O órgão de avaliação de segurança automotiva Latin NCAP divulga a quinta fase de testes de colisão, que traz dados dos modelos Peugeot 208, Fiat Palio e Chevrolet Onix.


Peugeot 208 - 4 estrelas

O Peugeot 208 atingiu quatro estrelas quanto à proteção de adultos e três estrelas para a proteção de ocupantes infantis.
Peugeot 208 2014

A estrutura do carro teve desempenho correto, tendo sido qualificada como estável. Isso reflete uma geração de estruturas mais modernas, fato que é muito bem-vindo. Contudo, os equipamentos de segurança da versão básica são em menor número do que a versão básica europeia do veículo.



Dispositivos como ESC, airbags laterais, ISOFIX ou o interruptor de desativação do airbag do acompanhante não estão no modelo básico da América Latina. O Latin NCAP tem convicção que o Peugeot 208 pode obter no futuro as cinco estrelas, já que sua estrutura básica mostrou um bom desempenho no teste.

Fiat Palio - 3 estrelas

O Fiat New Palio conseguiu três estrelas em relação à proteção de adultos e duas estrelas quanto aos passageiros infantis. Também foi avaliada uma versão do modelo sem airbags obtendo um resultado de zero estrela, embora desde maio a FIAT tenha parado a produção deste modelo.

Fiat Palio 2014 - Latin NCAP

O Latin NCAP dá os parabéns à FIAT por esta decisão de incorporar airbags como parte do equipamento padrão, do que resulta uma melhora essencial na proteção do ocupante. O Latin NCAP também incentiva a FIAT a que ela continue a avançar às cinco estrelas em segurança do passageiro adulto.



Disto resultará uma maior segurança dos passageiros infantis e requer ancoragens ISOFIX, cintos de três pontos em todas as posições, entre outros progressos necessários.

Chevrolet Onix - 3 estrelas

O Chevrolet Onix conseguiu três estrelas em relação à proteção do ocupante adulto e duas estrelas quanto à proteção do ocupante criança. Apesar de a estrutura ter sido considerada estável, o piso se abriu na área dos pés do lado do motorista.



A falta de ISOFIX e de cintos de três pontos em todas as posições, bem como o desempenho dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI), contribuíram para uma pontuação baixa no tocante ao ocupante criança.

Chevrolet Onix - Latin NCAP

Sendo o ONIX um carro novo, baseado em uma plataforma moderna, o fato de ele ter atingido apenas três estrelas é pouco impressionante. A Latin NCAP, portanto, espera que a Chevrolet atinja logo desempenho de cinco estrelas em vez de ficar com seus atuais e desapontadores resultados.

52 Comentários

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  1. Bem, já estava passado a hora desses modelos serem avaliados. Como já se era de esperar, Onix e Palio não foram bem. Pior ainda para o Onix, por ser um projeto novo. De qualquer forma é importante considerar que houve um avanço comparado a Celta, Classic e até Àgile que tem preço até maior que o Onix.

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  2. Uma vergonha!
    Fiat e GM na contramão da tendência atual!
    E o New Ka?
    Ponto para a VWB, e seu up!, único compacto 5 estrelas da América Latina!

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    1. Mas e assim, o palio veio antes e a tendência é a melhoria

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    2. Ford deveria submeter o new fiesta nacional e a VWB o Fox. Eu esperava os resultados do ka, e me desculpem, não me venham com os resultados do new fiesta mexicano como referência.

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    3. Deixa eu lembrar um certo usuário aqui que adorava ressaltar "a modernidade da plataforma GSV" da GM...

      Lembro que, num dia, tempos atrás, disse que o Onix tinha qualidade geral inferior ao Gol.

      Mas o cara subiu pelas tamancas de tal forma que gerou uma discussão infindável. Disse que "Gol já era", que a VW deveria se mancar de oferecer um produto ruim, etc, etc, etc...

      cao-rj, acho que você já sabe quem era esse sujeito...

      Pois é. O Gol G5 é um projeto datado de 2008. E tirou 3 estrelas no LatinNcap... E o Onix, com "a moderníssima plataforma global GSV"? Mais moderno, só que ainda de baixa qualidade!

      Pois é. Onix é mal-acabado, mal-construído, com mecânica obsoleta e, agora, INSEGURO e REPROVADO no LatinNcap...

      Fecha as portas, GM!

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    4. Pior exemplo é a FIAT e GM, mesmo!
      Com exceção do Cruze, Cobalt, Spin, Celta, Classic, Onix, nenhum deles, fabricados aki, oferece o mínimo de segurança aos seus ocupantes!
      Fiat, idem!
      Uma vergonha, em plena era de up!, HB20, New Ka, Ecosport, New Fiesta, Pólo e os importados Jetta, Passat e tantos outros!
      Mas, como já falei em outros posts, o tempo é sábio e o consumidor mais e mais informado, vai ser mais seletivo e priorizar o mais importante: SEGURANÇA!
      É só ver o post do acidente entre um up! e um Corsa! para perceber o quanto estar num automóvel seguro, pode ser a diferença entre a vida e a morte!

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    5. o HB20 só se sai melhor que o Palio um pouquinho..

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    6. Acidente entre GM Corsa ("novo") e VW up!:
      http://www.cacodarosa.com/noticia/5638/jovem-perde-a-vida-em-grave-acidente-de-transito-em-videira.

      Precisamos de carros seguros!

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    7. Exatamente CaO,

      o consumidor brasileiro vai acordar através da informação.

      O CarBlog é um exemplo disso, com o apoio á divulgação dos resultados do Latin NCAP e textos aqui comentando os resultados de crash test de seus carros preferidos quando existem. Isto levou este grupo de comentadores a discutir sobre os testes do LNCAP e IIHS, cada mais colegas participando, a ponto, aqui hoje, alguém escreveu que só vai comprar o Ka após sair o resultado do LNCAP, isto é o máximo.

      A grande de mídia raramente refere-se aos resultados do crash tests nas avaliações dos carros; por exemplo, no domingo passado num programa de TV o carro testado recebeu nota 8 em segurança sem qualquer referencia a ausência de teste colisão da nova geração, limitou-se a dizer apenas que era uma plataforma nova mais larga, etc. assim, a notas deveria ser ZERO no item Segurança por não haver teste de impacto. Dar nota 8 baseado em que, cinto de três pontos retrátil para 4 ocupantes, abs, airbags dianteiros? É o mínimo obrigatório, mas o carro mesmo assim foi bem avaliado, teve escore 8 (bom).

      Está na hora da grande mídia começar a colaborar e exigir das Montadoras os testes de impacto e parar de iludir o consumidor, um carro sem crash test atualizado receber nota 8!

      Neste fim-de-semana mais um jovem perdeu a vida num acidente, tinha 29 anos, o Gol G5 ou G6 (não consegui identificar) acertou um pilar de viaduto atingindo o lado da motorista, não teve chance. Não sei detalhes, se a motorista utilizava cinto de segurança e se o carro tinha airbags. Só sei que o Gol G5 obteve 3 estrelas em 2010 assim, como o Onix e Palio hoje publicados (todos equipados com airbags).

      O consumidor precisa exigir mais, e a única maneira é EVITAR comprar carros que, primeiro não tenham ensaios de impacto realizados e segundo com escore 3 estrelas ou menos para ocupantes na frente e crianças atrás.

      Quero corrigir (obrigado SDS SP), o Fiesta que obteve 4 estrelas foi o mexicano, o brasileiro sequer foi testado, uma vergonha, falta de transparência, e agora o Ka, quem sabe vem aí os resultados tão esperados do Ka na segunda leva da Fase V ainda este mês.

      Notem que todos os três modelos testados e publicados hoje pelo LNCAP não houve teste de impacto lateral, muito provavelmente para redução de custo do LNCAP, os testes talvez não foram patrocinados pela Fiat, GMB e Peugeot, o que é lamentável, já que os "best sellers" simplesmente tomaram bomba. Acho difícil a GMB e Fiat corrigirem o erro, o que não será fácil sem aumentar o peso dos carros e consequentemente o consumo, mas somente quando os consumidores e a grande mídia exigirem. Para chegarem nas 5 estrelas, a GMB e Fiat vão ter que usar materiais e processos melhores, aproximando-se do custo de produção do VW Up.

      Enfim, está valendo muito esta discussão, e pessoas que não tinham ideia alguma sobre o assunto já estão procurando informar-se melhor sobre seu futuro carro no quesito segurança.

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    8. Muito bem dito, Eddie!
      É confortante ver e sentir a evolução e o nível dos posts de alguns colegas!
      "Rodões da hora", "neons", "som", "fazer outros carros tomarem poeira", são posts cada vez mais raros, em contrapartida de debates sobre segurança ativa e passiva!
      Créditos, principalmente, ao Ncap que começou a avaliar carros fabricados na AL, e começou a questionar e "cutucar" o monopólio das montadoras nacionais!
      Abs

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    9. Ainda esperando os fanboys da GM na defesa do "moderníssimo-Onix-que-tem-qualidade-superior-ao-Gol-porque-tem-my-link-e-tem-a-moderna-plataforma-GSV"...

      Acho que ainda estão de luto...

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    10. Rogério, só não fale mal do Cruze!
      É capaz daquele, digamos, senhor, ter outro pitchi!!!!
      PELAMORDEDEUS

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    11. Mas pelo menos o Cruze tem um mínimo de qualidade, algo que inexiste no Onix. Pelo menos ele foi aprovado no LatinNcap...

      E o Simeone pode ter àquele jeitão dele, mas que ele entende bem, entende sim... O Lancer é exatamente do jeito que ele descreveu uma vez.

      Mas então, ainda esperando ALGUÉM que teve um piti depois que afirmei que o Gol tinha qualidade geral melhor do que o Onix...

      Contra fatos, não há argumentos.

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    12. Sim, Rogério, acho o Cruze, neste aspecto, muito bom e que esse "senhor" possui vasto conhecimento no assunto! Vc percebe que ele, realmente, entende e sabe o que está falando!
      Isso é uma coisa, a outra é vc desmerecer quem "ousa" ir contra suas narrativas, de forma muito prepotente e agressiva, constrangendo quem, não tendo o conhecimento que ele tem, mas apenas opinar ou debater, sem uso de dados, gráficos, referências, institutos, etc.
      Enfim, voltando ao tópico, a decepção foi o New Ka, que a Ford, com testes patrocinados, insiste no mistério, e não divulga os resultados!
      Nem na etapa 5, estes testes devem ser divulgados!
      Quanto ao Onix, imagine se fosse feito o teste lateral!
      Se o piso "abre", só Deus saberia o que aconteceria aos ocupantes, principalmente, os de trás!
      Desastre total!
      Abs

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    13. Realmente não dá pra comparar o Cruze com o Onix.
      O Cruze tem um bom acabamento, é um carro seguro. Vendido, inclusive, nos E.U.A.
      O Onix lembra o Cruze só em alguns traços e no logo da Chevrolet. Só ver os encaixes plásticos das portas, com folgas, desalinhados (um dos piores em acabamentos da categoria). em questão de segurança nem dá pra comparar com o Cruze (Cruze tem nota máxima nos testes de colisão, tem ESP).
      A Chevrolet tem os carros mais medonhos entre as montadoras grandes (Celta, Agile, Classic, Spin, Cobalt). E o que dizer desse Spark? Nota ZERO nos testes de colisão! E tinha lido que esse carro seria o sucessor do Celta. O Cruze é um dos poucos que se salvam da Chevrolet.

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    14. O único, vc quer dizer, não, André?
      E o que dizer do Malibu, com seus 10 airbags, ter uma única estrela para proteção de crianças?

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    15. Pois é, cao
      A GM precisa de uma revolução.
      Uma montadora que marcou época com carros como Opala, Monza, Kadett, Astra, Vectra... Hoje vende carros feios, inseguros e com acabamento ruim.

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    16. Concordo plenamente, André...

      Saudades da velha GM!

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    17. Este comentário foi removido pelo autor.

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    18. André :
      A muito tempo atrás, na década de 70, quando morava na Austrália, tive um GM, chamado COMODORE, hoje chamado de holder comodore, referência em status na época, que teve, quando começaram os testes de impacto, simplesmente, o pior resultado de todos os testados!
      Simplesmente, o carro se desintegrou! O interior ficou uma "omelete "!
      Após esse episódio, um escândalo na época, a GM foi obrigada a suspender a venda do modelo e recebeu milhares de processos na justiça, de consumidores lesados por comprar uma verdadeira mortalha!
      Ou seja, não é de hoje que a GM e outras tantas, já menosprezavam o consumidor é desrespeitavam qualquer regra que envolvesse a segurança de seus carros!

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    19. Rogerio
      A GM era referência antigamente. Quem não lembra do Opalão Diplomata? Kadett GSi? Vectra CD? Revolucionou os populares nos anos 90 com o Corsa.
      Hoje, dá até tristeza quando vejo Classic (visual chinês), Cobalt, Spin, Agile, Montana.

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    20. Pode ser, cao
      Quando era criança, tive um tio (já falecido) que teve um Opala Diplomata preto, nós achávamos aquele carro sensacional (conforto, motor 4.1 - embora fosse beberrão) bem mais carro comparado ao Del Rëy 1.6 CHT q meu pai tinha, rsrs.
      Lembro do Kadett GSi (a versão conversível tbm) e do lançamento do Corsa. O Corsa tinha filas de espera que demoravam meses (na época concorria co Escort Hobby, Chevette Jr, Gol 1.000). Naquela época nem se falava em segurança.

      Hoje, passo seguidamente em frente a fabrica de Gravataí (que fabricava Celta e Prisma) e atualmente fabrica o Onix. Espero que saiam carros melhores dessa fábrica, num futuro não muito distante.

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    21. No Brasil, o único GM que tive, também foi um Opala compêndio, excelente para a época!
      E o que falar do Chevette?
      Sucesso estrondoso e filas e mais filas de compradores!
      Para vc ver nosso atraso, pois já naquela época, a preocupação com a segurança de carros, tomava conta da Europa e Estados Unidos!

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  3. Eu odeio o Onix e Pálio, mas neste teste em específico do Onix, o veículo não deformou, o painel não se deslocou, enfim, aparentemente pareceu bem íntegro o habitáculo, por isso que eu não credito confiança nestes testes.

    Sabemos que o Onix é um carro jurássico, mas em termos de segurança pareceu muito com o teste do UP!, nem a coluna envergou.

    Enfim, não entendo.

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    1. Mas sobre a coluna, nem o Gol envergou...

      De qualquer forma, péssimo resultado para o Onix, que, por ser um projeto mais moderno, tinha obrigação de ser superior ao Gol. Não foi.

      Mas esses testes já demonstraram que não adianta um projeto ser moderno, se a execução é ruim.

      Conheço certas pessoas que devem estar de luto depois desses resultados...

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    2. Segundo o Latin ncap o piso do Onix se abriu na área dos pés do lado do motorista...

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    3. Ao Rogerio :
      O teste de crash test não é apenas o aspecto visual
      Isso induz a erros existem mais parametros a serm analisados, como as marcas que são colocados elas tem um propósitos, observe a integridade do para brisa a mesma coisa vale para a porta, e ademais os própios bonecos ali inseridos eles são dotados de sensores, afinal, esse é um trabalho de engenharia, que no visual pode induzir a conceitos dubios

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    4. Tem carro chinês que nem deforma em impacto, mas não sobra ninguém vivo dentro. Assim como o próprio Agile se mostrou íntegro após o impacto.

      Não é analisar a deformação, mas sim como o impacto foi passado para os ocupantes. Além disso, Rasec, o assoalho do belo Onix rasgou com o impacto. Que beleza, em?!

      Agora, querer analisar um teste de impacto apenas no "olho", de acordo com o que "deformou por fora", é demais. O Gol também se manteve íntegro após o impacto, então deveria ser 5 estrelas também, de acordo com sua "lógica".

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    5. Souza Correa, talvez o mau resultado do Onix seja fruto do bancos que lançam os dummies à frente no momento do impacto, coisa que não acontece no Up! Se você comparar os videos dos dois testes pode notar a diferença da firmeza dos bancos.

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    6. Nivaldo, sei disso... Minha resposta foi direcionada ao Souza Correa.

      Mas ainda estou perplexo com a cara-de-pau da GM de lançar um carro inseguro nos dias atuais...

      Depois, entra em concordata novamente e não sabe o motivo.

      Tsc, tsc, tsc...

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  4. Até q o Palio foi bem, para um projeto antigo...

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    1. A leitura deve ser outra... Pálio foi razoável, ou seja, inseguro, como todos veículos com nota 3.

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    2. Nota 3 não é inseguro, ninguém dentro do carro vai morrer ou se ferir gravemente.

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    3. É inseguro sim, senhor.

      Carros com até 3 estrelas são considerados REPROVADOS.

      Seguros de verdade, só 4 estrelas em diante.

      Depois o brasileiro reclama porque as montadoras os tratam como palhaços, vendendo porcarias inseguras a preço de ouro.

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  5. Até pensava que Onix e Palio eram piores (relembrando os testes de Celta e Agile). 3 estrelas para passageiros da frente e 2 estrelas para passageiros de trás. Os 2 carros se equivalem.
    Mas vejo pelo lado positivo, que os consumidores estão atentos à segurança e exigindo carros mais seguros das montadoras. As montadoras vão ter que se mexer e oferecer produtos melhores.
    Ponto pro Up! que tirou 5 estrelas para passageiros da frente e 4 estrelas para passageiros de trás, e está na vanguarda em questão de segurança, sendo um carro relativamente acessível (popular) com mais segurança que carros bem mais caros e de categoria superior.

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  6. Tô querendo comprar um ka até o final do ano, mas só se sair o resultado do crash test..

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  7. Pelo visto, o que faltou para o 208 obter as 5 estrelas foram alguns equipamentos. Mas ele se saiu muito bem na parte estrutural. Considerando que ele custa R$ 40mil na versão de entrada, preço similar às versões 1.4 do bem sucedido em vendas Onix, fica claro como o consumidor brasileiro vacila ao não olhar com melhores olhos para este ótimo produto da Peugeot.

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    1. Verdade

      Segundo ncap, a estrutura moderna do 208 é digna de elogios e foi qualificada como estável, mas itens que tem no 208 europeu d entrada e não tem no Brasileiro como dispositivos como ESC, airbags laterais, ISOFIX e o interruptor de desativação do airbag do acompanhante impediu que o modelo ganhasse a nota máxima

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    2. Na verdade, o veículo não possui protensores nos cintos, o que pode ter prejudicado a nota no impacto frontal, a ausência do Isofix prejudicou a nota da proteção para crianças. ESC, airbags laterais não impedem de obter 5 estrelas, pois não ainda não há penalidade para esses itens.

      Como o veículo não atingiu uma nota melhor no impacto frontal, não foi testado no impacto lateral, pois não teria como obter 5 estrelas com essa nota de 12.64 no impacto frontal.


      "Tanto a cabeça quanto o pescoço do motorista receberam boa proteção no impacto frontal. O peito do motorista obteve uma proteção adequada em relação aos sistemas de retenção. O carro não possui protensores para os cintos de segurança. Foram observadas estruturas PERIGOSAS NA REGIÃO DO PAINEL contra as que poderiam impactar os joelhos do motorista e do acompanhante. A estrutura do compartimento dos passageiros do veículo foi classificada como estável, sendo capaz de suportar cargas maiores. O carro conta com SBR apenas do lado do motorista."

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  8. Infelizmente brasileiro não prioriza segurança. Chevrolet vende mais que Peugeot por causa da manutenção e pós venda.Tomara q a imagem da Peugeot melhore depois do crash test

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    1. Jorge, melhor é achar um meio termo, não acha? Porque manter um Peugeot é projeto para poucos! Procura-se um hatch médio efetivamente seguro e com custo de manutenção acessível! Alguma sugestão?

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  9. Parabéns ao up do UP e 208 em segurança e um mega donw para palio e onix !! continuam com a politica bater e morrer.

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  10. Esperava pelo resultado do teste do Ford Ka para definir minha escolha fiquei a ver navios.

    Assim vou ter que adquirir um HB20.

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    1. vc viu as notas da hb20? uma esrela a mais só q o palio pra crianças

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  11. Uma pena o 208 nacional não ter os itens da grande parte dos itens do europeu, o carro tem um apelo visual fortíssimo e acabamento acima da media.

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  12. E o Sonic ? Por ser importado da Coreia do Sul tende a se sair melhor no Latina Ncap.

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  13. A peugeot esta de parabéns com os novos carros . o 208 e um exemplo disso . pra mim da categoria ele com o HB 20 são os top !!!

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  14. é bom agente saber disso eu vou comprar o mais seguro o ká ou up

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  15. é muito bom agente saber disso vou compra o ká ou o up

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