O Golf GTI VR6, faz parte de uma série limitada e exclusiva que traz o que há de melhor na linha Volkswagen em termos de tecnologia, qualidade, desempenho, conforto, segurança e esportividade. O modelo está sendo fabricado na unidade de São José dos Pinhais, no Paraná. Serão produzidas 99 unidades do Golf GTI VR6, mas apenas 97 serão comercializadas no Brasil.

Volkswagen Golf GTI VR6 2003

Desempenho

São vários os atributos que impressionam no Golf GTI VR6, mas é no desempenho que o modelo mais surpreende. Graças ao motor 2.8 VR6, de 200 cv de potência, o carro atinge a velocidade máxima de 209 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7.7 segundos.

Volkswagen Golf GTI VR6 2003

A potência máxima é atingida a 6.200 rpm e o torque de 26.5 kgmf a 3.200 rpm. Disposto transversalmente, o motor 6 cilindros de 2.792 cm3 tem 24 válvulas. Para transmitir a força motriz às rodas, a opção foi adotar o câmbio manual de 6 marchas (MQ-350).

Volkswagen Golf GTI VR6 2003

Com visual exclusivo, o carro traz aerofólios, spoiler e claddings laterais pintados na cor do veículo, faróis com máscara negra, lanternas traseiras transparentes, rodas de liga-leve 17" da marca italiana Speedline modelo "Long Beach", com pneus 225/45, faróis de neblina e escapamento com ponteira oval.

Volkswagen Golf GTI VR6 2003

O apelo esportivo também é reforçado pela oferta única de carroceria com 2 portas. O acesso ao banco traseiro é facilitado pelo sistema easy-entry, que amplia o espaço para o embarque e desembarque dos passageiros.

Volkswagen Golf GTI VR6 2003

O interior foi detalhadamente pensado, revestimento em couro preto, com costura em vermelho no volante e nas alavancas de câmbio e freio de mão. Os cintos de segurança também têm discretas aplicações em vermelho e os bancos dianteiros são esportivos. As maçanetas das portas e o console central receberam aplicações em alumínio.

Volkswagen Golf GTI VR6 2003

Para ampliar ainda mais o apelo esportivo, a Volkswagen decidiu adotar equipamentos da Volkswagen Racing. É o caso dos pedais esportivos idênticos ao do modelos R32 e soleiras das portas em alumínio com a inscrição GTI.

Volkswagen Golf GTI VR6 2003

O pacote de segurança desta série limitada traz airbags dianteiros para motorista e passageiro e airbags laterais, imobilizador eletrônico de ignição Transponder, freio a disco nas quatro rodas, sendo os dianteiros ventilados, com sistema antitravamento (ABS). O Golf GTI VR6 tem, ainda, outros três sistemas eletrônicos: o ESP, conhecido como controle de estabilidade; o EDL, que faz a distribuição da tração entre as rodas através dos freios, evitando que uma das rodas dianteira perca a aderência durante as arrancadas; e o ASR, um sistema de controle de tração que detecta a patinagem das rodas dianteiras em arrancadas, aliviando a potência exercida.

Entre os itens de conforto, destaque para o ar-condicionado eletrônico Climatronic, vidros elétricos com acionamento one touch, alarme ultrassom com acionamento à distância, travamento central elétrico, descansa braço dianteiro central e tomada de 12 volts no porta-malas. Exclusivo, o sistema de som Moonsoon conta com rádio/toca-fitas/CD Player, amplificador, sintetizador e alto-falantes de alta potência.

Volkswagen Golf GTI VR6 2003

Para garantir exclusividade aos compradores do Golf GTI VR6, a Vokswagen decidiu numerar os carros. No painel, sobre a tampa do porta-copos, uma placa com acabamento em alumínio, trará um número de série, do 01 ao 99. "Trata-se de uma série com forte apelo esportivo e de extrema exclusividade, montada com profundo cuidado e até requintes de arte, por isso decidimos numerar os carros", explica Paulo Sergio Kakinoff, diretor de Marketing da Volkswagen.

Ficha técnica

Carroceria:
Hatch 2 portas

Motor:
VR6, 6 cilindros em V, 24 válvulas
Cilindrada: 2.792 cc de cilindrada
Potência: 200cv a 6.200 rpm
Torque:265 Nm a 3.200 rpm
Curso do pistão: 90.3 mm
Diâmetro do clindro:81.0 mm
Relação de compressão:10.5:1

Transmissão:
Manual, 6 velocidades
Embreagem com acionamento hidráulico
Relação 1ª marcha: 3.357
Relação 2ª marcha: 2.087
Relação 3ª marcha: 1.469
Relação 4ª marcha: 1.150
Relação 5ª marcha: 0.934
Relação 6ª marcha: 0.763
Relação Diferencial: 3.944
Relação Ré: 3.123

Suspensão:
Dianteira: independente, McPherson com molas helicoidais integradas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora
Traseira: interdependente com braços longitudinais, molas helicoidais, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora

Rodas e pneus:
Liga leve 7"x17"
Pneus: 225/45

Freios:
A disco nas 4 rodas, dianteiro ventilado.
Duplo circuito em diagonal, distribuidor eletrônico
de pressão (EBV) e sistema antitravamento (ABS)

Direção:
Hidráulica, de pinhão e cremalheira, com coluna absorvedora de energia e regulagens de altura e profundidade.
Círculo de viragem do veículo 10.9 m, da roda 10.2 m.

Desempenho:
Velocidade máxima: 209 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7.7s

Consumo:
Cidade: 8.9 km/l
Estrada: 12.8 km/l

Dimensões externas:
Comprimento: 4.189 mm
Largura: 1.735 mm
Altura: 1.444 mm
Entre-eixos: 2.511 mm

Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem