As vendas somadas de up! (97.325 unidades vendidas jan-set/2014), Skoda Citigo (31.796 unidades vendidas em jan-set/2014) e Seat-Mii (18.141 unidades vendidas jan-set/2014) totalizam 147.262 veículos transacionados no acumulado de janeiro a setembro de 2014.
Esse número é suficiente para garantir ao modelo da VW a liderança de vendas do segmento de carros sub-compactos - também conhecido como mini-cars - no Velho Continente.
O segundo colocado nesse ranking é o Fiat 500, com 139.762 unidades comercializadas no acumulado janeiro a setembro de 2015 - avanço de 16% sobre 2013.
A terceira colocação ficou com outro modelo da Fiat, o Panda, com 113.292 unidades transacionadas no período.
O quarto colocado é o Hyundai i10, com 63.708 unidades vendidas.
O Renault Twingo - carro que recebeu nova geração este ano na Europa - ficou com a quinta posição no acumulado de 2014, com 58.959 unidades vendidas nos primeiros nove meses de 2014.
O Ford Ka vendido na Europa logrou êxito em aparecer na oitava colocação graças às suas vendas acumuladas de 42.364 unidades entre janeiro e setembro de 2014.
No mesmo período de 2013, o compacto europeu da Ford registrou 35.911 emplacamentos, o que significa dizer que registrou um avanço de 6% no período.
Essa evolução do Ka registra movimento inverso à tendência geral do mercado de sub-compactos, que caiu 1%.
Ranking - 23 carros sub-compactos mais vendidos - Europa - jan/set de 2014
Ranking | Modelo | Jan-Set/2014 | Jan-Set/2013 | Δ (2014 / 2013) |
1 | VW up! + Seat Mii + Skoda Citigo | 147262 | 154888 | -5% |
2 | Fiat 500 | 139762 | 120956 | 16% |
3 | Fiat Panda | 113292 | 118704 | -5% |
4 | Hyundai i10 | 63708 | 47957 | 33% |
5 | Renault Twingo | 58959 | 59782 | -1% |
6 | Toyota Aygo | 49848 | 47736 | 4% |
7 | Lancia/Chrysler Ypsilon | 48416 | 43342 | 12% |
8 | Ford Ka | 42364 | 39911 | 6% |
9 | Opel/Vauxhall Adam | 42079 | 35387 | 19% |
10 | Smart Fortwo | 41707 | 49406 | -16% |
11 | Kia Picanto | 40559 | 38606 | 5% |
12 | Citroën C1 | 36778 | 45450 | -19% |
13 | Peugeot 107 | 24169 | 43870 | -45% |
14 | Suzuki Alto | 22451 | 21627 | 4% |
15 | Mitsubishi Space Star | 14846 | 10500 | 41% |
16 | Peugeot 108 | 13499 | 0 | new |
17 | Suzuki Splash | 11154 | 12493 | -11% |
18 | Opel/Vauxhall Agila | 10376 | 11052 | -6% |
19 | Chevrolet Spark | 9767 | 29489 | -67% |
20 | Toyota iQ | 3247 | 4415 | -26% |
21 | Tata Indica | 254 | 586 | -57% |
22 | Nissan Pixo | 128 | 3033 | -96% |
23 | DR1 | 8 | 178 | -96% |
Total do Segmento | 934633 | 939368 | -1% |
E o Golf? Vendeu quantas unidades até agora? Provavelmente vendeu bem mas bem mais do que o Fiat 500 correto?
ResponderExcluirGolf é líder disparadíssimo na Europa, e ele concorre na categoria compactos. Na realidade o up! está na categoria micro-car. Sub-compacto está o polo e o fiesta.
ExcluirO Up pra conseguir vender mais que o Fiat 500 na Europa tem que somar toda seus irmãos?!!!E mesmo assim vende "somente" 8 mil unidades a mais?!!Ai depois os outros falam que o focus é o carro mais vendido do mundo e tem "gente" que fala que só o é por ser considerado duas carrocerias no acumulo de vendas. Ué por que no Up pode ser considerado 3 modelos de carros e a Ford não pode considerar duas carrocerias com o mesmo nome?!!vai entender né!!!
ResponderExcluirPois é Luis, é que fundamentalistas e absolutistas enxergam só pontos positivos na marca que amam e só pontos negativos na marca que odeiam.
ExcluirPor curiosidade, globalmente, quanto vendeu a linha Panda/Uno, já que é para chamar os irmãos?
ResponderExcluirNão achei correto a soma das variações dos modelos do up!, alias é sempre assim
ResponderExcluirO correto é cada um é cada um, o mesmo acontece aqui com Palio Fire e Novo Palio, Siena com Grand Siena, era assim com o Gol quando tinha o G4 com G6 e por ai vai
Dessa maneira eu vejo o Fiat 500 como o mais vendido, com mais sucesso, e a diferença
para a família do VW é de apenas 7500 veículos e o Fiat é só ele, sem variação
Alias, pelos números de vendas e modelos, a Fiat está dominando o mercado dessa categoria
emplacando três modelos no top 10
Pois é Célio, mas outro dia disseram aqui a seguinte pérola: "- É que praticamente todo Fiat na Europa é chamado de 500...". Agora vamos encarar os fatos, o 500 é um grande sucesso mundial !
ExcluirE com crescimento forte já que o 1º colocado perdeu um pouco de fôlego, segundo o ranking.
ExcluirE o Up! em 1º também não é um sucesso? Porque é tão difícil para os que odeiam a VW admitirem isso?
ExcluirShow de bola esse modelo street da foto, por dentro e por fora! Em especial, os bancos com detalhes amarelos... e certamente esconde um TSI sob o capô...
ResponderExcluirJá que somaram a "família up!" deveriam somar a "família Aygo" também.
ResponderExcluirVW up!, Seat Mii e Skoda Citigo são o mesmo modelo: plataforma, câmbio e motor, com emblemas diferentes, montados em fábricas diferentes (Alemanha, Espanha e Eslováquia). Mas, é o MESMO modelo. Detalhes nos bancos, adesivos ou cores ocorrem.
ResponderExcluirEslováquia?
ExcluirCorrigindo o amigo ali, é República Checa e não Eslováquia
ExcluirEu sei que os carros são os mesmos mudando apenas dianteira e emblema
mas não justifica a soma e mesmo assim queda de -5% enquanto o 500
aumento de 16% e isso sem ter variantes do modelo/marca no grupo Fiat
como ocorre com o up! VW/Seat/Skoda
Exatamente Célio !
ExcluirOlhando esse ranking diria que a Fiat está nadando de "braçada" sobre a concorrência, bom desempenho no mercado Europeu, acreditava que fosse o contrário...
ResponderExcluirSó 301.470 veículos do grupo Fiat no top 10, depois tem haters da Fiat que à criticam
ExcluirNão sei o que a Fiat fez para algumas pessoas aqui, simplesmente elas odeiam a marca ! Outro dia fiz um comentário parecido com o seu e até hoje estão me crucificando e chamando de fiateiro, sendo que tenho três carros e nenhum é da Fiat. É como se fosse um crime falar a palavra Fiat aqui.....nem Freud explica !!
ExcluirBoa conta: 301.470 veículos do grupo Fiat. Porém, entre sub-compactos, city cars e assemelhados. E, as outras categorias?
ExcluirEsse é um problema crônico da FIAT. Ela vende apenas nas categorias de carros pequenos. Mesmo no Brasil, o Bravo, o Punto e a Idea estão com vendas em baixa.
Pois é, também não entendo isso, tudo bem que ela está precisando atualizar
Excluirseus modelos, mas ainda assim vendem bem e tem as suas qualidades tb
Aliás, eu tenho um Fiat, mas não detesto nem odeio as outras montadoras
e não vou ficar defendendo ela também só porque eu tenho uma carro dela
se ela pisar na bola, vou criticar também
Pois é Parmera, foi como eu citei, categoria sub compactos, carros pequenos...
ExcluirEla não é perfeita, nas outras categorias está em baixa mesmo
Renagade pode mudar essa história de carros compactos. Contudo, vai entrar numa categoria que tem um espectro muito grande de concorrentes. Alguns bem sucedidos e outros acomodados no seu posicionamento: Duster, EcoSport, Tracker, Tucson, TR4. Virão outros juntos com ele: 2008, HR-V (mais algum?). Outras montadoras sinalizaram modelos novos, mas aparentemente desistiram: ix25, Taigum.
ExcluirPena que a VW se contenta com o Cross Fox. O preço subiu e ficou mais feio nesse último facelift. Poderíamos ter outro modelo melhor à disposição.
A GM, com o Tracker, envia do México uma boa proposta, mas pelada e caríssima para um compacto elevado.
É, parece que o Renegade vai ser interessante, vamos aguardar para ver como vai se comportar após o lançamento
ExcluirEu já tive carros da Fiat e não tenho nada a reclamar, só tenho elogios, a respeito do up ser líder no ranking Eu discordo, pois está somando com seus primos de terceiro grau
ResponderExcluirEu também não tenho nada a reclamar do meu Fiat, pelo menos o meu e só elogio mesmo
ExcluirEu tenho um Mille. Já tive outro Mille Electronic e Siena 06 marchas. Contudo, estou decepcionado com a marca. Os carros estão muito defasados em relação à concorrência: motor,câmbio, segurança e acabamento. Meu próximo modelo, com os modelos ofertados pela Fiat hoje, não será Fiat, muito menos GM e Renault. Todas ofertam modelos defasados. Ford e VW ofertam produtos melhores, não muito, mas são melhores. O VW up!, feio, mas é seguro, com motor e câmbio mais modernos e econômicos.
ResponderExcluirEspero que o Renagade mude a história. Mas, estou em dúvida. O Peugeot 2008 é uma proposta interessante para mim,pois não será muito grande (4.1 mts). Vai depender do preço final entre os dois.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.