O CESVI - Centro de Experimentação e Segurança Viária - divulga sua mais recente lista de carros com custo de conserto mais baixo e procedimento mais simples, trazendo o Volkswagen Up! novamente na liderança.

Volkswagen up! 2015 Automático

O ranking consiste em um teste no qual os veículos são submetidos a batidas na frente e traseira a 15 Km/h, e em seguida seus danos são avaliados. Os carros com menos peças avariadas, com custo de reparo mais baixo e que exigem menor tempo de reparo recebem menos pontos. Logo, quando menos pontos tiver um carro, melhor, pois ele será mais barato de ser consertado.

Volkswagen up! 2015 Automático

O Volkswagen up!, com 11 pontos no teste, foi considerado o carro hatch de manutenção mais barata do Brasil.

Citroen C3 2014

O segundo carro de manutenção mais barata foi o Citroen C3, com 15 pontos, seguido do Peugeot 208, com 16 pontos.

Ranking  de carros hatch com menor custo de manutenção (quanto menos pontos, melhor)

Ranking Montadora Modelo Pontos
Volkswagen Up! 11
Citröen Novo C3 hatch 15
Peugeot 208 16
Volkswagen Fox 17
Toyota Etios hatch 19
Volkswagen Novo Gol 19
Chevrolet Ônix 24
Chevrolet Celta 27
Ford New Fiesta 28
Renault Sandero 28
Fiat Novo Uno 36
Peugeot 207 hatch 39
10º Fiat Mille 39

Sedãs compactos - vitória do Polo

VW Polo Sedan

Entre os sedãs compactos, o carro mais barato de consertar é o Polo Sedan, que terminou o teste com 14 pontos.


O segundo colocado foi o Toyota Etios Sedan, com 16 pontos, seguido do Volkswagen Voyage, com 25 pontos.

Ranking de sedãs compactos com menor custo de manutenção (quanto menos pontos, melhor)

Ranking Marca Modelo Pontos
Volkswagen Polo sedan 15
Toyota Etios sedan 16
Volkswagen Voyage 25
Chevrolet Prisma 26
Fiat Grand Siena 36
Nissan Versa 44
Peugeot 207 sedan 54
Chevrolet Cobalt 56


46 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Mas esse site gosta de reportagem do up! né?

    ResponderExcluir
  2. Ataques de Orgasmos Múltiplos de Carlos em 3,2,1....

    ResponderExcluir
  3. Nada mais natural o resultado do up!. O up! é um projeto moderno, pensando de forma integral. As pelas são planejadas para serem belas, funcionais, baratas, simples, eficazes, eficientes e apresentarem o menor dano em colisões.
    A isso se denomina: competência. O resultado vc ve nos rankings de menor custo de reparo, na liderança absoluta de vendas na Europa (onde a família de carros up! - up + Mii + Citigo- humilha o fiat 500 e o Panda em vendas), ve nos rankings de vendas de varejo, onde o up! é líder entre os consumidores.
    Mas ve principalmente no link a seguir:

    http://www.cacodarosa.com/noticia/5638/jovem-perde-a-vida-em-grave-acidente-de-transito-em-videira

    Aì vc ve as 5 estrelas em segurança na prática.
    O Up bate no Corsa. O up! sai intacto, seus ocupantes sem qualquer ferimento.
    Enquanto o Corsa que bateu no Up! se desintegra e seus ocupantes morrem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais legal é que você falava bem da Ford nesse mesmo blog em 2012.

      Excluir
  4. Fiquei surpreso pela posição do 208

    ResponderExcluir
  5. carro feio e caro, por isso vai sair de linha na europa, pois nao vende e nao precizo dizer mais nada..... rsrs

    ResponderExcluir
  6. Este é um fator que pesou na minha escolha por um Up! Além do custo de manutenção ser menor que o dos concorrentes, é muito econômico, bom de dirigir e esperto para um carro 1.0. Além de ser o carro mais seguro do segmento.
    O seguro (contra roubo/acidente) não é caro (paguei 1,3 mil - no meu perfil na cidade de Porto Alegre).
    É um carro simples, seu design é simples, não é um carro de luxo, mas um bom carro para quem quer um carro econômico, prático de estacionar (cabe em qualquer lugar e a direção é muito leve). Carro ideal para o dia a dia na cidade e para quem quer gastar pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gosto do Up! por achá-lo feio, caro e pecar pela falta do ESP.
      Mas nesta faixa de preço o custo de manutenção é algo importante e o Up! manda bem neste quesito, isso eu tenho que reconhecer.

      Excluir
    2. Andre, carro simples, design nao mto chamativo...........mas com mtas outras qualidades, a segurança[ por exemplo, e o mais importante:
      VC GOSTA E SE SENTE BEM COM O CARRO!, nada mais importa!

      Excluir
    3. ESP só a versão top de 40 mil do Ka tem. Ou carros bem mais caros (nem o Toyota Corolla tem). Agora qual outro compacto tem isofix e 5 estrelas no crash test?

      Thiago, estou bastante satisfeito com o carro. E a economia no bolso (baixo consumo de combustível) é muito boa.

      Cada carro tem seus prós e contras. Dentro desse segmento é um dos melhores. Mas respeito tbm quem tem opinião diversa e tem outras prioridades, como design.

      Excluir
    4. Pessoal insiste nessa história do ESP, embora o novo Ka possua o mesmo, fica devendo o ISOFIX um item tão banal, mas que a Ford e outras montadoras insistem em ignorá-lo. Fico no aguardo do crash test para fazer alguma menção.

      Excluir
    5. Eles precisam se agarra a algo. A única coisa que acharam foi o ESP. Agora, eu duvido que a maioria dirija carro com ESP. Aposto que nem air-bags e freios Abs possuem os carros da maioria que comenta.

      Excluir
    6. O Novo Ka nem foi lançado ainda e agora já é defeito de carro de entrada não ter ESP. Além disso, o Novo Ka só terá ESP na versão 1.0 de 40mil reais, valor que já não é interessante para um veículo popular 1.0. A própria Ford espera que 80% das vendas seja da versão SE, sendo os outros 20% divididos entre a SE Plus e SEL. A SEL será uma mosca branca, pois poucos estão dispostos a pagar 40mil reais em um veículo 1.0 popular, manual, simples, sem central multimídia, sem retrovisores elétricos, sem Isofix, sem repetidores de seta integrados, com faróis de parábola simples.

      Para a maioria, é um carro muito simples para despender 40mil reais apenas para poder levar o ESP(lembrando que Ford chegou a dizer que a versão topo teria múltiplos airbags).

      Em suma, quase todos os Novo Ka que estiverem rodando serão 4 estrelas, sem ESP e sem Isofix. Dos 20% que comprarão a SE plus e SEL, provavelmente, menos de 10% levarão a mais completa, que tem ESP.

      Excluir
  7. Essa tabela é ridicula .... Essa tabela é de acordo com as CCs, eu tenho um Pálio Fire, não precisei fazer nada de mais até hoje, mas já troquei freios, velas, etc.
    Duvido que a manutenção custe mais que qualquer um desses carros aí ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Felipe, bem vindo a vida real. Na Automec, onde são os mecânicos que votam, o Palio foi eleito mais uma vez pelos mecânicos como o veículo que dá menos manutenção. ..mas deixem que pensem o contrário. ..

      Excluir
    2. O Fiateiro na área... Um adorador de Strada e de Palio Way, além de soltar gafes como: "Depois falam mal da Fiat", mesmo a notícia ter nada a ver com a marca.

      Você foi mesmo iludido, agora é tarde!!! Sabe de nada, inocente!!

      A avaliação feita pelo CESVI é isenta e realista, baseada em pequenas colisões corriqueiras, mas dono de Palio Way não liga para isso, anda com o carro todo esculhambado e qualquer coisa é só passar na oficina do Zé e colar o para-choque danificado com pasta de dente, jogar uma "tintinha" e está "pronto".

      Pra completar, a estrutura do veículo tem muita importância, pois alguns, a exemplo do Palio, se desmontam em qualquer encostadinha, o que acaba danificando mais peças. Mas é um carro bom, é quase como ter um Fusca.

      Excluir
    3. Felipe, seu comentário, "é só passar na oficina do Zé e colar o para-choque danificado com pasta de dente, jogar uma "tintinha" e está "pronto". ", foi exatamente o que fiz no meu Up! mas o Zé que você menciona fez um serviço tão bom quanto de muita css espalhada por ai. Mas enfim, cada um, cada um.

      Excluir
    4. Mas essa tabela do Cesvi é sim estranha, cade o clio? Eu já comprei muita peça para ele e a manutenção é uma das mais baratas dos 1.0.

      Excluir
    5. Muito correto SDS SP ! Poucos tem o seu nível de maturidade. E Sr. "Felipe", não sou fiateiro, sou mecânico com 20 anos de experiência e feliz proprietário de BMW. ....só para constar.

      Excluir
    6. SDS, não disse que não existem oficinas boas, mas sim que muitos dos que dizem que Palio é baratíssimo de consertar consideram qualquer serviço porco baratinho, feito no "Zé da esquina" como reparo. Depois enchem a boca para falar que não gastam nada, mas é claro que não, pois sempre reparam as peças danificadas(nunca trocam) e sempre pagam uma merreca na mão de obra do Zezinho.

      Reparo de funilaria, caso seja complexo, NUNCA foi e NUNCA será barato, ainda mais em uma concessionária.


      E Leandro, ter um BMW não te impede de ser Fiateiro, e desconfio(só desconfio) que seja um mecânico especializado em Fiat. Não é raro ler comentários bestas seus fazendo elogios(diretos ou indiretos) à Fiat.

      Excluir
  8. Pena que vai sair de linha em alguns meses.
    Kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler você dizendo que se escrevem muitas bobagens por aí chega a ser surpreendente.

      Excluir
    2. Povinho é engraçado, fica torcendo pra montadora como torce pra time de futebol...

      Ao invés de comemorar porque os carros de entrada estão subindo de nível, ficam aí com essa boçalidade de "vai sair de linha logo" ou então "ah, não tem ESP"... Como se todo mundo aqui tivesse e/ou guiasse carro com ESP pra ficar criticando. Como já bem disse o André Poa, agora é o único argumento (furado por sinal) dos haters.

      Que melhorem os carros, ora. Quem ganha somos nós... Fica nessa de torcidinha pra ver quem vende mais ou quem vende menos é coisa de fanboy babaca.

      Excluir
  9. Acho esse índice meio furado...Não expõe a realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SDS SP. O índice reflete as batidas que acontecem nos grandes centros, assim as peças dos veículos ficam mais baratas para que eles tenham uma classificação boa nesse ranking. Meu bolso agradece na hora de trocar um farol, por exemplo!

      Excluir
    2. Bom, leia meu post abaixo (inclusive o do meu Up! em uma situação similar ao Cesvi), e volto a falar que esse índice é furado!

      Excluir
    3. Aliás, tão furado quanto essa história de revisões a preços tabelados.

      Excluir
  10. Citroen???....Peugeot??? Acho mto difícil eles estarem entre os mais baratos!

    ResponderExcluir
  11. Também desconfio dessa pesquisa. Prefiro minha própria experiência como proprietário de veículos. Na minha cidade, os carros mais baratos de manter são Volkswagen, Fiat e Chevrolet (os modelos mais populares). Pra essas marcas é fácil conseguir peças em auto-peças pela metade ou menos que na css. Peugeot e Citroën baratas? Não é o que escuto de proprietários dessas marcas.

    ResponderExcluir
  12. Logo quando comprei meu Up! Tive a infelicidade de sofrer uma pequena colisão dianteira, mas que foi suficiente para rachar o parachoque. Fui em uma concessionária (VW Frankfurt - Ceasa - SP), para fazer o orçamento para a troca, veio a surpresa nada agradável:

    Parachoque completo: R$1.274,00;
    Pintura do parachoque + pintura: R$ 600,00
    Total da brincadeira: R$1.874,00;

    Moral da história, levei o carro no meu funileiro de confiança e o mesmo fez a recuperação do parachoque, por R$ 500,00 e diga-se de passagem o serviço ficou quase perfeito, inclusive o alinhamento do parachoque ficou melhor que o da fábrica.

    Antes do Up!, tive um Polo Hatch 2008 e também sofri uma colisão traseira (Barbeiragem minha eu confesso rs) e também fiz um orçamento na concessionária (Itavox - Osasco - SP):

    Parachoque traseiro: R$1.300,00;
    Parte inferior do parachoque: R$260,00;
    Sensores de estacionamento: R$ 400,00;
    Para barro: R$ 80,00;
    Mão de obra + pintura: R$ 700,00;
    Total da brincadeira: R$2.740,00;

    No caso acima, acionei o seguro, uma vez que o valor era maior que o da franquia.

    Resumo da ópera, não levo carro em concessionária para fazer reparos de funilaria, somente faço as revisões programadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro mesmo SDS. Será porque o carro foi lançado há pouco? Aqui em Porto Alegre, eu sempre comprei peças Volks na Unicom (uma auto-peças especializada só em Volkswagen - as peças custam menos que a metade do preço da css). Também tenho uma oficina mecânica de confiança (levo os carros lá depois de finda a garantia). O mecânico que faz os consertos no meu carro trabalhou 15 anos numa concessionária Volkswagen aqui da cidade e depois colocou sua própria oficina - a oficina dele conserta os carros da UFRGS, e do Judiciário daqui (convênio). / Geralmente esta oficina cobra menos que a metade da css por um serviço.

      Excluir
    2. Sim, André, pode ser por conta do lançamento ser recente, eu espero rs. Quanto ao Polo, as peças são caras e difíceis de encontrar. Na época, tentei recorrer a desmanches (Na Av. Ricardo Jafet em SP, onde existem vários) e não achei nada.

      Excluir
    3. Pintura do parachoque + pintura: R$ 600,00 = Corrigindo para: Pintura do parachoque + mão de obra: R$ 600,00.

      Excluir
    4. Eu já comentei a muito tempo que essa tabela é furada, liga la na VW e pergunta o preço de algumas peças básicas do Gol e depois pergunta as mesmas peças do up!, pode acabar ficando de queixo caído.
      O carro ser lançamento não pode interferir nos preços das peças, se isso for verdade fica ainda mais furada essa tabela.

      Excluir
    5. SDS, nenhuma concessionária está vinculada a um determinado preço, mas o fato de ser lançamento interfere sim, pois há pouca disponibilidade de peças e algumas concessionárias se aproveitam disso para passar a faca(o que é burrice, pois prejudica indiretamente o próprio negócio). Faça uma nova cotação de preço e verá que o preço das peças já estão bem mais baixos. O para-choque traseiro está custando menos da metade do valor que você informou, a mão de obra + pintura varia muito de uma concessionária para outra, até mesmo entre oficinas isso muda muito.

      O CESVI considera os danos do impacto, valor médio das peças a serem substituídas e tempo de reparo(valor da mão de obra), provavelmente, utilizam um valor geral de mão de obra para fazer o cálculo.

      Excluir
    6. De fato, o recente lançamento pode ter dado corda para a css praticar preços incompatíveis com o mercado. Entretanto, o Polo que é um carro com um tempo razoável de mercado, possui peças de reposição caras e difíceis de encontrar, fato justificável pelo baixo volume de vendas do mesmo nos últimos anos. Na época cheguei a fazer três orçamentos em diferentes css, e os valores não fugiram muito do relatado acima. Resumindo, acho que esse índice não representa a realidade na prática, mas como bem dito por você, serve como referência geral.
      Abs

      Excluir
  13. Rs, ei SDS, sabia que eu tenho um medo lascado de bater o carro logo que pegar ele na cs?
    Nao sei pq mas ja ate sonhei com isso, deve ser chato e frustrante pra caramba ne? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Poxa vida e como! Principalmente da forma como foi (um bêbado deu uma ré e não me viu), fiquei muito frustrado e ainda mais quando fui fazer o orçamento na css.

      Excluir
  14. Meu Deus mas é muito desespero mesmo , tem que levantar o up mesmo não adianta. Acredito que esse desespero todo não deviria estar acontecendo , visto que o up não precisa disso pois é um carro com carroceria moderna e segura entre outras coisas, mas agora ficar postando varias matérias do up chega a ser hilário o desespero. E outro pessoas falam que o ka com controle de tração e estabilidade não é trunfo e que a maioria não vai comprar essa versão pois ela custa x e bla bla bla , mas ai vem a pergunta, por que uma pessoa que vai pagar 36 mil na versão "básica" do ka( básica só no nome pois já vem bem completa) , será que a mesma não pode dar mais 4 mil e pegar a completa?!!! Eu se fosse comprar o novo ka "COM CERTEZA" iria da versão top com controles de tração e estabilidade. E outro ponto muitos criticam e falam isso ou aquilo mas e o up , tem esses opcionais pelo - na versão top??!! não , não tem e isso desqualifica o up como um veiculo ruim???!! não muito diferente disso o deixa junto com o ka como os dois modelos mais "racionais" em se comprar hoje no mercado brasileiro , mas isso impede uma pessoa de comprar palio , uno , clio entre outros veículos???!! não também , pois vai do gosto e da condições financeiras de cada um , não é por que se compra "os palios, unos , clios da vida" que a pessoa é burro ou não entende de veículos, e sim por opção , pois nesse segmento muitas pessoas vão por "Preço e necessidade" não por modernidade e segurança do projeto , é uma pena isso pois hoje sem tem carros bem melhores e seguros a venda mas é o gosto da pessoa fazer o que , e isso tem que ser respeitado!!!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem