A consultoria Focus2Move, que no começo de janeiro (veja aqui) afirmou que a Toyota tinha sido ultrapassada pela Volkswagen, emitiu um comunicado hoje informando que a Toyota não foi a líder em vendas de carros em 2014, e que foi ultrapassada pela Volkswagen.


Honda é a maior vendedora de veículos do mundo

A Focus2Move informa que a maior vendedora de veículos do mundo é a Honda, quando se considera "veículo" como motocicletas, carros e caminhões. Entretanto, no segmento de carros e comerciais leves, a liderança foi da Volkswagen, com alguns milhares de carros à frente da Toyota.


A consultoria divulgou hoje (veja aqui) os números finais de vendas de carros e comerciais leves, apontando que a VW vendeu 9.954.676 entre carros e comerciais leves em 2014, enquanto a Toyota emplacou 9.834.384 carros e comerciais leves no mesmo período. Esses números mostram que a Volkswagen vendeu 120.292 carros e comerciais leves a mais que a Toyota em 2014.

Definição OICA

A Focus2Move informa que, segundo a definição da OICA - associação mundial de montadoras de veículos - o termo LCV - Light Comercial Vehicle - comercial leve - inclui automóveis e caminhonetes abaixo de 3,5 toneladas. Essa definição não abarca ônibus e caminhões médios e pesados.

Assim, a consultoria sustenta que, baseada em suas estatísticas, que congregam vendas de carros e comerciais leves em mais de 110 mercados, atingindo 99,84% do mercado global de LPV, a Volkswagen é a maior vendedora de carros e comerciais leves em 2014.


Ocorre que nos últimos dias a imprensa noticiou que a Toyota Motor Company, com vendas anuais de 10,3 milhões de carros, tinha mantido a liderança sobre a VW, com 10,1 milhões - em ambos os casos incluindo vendas de caminhões.

Definição do termo "veículos"

A diferença entre as metodologias está na definição de veículos. Segundo a Focus2Move, se forem considerados carros e comerciais leves, a liderança é da Volkswagen.

Já se a definição for ampliada para carros, comerciais leves, ônibus e caminhões, a liderança pertence à Honda.

Caso se use uma definição de "veículos" que exclua as motocicletas e inclua ônibus e caminhões com peso superior a 3.5 toneladas, a Toyota é a maior do mundo.

Conclusão

A Volkswagen é a maior vendedora do mundo de automóveis e comerciais leves. A Honda é a maior vendedora do mundo de veículos (somando-se motocicletas, carros, caminhonetes e caminhões). A Toyota é a maior vendedora do planeta quando se considera, automóveis, comerciais leves e comerciais pesados (acima de 3,5 toneladas).

Ranking - 30 maiores vendedores de carros e comerciais leves - 2014

Rank 2014GroupVendas 2014Vendas 2013Variação 2014/2013
1Volkswagen9.954.6769.439.8345,50%
2Toyota9.834.3849.596.5182,50%
3GM8.047.6548.037.3550,10%
4Renault-Nissan7.993.3657.740.5373,30%
5Hyundai-Kia7.624.8437.249.7625,20%
6Ford5.911.3195.845.0831,10%
7FCA4.612.6514.312.5957,00%
8Honda4.414.1724.262.0653,60%
9PSA3.138.2982.977.0485,40%
10Suzuki2.936.8862.740.3087,20%
11BMW2.132.3841.978.9727,80%
12SAIC2.081.4721.922.4148,30%
13Mercedes Daimler1.935.6011.774.3579,10%
14Mazda1.370.3471.287.2836,50%
15ChangAn1.361.4421.079.68326,10%
16Mitsubishi1.143.3161.122.0071,90%
17BAIC1.005.722758.80232,50%
18Geely Group984.3731.071.399-8,10%
19No Group951.4231.926.834-50,60%
20Dongfeng Motor908.284908.3770,00%
21Fuji Heavy Industries857.407772.29911,00%
22Tata827.238828.068-0,10%
23Chery Automobile781.727563.53438,70%
24Great Wall Motors779.298814.133-4,30%
25FAW504.046613.684-17,90%
26Brilliance498.631513.080-2,80%
27Mahindra Group492.968543.149-9,20%
28BYD445.667514.535-13,40%
29Isuzu Motors377.326373.0951,10%
30JAC283.924377.571-24,80%
31Saipa283.414237.72419,20%
32GM-SAIC-Wuling244.787100.500143,60%

31 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Ou seja, quem mais vendeu foi a Honda, nem Toyota nem VW.

    ResponderExcluir
  2. Polêmica desnecessária. Só serve para disseminar discussões entre "torcedores".

    Para as empresas, é algo importante e simbólico, mas para nos consumidores, não agrega em muita coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, daqui a pouco vem o Carlos com o papo furado.

      Excluir
    2. Concordo tbem,isto pouco importa aos consumidores.

