O Volkswagen Gol GTi foi um carro que marcou história no Brasil por ter sido o primeiro veículo equipado com injeção eletrônica de série. Além disso, à época do seu lançamento, em 1989, tinha um desempenho fabuloso graças ao motor AP 2.0 em um carro leve como o Gol.
Volkswagen Gol GTI 1994: o último e melhor dos quadrados
O modelo que mostramos nas imagens é um exemplar do último Gol GTI "quadrado", da carroceria da primeira geração do Gol, que muitos consideram um dos melhores Gol de todos os tempos.

Volkswagen Gol GTI 1994

O Gol GTI 1994 tem um visual esportivo, com faróis de neblina nível da grade dianteira, rodas de alumínio BBS de 14 polegadas, uma série de adesivos pretos e um enorme aerofólio na tampa traseira.

Volkswagen Gol GTI 1994

Os para-choques eram os mesmos do Gol convencional, mas nesta versão GTI contavam com filetes azuis - caracterizando ainda mais a pegada esportiva do modelo.

Volkswagen Gol GTI 1994

Outro ponto de destaque eram as molduras laterais, em tonalidade cinza também com filetes azuis - que diferenciavam essa versão do Gol GTS, que adotava o motor AP-1800 com carburador.

Volkswagen Gol GTI 1994

O interior do Gol GTI 1994 não era menos impactante que o exterior.

Volkswagen Gol GTI 1994 - interior

O modelo adotava enormes bancos Recaro esportivos, revestidos em um tecido em malharia preto com motivos em amarelo degradê que deixam o visual bastante agradável.

Volkswagen Gol GTI 1994 - painel

Ao volante o motorista dispunha de uma das melhores posições de dirigir que o Gol já ofereceu, com um volante de quatro raios de excelente empunhadura, que neste modelo 1994 tinha, pela primeira vez na história do Gol, assistência hidráulica.

Volkswagen Gol GTI 1994 - painel

Além disso, o painel com comandos em satélite tornava o acesso aos comandos extremante fácil, permitindo ao motorista operá-los tem tirar as mãos do volante - algo importante em um carro esportivo.

Volkswagen Gol GTI 1994 - interior

O Gol GTI 1994 vinha de série bem completo, com, além da direção hidráulica acima citada, vidros e travas elétrica, ar-condicionado, sistema de som, retrovisores com acionamento elétrico entre outros itens.

Volkswagen Gol GTI 1994 - interior

O Gol GTI 1994 fechou com chave de outro um ciclo de modelos esportivos do Gol que se iniciou com o icônico, emblemático e marcante Gol GT 1.8 de 1984, que adotava um motor 1.8 refrigerado a água de 99 cavalos.

Volkswagen Gol GTI 1994

Posteriormente passou a Gol GTS, em 1987, e finalmente o Gol GTI de 1989 a 1994. O motor entregava 120 cv a 5.600 rpm e torque de 18,40 kgfm a 3 400 rpm. Esse motor estava associado a uma transmissão manual de cinco marchas.

Volkswagen Gol GTI 1994

Segundo dados da Volkswagen, o Gol GTI 1994 acelerava de 0 a 100 km/h em 9,3s, para atingir uma velocidade máxima, certamente afetada pela aerodinâmica não favorável do Gol "quadrado", de 185 km/h.

Concorrentes

O Gol GTI 1994 tinha dois concorrentes com projeto mais moderno: o Escort XR-3 1.8 e o Kadett GSI, este com o motor 2.0 com injeção.

Kadett GSI - concorrente do Gol GTI

Entretanto, mesmo mais modernos, não eram páreo para o Gol GTI em pista, como mostra o vídeo abaixo, onde o GTI completa a volta no circuito de Velo Città 2,5 segundos mais rápido que o GSI e quase 4 segundos mais rápido que o Escort XR-3 1.8.



É claro que um Gol GTI não faz milagre, e, no vídeo abaixo vemos o Rubens Barrichello, com o carro mais lento dos três, o Escort XR-3, andar na frente do Gol GTi e do Kadett GSi, refletindo a diferença de pilotagem.



Conclusão

O Gol GTI teve variações posteriores até mais rápidas, como o Gol GTI 2.0 16V de 1995 e até o Gol GTI 16V G3, de 2001, mas, sem dúvida, o Gol GTI quadrado, fabricado até 1994, é um dos mais venerados de todos, sendo este exemplar de 1994 com direção hidráulica o que podemos chamar de melhor Gol quadrado de todos os tempos.

Volkswagen Gol GTI 1994

Ficha Técnica - Volkswagen Gol GTi 1994
  • Motor: Longitudinal, 4 cilindros em linha, 1 984 cm3, injeção eletrônica
    • Potência: 120 cv a 5 600 rpm
    • Torque: 18,4kgfm a 3.400rpm
  • Câmbio: manual de 5 marchas, tração dianteira
  • Dimensões: comprimento, 381 cm; largura, 160 cm; altura, 135 cm; entreeixos, 235 cm; peso: 1020kg
  • Suspensão dianteira: independente, McPherson.Suspensão traseira: interdependente com barra de torção, molas helicoidais e amortecedores
  • Freios: disco ventilado na frente e tambor atrás
  • Capacidades: Porta Malas 330l; Tanque de combustível: 47l
  • Pneus: 185/60 R14
  • Itens de série: Direção hidráulica, ar-condicionado vidros elétricos, trava elétrica, retrovisor elétrico, volante e manopla do câmbio revestidos em couro, rodas de liga leve, vidros verdes, rádio toca-fitas, relógio digital, luzes de cortesia no motor, cinzeiro, porta-luvas e porta-malas, regulagem de altura para o banco do motorista, revestimento do teto em preto
  • Cores disponíveis: Vermelho Sport, preto Universal (sólidas), vermelho Stylus e branco Nacar (perolizadas).

Fotos: GTI Preto 1994 Blog Veja mais carros clássicos clicando aqui.

44 Comentários

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  1. Muito legal a matéria, esse Gol GTI está impecável, sinceramente, nunca vi um Gol Quadrado tão bem conservado como esse!

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  2. Como podemos ver, o Gol HUMILHA seus concorrentes desde o século passado. Trocam-se os concorrentes, mas eles continuam a ser HUMILHADOS pelo Gol, tanto nas pistas, quanto nas vendas.
    O último concorrente que está tentando a sorte contra o Gol é o novo KA. Coitado, tem um visual espevitado e um interior cheio de luzinhas, mas vende METADE do Gol em dezembro. METADE. Isso com a Ford entuchando Novo Ka em locadoras.
    E o Gol, com projeto de 2008, vende o DOBRO do Novo KA.
    Náo contente, o Gol humilha nas vendas todos os seus demais concorrentes: Onix, Palio, e etc.
    Incrível como a Ford mesmo fazendo uma cópia do Gol e colocando um motor 1,0 de alumínio não seduz nem metade dos compradores do Gol....que incrível.
    E pior que ano que vem tem Gol novo, e aí, se o Gol antigo atual já vende o dobro do Ka, imagina o novo..

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    1. O gol é um carro defasado, muito atrás dos concorrentes KA, HB20, Etios e até do próprio Up.
      A Volkswagen se divide no Brasil, vende muitos carros antigos e inferiores à concorrencia, como o gol (2008), o Fox (2003 e só sendo remendado), o Polo (ta saindo de cena agora, mas é de 2002 e não vai ser atualizado), o Jetta (com motor 2.0 de Santana e antigo câmbio Tiptronic)...
      As exceções são o Golf, que realmente é um dos melhores carros à venda no Brasil, mundialmente premiado e aclamado (sinceramente, não acho caro pelo que o oferece de retorno), e o Up, um carrinho vendido na Europa, seguro e gostoso de dirigir, só que muito pequeno.
      A montadora deveria vender o Polo europeu por aqui, no lugar do Fox, atualizar o gol e trazer o novo Jetta com conjunto motriz do Golf (1.4 TSI, DSG, 7 airbags...).
      Aí sim iria deixar a concorrência com problemas.

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    2. gol vende pra locadoras, pelado de cor branca....Ka eh de uma categoria a cima vende pra consumidor individual, eh nesse o mercado que o gol vende pouco....Em outro blog saiu o raio x das vendas do gol, em dezembro o Gol garantiu a posição vendendo 200% a mais do que em novembro so em minas gerais, para as locadoras do estado e no paraná onde tem fábrica a própria volks emplacou unidades do gol pra vender em 2015 com promoções. A participação da volks no mercado brasileiro cai todo ano com seus carros jurássicos e quem ganha eh o consumidor.

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    3. ka
      pra locadora?? kkkkk
      quem vai vender 80% pra PJ esse mês vai ser o gol

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    4. Isso porque o Uno Turbo 1994 não estava na pista....pois segundo a queridíssima 4 rodas era o carro mais rápido do Brasil.

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    5. Aliás, com motor 1.4 Turbo, que a VW adotou agora, somente 20 anos depois....ehehe

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  3. Esse sim, esportivo de verdade para sua época, motor exclusivo, desenho diferenciado, até o interior é diferente dos modelos "civis", até hoje chama a atenção nas ruas, diferentes desses "esportivos" de hoje em dia, adesivados e com rodas de coloração escura.
    Saudades da VW dessa época. Hoje em dia se colocar lado a lado um gol, fox, jetta, golf, passat da mesma cor, eu duvido alguém adivinhar qual é qual.

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  4. esse é o mesmo motor do jetta atual? kkkkkkk

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    1. Pena que vc não tem um Jetta, é um ótimo carro!!!

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    2. É um ótimo carro, mas na versão confortline não tem motor, uma pena.

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  5. O Barriclello pilotou os três carros (Escort XR3, Kadett GSI e Gol GTI) e acho que resumiu muito bem: o mais equilibrado dos três é o XR3, o que "veste melhor" para pilotar é o Kadett GSI e o Gol GTI é o mais rápido, porém o menos estável.

    Na mão do Barrichello, o XR3 tirou fácil nas freadas de curvas a diferença de motor do Gol GTI, detalhe, o XR3 testado era o único que ainda usava carburador.

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    1. Concordo integralmente com você, caríssimo RASEC FK, esse teste mostrou a ampla a avassaladora superioridade da engenharia alemã (VW) sobre a engenharia da gordolância (Ford e GM).
      A Ford, por exemplo, não tinha competência para fazer um motor para o seu "esportivo" e pediu o motor do Gol GTS para colocar no Xr-3. Não podemos nos esquecer que o motor desse Xr-3 que está na pista nas mão do Barichello tem motor AP-1800 da Volks, E mesmo com o motor da VW, ainda assim tomou 4 segundos do Gol GTI, mostradno que mesmo um motor bom não salva um chassi de baixa qualidade quanto o do Ford.
      E concordo também com você, RASEC, sobre o Kadett GSI...de fato é um carro "para vestir bem" e só. Quando vai para pista, toma couro feito do Gol GTI. E olha que o kadett é um projeto da gordolândia dos anos 90, com motor 2.0 com injeção igual ao do Gol GTI, enquanto o Gol GTI é um projeto dos anos 80, na realidade, do final dos anos 70. E mesmo com mais de 10 anos de atraso, o Gol GTI humilha o kadett e o Xr-3.
      Enfim, tenho que concordar integralmente com o RASEC quando ele diz que o Gol GTI é bem superior os demais e "o mais rápido".
      Esse RASEC FK sempre com boas observações neste blog!

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    2. Potência não é nada sem controle. Parab ens a Ford pq mesmo usando um motor defasqdo, conseguiu equilibrar o comparativo. A tradição continua, a Ford tem os carros melhores acertados. Começou no xr3, passou pelo ka, fucos, fiesta e continua no novo ka. Quem chora e o up com seu volante fino e suspensão dura.

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    3. Mas Carlos, o kadett não é um projeto da Opel (subsidiária da GM na Europa)? Se não me engano, até o Escort é um projeto europeu também.

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    4. Sim, tanto Kadett quando Escort eram projetos das subsidiárias da GM na Alemanha e Inglaterra, então eram um pouco melhores que seus irmãos na matriz na Gordolândia (EUA).
      O problema é que a influencia na "engenharia" americana é muito nefasta e o resultado é o que vemos aí: um projeto alemão feito no Brasil (Gol) nos anos 70 é melhor que projetos americanos feitos na Inglaterrra (escort) e Alemanha (Kadett).

      Não adianta, a engenharia automotiva na gordolândia é dos anos 50. E não tem conserto.

      Observe que a Mercedes-benz comprou a Chrysler (que estava falida) nos anos 90, e optou por devolver a Chrysler para o Tio Sam, pois perceberam que não tinha conserto, e a cultura era tão ruim que poderia acabar influenciando negativamente a Daimler.

      Aí a Chrysler recebeu umas verbas do governo da gordolândia e sobreviveu mais 10 anos e faliu de novo em 2009, e agora foi parar nas mãos da Fiat.

      Agora parece que juntou a incompetência com a incapacidade de fazer carros bons, e estão felizes e contentes....soltando planos e mais planos, passando Ferrari nos cobres para levantar fundos...pois os investidores não acreditam nas promessas,,,,

      Enfim, não tem jeito. Carro americano é ruim mesmo, Os exemplos estão todos aí: Kadett tomando pau de Gol, Novo ka tomando pau feito em qualidade, performance, consumo e espaço interno do Volkwagen up!, Jetta humilha o Cruze e inclusive o Jetta tá vendendo mais que o Cruze e o Focus na própria Gordolândia, o que é a humilhação suprema! E o Golf HUMILHA sem dó nem piedade o Focus e o Cruze Sport....

      Isso são fatos. A inferioridade da GM e Ford perante a VW não e de hoje,,,mas hoje é muito maior,

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    5. Carlos fazendo o Rasec provar do próprio veneno!

      Rasec tem o costume de distorcer informações ditas por pessoas, para tentar prejudicar a Volkswagen. Agora Carlos está fazendo o mesmo.
      Rsrsrsrsrsrsrsrs Esse Carlos é uma figura!
      Um fanboy imitando um hater.

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    6. Kadett não tinha nada de influência americana, até por ser um compacto luxuoso para a época, nos EUA isso não existia, compacto deste tamanho era carro de pobre.
      O kadett realmente anda um pouquinho menos do que o gol mas por outro lado era muito melhor carro, mais estável, confortável além de melhor acabado.
      Neste comparativo a única vantagem que o golf leva é mesmo no desempenho.

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    7. Colocar esse três carros lado a lado foi de uma crueldade ímpar.

      Gol GTI jurássico e horroroso ao lado dos belos Escort XR3 e Kadett GSI foi de doer, uma verdadeira agressão visual, ninguém merece!

      E faltou aí o Uno 1.4, que segundo o colega Leandro Cruz Pianta (a quem mando um abraço!), já usava motor turbo há vinte anos, coisa que a VW parece que agora já está começando a conseguir fabricar.

      Antes tarde do que nunca ...

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    8. O Rasec começou 2015 com mais ódio da Volkswagen do que nunca! Hoje ainda deve tentar depredar um carro da marca estacionado na rua.

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  6. Clássico da indústria nacional. Ainda mais em um período de mercado fechado onde as opções eram bem escassas. Ainda bem que as coisas mudaram...

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  7. Tirando o Golf (que mesmo assim não fica em primeiro lugar em vendas) A Volkswagem só sabe vender carros baratos e defasados. De preferência para pessoas jurídicas. Se contar pessoas físicas, a Volkswagem já vem comendo poeira há bastante tempo. É triste ver um 3 Jetta´s encalhado na css por falta de comprador por vários meses

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  8. Gostava nessa época do xr3 fórmula e kadett gsi mais o gol gti num mercado fechado foi o pioneiro na injeção eletrônica. Tinha nesta época um gol star branco com rodas do gts.

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  9. Dúvida....Ar condicionado ? Funcionava bem naquela época ? Alguém já vivenciou ?

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    1. Só para se ter uma idéia de que o ar condicionado nesta época não era novidade nos anos 70 modelos como o ford galaxe e landau,dodge dart e charge rt e alguns opalas,mavericks e séries especiais já tinham ar condicionado.

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    2. Édnei Rodrigues,
      entre meus e do meu pai, tivemos 4 Santana GLS (e CD também) entre 85 e 91 e todos usavam este sistema do Gol GTi. Meu sogro teve um Voyage GLS 87 com o mesmo sistema.

      Funcionava perfeitamente.

      abraço
      Marcelo Schwan

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  10. Sim funcionava perfeitamente e o ar condicionado já não era mais novidade nesta época pois desde meados da década de 80 já estava presente em modelos como Santana cd,opala e caravan diplomata, monza classic entre outros mas no gol gti quadrado confesso que vi poucos com ar condicionado e raros com direção hidráulica estes itens apareceram mais a partir do lançamento da versão gl e gti bola no final de 94

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  11. Éra uma época que o brasileiro curtia lavar e sair com sua caranga para dar um rolê, paquerar e etc. O brasileiro cuidava do carro,, passava o sábado inteiro encerando para saí a noite.Esse modelo do gol em tela, entre outros, deixou saudades de uma época muito melhor que hoje. Atualmente o brasileiro trata seus carros sem carinho e as montadoras ficam promovendo um monte de mudanças a cada ano deixando claro que esta mais e mais mercenária. Fica aqui registrado as saudades de anos atrás que éram muito melhores e não voltam mais.

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  12. Em 1994, o Escort já estava em nova geração, lançada em 1993 e adotando o mesmo 2.0 do Gol GTi. O Golzinho GTi quadrado era ótimo, sonho de consumo, mas já estava bem defasado nesse ano. Seu desempenho se devia em muito ao baixo peso. E na época não existiam testes de impacto. Se existissem, ficaria evidente porque o Escort e também o Kadett eram opções melhores para além de um teste de arrancada em linha reta. Tenho certeza que o Passat Pointer, se tivesse sido atualizado com equipamentos e com o motor 2.0i do Gol, conseguiria entregar um conjunto mais acertado entre esportividade e utilidade diária - há uma Quatro Rodas, se não me engano, de 1986, que comparou Passat GTS Pointer, Gol GT 1.8 e Monza S/R (ainda 1.8), onde ficou claro como o Passat ainda era ótimo quando comparado a seu herdeiros da linha BX.

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  13. É lógico que o Gol ganha no tempo de volta. É um carro bem menor e mais leve que o Kadett com mesma potência e torque menor. O Escort é mais leve, mas seu motor é bem mais fraco. E mesmo assim na prática do consumidor comum, não há superioridade. O Kadett é o melhor pois é maior, mais confortável e passa bem mais requinte. É um carro de categoria superior.

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  14. Três clássicos esportivos nacionais dos anos 80/90. Gol e Escort faziam um belo duelo. O Gol andava mais (mais esportivo), já o Escort era mais confortável. O Kadett entrou por último nessa "briga". Bons tempos. Hoje, não vejo a mesma "emoção", a "magia" que existia naquela época. Hoje, vejo os carros em geral muito parecidos, sem identidade, sem "personalidade".

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  15. Realmente foi o carro, quando criança meu tio tinha um e eu pensava, quando crescer quero ter um carro desses, hahahah, depois comprou um GOL bola GTI 2000, eu pirava nele, aquele painel branco era demais..... foi um carro que desejei toda minha infância, mas como nem tudo e como a gente quer, hoje tenho um Uno way kkkkkkkkkkkkkkk

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  16. Pô galera cada um tem um gosto, em relação a automoveis, mas sejamos impaciais nessas horas o gol gti era um sonho de consumo, mesmo seus adversários mais modernos jamais tiveram o caris ma dele, um exemplar como este ainda hoje vale muito dinheiro coisa que seus rivais em perfeitas condições não chegam nem perto quem viveu essa época sabe o que digo!!! Quem derá eu ter um belo brinquedo deste.

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  17. O Bergson tem razão, GOL GTI foi sonho de consumo de muitos. Em 1994, com o dinheiro que tinha, comprei um GOL GL 1.8 zero km, na cor preta, que tenho até hoje (está com 76.000 Kms), o Gol GTI valia R$ 23.000 naquela época (corrigido pelo IPCA-E seria hoje R$ 109.000), ou seja, quase o dobro do Gol GL, na faixa de R$ 12.000 e 3x mais que o recém lançado Gol 1000 que custava R$ 7.200, o mesmo preço do Uno Eletronic. Só para registro, o luxuoso Omega CD custava R$ 48.000, o que equivale hoje a quase R$ 230.000,00...

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  18. Compro GTS ou GTI desde que estejam em bom estado de conservação, não sou colecionador nem dono de garagem, tive 2 GTS 1 1988 e um 1992, gostaria de ter um desses 2 carros novamente. Se alguém quiser vender mande mensagem para roguand@gmail.com

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  19. Sinceramente eu não sei porque Brasileiro paga tanto pau pra essa Carroça desse Gol mano, pqp. Brasileiro sempre foi Burro pra comprar carro desde as décadas passadas... A começar que esta merda de projeto dos anos 80 nem deveria entrar na década de 90, não com esse Design de Tijolo e esse painel ridículo e pobre de carro dos anos 70. Meu, o Kadett GSI na época possuía Painel Digital, suspensão à ar regulável, design MUITO mais moderno e bonito, acabamento Mil vezes melhor com espuma injetada no painel e nas portas, Teto solar, e até mesmo conversível. Essa merda de Gol NUNCA teve sequer um Teto solar, Painel digital?? Isso era coisa de outro Mundo na época, ainda mais pro Gol. Quanto à Gol conversível eu nem vou falar, porque já vira covardia kkkk. Até porque se fizessem esse tijolão conversível seria no mínimo horroroso. Tanto o Escort quando o Kadett estavam anos luz na frente do Gol, eram carros Europeus, lançamentos na época, projetos muito mais novos, muito mais bem estudados, elaborados e desenvolvidos na Europa. A única coisa que esse GOl GTI tinha à mais que seus concorrentes era um pouco à mais de CV, e andava um pouco mais, e SÓ. De resto era um CARROÇA do lado dos concorrentes, um carro com projeto,design e segurança dos anos 70 pra 80. É ridículo como ainda tem gente que compara essa porra com o Kadett e o Escort. É o mesmo que comparar um UP com um Cruze hoje em dia, o patamar é outro. Isso sem falar que esse carro possuía motor Transversal, um perigo caso aconteça um acidente, uma coisa que a GM já tinha mudado nos carros desde o início da produção do Monza em 1982 enquanto a VW manteve esse projeto JURÁSSICO e perigoso nos motores até no Santana 2005 kkkkkkkk. VW no Brasil é ridícula, assim como os fãs de VW vulgo " Apzeiros são. Sério, é sem nexo comparar o Gol GTI com o Kadett e Escort, em quesito de carro em sí esse coitado tem que comer muito mas muito arroz com feijão pra chegar ao menso perto do que era a maior tecnologia e modernidade que havia disponível na época para o mercado Brasileiro. Sem mais.

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    1. Vc fala isso por nao ter um classico como gol gti .eu tenho um zero com 78mil km e não vendo por preço nenhum pesquise primeiro e vê quais estão em 1lugar em valores.kkkk quando tiver um me avise.mas comece ajuntar bastante grana pra ter um clássico todo original.

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  20. Fazer uma matéria sobre esportivos de 1994 e não citar o Uno Turbo é de um amadorismo extremo. O UT tinha a aceleração mais rápida da época, a velocidade final (192 km/h) também era maior do que a do Escort XR3, Kadett GSi e Gol GTi (este inclusive tendo a menor velocidade final entre os outros). Além, é claro, de ser o primeiro carro nacional com turbo de fábrica.

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    1. Legal né ? colocar um carro turbo na disputa muito justo...

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    2. o que mais tem é publicações comparando o UP TSI com os 1.0 aspirados

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  22. quer vender? é um amarelo ? abraço !

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