O ano de 1991 marcou a chegada de uma reformulação quase total do Santana. Desenvolvida no Brasil, o projeto de uma nova frente inspirada nos carros da VW da Alemanha, e também nos Audi. Eram também novos a lateral e a traseira. O interior também foi totalmente modificado.

VW Santana GLSi 1991

Do modelo anterior restou apenas a estrutura básica, a mecânica e as portas. O primeiro modelo que chegou foi o duas portas, e posteriormente surgiu a versão de quatro portas. Todo o restante do carro era novo, passando por teto, pára-brisa, vidros laterais e posterior, frente e traseira.
VW Santana GLSi 1992

Em termos dimensionais, estava 4,5 cm mais longo e 1,5 cm mais alto. Um avanço importante foi a abertura do porta-malas, que chegou ao para-choque. Outro avanço foi a capacidade volumétrica, que avançou 40 litros.

VW Santana GLSi 1991

Não havia mais calhas no teto, mas os antiquados quebra-ventos permaneceram até 1998. O Cx (Coeficiente de Penetração Aerodinâmica) caiu de 0,41 para 0,37 - fruto do trabalho no no túnel de vento da matriz alemã.

VW Santana GLSi 1991

O interior trazia um novo e elegante painel, com instrumentos em três módulos iguais aos adotados nos modelos europeus da VW.

VW Santana GLSi 1991

A iluminação em tom alaranjado e encostos de cabeça vazados davam o toque de esportividade.

VW Santana GLSi 1991

A traseira foi a parte que mais chamava a atenção, com enormes lanternas, especialmente na versão GLS/GLSi, que vinha com moldura de placa que parecia estender as lanternas.

VW Santana GLSi 1991

O motor era o tradicional quatro cilindros AP2000, que poderia receber injeção na versão GLSi. Esse modelo topo de linha vinha com faróis de neblina integrados, rodas de alumínio e moldura da placa traseira que complementava as lanternas, mas não pára-choques na cor da carroceria.

VW Santana GLSi

Freios dianteiros a disco ventilado e rodas de 6 x 14 pol agora equipavam toda a linha, com pneus 195/60.

Propaganda de revistas - VW Santana 1991


Conclusão



A reformulação do Santana foi um projeto são bem sucedido da VW do Brasil que o carro continuou a ser vendido na China até hoje, como Santana 3000.

Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem