A Fiat fechará o ano de 2014 mais uma vez como líder incontestável do mercado automotivo brasileiro, com participação de mercado em torno de 21,3%, mesmo tendo caído 0,3% sobre 2013 e vendendo 9,7% menos carros que no ano anterior.

Novo Fiat Uno 2015 - Sporting

Ocorre que a Fiat caiu, mas Volkswagen (queda de 14,7%) e GM (queda de 12,6%) caíram mais. E como a queda da VW foi ainda maior que a da GM, fica aberta a disputa pela segunda posição no ranking de automóveis e comerciais leves.

Chevrolet Onix LTZ 2015

O primeiro semestre registrou a GM à frente, mas em agosto a Volkswagen retomou a vice-liderança. Entretanto, em outubro a distância entre a alemã e a norte-americana ficou em menos de 2.000 carros, o que representa 0,1% de participação de mercado.

Volkswagen up! 2015

Esse quadro de queda das três maiores resultou em uma redução de participação de mercado da Fiat de 0,3%, VW queda de 1,3% e GM retração de 0,8%.

Quem ganhou

A parcela de mercado perdida por VW, GM e Fiat foi direcionada à Hyundai e à Toyota, já que a Ford manteve-se estável, com participação de 9%.

Hyundai HB20 2015

A sul-coreana Hyundai registrou aumento de 10,7% em suas vendas em 2014 e viu sua participação de mercado elevada a 7%, superando a Renault, que, caindo 1,2%, ficou com 6,9% do mercado.

Toyota Etios 2015

A Toyota foi outra que avançou, com crescimento de vendas de 7,9%, resultando em participação de mercado de 5,7%.

Ranking - 10 maiores montadoras de automóveis - Brasil

Ranking Montadora Acumulado 2014 Acumulado 2013 Variação Market Share
1 Fiat 576283 638065 -9,7% 21,3%
2 Volkswagen 471664 552819 -14,7% 17,5%
3 GM 464449 537164 -13,5% 17,4%
4 Ford 244035 276988 -11,9% 9,0%
5 Hyundai 189937 171597 10,7% 7,0%
6 Renault 187515 189776 -1,2% 6,9%
7 Toyota 155126 143798 7,9% 5,7%
8 Honda 108536 112519 -3,5% 4,0%
9 Nissan 56221 65050 -13,6% 2,1%
10 Mitsubishi 48398 47937 1,0% 1,8%

Com informações: [Auto Data]

13 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. com o mercado em disputa, a hyundai conseguiu uma boa fatia de mercado com os clientes insatisfeitos da Fiat, GM, VW e conseguiu atrai-los com o HB20. ta ficando boa a disputa espero que melhorem cada vez mais os carros, mais sempre os preços ficaram lá em cima com nosso governo com impostos absurdos e montadoras com super lucros.

    ResponderExcluir
  2. Todas as chamadas "quatro grandes" perderam participação e as novas ganharam. Muito bom, pois isso mostra que o mercado está se fragmentando, por conta da maior concorrência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A situação é bem pior para a Fiat e GM, que mesmo derrubando seus preços ainda perderam. A VW perdeu, mas foi decorrente da saída de linha da Kombi e Gol G4, e a VW é a mais lucrativa de todas, já que os preços dos seus carros são e devem ser mais caros. Como a VW sempre vende mais caro (e é assim que tem que ser, já que oferece produtos superiores), sua lucratividade foi mantida, enquanto Fiat está vendendo a Ferrari para fazer caixa, e a Ford com preju de 1 bi na América do Sul.

      Excluir
    2. Não entendo o porque dessa paixão toda se não ganha nada com isso

      Alguém aqui pode me explicar? Porque eu desisto de tentar compreender...

      Excluir
    3. Bem Célio, é a mesma coisa que paixão por futebol, você defende, briga, discute mas não ganha nada com isso, é uma coisa inexplicável!
      Abçs.

      Excluir
    4. É, eu sei Na Dúvida, é que eu tento compreender esse tipo de coisa já que
      eu não tenho paixão por marca, esporte, cantor, etc, etc...
      Eu só defenderia tal coisa se fosse ter retorno $$$$$ com isso...rsrsrs

      Excluir
    5. É Carlos é bem pior mesmo pra Fiat e Gm , as duas são 1° e 2° lugar respectivamente no mercado brasileiro, mas realmente a Volks que é a 3° sendo que antes era a vice líder esta em vantagem sobre ao 1° e 2° lugar!!Meus Deus não sabia que fanatismo deixava as pessoas cegas também e só pra constar a Fiat "NÃO ESTA VENDENDO A FERRARI" e sim colocando 10% da mesma a venda na bolsa de valores, "APRENDA", a não querer mentir sobre fatos!! Segue Link confirmando o que eu falei "http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/mercado,ferrari-vai-se-separar-do-grupo-fiat-,21666,0.htm" "http://www.forbesbrasil.co/negocios/acoes-da-fiat-chrysler-sobem-19-apos-anuncio-da-venda-de-10-da-ferrari/" "http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/10/fiat-chrysler-vai-lancar-acoes-da-ferrari-e-emitira-us-25-bi-em-bonus.html". Então contra "FATOS" não a mentira que se mantenha.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Só me surpreende mesmo a renault, não sei como o duster faz sucesso.. Ô carrinho feio, manco e mal acabado.

    ResponderExcluir
  4. A Toyota teve um aumento significativo em suas vendas! Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Só não foi melhor por que a Fiat não perdeu uns 2 pontos de participação.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho essa capilaridade e pulverização do mercado benéfica para nós consumidores, uma vez que aumenta a concorrência e as montadoras necessitam modernizar seu portfólio se não quiser perder mercado!
    Mas é um movimento de longo prazo, mas muito sadio para o mercado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem