O mercado automotivo brasileiro experimentou uma ascensão em dezembro, com as vendas tendo aumentado 5,3% em relação ao mesmo período de 2013 em decorrência, principalmente, da corrida às lojas em busca dos últimos dias de carros com IPI parcialmente reduzidos.


De fato, desde o dia 1 de janeiro já estão valendo as novas alíquotas: subiram de 3% para 7% no caso de populares 1.0, de 9% para 11% para os acima de 1.0 flex, e de 10% para 13% para os carros com motores acima de 1.0 movidos exclusivamente a gasolina.


Entretanto, as promoções de IPI reduzido devem se prolongar até o fim do primeiro trimestre de 2015, visto que há uma grande quantidade de carros já faturados no estoque das concessionárias, e esses carros tiveram a incidência das alíquotas de IPI vigentes em 2014.


Segundo dados da Fenabrave, o estoque de carros novos do setor é suficiente para atender 42 dias da demanda, visto que há mais de 400 mil carros à espera de compradores.


Sendo assim, apesar de algumas montadoras já terem reajustado suas tabelas, como Chevrolet e Citroen, carros com descontos poderão ser encontrados nas lojas por algum tempo ainda. Evidentemente, os modelos mais procurados tendem a acabar antes.


Além disso, algumas montadoras já embarcaram na campanha de IPI Reduzido por conta própria, como a Volkswagen, que está anunciando o up! com imposto menor e preço de nota Fiscal de fábrica (veja detalhes aqui).

Com informações: Folha de São Paulo

9 Comentários

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  1. Interessante como estavam falando em pátios lotados, demissões, férias coletivas e agora falam que os estoques de carros já produzidos vai durar somente 40 dias ?

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    1. É o reflexo do dinheiro brasileiro não dando mais para nada.
      A oferta de crédito está diminui, juros do banco central na altura, carros subindo de preto de formas absurdas, em 2015 veremos o pior ano para o setor automotivo, o governo não vai reduzir o IPI de novo pois com as contas do governo no vermelho, precisando repassar dinheiro para a Petrobras para cobrir os rombos, não há condição, então se prepare, vai vir uma enxurrada de demissões em massa e férias coletivas, se o estoque de 2014 ainda está aí, o de 2015 não vai quase sair dos pátios.

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  2. se o onix 1.0 LT custa 43 mil reais o gol pé de boi reestilizado vai custar oq ? 60 mill na versao highline ?

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    1. Exageros a parte, vai ser por ai mesmo.
      Como eu disse ali, o governo muito dificilmente vai dar de novo a redução, já que esses % de aumento representam uma boa receita para o governo (roubar) repassar para a Petrobras, já fizeram isso com as mudanças no Seguro Desemprego e na Pensão por Morte, com o IPI não vai ser diferente, o Governo vai atacar qualquer lugar que seja possível para conseguir uns fundos a mais para (roubar) encher os cofres públicos.

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  3. De todos esses carros que aparecem nas fotos, penso que o único que vale o que cobra (e poderiam cobrar até um pouco mais) é o up!.

    O resto é tudo gambiarra. O ka não tem teste de impacto, anda pouco, apertado na frente, motor fraco embaixa....e bebe 30% a mais que o up!.

    Uno é recauchutagem de Palio 1996.

    E o Onix é uma gambi que tomou bomba no Latin NCAP.

    portatno, quer um carro bom entre os mostrados acima: VW up!: bom, bonito e barato.

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  4. Se depender do meu dinheiro, vai faltar espaço para guardar tanto carros novos.

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  5. A revisão do up é a cada 6 ou 12 meses?

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