Na versão sedan. E é uma das versões mais vendidas do Sedan, Tá custando 76.200 reais e tem freios a tambor, 2 airbags e não tem farol de neblina nem sensor de estacionamento, e tem bancos de tecido e volante de plástico.
      Eles empurram com "brindes" pra lesão não esperar o novo que chega em maio.

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    6. O Golf não muda em junho/julho também? Não estou questionando se para melhor ou pior. Mas queira ou não a adoção do motor flex, eventuais ajustes na suspensão e opcionais impactam no mercado. Mesma coisa que aconteceu com o Focus em 2009/2010, a versão a gasolina depreciou quando chegou o flex.

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    7. Amigao. Os Golf alemães são disputados a tapa, muitos são vendidos mais caros do que foram comprados no lançamento. Só você olhar na internet. O Golf alemão vai virar lenda. Cada vez mais valorizado. E outra, o Golf é o hatch médio que sofre a menor deavalorizacao do mercado (já saíram 20 reportagens sobre isso).

      Já o focus mal acabado do teto de estopa móle vai sofrer uma pesada desvalorização com a mudança em maio.

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    8. Foi o que eu disse: Se fosse o 2.0 S, teria tapetes e protetor carter pois são de série no sedã. Há alguma mentira nisso ai.

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    9. Roger, o Golf alemão das gerações antigas também eram bem melhores do que os nacionais. Eu tive um 2001, novo, e nem se comparava ao 2000 alemão que um amigo teve na mesma época. Nem vidro elétrico era de série. Mas não pense que o mercado de usados é assim: Tem muita oferta de Golf alemão na web, e carros anunciados há meses...

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    10. Ah esses vendedores...É um pior que o outro...

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    11. Sou fã assumido do Golf, mas comentários desse tipo, eu dispenso.

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  4. Rapaz num é o Golf o supra mega power? então sera porque num é líder de vendas? a vão dizer que é por causa de descontos do Focus, mas eles os fanboys da VW num dizem que o consumidor quer um produto atualizado, então porque num vai comprar um Golf mais caro? hahahahaha hilario.

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    1. Está aberta a temporada de caça ao Carlos/Roger?
      Tem tanta isca sendo jogada que eu fico até com medo.

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    2. Carlos Mariano,
      Compra um Focus pra você, garanto que não vai se arrepender. Ele vai mudar em Maio, mas estão oferecendo muitos descontos e brindes para quem comprar agora como cola Durepoxi (pra colar a estopa do forro do teto mole), sensor de estacionamento, protetor de cárter, um cafezinho, etc. Não se preocupe se vai ter um modelo desatualizado em 3 meses, pelo menos você comprou com "desconto".

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    3. Roger vc comenta igual ao Richard/Bosley
      Será a mesma pessoa?

      Carlos MAriano, compra o Golf, com eixo de torçao, acabamento de Gol, mas ai tem um porem, nao vai dar pra tirar onda, pq as pessoas vao achar que vc ta andando de Gol

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    4. Acabamento de gol? No Golf 1.4 TSI? Você já entrou em um? Acho que você quis dizer acabamento de Audi.
      Já o focus tem acabamento infinitamente inferior ao do gol 1.0, só vc ver o forro do teto de estopa mole que afunda, a minúscula área em tecido (ou courinho sintetico) das portas traseiras, do tamanho de um Iphone, ou seja, menor do que no gol 1.0. Outra coisa, os plásticos ocos e duros das 4 portas do focus são de qualidade deplorável e cheio de rebarbas...no gol é melhor.
      Nenhum porta-trecos ou porta-luvas do focus tem revestimento, só plástico duro... E outra, falhas na montagem, com gaps e peças desalinhadas, só na Ford. Fox e gol tem acabamento mais esmerado.

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    5. http://youtu.be/s8-6DFTRZcs

      http://youtu.be/M1DGrCUzWpE

      Olha o exemplo de acabamento.

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    6. O Golf mexicano está cheio de rebarbas e tem desalinhamentos visíveis na parte inferior do painel, além do plástico aplicado ser de qualidade bem inferior (é duro, bem parecido com o do Focus). Quem comprou o alemão, comprou o melhor carro que o dinheiro possibilitava.

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    7. Golf que esta a venda na Argentina, o painel interno esta cheio de rebarbas,portas desalinhadas, colocaram eixo de torçao e o motor tem somente 110 cv a gasolina.
      Nao precisa dizer mais nada.

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    8. Amigao,

      Vc tá apostando numa hipótese do Golf ter acabamento ruim?' Em breve nós vamos ver isso.

      Já o Focus do teto de estopa molenga é comprovadamente o hatch mais mal acabado do Brasil (isso contando os hatches populares).

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    9. O "teto molenga" é pela ausência de um console de plástico com alguns comandos e porta óculos (Golf tem isto). Injetaram espuma na ausência do console, mas tem um tecido muito bom ali - seria pior um plástico duro revestido de tecido...

      Clio e Uno têm acabamento melhor?

      Foi outro um comentário infeliz.

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  5. Engraçado que no finzinho de 2013, quando o Focus 3 estava pra ser lançado, a Ford ofereceu preços extremamente agressivos para o Focus 2, tipo como 49 mil reais na versão de entrada. Poderiam fazer isso agora já que o novo focus vai ser lançado em menos de 3 meses. A versão 1.6 S com freios a tambor, 2 airbags e acabamento plastico poderia ser vendida por uns 50 mil reais até a chegada do novo.

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    1. Facelift não é troca de gerações. Veja o exemplo do Fiesta mexicano quando chegou o nacional (com frente nova e Powershift): Teve descontos no facelift, mas nada demais (taxa 0% em 36x foi um dos atrativos).

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    2. Aqui em joinville o focus 1.6s zero ta sendo vendido por 59 mil cruzeiros com tanque cheio...a cidade tem duas concessionarias da Ford essa oferta partiu de uma delas a outra ainda nao deu o contra golpe

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    3. Focus 1.6S é nojento... Tem que ser o 2.0 SE pra cima...

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  6. Amigo Roger, muito obrigado pela dica, mas compro meus carros com minha opinião própria, e não baseada em opiniões de pessoas que defendem com fanatismo certas marcas de automóvel ( o que não é seu caso claro ) sou proprietário de um Onix LT 1.4 que alias estou muito satisfeito com ele, mas com total certeza assim que sair o novo Focus irei comprar sem pensar duas vezes, obrigado.

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    1. Sou assim: Compro o melhor carro pra mim. Se me agrada, estou dentro. Estes mimimis e blablablás ficam para criançada brincar de qual pai é o mais legal (médico ou delegado?)...

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  7. Acho merecido, ambos são excelentes opções em seus seguimentos.
    Teria um Focus facilmente, sempre preferi ele ao golf. Não notei nenhum problema de acabamento nas unidades em que já entrei, achei o acabamento bom, não como o do golf ( que não vejo nada demais por sinal, para mim é apenas bom ).

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  8. Focus é excelente carro, basta andar em um pra sentir o carro que é.
    Sem duvida tem um dos melhores custo x beneficio do mercado não líder atoa.

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  9. quando alguem em qualquer situacao vem falar do acabamento do golf de qualquer ano, qualquer geracao produzido em qualquer pais simplesmente imagino apenas 2 coisas, a pessoal e simplesmente um Hater invejoso, ou um pscicopata.

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    1. Concordo plenamente. O acabamento do Golf é elogiado exaustivamente pela crítica e pelos proprietários, é simplesmente primoroso. Desde os primeiros Golf vendidos no Brasil o acabamento era referência.

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    2. mimimimi, Golf não tem defeito, mimimi, melhor do mundo, mimimi, esses Fan boys são hilários mesmos!!!!

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    3. pois é Luiz Gustavo, se o carro fosse perfeito mesmo era líder e no entanto não é =/
      mimimimimi

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    4. Os Haters e invejosos nao tem dinheiro pra comprar, então não vende tanto. Ai quem não tem 97.000 pro The Very Best compra o focus do teto mole e freios a tambor ou o cruze lerdo e beberrão.

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    5. Não sabia que Focus Titanium tinha teto mole e freio a tambor...

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  10. KA vendendo bem
    Fiesta líder
    Ecosport Líder
    Focus Líder
    Fusion Líder
    Ranger vendendo bem

    A VW atualmente vende 18 modelos de carros  no Brasil e não consegue ser líder em nenhuma categoria =/, a FORD atualmente vende 10 modelos de carros no Brasil, e desses 10, 4 são líderes de suas respectivas categorias, ou seja 40% dos modelos da FORD são líderes, e 0% dos modelos da VW é líder =/

    os apzeiros piram
    VW é líder em qual categoria mesmo? nenhuma =/
    VW tem ESP como opcional em todos os carros? não tem =/
    VW tem toda sua linha feita sobre plataformas modernas e usando motores modernos? não tem =/

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    1. Não sei por que vocês insistem em colocar a Ford nessas comparações com a VW.

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    2. FORD escola de samba ecosport? Carro com pior acabamento do mundo?

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    3. No caso, aqui, seria por quê colocar a VW em um artigo sobre a Ford.

      De resto, só as opiniões isentas e balizadas do Richard sobre o Focus é baque estragam qualquer discussão frutifera.

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  11. Promoção Focus Durepoxi, compre um focus ganhe uma cola Durepoxi pro teto de estopa molenga.

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  12. Ramom Alencar,você falou tudo,aqui em casa estamos com um KA + SEL 1.5 16v "mico" da Ford,dito em um site automotivo,mas o nosso mico tem ESP e HLA,coisa que nenhum outro sedan do seguimento dele tem,estamos gostando bastante do carrinho,ágil e econômico,o antigo carro um Chevrolet Agile LTZ 1.4 8v 10/11,bebia mais e andava menos,daqui a 4 anos quando trocarmos novamente se Deus quiser,se a GM estiver com seus novos motores,até entraremos em seu showroow,caso contrário seguiremos na Ford,ainda mais que até lá,a nova família de motores Dragon da Ford,já terá sido lançada.

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    1. Correto, aqui em casa temos fords a mais de 10 anos sempre nos atenderam muito bem.
      e sem maiores problemas, apenas manutenção preventiva.

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  13. O novo Focus bem q poderia vir com uma versão com o motor ecoboost 1.0L, controles de tração e estabilidade, 6 airbags, multlink na traseira e ABS a disco nas 4 custando na faixa de 65k. Seria lider de vendas e concorrente direto com o Golf a melhor carro do segmento.

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  14. Esses que falam mal de carros da ford , com certeza não tem dinheiro pra comprar um.

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  15. Focus 1.6 especialmente o SE é um otimo veiculo, se não é um foguete, ao menos não deixa a desejar em desempenho mas no restante é ótimo dirigibilidade, economia,susp,e itens de serie cativam só acho caro como a maioria dos carros no pais.

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