Faltando ainda cinco dias para fechar o mês, o Fiat Palio se consolida como líder incontestável do mercado brasileiro, já tendo emplacado 13.412 unidades - quase 2 mil de diferença para o segundo colocado - Chevrolet Onix.
O hatch compacto da Chevrolet vem tendo uma performance de vendas nos últimos dias que chega a ser superior à do Palio, com vendas diárias sempre acima de 700 unidades. Com isso já emplacou 11.446 e firma-se na vice-liderança do mercado brasileiro.
O Volkswagen Gol caiu para terceira colocação, com 10.898 unidades - mais de 2.500 carros atrás do líder, o Palio. O antigo líder de vendas tem vendas diárias na casa de 500 unidades nos últimos dias - número inferior à Palio, Onix e até do HB20.
O hatch sul-coreano ficou com a quarta colocação, tendo emplacado 8.439 unidades até o dia 25/09.
O quinto carro mais vendido do Brasil nesta parcial é o Fiat Siena, com 8.086 unidades emplacadas.
A Fiat emplaca também o sexto mais comercializado, o Uno, com 7.680 unidades transacionadas.
A sétima posição fica com a versão três volumes do Onix, o Prisma, com 7.257 veículos emplacados no período.
O oitavo modelo mais vendido é o Volkswagen Fox, com 6.023 unidades comercializadas.
O Ford KA, que tem a desvantagem sobre os demais de ter uma semana a menos de vendas, fica com a nona posição, apresentando performance notável de comercialização neste primeiro mês de vendas, com 6.023 unidades emplacadas.
Fecha o top ten o Renault Sandero, com 5.769 emplacamentos.
Na 11ª posição temos o Ford Fiesta, que vem perdendo vendas desde a chegada do Novo KA ao mercado. No período vendeu 5.583.
O Volkswagen up! fica com a 12ª posição, com 5.357 unidades vendidas nos vinte cinco primeiros dias de setembro.
O Toyota Corolla surge na 13ª posição, com 5.231 carros.
Honda Fit vendendo mais que o Civic é o 14ª: 4.867 veículos.
O 15º mais vendido é o Voyage, com 4.675 unidades transacionadas.
Palio lidera e Onix ultrapassa o Gol em parcial de setembro
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
xiii deu ruim pro upão do carlos, lenha do uno e do ka, isso pq o ka está no primeiro mês de vendas kkkkkk...ele vai ter um treco hoje
ResponderExcluirVamos deixar as paixões de lado.
ResponderExcluirDe fato, o Up! não emplacou. A VW vai ter que rever sua estratégia em relação e esse carro.
Mas é importante lembrar que nos dois primeiros anos de vida, o Gol também estava com a estigma de fracassado.
Isso porque era caro e só vinha com motor 1.3 a ar, que era fraco para o porte do carro. O Gol só passou a vender bem quando adotou o motor 1.6 a ar e, posteriormente, com o saudoso AP 600.
Acredito que no caso do Up! a solução seria oferecer mais por menos, ou seja, que parte do excelente pacote de acessórios disponível já venha incorporado como itens de série do carro, sem substancial alteração no preço da tabela. E sabemos que as montadoras no Brasil possuem gordura suficiente para queimar na faixa da margem de lucro.
Vamos aguardar, porque é certo que a VW não irá amargar e se conformar com a perda a liderança do Gol e vendas abaixo do esperado de seu principal projeto para o Brasil.
O up! chegou para substituir o Gol G4 no segmento de sub-compactos. Então se vc somar as vendas de Gol G6 com up! verá que vende mais que Novo Palio + Palio Fire, e na realidade até avançou nas vendas do Uno, que caiu de 3º para sexto colocado, e vem caindo ainda mais.
ExcluirA tarefa da VW com o up! é muito mais difícil que a da Ford com o KA, que apenas está roubando vendas do Fiesta (que está a desmilinguir).
A VW foi a única a apresentar crescimento este ano em sua participação de mercado de automóveis, e quando a Saveiro cabine dupla tiver com vendas em regime de cruzeiro a participação da VW nos comerciais leves vai subir também.
Tem mais: o Novo Fox nem sequer está sendo vendido em peso ainda, visto que está rolando desova do modelo anterior. E o Novo Fox tem um potencial enorme.
É provável que até o final de 2014 a VW esteja na liderança do mercado. Não no acumulado, mas no mês.
E isso deverá ser creditado à up!, Fox e Saveiro Cabine Dupla.
O Gol parece que tem problemas mesmo. Precisaria de uma facelift urgente.
Parei que o devemos somar o gol g6 + up....
ExcluirCarlos vc é especial.
Ele não quer que as outras montadoras somem versões de carros para totalizar vendas (já li comentário dele nesse sentido, em outro post), mas no caso da VW, claro que vale somar UP! com Gol. A verdade é que as pessoas acordaram para o fato de que Gol nunca foi tão grande coisa assim. As pessoas que o compram, o compram porque "todo mundo tem", porque "é fácil vender", porque "acha peça", e não pelo fato de ser um bom carro.
ExcluirA verdade é esta, o up tem um interior muito pobre e não tem como custar preços semelhantes ao ka e hb20, a volks precisa melhorar o custo benefício.
ExcluirO carro é bom, é seguro e tem boa qualidade mas precisa custar menos.
Sobre o fiesta, o carlos já andou afirmando que caiu de 12.000 unidades para o que vende agora, é uma mentira deslavada, 12.000 unidades vendiam new fiesta e fiesta rocam somados.
Somar as vendas de Gol e Up....Morrendo kkkkkkkkkk!!!
ExcluirSem a sucessora da kombi, sem liderança!!
ResponderExcluirNa Europa, a Kombi saiu de linha no final dos anos 70!!!! Foi substituída pelo Transporter.
ExcluirAqui, a VW manteve a Kombi até 2013. Só saiu de linha por causa da lei do freio ABS e Air-Bag!!! Não fosse isso ainda estaria em linha!!!!
engraçado ... NUNCA VI UM NOVO FOX até hoje rodando por sao paulo
ResponderExcluirEu tambem nunca vi!!! So vi dentro da concessionaria e tava la no fundao....
ExcluirMas tbm se for para deixar na frente nao pode ser a traseira do fox senao o consumidor foge.
Também nunca vi novo fox rodando no rio de janeiro
ExcluirOnix eh o melhor levando em conta seus concorrentes Gol e Palio
ResponderExcluirO problema é que custa muito mais caro, ele é inferior a hb20, 208 e new fiesta e custa até mais caro, a gm encontrou uma galinha dos ovos de ouro, carro barato, feito para países pobres que vende muito menos custando como se fosse carro de primeiro mundo.
ExcluirKkkkkkkkkkkkkk Vemos aqui nesse blog que temos alguns usuarios que viajam.
ResponderExcluirAcham que com a chegada da saveiro cabine dupla ela vai liderar o mercado de picapes passando da strada( é de rir mesmo)
Saveiro é picape de ir no shopping e ela tem a desvantagem de ter apenas 2 portas contra 3 da estrada.
O problema da VW é preço! Brasileiro procura custo-benefício e não sei o porque até hj a VW não entendeu isso!
ResponderExcluirA meu ver são os melhores carros, mas isso não é garantia de venda ... -_-''
Errado, Brasileiro procura "status", andar em carro que pareça ser mais do que é, não é a toa que o Onix vende tanto, me diga, qual o custo benefício dele?
ExcluirO fiesta caiu as vendas pq somava com rocam assim como gol. ,hj só vende o New, não tem nada a ver com o ka, ele ainda continua vendendo mais que punto 208 c3 e cia.
ResponderExcluirMenos que o VW Fox, concorrente direto. Entre os dois, prefiro o VW Fox pelo espaço interno, performance e acabamento. O Ford é mais bonito, mas é claustrofóbico.
ExcluirMenos q o Fox pq o mesmo começa em 35k. Performance com aquele motor ultrapassado?
ExcluirA vw só disponibilizou motor novo para o top de linha, o resto é o conhecido teco teco. O Fox é ruim opção pq tbm tem ar como opcional, um absurdo, nem o Ka é assim
ExcluirMentira se vc considerar somente o fox versão 1.6 o fiesta vende muito mais, que não possui versão 1.0 que é a mais vendida, ou seja líder do segmento.
ExcluirEu lamento pelo Onix/Prisma oferecerem uma mecânica tão atrasa, com motor fraco e cobrando caro por isso! Em termos de design eu acho a dupla a mais atrativa do segmento e talvez isso(design) seja um ponto que pesa nas vendas !
ResponderExcluirEu concordo. Um modelo novo, mas tecnologicamente atrasado. Mas, Pálio, muito pior, na frente, o que se pode esperar?
ExcluirA linha da Chevrolet em geral deixa a desejar em termos de motorização! Precisam renovar essa gama de motores!
ExcluirO número de venda do Fox esta errado. Correto: 6.604.
ResponderExcluirUma duvida, fiesta soma new e roccam?
ResponderExcluirO rocam deixou de ser fabricado a 2 meses essas vendas e somente new
ExcluirSim Yuri. Ate uns meses atras eram somados os dois modelos. Agora com a saida do Rocam as vendas sao somente do New Fiesta msm. Mais tem gente q insiste em dizer q o Ka esta roubando as vendas do New Fiesta, nada a ver.
ExcluirTem gente não o Carlos mais precisamente kkkkk com intuito de ofuscar as vendas do ka só pq o up foi um fracasso.
ExcluirComparado ao Gol, o Onix é uma excelente opção.
ResponderExcluirDiscordo. O Onix é a novidade, é volumoso por fora e chama mais atenção, mas anda menos, bebe mais, não oferece qualquer nível de segurança a mais, usa um quadro de instrumentos de moto(para reduzir custos) horrível, tem rebarbas no acabamento e peças mal encaixadas. E não para por aí, o direção é pesada em manobras(fiz test drive), às vezes nem parece que tem assistência. O teto é mais baixo que o do Gol e o espaço lateral é semelhante. O vão para os joelhos está no mesmo patamar, mesmo com entre-eixos maior, talvez seja um pouco maior.
ExcluirDe fato, a GM está vendendo muito bem esse carro, principalmente depois de colocar a versão LS por 36mil com ar e direção(o trio elétrico a concessionária mesmo instala como acessório, caso o cliente queira), enquanto a VW, que parece ter endoidado, tirou a direção hidráulica(1200 reais) do Gol trendline e reduziu o preço em 300 reais. Um Gol Trendline completo custa 38mil com o básico(ar, direção e vidros). De quebra, ainda tirou o opcional de controles no volante da versão de entrada e o colocou apenas no pacote opcional mais caro da versão Comfortline, mesmo sendo algo que poderia ser um diferencial no interior já cansado, porém bem construído, do Gol.
A GM foi bem mais inteligente, recheou a versão LS com ar, colocou painelzinho bicolor e a posicionou no lugar da LT, enquanto a VW fez o contrário, retirando a direção da versão de acesso e baixando 300 reais no preço, mas a direção voltou a ser um opcional de 1200 reais. Estratégia bem sem noção e impossível de compreender. O Gol caiu muito nas vendas esse mês, tanto pelo Novo Ka, que já está comendo o Gol com feijão e arroz, como também pelo novo posicionamento "sem noção" do Gol.
Ainda sobre acabamento, o Onix, pela categoria em que atua, deveria possuir tecido nas portas, ao menos nas dianteiras, pois todos os concorrentes o possuem. Inclusive, o Gol tem as 4 portas revestidas com tecido.
A VW parece mesmo ter endoidado, em um mercado tão concorrido como está, em vez de melhorar a relação custo x benefício do Gol, ela esta piorando e deixando espaço para as concorrentes ..
ExcluirFelipe, por ser novidade, é claro que o Onix deveria ser melhor, mas eu jamais pegaria o Gol em detrimento do Onix. Quanto ao nível de mecânica não sei em que o Gol é melhor que o Onix, se ambos são velharia de 1980, sendo que o da GM ainda passou por algumas melhorias. Mas respeito a sua opinião.
ExcluirAmbos são ruim de mecânica, pois são obsoletos, mas o Onix consegue ser menos eficiente, o carro sofre demais com o motor 1.0 e o pior é que bebe muito também. Sobre melhoras, ambos receberam melhoras, o TEC é uma "evolução". O consumo urbano do Gol, segundo o Inmetro, tem consumo urbano de 11,6km/l com gasolina, ao passo que o HB20 1.0 12v faz 11,5km/l. Ou seja, o consumo do Gol TEC está no mesmo patamar que o HB20 3 cilindros, ainda que seja um motor muito inferior tecnologicamente e em termos de desempenho.
ExcluirJá o Onix, além do motor ser ultrapassado e manco, ainda bebe muito, segundo todas as fontes possíveis, pois a GM não deixa o Inmetro avaliá-lo. Quem já fez test drive no Onix 1.0 sabe como o veículo sofre nas retomadas, especialmente com ar ligado, situação em que parece que o veículo não sair do lugar.
Foi uma das opções que minha sogra cogitou, mas nem ela teve paciência para o desempenho do veículo com ar ligado, apesar de ter achado o carro "bonitão" e adorado a posição alta de dirigir. O consumo não tinha nem como avaliar(mesmo sendo um trecho curto seria interessante), pois o veículo não tinha um simples computador de bordo.
Vejo o Onix como um veículo perfeito para "pegar" quem não entende nada de carro, que é o perfil do consumidor médio. O interior é bonito, o que agrada um leigo, apesar de ser mal acabado e mal construído. O exterior é chamativo e dá a impressão de um veículo maior, o que agrada os leigos, apesar do espaço dentro ser adequado apenas para 4 adultos e o teto ser um tanto baixo no banco traseiro. O consumo não é informado e o veículo não é etiquetado pelo Inmetro, mas se o cidadão perguntar ao vendedor ele diz que é excelente e essa história de etiqueta é puro marketing. O nível de segurança é ruim, mas o leigo nem sabe o que é Latin Ncap.
ExcluirO preço de tabela é alto, mas o vendedor prontamente oferece um desconto de 3mil e dá película e pintura branca grátis(essa foi a oferta que ofereceram para a minha sogra, quando a acompanhei até a concessionária).
Ou seja, é o carro perfeito para "pegar" os leigos. É "bonitão", tá na moda e tem desconto. Segurança? Desempenho? Consumo? Acabamento? Isso é coisa que só quem realmente entende de carro e acompanha o mundo automotivo vai saber.
Muito bons seus argumentos, mesmo assim continuaria com o Onix, pois para encarar a cara lavada do Gol de anos de estrada só se ele fosse indiscutivelmente bem superior ao Onix, coisa que ele não é.
ExcluirE se a VW mantiver a velharia inalterada e com preços abusivos nos acessórios vai perder mercado. Foi-se a época em que Gol e Palio eram as únicas opções. Hoje temos Ká, Fiesta nacional, HB20, Onix, Sandero melhorado e por aí vai os convidados para dividir o bolo.
Excluir@Jhoneribas
ExcluirConcordo, a VW parece que endoidou, mês passado já estava bem colada na Fiat nos automóveis e registrava um bom ganho de mercado, mas esse mês resolveu "reposicionar" seus veículos, retirando itens de série e aumentando os valores, desconsiderando toda a tendência do mercado de procurar veículos mais completos. Pior, desconsideraram também o lançamento do Novo Ka.
A coisa fica ainda mais sem noção se considerarmos que o Gol G5 é um projeto amortizado há bastante tempo e que poderia tranquilamente ser vendido por preços bem mais convidativos.
Por outro lado, a GM, que no mês passado registrou uma grande queda, adicionou o ar-condicionado aos itens de série da versão LS do Onix ao preço de 1700 reais.
@Joooo
Não sei do que você está falando, Jooo. As japonesas não oferecem custo benefício, o Etios hoje é único carro japonês com bom custo benefício, mas apenas por ter micado, juntamente com o Nissan March, que é outro mico enorme.
Tanto Civic como Corolla sempre foram os donos do piores custo benefício da categoria, apesar de serem ótimos modelos. O custo benefício nunca foi o ponto forte dos japas, o Corolla é líder absoluta, mas sua versão pelada custa o mesmo que versões bem equipadas da concorrência.
Sobre a VW, pelos levantamentos da Fenabrave, foi a única fabricante a ganhar mercado nos últimos meses. No mês passado, a GM teve apenas 14% do mercado. As coisas estão muito voláteis, mas uma coisa é certa, se a VW não atualizar logo o Gol e/ou melhorar seu custo benefício, rolará ladeira abaixo.
A GM atualizou o portifólio, mas não tem nada de feliz nisso, pois só trouxe tranqueiras: Onix, Prisma, Cobalt e Spin são carros com mecânica obsoleta, baixo nível de segurança e todos são mal equipados. Não vejo nada de feliz nisso, pelo contrário!! Pra você ter uma noção, um vendedor me mostrou o Onix LT 1.0 vermelho "completo" por mais de 41mil(sem o desconto) e o carro sequer tinha computador de bordo ou um simples ajuste elétrico dos retrovisores. Não vejo nada de "feliz" nisso!!
No segmento de entrada só se salvam: Hyundai HB20, VW Up! e Ford Novo Ka, o resto é só tranqueira escrota e insegura feita para emergentes deslumbrados que não entendem nada de carro.
O Novo Ka certamente vai vir para disputar no mínimo o 3º lugar, um grande sucesso de vendas.
ResponderExcluirAlgumas marcas são estúpidas, vejam a Nissan, tem um bom produto, mas tem um pós venda terrível, nem de longe emplacou o New March ou outros carros, deveria reduzir o valor do automóvel do contrário irá fechar as portas.
Parabéns a Ford pelo novo Ford Ka.
Como você muda de opinião rapidamente, antes você criticava o Novo Ka e comentava que o carrinho da Ford venderia bem no começo, mas depois cairia. Só uma observação, Rasec.
ExcluirCriticava não, continuo criticando e assumo ter dito que as vendas seriam pífias, mas o mercado aceitou o carro, não tem porque ficar mentindo ou inventando, simples assim. Confesso que é espantoso o nº de vendas por ser mais do mesmo tomando por base o Ka de entrada, não tem nada de extraordinário, certamente o fator novidade está imperando, parabéns a Ford pelo Marketing sedutor durante esses meses antes do lançamento.
ExcluirComo assim nenhuma novidade? E quanto aos controles de estabilidade e tração num carro de 36 mil? Tem carro sendo vendido no Brasil por 130 mil que não conta com esses itens.
ExcluirComo assim nenhuma novidade? E quanto aos controles de estabilidade e tração num carro de 36 mil?
ExcluirMentira. O controle de estabilidade e tração só vem na versão SEL de R$ 39.990.
O ka não é mais do mesmo, o carro é bonito, espaçoso, silencioso, anda bem, gasta pouco e tem o melhor interior entre os concorrentes, além disso não custa mais caro.
ExcluirO up com aquele interior tosco e tão equipado quanto custa o mesmo, além de o motor vibrar muito e ter menor espaço interno.
Eu li um artigo, não me lembro aonde, que os consumidores ao ir às concessionárias, com intenção de comprar o UP, acabavam optando pelo Fox, talvez por contar com maior espaço interno, ou ter os preços parecidos entre uma versão top do UP, e uma mais barata do Fox, mais o fato é, na minha opinião, quem está a procura do primeiro carro zero, e não tem conhecimento das qualidades do UP, segurança máxima, economia e desempenho, dificilmente opta pelo mesmo, pois preferem Pálio, ONIX ou HB20!!
ResponderExcluirImpressionante como tem gênios nesse fórum, sabem tudo. E o pior, não respeitam a opinião dos outros.
ResponderExcluirA Fiat está com uma campanha agressiva de preços. 33k o Palio completo, é isso q o consumidor quer. Um carro confiável, por um preço razoável. O nome Palio já está consolidado. Vcs ficam discutindo o sexo dos anjos como se fossem os donos da verdade, o consumidor médio não quer saber de nada disso. Quer conforto, preço e distância de problemas.
ResponderExcluirO Novo Ka realmente vem pesado e a Ford sabe do potencial do seu carrinho, pois afirmou que o Novo Ka liderará nas categorias em que atuar, tanto o hatch como o sedã liderarão seus segmentos, segundo a Ford.
ResponderExcluirPelo visto, a Ford está certa, pois além de trazer um projeto moderno, colocaram o veículo completo por 35mil, enquanto todos os concorrentes de peso acabam custando mais, alguns até pelados.
Mês que vem, se continuar assim, já pode disputar 2° lugar, pois o Palio acho muito difícil sair da liderança.
Na concessionária que fui(GrandVia), o vendedor disse que já venderam vários Novo Ka, mas o show room estava lotado de New Fiestas, um ao lado do outro. Ao perguntar sobre a quantidade de New Fiestas, ele disse que o comprador está achando mais interessante levar um Novo Ka 1.5 em detrimento de um New Fiesta, mesmo com o desconto de 3mil que estão dando no New Fiesta. Ele relatou que tem cliente até preferindo levar a versão topo de linha 1.0 em detrimento do New Fiesta de entrada.
Parece que a Ford acertou mesmo com o Novo Ka.
A ford deve abandonar a versão S do New Fiesta, que, se comparado ao KA SEL, tem CXB bem pior. Ela já fez isso com a ecosport
ExcluirNew Ka em 9ª sendo que está com uma semana a menos nas vendas,acho que no mês de outubro ele vai para o Top 5
ResponderExcluirNo estado de MG o New KA já é top 2.
ExcluirSério?Acho que em outubro ele deve estar no top 5 no Brasil todo.
ExcluirUp é um bom carro só que a Vw exagera nos preços,sê não fosse isso venderia bem,enquanto isso é Ka neles huehue
ResponderExcluirSaber quem vendeu mais ou menos, acho que só interessa as montadoras que precisam de lucros.Para nós consumidores, efetivamente, esta informação não serve para nada pois vender mais ou menos não é sinonimo de maior ou menor qualidade é apenas uma demonstração de momentos de maior ou menor promoção.
ResponderExcluirconcordo. O que vai me levar a comprar um zero km será minha análise quanto a segurança, consumo, custo benefício em geral e nunca comprar porque vende mais, tire pelo que vende mais, Palio é o melhor? acho que não, tem vários melhores,
ExcluirPrimeiros lugares estão bem disputados.
ResponderExcluirE?E?E?E?E?E?E?.......
Excluirestão?
ExcluirJura???
ExcluirRealmente essa sua observação foi de real importância para todos nós que, após seu utilissimo comentário, aprendemos mais um pouco!!!
Parece que existe um bastão chamado "dormir no ponto" que é passado de montadora para montadora ao longo dos anos. A Ford o segurou durante muitos anos até despencar sua fatia no mercado e o passou para a GM. Mas esta ficou esperta e o passou rapidinho para a VW, que o vem segurando há poucos anos, mas o suficiente para cair pela tabela de vendas. No binômio custo-beneficio a VW precisa melhorar o benefício, com redução do custo para o consumidor. E tem gordura pra queimar, não tentem dizer o contrário. Aliás, todas elas têm.
ResponderExcluirA Fiat tb parece tá segurando esse 'bastão'. A marca que, de certa maneira, revolucionou o mercado criando alguns conceitos que estão aí até hj (motor a alcool, picape compacta cabine estendida e dupla, aventureiros urbanos, etc) parece tá dormindo no ponto, tem poucos lançamentos impactantes previstos (somente o Renegade, da afiliada Jeep e a tal picape média, parceria com a Mitsubishi), de resto só tá 'requentando' modelos já existentes com facelifts, nada de carros totalmente novos e novos motores e tecnologias. Diferente da Ford e Chevrolet, que renovaram seus modelos quase que totalmente por aqui.
ExcluirGostei da analogia do bastão.
ExcluirE concordo com o Andres. Acho que a próxima a segurar o bastão vai ser a FIAT, caso não atualize, de verdade, seus carros.
A concorrência está mais forte do que nunca. Já foi a época em que o Gol tinha manutenção barata e tals. Seu cesta básica de peças tem preços apenas razoável e o custo de uma apólice de seguro está entre os mais altos da categoria.
ResponderExcluirA manutenção barata é 'compensada' com o seguro mais alto da categoria. O carro não tem nenhum diferencial em relação a concorrência e ainda por cima tá muito caro (o Rallye chega a R$57 mil). A Volkswagen vai ter que se mexer ou então seu 'queridinho' vai perder o título de carro mais vendido do Brasil logo logo.
ExcluirSe continuar nesse ritmo, o Gol vai ficar em 2º no acumulado do ano.
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