      Excluir
  3. O melhor carro do mundo atualmente, o Golf Mk7 The Very Best, é da Volkswagen, então ela merece ser a maior montadora do mundo, por ter criado essa maravilha automotiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ñ sabia que meu carro era o melhor do mundo. Obrigado mais trocaria ele por uma bmw série 5 em um piscar de olhos. O golf é um excelente automóvel mais tem seus defeitos. A suspensão é ruidosa, dura e chacoalha na buraqueira da paulistana. Tive antes um cruze s6. Com os mesmos 17 de aro e ñ sofria disso. Meus gêmeos de 184m de altura reclamam do acesso e espaço no golf. Tenho 1 tiguan tbém e é muito superior ao golf. abraço.

      Excluir
    2. Comentário muito sensato que lista bem os prós e contras de um carro com muitas qualidades mas também com defeitos...

      Excluir
  4. Parece que querem torturar os números até que digam o que se quer ouvir... De um lado ou de outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Essa e a máxima da estatística. Mas vem sendo aplicada aos mais diversos tipos de cálculo por alguns aqui.

      Excluir
  5. Quem teve o maior lucro???

    Certamente não foi a VW ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza deve ter sido a VW... só no Brasil a Honda e Toyota enfiam a faca se passando por marcas premium. Fora do nosso mercado, o preço deles é normal. Já a VW poe a margem maior em todo o planeta...

      Excluir
  6. Respostas
    1. Kkkkkkkk, Paulo VC já percebeu que aqui a discussão por carros e maior que no futebol!!!!ABC. Paulo Eduardo e forza palestra...

      Excluir
  7. A questão é muito simples de ser dirimida.
    Qual o critério adotado pela FENABRAVE? Automóveis e Comerciais Leves. E só.
    Então, pelo critério aceito no Brasil, oficialmente estabelecido pela FENABRAVE, que engloba só automóveis e comerciais leves, a Volkswagen é a maior do planta. Fato.
    E o que interessa para o consumidor de carros e caminhonetes se uma empresa vende mais caminhões? Nada. É irrelevante.
    O que é indicador é quantos carros e comerciais leves foram vendidos, e a VW colocou uma dianteira superior a 120 mil carros em 2014. É muita coisa.
    Então, VW, no critério aceito no Brasil, é a maior montadora do planeta. Fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só Faltou diaer, que por esse critério, o carro mais vendido do mundo foi o Palio...

      Excluir
  8. Bom saber que o planeta é regido pelos critérios brasileiros, estamos realmente muito bem...

    ResponderExcluir
  9. O blog poderia divulgar os números para marcas. Seria interessante.

    ResponderExcluir
  10. Gol deu a liderança mundial a vw. (risos). Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Ai depende de como se vê, se for quem é o maior fabricante mundial de veículos é sim a Honda, agora se for separar por "modalidades" ai a coisa muda.

    Muito "mimimi"...

    ResponderExcluir
  12. E ser a maior do mundo significaria o quê? Carros melhores ou capacidade de vender aquilo que os consumidores querem, mesmo que não seja um produto muito bom?

    Dentro do grupo VW, a parte das divisões de imagem que dão prejuízo como a Bugatti, a Volkswagen é uma das menos lucrativas. Melhor para a família Piech que tivessem mais Porsches e Audis dentro do grupo.

    ResponderExcluir
  13. Já que nesse blog a rivalidade é grande entre VW e Ford, será quanto que apenas a marca VW, e não o grupo VW, vende? A Ford praticamente só com uma marca, já que a Lincoln vende bem pouco, vendeu praticamente 6 milhões, acho um bom número por não ter um aglomerado de marcas como a VW e GM.

    Sobre quem deve ser considerado o maior do mundo em vendas, daria o título para a Honda, mas o que importa mesmo é quem mais lucrou dos 3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que importa mesmo é quem mais lucrou dos 3

      Não é o lucro o que mais importa. O que importa é superar as metas estabelecidas.
      A maior ou menor lucratividade está dentro do planejamento de médio/longo prazo das empresas.
      A VW, por exemplo, está lucrando menos que a Toyota em 2014, mas porque está investindo muito mais em ampliação de fábricas e desenvolvimento de novos produtos, então é natural que o lucro caia.
      Ocorre que o investimento hoje leva uma lucratividade maior no futuro.
      A Toyota terá maior lucro em 2014 porque está usufruindo dos rendimentos de investimentos em fábricas e investimentos anteriores.
      Então vejo que a VW está com maior "momentum". Está do mesmo tamanho de vendas da Toyota, investindo muito mais, ampliando muito mais sua capacidade de produção, e mesmo assim lucrando muito.
      Parabéns à VW que é uma aula de administração para todas as demais empresas: inovação -> qualidade -> maior preço -> maior lucro -> inovação -> qualidade....

      Excluir
    2. Por que vc idolatra tanto a vw? Ganha dinheiro em troca? Abraços.

      Excluir
  14. Na minha humilde opinião, a VW e a TOYOTA são as melhores fabricantes, apesar de apertarem muito a mão na hora e definir o preço do veículo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem