A Fiat do Brasil lançou o Novo Uno 2015 (veja detalhes aqui) - carro que recebeu uma atualização estética externa suave e aperfeiçoamentos importantes no interior, de modo a posicioná-lo melhor no competitivo segmento de hatchs compactos, que tem como modelo referencial o Volkswagen up!, lançado este ano.

Novo Fiat Uno 2015 Attractive x Volkwagen up! take

Dessa forma, vamos comparar as versões de acesso de up! e Uno, ambas com motor 1.0 e equipadas com ar-condicionado, direção com assistência, vidros e travas elétricas, nos quesitos preço, itens de série, consumo e desempenho e segurança.

Volkswagen up! - Take up! 4 portas - R$ 34.627

novo Fiat Uno 2015 x Volkswagen up!

O modelo da Volkswagen seria o up! na versão de entrada, Take up!, equipado com ar-condicionado (R$ 2.830,00 ), "easy drive" - direção com assistência elétrica + rodas de aço aro 14" (R$ 1.280,00), acesso fácil (R$ 730,00),  módulo 4 portas (R$ 2000), preparação para som (R$ 339) e alto falantes (R$ 238).

novo Fiat Uno 2015 x Volkswagen up!
Volkswagen up! - interior
Fiat Uno Attractive 1.0 + Celebration 1 - R$34.890

novo Fiat Uno 2015 x Volkswagen up!

O Fiat Uno Attractive 1.0 com o kit Celebration 1 (R$3.990) traz ar-condicionado + Para-brisas degradê, pneus 175/65 R14, pré-disposição para som (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena), quadro de instrumentos iluminado com display LCD de alta resolução equipado com Computador de Bordo comandado por teclas no volante, travas elétricas + Trava automática das portas a 20 km/h, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento.

novo Fiat Uno 2015 x Volkswagen up!
Novo Fiat Uno 2015 - interior
Quando equipados com os mesmos equipamentos - ar-condicionado, direção com assistência, vidros elétricos dianteiros, preparação para som e travas elétricas, o up! é cerca de R$ 260 reais mais barato, evidenciando que o modelo da VW tem uma relação custo x benefício ligeiramente melhor.

Consumo

O Volkswagen up! adota um motor mais moderno, de três cilindros, construído de alumínio e com 82 cavalos, enquanto o Uno faz uso do Fire 1.0 quatro cilindros de 75 cavalos. Como resultado, o up! é mais econômico, tanto em cidade quanto estrada, com etanol ou gasolina, conforme medições do INMETRO.




Novo Fiat Uno 2015 x Volkswagen up! 2015 - consumo
Em cidade, o up! tem média de 9,1 Km/l de etanol - 16,7% melhor que os 7.8 Km/l do Uno 1.0 com ar-condicionado. Com gasolina o up! é 19% melhor, com 13,2 Km/l, contra 11,1 Km/l do Uno.


Novo Fiat Uno 2015 x Volkswagen up! 2015 - consumo

Em estrada o up!, com 9.9 Km/l, é 10% mais econômico que o Uno, que fica em 9 Km/l. Com gasolina a diferença se amplia para 12,5%, com 14,4 Km/l do up! contra 12,8 do Uno.

Desempenho

A motorização e o projeto mais modernos do up! em relação ao Uno mostram seus resultados em consumo, onde o modelo da VW é em média 15% melhor que o Uno, e também em performance, onde a diferença a favor do alemão é ainda mais pronunciada.

Novo Fiat Uno 2015 x Volkswagen up! 2015 - desempenho

Os dados acima são do teste do Uno Vivace 1.0 da versão anterior, mas como não houve modificações mecânicas, então podem ser usados como comparativo, e mostram que o Volkswagen up! é 3.4 segundos mais rápido na aceleração de 0 a 100 Km/h.

Novo Fiat Uno 2015 x Volkswagen up! 2015 - retomadas

Nas retomadas de 80 a 120 Km/h, o Volkswagen up! conclui a prova em 24,2 segundos, nada menos que 14,1 segundos mais rápido que o Uno Vivace 1.0.

Novo Fiat Uno 2015 x Volkswagen up! 2015

Os dados de consumo e desempenho mostram que o Volkswagen up! tem um desempenho muito superior ao do Fiat Uno 1.0, e mesmo assim é bem mais econômico.

Segurança

Outro ponto onde há uma clara vantagem do Volkswagen up!, que recebeu 5 estrelas para passageiros dianteiros no teste de impacto do Latin NCAP, que é a nota máxima, enquanto para crianças ficou com 4 estrelas.



O Uno não foi testado com airbag duplo dianteiro, e recebeu apenas 1 estrela na dianteira, e na traseira (crianças) ficou com 2 estrelas.



Dessa forma, no quesito segurança o Volkswagen up!, que é um dos carros mais seguros fabricados no Brasil (veja detalhes aqui), mostra-se também bastante superior ao Uno.

Conclusão

Novo Fiat Uno 2015 x Volkswagen up! 2015

O Fiat Uno 2015 recebeu aperfeiçoamentos estéticos e no interior, ficando mais "atrativo" sobretudo por conta de seu interior caprichado. Entretanto, quando colocado em perspectiva frente a um projeto moderno como o up!, o modelo da Fiat fica muito atrás nos quesitos economia de combustível, desempenho e segurança.



E, por fim, o up! ainda é mais barato e tem maior prazo de garantia, de 3 anos, contra 1 ano do Uno.

Vídeos

Fiat Uno Attractive 2015



Volkswagen up! Take 2015

77 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Não tem nem o quê comparar!
    Um abismo de qualidade, tecnologia, modernidade e segurança, separam o Uno do up!
    Hoje em dia, com o up! e o New Ka, somente um fanático pela Fiat ou um completo desinformado, optaria pelo Uno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uno falta motor
      Up falta design
      Se juntasse os dois acho que saia algo melhor

      Excluir
    2. Uno falta câmbio, falta segurança, falta qualidade na montagem, falta qualidade no material utilizado, ou seja, "farta" tudo o que é necessário.

      Excluir
    3. E o pior que o Uno vende bem mais que o Up!,e continuará vendendo...deve ser por que o Uno tem peças de reposição bem mais baratas,porque esses 2 carros se juntarem não da 1,pagar mais de 30kk nessas tranqueiras,não obrigado,vou de seminovo com mais conforto e desempenho.

      Excluir
    4. eu acho o interior do uno muito melhor, mas no quesito segurança e o FIM para uno, 1 estrela nos teste ai papai não tem mimos q justifique a compra.

      Excluir
    5. Esse vw.car.blog é mesmo uma piada!!!

      Excluir
    6. Concordo com o cao-rj , não tem nem o que comparar, o UP é superior em praticamente todos os aspectos, mas é claro o choro é livre ...

      Excluir
  2. O uno é 14 segundos mais lento no 80 a 120km?h? ....
    Repetindo: QUATORZE SEGUNDOS!
    Em uma ultrapassagem de um caminhão na estrada com o Uno vc fica na pista contrária mais de 14 segundos a mais que o up!. 14 segundos...
    sem comentários...
    E tem "jênios" que vão comprar o uno pois o painel é cheio de botões e tem luzinhas coloridas...que para esse pessoal é sinônimo de tecnologia,...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, essa medição de 80 a 120 é a maior furada. Em condições reais, ninguém usa a quinta marcha para fazer ultrapassagens. Acho que deveria fazer a aferição em terceira marcha. Fiz esse teste no UP cujo resultado foi menos de 9 segundos para alcançar os 120 km/h.

      Excluir
    2. não julgue as pessoas por vc
      isso é a maior furada e é o principio da intolerancia
      o motorista comum não é adepto a mudança de marcha, quem vive mudando(no pupular cambiando) é jovem com predileção a pilotar
      quem viaja muito vai apreendendo a observar os motoristas nas estradas, e nas subidas acredite o cara sai e vai , vai perdendo velocidade, pois não muda, e outro fator interessante é que os motoristas comuns se sentem incomodados com o aumento de ruido do motor decorrente, da rotação mais elevada
      as medições se fazem necessária , para que o motorista com um pouco de conhecimento de mecanica avalie a condução , no veículo em teste
      Ou seja é um parametro, que para mim é fundamental para quem viaja,
      E demonstra claramente que carros 1.0 só servem para cidade

      Excluir
    3. Nivaldo, concordo contigo e só acrescento que muitos motoristas, tipo de maior idade que dirigem a não muito tempo tem "pena" do motor quando o giro sobe.

      Excluir
    4. 14 segundos mais lento, mas ninguem ultrapassa em quinta marcha. Em contrapartida, se vc estiver viajando a 100km/h, vc conseguirá conversar dentro do Uno normalmente, enquanto no Up, o carro vai estar a 5 mil rpm, motor berrando parecendo Gol AP em arrancada!

      Excluir
    5. Leandro, uma correção, o giro do motor do Up! a 100 km/h fica na faixa dos 3700- 3800rpm. A não ser que vc esteja em 4° marcha.

      Excluir
    6. Leandro, o Uno tem um isolamento acústico bem pior que o Up!, este sim é silencioso mesmo em giros altos. E o Up! não está a 5mil rpm a 100km/h, mas sim por volta de 3700rpm.

      Excluir
    7. Qual o critério técnico utilizado para dizer que é mais silencioso e tem mais isolamento acústico ? Foi medido com qual aparelho ?

      Excluir
    8. Sempre esse Fiateiro Leandro, é impressionante. Pra começar, a Quatro Rodas já mediu com decibelímetro, o qual indicou que o Up! tem nível de ruído interno melhor que os concorrentes(Uno, Celta e March). Entretanto, qualquer cachorro de rua que já dirigiu o Uno percebeu como é barulhento, o motor é velho, barulhento, áspero, manco e beberrão. Dirija um Uno 1.0 e depois um Up! no mesmo dia e verá como a diferença é enorme, mesmo um Fiateiro como você seria capaz de perceber isso.

      Excluir
    9. "Dirija um Uno 1.0 e depois um Up! no mesmo dia e verá como a diferença é enorme, "

      O caso é o seguinte, quem tem Uno e dirige um up!,. NÃO QUER MAIS VOLTAR PARA O UNO.

      A superioridade do up! é descomunal em qualquer aspecto. O up! é muito mais rápido e ágil. Enquanto o up! é delicioso de ser dirigido, o Uno range em qualquer subida de lombada. A posição de dirigir do Uno é ridícula, com o volante muito alto e o motorista enfiado em um banco que cansa em poucos minutos.
      Enquanto isso o up! tem um banco fantástico, confortável e firme na medida certa, com uma posição de dirigir perfeita.
      E o silêncio interno? Cara, o up! parece carro de luxo, de tão silencioso, e ainda tem o fato do rodar sóilido, enquanto o Uno parece uma salchicha.
      E pior, a sensação de qualidade interna e externa do up! é clara e inequívoca, enquanto no Uno fica claro que o carro é de baixa qualidade e barato.

      Uma amiga minha que tem um Uno e adorava o carro e não acreditava quando eu falava para ela que ela deveria trocar pelo up! Muito bem, ela deu uma encostada no Uno e teve que deixar arrumando. Aí a seguradora deu um carro reserva para ela. Sabe qual? Sim, um up!
      Mas foi só meio dia. Ela não acreditou no tamanho da superioridade do up!. Ela pegou o carro de manhã, e ao meio dia já tinha ligado para uma loja de usados para comprar o Uno dela. O cara da loja foi na oficina que tava o Uno avaliou e ela vendeu o carro, e no mesmo dia comprou um up!
      Na boa, não tem como comparar. A diferença e superioridade do up! sobre o Uno é abismal.

      Excluir
    10. Eu tenho uma BMW 325 de passeio e um uno 1.4 que eu uso pra trabalho, todo media de 400 km por dia, aro 14 com motor 1.4 ficou ótimo, torque muito bom, regulagem de altura e faz quase 12km/l andando a 100 / 110 na Estrada.

      Excluir
  3. O Up! com toda certeza é melhor. Porem o novo Uno é mais bonito em todos os aspectos!

    ResponderExcluir
  4. Quesito segurança desempenho up sem duvida. Designer e tecnologia uno leva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tipo de tecnologia o UNO leva? O start stop e só

      Excluir
    2. O designer do up! é o premiadíssimo Walter de Silva...já o do Uno...nunca ouvi falar... não sei nem quem é...

      Excluir
    3. "start stop" não tem no Uno Attractive.

      "Designer e tecnologia uno leva"

      A frase acima representa bem o público alvo do Uno..."designer" e tecnologia = luzinhas e botões....muitos botões....rá..rá..rá.

      Excluir
    4. Vossa senhoria não entendeu a ironia kk

      Excluir
    5. Carlos... Vc não entende nada e acha que sabe alguma coisa. Vc é fanboy da volks e está por fora.....

      O criador do up é o designer marco Antônio pavone e o chefe de design da volks é o Walter de silva.

      Vá se informar.

      Feche a boca pq tá fedendo.

      Excluir
  5. Não tem mesmo como comparar Uno com o Up!, seria como comparar estrume de cavalo com mel. Enfim, o Uno é apenas uma carrocinha enfeitada e insegura. Só um pobre sem instrução compra essa tranqueira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vende umas 3 vezes mais que o up!

      Excluir
    2. Para pessoas físicas, o up! vendeu mais que o Uno em 4 dos últimos três meses.
      para consumidores finais o up! é mais vendido.

      Excluir
  6. A FIAT (já tive alguns na vida) precisa melhorar muito, esse motor já chegou ao fim, o seu desempenho (eficiência) é muito ruim para os dias de hoje, e sobre segurança ativa e passiva não vou nem comentar, um abismo se comparado ao Up. A turma de Betin precisa acordar.

    Os consumidores brasileiros precisam acordar e começarem a ler mais sobre o assunto, se informarem antes de decidir pela compra.

    Parabéns ao Carblog pelo trabalho de informação objetiva e isenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eddie
      A Fiat tem seus méritos.
      Estava pensando outro dia: eles vendem um palio Fire por 25 mil. Agora, pra vc comprar o carro mais barato da Ford, por exemplo, Ford Ka, vc precisará desembolsar 10 mil reais a mais. O Ka mais simples custa 35 mil. - Depois ainda dizem que a Volks não soube ajustar o Up! no mercado... e o Ka? Não vi ninguém criticar a Ford por isso.

      Excluir
    2. Exatamente André, o Up é o divisor de aguas desse Mercado insensível e lesivo ao consumidor em todos os aspectos. O Up democratizou o conforto, economia e principalmente a segurança. (não trabalho com automóveis).

      Desculpa aos fordistas, pra mim, o Ka é um engodo (um fake), só o tempo vai dizer se estou certo ou não. Cadê o resultado do crash test?

      Excluir
    3. COnforto não acho, pois ele e muito carente de mimos aos consumidores, mas segurança e economia concordo!

      Excluir
    4. Olá Vanessa,

      o que falta no pequeno notável? Sds

      Excluir
  7. Achei esse interior do Uno bem bacana. Uma boa evolução comparado ao anterior. Ponto pra Fiat. O Uno é um carrinho bacana, mas o UP! é muito mais carro (não tem como negar).
    Quem quer painelzinho bacana, com telinha e algumas funções, beleza, compre um Uno (escolhas pessoais que devem ser respeitadas).

    Mas, vou listar alguns fatores que são bons motivos de quem opta pelo Volks Up! :

    1- É o carro mais seguro da categoria (e + seguro que vários carros bem + caros).
    2- É o carro mais econômico do Brasil (segundo a maioria dos testes).
    3- É o carro 1.0 com melhor desempenho (motorzinho com ótima disposição, agilidade impressionante pra carro 1.0 e muito esperto no trânsito - sobe ladeiras, muda de faixas e faz ultrapassagens com certa facilidade).
    4- O carro de menor custo de reparabilidade (segundo fontes especializadas).
    5- Custo do seguro (contra roubo/colisão) é baixo (comparado a outros carros).
    6- Solidez da marca Volkswagen.
    7- Excelente dirigibilidade.
    8- Motor moderno (bloco de alumínio e dispensa tanquinho de partida a frio, etc).
    9- Excelente aproveitamento interno (compacto por fora, mas bom por dentro).
    10- Ótima estabilidade (gruda no chão, faz curvas muito bem).
    11- Excelentes freios e muito eficientes (basta um leve toque e os freios já reduzem imediatamente a velocidade do carro - diferente de outros por aí q vc pisa e demora meia hora pra parar).
    12- Porta-malas (com abertura elétrica) bom para o tamanho do carro, com capacidade de 285 litros.
    13- Design diferenciado e único (não é cópia de outros carros, nem desenho de "modinha" , ou cheio de vincos ou curvas que logo fica cansativo).
    14- Direção elétrica (leve, precisa, mas firme).
    15- Ar condicionado muito eficiente (resfriando a cabine em pouco tempo).
    16- Comandos todos à mão (de fácil e rápido acesso).
    17- Sensação de segurança, controle e firmeza que o carro transmite ao rodar (bem diferente que alguns outros carros da categoria).
    18- Robustez.
    19- Acabamento muito bom (nada de portas ou tampas desalinhadas - como alguns carros da concorrência).
    20- Ótimo câmbio (de engates curtos e precisos).
    21- Muito fácil de estacionar (cabe em qualquer lugar - e a direção leve facilita muito as manobras).
    22- Provavelmente será um dos carros com menor depreciação (analisando outros modelos da Voks comparados aos concorrentes).
    23- Fácil aquisição de peças Volkswagen para reposição (conta com uma ampla rede de concessionárias e muitas autopeças que vendem peças Volks).
    24- Boa visibilidade.
    25- Espaço interno adequado para 4 adultos.
    26- Compartimento do motor bem organizado (nada de fios soltos ou com fitas adesivas - como de alguns concorrentes).
    27- Pedais bem macios (embreagem, freio, acelerador).
    28- Boa regulagem do banco e do volante, que permite uma boa posição de dirigir.
    29- É um carro simples, porém com tudo de qualidade, prático e eficiente, painel limpo, funcional, bem montado, tudo bem encaixado, racional - ele não tem painel cheio de botões ou visores (as pessoas esquecem que quando estraga esses botões/visores e comandos eletrônicos, é uma "paulada" pra trocar/consertar - pra mim, é até melhor não ter tantos botões e os comandos sejam fáceis e baratos de trocar, caso necessário).
    30- Comparado aos concorrentes (uma comparação racional), não é tão caro como dizem, tem um preço justo (comparado a Uno, Celta, Ka, Onix, HB20, etc).

    Essa lista é pessoal. Respeito quem não concorde com ela ou dê preferência a outras coisas. Não escrevi para criar polêmicas (muito menos para depreciar carros concorrentes). RESPEITO QUEM OPTA POR CARROS DA CONCORRÊNCIA, MAS PEÇO QUE RESPEITEM QUEM OPTA POR UM UP! (Antes q apareça um chato de plantão que adora discordar de tudo).

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, até parece garoto propaganda...kkk. Mas entendi os motivos.
      Pelo menos você é coerente e não um idólatra.
      Nada contra as outras marcas, apenas ressaltando seu ponto de vista.
      Somente quanto ao espaço interno "adequado" achei exagero. Somente "bom" espaço. O March, por exemplo, tem maior espaço atrás.
      Pensamentos diferentes todos têm, mas é legal opiniões sensatas, essas sim fazem as pessoas analisarem melhor, o que é diferente de opiniões fanáticas, que fazem apenas provocações e geram discussões desnecessárias.
      Valeu!

      Excluir
    2. Valeu Edson
      Não dirigi o March, mas dizem que o 1.6 anda muito.
      A maioria desce o sarrafo nos carros sem conhecer, sem nunca ter dirigido.
      Acredito que cada carro e cada marca tenha seus pontos fortes e fracos, suas qualidades e particularidades que agradam uns e desagradam a outros.
      O que é "xarope" são comentários tipo "haters" q só aparecem pra depreciar, muitas vezes usando termos chulos e impróprios e acabam até mesmo ofendendo outros comentaristas do blog. Praticamente partem para a agressão gratuita, mas não demonstram nada que agregue valor ou informação automotiva.
      Abs

      Excluir
  8. Após tudo o que falaram o UNO vende mais.

    Quem sera que esta mal posicionado nessa historia? UNO mais lento e estranho de design e que vende mais? Acho bom fazer a pergunta, pois, o que leva as pessoas a adquirirem ele e não o UP?

    E como fica o UP vs o Uno 1.4???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vende mais. Assim como o pessoal compra mais músicas do Parangolé, Lepo Lepo, Mc Guimê, Luan Santana, Michel Teló ou da Funkeira Anitta do que de bons artistas. Como se vender mais fosse sinônimo de qualidade. Pois as pessoas tbm preferem isso. As pessoas tbm elegem Renan Calheiros, Sarney, Tiriricas. O que confirma que a maioria não é lá muito inteligente.


      Obs: ainda bem que meu carro tem entrada USB no som, assim consigo colocar um pendrive com minhas músicas favoritas. Pois se fosse depender das rádios (que tocam o q a maioria gosta de ouvir) teria que escutar Funkeira Anitta, Valesca Popozuda e sertanejo universitário o dia todo. / Ainda bem q fujo desse rótulo " a maioria". Deixe eu escutar meu Led Zeppelin, Dire Straits, B.B King, etc, no meu som, hahaha.

      Excluir
    2. Qualidade é sinônimo de vendas elevadas? Quais são as outras variáveis envolvidas em vendas? Marketing, conservadorismo, falta de informação, preço, presença de pontos de venda, apelo emocional, ...

      Excluir
    3. O conceito de qualidade envolve o que a pessoa deseja de um produto é individual. Mais pessoas preferem o UNO? Ou e mais fácil de comprar tem mais descontos? Vejam que o conceito qualidade pode ser relacionado pelo usuario ao preço. Claro que o pessoal aqui olha mais por especificações técnicas.

      Excluir
    4. O Up! já vende mais que o Uno para pessoas físicas, mesmo sendo mais caro. O problema do Up! tem sido as vendas para frotistas, pois não tem obtido êxito nessa modalidade.

      Excluir
  9. acho horrível esse uno, mesmo o up com tantas coisas melhores vai levar lenha do uno, e lenha das grandes... mas o carlos vai dizer que o up vende mais para pessoas físicas e é lider da categoria kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lenha vai levar quem compra um carro inseguro e obsoleto, principalmente se bater o carro. O caixão de lenha (madeira) pra toda família.

      Excluir
    2. isso é muito subjetivo, eu já tive duas carroças em minha vida, um celta 2008 e um gol 2012, ambos sem abs, air bag e nunca morri, hoje tenho um new fiesta titaniun com multiplos air bags, abs e esp e nunca bati o carro...não estou defendendo a compra de um uno, só estou relatando o que irá acontecer no mercado, o up vai levar lenha do uno... vc acha que o brasileiro está ligando para estrutura do carro e nota en latin cap? tão cagando e andando

      Excluir
    3. Infelizmente a maioria das pessoas se liga apenas em design e uma telinha.
      Não tenho nada quem opta por carro A ou B e pra mim não faz diferença se o carro vende 1 mil ou 10 mil unidades ao mês. O que importa é que seja um bom automóvel e q atenda minhas expectativas. Estou muito satisfeitos com o Up! (pouco me lixando se acham feio ou se dizem que vende pouco - embora eu não ache q vender mais de 5 mil unidades ao mês seja pouco).
      Curiosamente já tive um Palio (dos antigos) e foi o carro q menos gostei (dos q tive).
      Parabéns pelo Fiesta Titanium, muito bacana esse carro, cheguei a ver um numa css Ford da minha cidade. Show de bola o carrinho.
      Abs

      Excluir
    4. Pelo que percebo, rodando por aí, é que o Uno vende muito no interior, já que o carro tem altura em relação ao solo, coisa muito apreciada pelas pessoas que rodam por estradas de terra, passando por mata-burros, lombadas, valetas. Nisso o Uno tem mais preferência (desde o antigo). Não é coisa de tecnologia que atrai seus compradores.
      Já em cidade grande não se vê muito Uno.
      Falando do UP!, pelo menos onde moro as vendas estão um fracasso. Na minha cidade não tem nenhum. Nas cidades vizinhas maiores, se vi 6 rodando (sem ser de test drive) foi muito. Bom, também vi poucos "New March" e poucos "New Fit" rodando, e isso contando São Paulo. Anteontem, estava numa cidade maior e vi um Red UP! no trânsito e um UPelado! parado.
      As pessoas são resistentes a mudanças. Preferem continuar no "Bom" e velho gol a comprar o UP!
      Não torço pra A nem B, mas queria ver o Uno com 5 estrelas no teste de colisão, motor mais moderno e sem o tanquinho de partida a frio, só pra ver p que os UPesistas iriam falar.Se o ponto principal é a segurança, então queria ver o que mais falariam. Painel de avião e botões não vale.
      Como disse o Bob Sharp do AE, "já dirigi coisas mais perigosas", então SOMENTE o fator "estrelinhas" não me influencia numa compra, mas o conjunto. Não compro carro pensando em bater ou ser abalrroado, isso é consequência. Felizmente em 25 anos de motorista só fui abalroado uma vez de leve por uma CG 125 na porta do motorista devido a um maldito ponto cego.
      No mais, se o carro tiver 5 estrelas e pelado eu não compro. Portanto um conjunto de fatores, pra mim deve prevalecer.
      Agora quem dá preferência somente para a segurança, obviamente não vou criticar, uma vez que cada qual vê o que é mais importante e isso varia de pessoa pra pessoa.

      Excluir
    5. André, com tanta informação que temos hoje em dia acho que as compras deveriam ser mais racionais, quando comprei meu celta aos 19 anos e depois meu gol eu não fazia ideia o que era abs e air bag, mas naquele momento as duas compras atenderam muito bem ao que eu queria, mas é isso que você citou, o bacana é você comprar um carro que atenda suas expectativas, se é seguro ou não se tem telinha no painel ou não, gosto é muito subjetivo, eu não sou fã de marca nenhuma até pq são todas muito caras, abraço

      Excluir
    6. A dirigibilidade do UP! é melhor que do Uno, pra mim. Já dirigi os dois e gostei mais do carro da VW. A direção elétrica é um show à parte. Até coloquei como possível compra, na versão topo de linha, porém não quero carro 1.0. Quem sabe no futuro a VW disponibilize motor de 1.4, por exemplo. Já o Uno, quem sabe no futuro, quando a Fiat melhorar seu motor (principalmente) e câmbio, possa ser uma possível opção...

      Excluir
    7. Igor e Edson
      Realmente, acho q muitas vezes há exageros nos comentários.
      Algumas vezes, até posturas agressivas e ofensivas de alguns.
      Não dá pra levar tudo o q dizem a sério.
      Acho q cada um tem direito a escolher o carro ou marca q ache melhor ou q mais goste, e ninguém tem nada a ver com isso.
      Lógico q é bom analisarmos todo um conjunto de fatores, pois automóvel é um bem caro e envolve a segurança de pessoas.
      O Uno pode ser melhor pra quem mora no interior, em cidades onde só tem Fiat, ou de quem curte a Fiat e gosta do carrinho.
      Assim, como o Up! pode ser melhor pra quem quer um carro seguro e econômico e não liga se o design é considerado feio ou não.
      Cada um faz suas escolhas baseadas em seus critérios. Eu tenho os meus e respeito quem tem critérios diferentes.
      Já tá na hora de parar com essas briguinhas de marcas, de carros, já encheu o saco mesmo.
      Abs

      Excluir
    8. As "estrelinhas" só vão influenciar vcs no dia em que derem uma "cacetada" bem forte, digo os que conseguirem sair andando, daí com o dinheiro do seguro certamente vão comprar um novo carro levando em conta as "estrelinhas".

      Acordem, a tecnologia está aí para nos servir, pra que pagar numa "cadeira elétrica", se com a mesma grana (ou menos até) vcs podem ter um carro de primeiro mundo, de padrão europeu e testado em laboratório idôneo como o ADAC na Alemanha.

      - É difícil de entender o que passa pela cabeça desse povo.

      Excluir
    9. Eddie, respeito sua opinião. Mas "dar uma cacetada" não está nos meus planos. Com certeza não estou preocupado com isso. Pelo visto você se preocupa bastante.
      Talvez o dia em que eu me preocupar tanto assim com acidentes, eu prefira ficar em casa, pois nem com carros de "10 estrelas" eu vou querer dirigir. Apenas disse que entre um carro que tem somente 5 estrelas e mais nada, prefiro um com 3 e que tenha alguma coisa a mais. Afinal, as estrelas somente vão servir se eu colidir de frente a uma velocidade predeterminada nos testes e em um obstáculo parado. No mais, melhor nem pensar em bater com o carro 5 estrelas. Como não estou pensando em "bater", deixe-me com minha opinião.

      Excluir
    10. Como assim, "5 estrelas e mais nada! "?
      E a carroceria blindada? E os airbags de última geração, padrão europeu, pois abrem mais rápido, são mais acolchoados e, consequentemente, causam pouquíssimos danos, numa eventual lesão? E a dirigibilidade exemplar? E a estabilidade impecável? E o moderníssimo motor? E a economia de combustível? E o ISOFIX?, etc

      Fala sério!

      Excluir
    11. Ah, você está falando de que carro? do UP!? Com certeza ele tem uma boa dirigibilidade, estabilidade o motor moderno, além da economia de combustível. Não desconsidero estes itens, apenas me referi à segurança padrão (airbags e capacidade de impacto) no quesito segurança. Não me referi a veículo algum em especial.

      Excluir
    12. Edson:
      Qualquer carro que tenho "só " 5 estrelas já tem tudo!
      Em qualquer situação que alguém se envolve em uma colisão, seja ele culpado ou não, esse "só " 5 estrelas, pode ser a diferença entre a vida e a morte ou entre sair ileso ou ficar preso numa cadeira de rodas, por exemplo!
      Ninguém está livre de um infortúnio desses. Nem eu, nem vc, nem ninguém! Estar numa célula blindada, nessas ocasiões, faz toda a diferença!
      Eu inverteria a tua colocação: em vez de ter 5 estrelas e nada mais, postaria: em vez de ter ar/dh, 3 estrelas, e nada mais.....
      Segurança é o item mais importante num automóvel!
      Abs

      Excluir
    13. Edson,

      Leia mais sobre o assunto, informe-se, isto é ciência, engenharia; vá na pagina do Latin NCAP e estude, vc vai mudar de ideia sobre o tema que é vastíssimo e muito interessante.

      Importante saber que, o Up foi testado no impacto lateral a 50 km/h, e também foi aprovado.

      Quando vc tiver suficiente conhecimento sobre o assunto vc vai fugir de carros que não tenham escore 5 estrelas no crash test.

      Eu precisei de quase um década para entender a importância do tema, e hoje não compro carro que não tenha nota máxima em segurança.

      Quanto a sofrer um acidente no transito, vc só não vai bater. se não sair de casa; MUITOS ou diria TODOS nós motoristas um dia, mais cedo ou mais tarde, iremos nos envolver num acidente.

      Eu nunca havia quebrado um farol até que em 2011 me envolvi num serio acidente de estrada do outro lado do mundo. Achei (como vc) que nunca iria bater (dar uma cacetada) porque dirigia bem, o bonzão, nunca havia batido; por pouco muito pouco não morreu ninguém, dois dos carros envolvidos na multi-colisão foram pra sucata e o meu foi pro estaleiro.

      Pense nisso antes de disseminar informações ou comentários sem embasamento técnico algum, pra seu bem e dos outros.

      Excluir
    14. Se for seguir esse seu raciocinio, não faça blindagem em um carro, pois o mesmo não vai suportar um tiro de bazuca. Se for seguir isso, pode tirar o cinto de segurança tambem e tals...

      Excluir
    15. Nossa mãe!
      Esse Unknown, realmente, "sabe de nada, inocente "!!!!!!!

      Excluir
  10. Não compraria o Uno nem quando lançou ("mini-Soul") imagine agora, depois de estar acostumado com esse "design" dele. Nessa tenho de concordar, o VW up! é inclusive mais bonito!

    ResponderExcluir
  11. O Up é bem melhor que o Uno, tem uma disparidade grande de projeto e modernidade, o Uno só não perde pro Celta e Clio na categoria, do resto é um produto bem inferior a concorrência.

    ResponderExcluir
  12. Bom particularmente, acredito que opção mais "racional" seria o UP. Porém, é claro que temos os fãs de FIAT. Com relação ao uno, dirigi um e odiei...

    ResponderExcluir
  13. Hoje seu fosse comprar um carro 1.0 só teria 3 opções no mercado: HB20, UP e Ká. Já gostei do Onix, mas atualmente já está mais que provado que é sem futuro. O bom é que ninguém pensa igual e as vendas da Fiat disparam. Já imaginaram como seria o mercado sem a concorrência ferrenha de preço da Fiat?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina só se não houvesse concorrência? Ela serve para as montadoras melhorarem seus produtos e não dispararem os preços, se bem que elas meio que combinam subir os preços.

      Excluir
    2. No Brasil a concorrência é limitada. Fiquei sabendo que os chineses iam oferecer "carros" completos a partir de 19 mil. Aí as grandes foram no governo e disseram que se isso acontecesse iam demitir em massa. O resultado todo mundo já sabe.

      Excluir
    3. Pior que todas as montadoras combinam os preços (ANFAVEA é também pra isso) e poucas melhoram de verdade seus carros, e muitos de nós compramos qualquer bagaço que nos é oferecido.

      Excluir
  14. Tenho um Up Move, já rodei pouco mais de 1000km. Sou suspeito pra falar, porque tô muito feliz com ele, mas do meu ponto de vista nenhum outro compacto popular, com exceção do novo Ford Ka, pode ser comparado ao Up. A qualidade de construção do VW é muito refinada, se nota isso nos pequenos detalhes. Ele tem um tamanho reduzido em relação a um Fox ou Gol, por exemplo, mas não se mede as virtudes de um carro pelo seu tamanho. O Up é mais avançado até mesmo que um Polo, do ponto de vista do projeto.

    Celta, Uno, Fiesta antigo e outros chineses, não tem nem como comparar. Já o novo Ka ainda não vi de perto nem dirigi, mas pelos relatos na Internet, me parece ter o mesmo nível de qualidade do Volks. Porém, eu particularmente não trocaria o Up por ele, porque o VW tem tudo o que eu sempre desejei num carro( solidez estrutural, direção rápida, suspensão mais esportiva, câmbio perfeito e um motor eficiente, esperto e econômico). Todo dia é um prazer dirigí-lo, pra quem gosta de carro de verdade, é um prato cheio. Sem contar o estilo "quadrado" que remete a clássicos da Volks.

    O Up é um "fun car".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de mencionar e devo, porque seria injusto não citar também Hyundai HB20 e Nissan March entre concorrentes dignos para o Up, apesar de eu ainda preferir o VW.

      O HB20 é um carro muito bom também.

      Excluir
    2. Oswaldo,

      Vc não é suspeito não por falar bem do pequeno notavel, o Up deve ter (estimo eu) 99% de aprovação dos proprietários, em 10 meses só li uma reclamação.

      Realmente o estilo do Up remete ao Fusca, a frente e o painel lembra muito, eu gostei muito do estilo do carro, diferente de tudo que existe hoje, foge da mesmice do design atual de automóveis.

      Parabéns pelo VW Up, nota máxima em segurança! Sds

      Excluir
    3. Valeu, Eddie!!

      Eu também vejo dessa forma, o Up tem muita originalidade no design, no mesmo segmento de clássicos como o Fusca. A Coluna C me lembra mesmo o Golf MK1. Tenho a intenção de colocar rodas BBS(aquelas raiadas, com interior preto e borda cromada) nele um dia, pra deixar no melhor estilo "tuning alemão".

      Abraço!!

      Excluir
    4. Vai ficar muito legal, só sendo hater pra não gostar do Up! Abr.

      Excluir
    5. Oswaldo De Nonato
      Todas as pessoas que conheci (seja pessoalmente ou da internet), que compraram um Up! dizem estar satisfeitas com o carro.
      Todo mundo que dirige o carrinho, se encanta com ele.
      E essas pessoas possuem um conhecimento sobre automóveis àcima da média, pessoas esclarecidas, pessoas antenadas sobre fatores importantes como: segurança, tecnologia, economia de combustível, prazer ao dirigir e o bom desempenho do motor, que são citados por todos os proprietários do carro.

      A maiorioa que fala mal do carro, é por pura ignorância, desconhecimento mesmo, preconceito. Garanto que 99% dessses mudariam de opinião ao dirigir o Up!

      Excluir
  15. Entendo a superioridade técnica do Up, mas há 2 pontos no artigo q não concordo: 1) pela diferença de 200 e poucos reais o Uno traz o CB que o Take Up não tem; 2) Comparar consumo com o Uno Way (que gasta mais por questões técnicas).
    No mais bacana o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o quesito segurança onde fica Felipe? Pre-tensionador, célula de sobrevivência, ebd, etc tudo isso no Take.

      Sorry, mas não tem como comparar, anos-luz a frente está o pequeno notável da VWB. Sds

      Excluir
  16. Nem precisava dessa comparação... o up! está muito (mas muito!) à frente do Uno. A VW acertou a mão demais nesse carro!!!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem