O mercado automotivo brasileiro continua a se retrair no mês de julho, com vendas nas duas primeiras semanas 10% menores que o mês anterior, e 17% menores em relação ao mesmo período de 2013. A projeção para o fechamento do mês é de vendas totais de 270 mil unidades, o que representa uma queda ainda maior de 20% em relação à 2013, porém um pequeno avanço de 2,4% sobre os 263,6 mil veículos vendidos de junho.


Em 2014 já foram vendidos 1,46 milhão de automóveis no Brasil, número que representa uma queda de vendas de 7,8% em relação ao ano passado.


O resultado do mercado fraco se reflete em condições melhores de vendas, com redução de preços ou condições de financiamento facilitadas.


Nesse contexto, a GM anunciou na semana passada que passaria a vender seus carros aos consumidores finais com os preços pagos pelas concessionárias (veja aqui).


A Ford, por sua vez, anunciou ontem que venderá toda a sua linha de veículos no Brasil com taxa de juros zero, e entrada variando de 50% a 70% dependendo do modelo (veja detalhes aqui).


O segmento de carros de luxo também oferece condições mais vantajosas, como é o caso da Jaguar / Land Rover, que também está vendendo este mês carros com entrada de 60% e saldo em 18 parcelas.


A Audi do Brasil também inicia uma campanha promocional do Audi A3 Sedan feita no Brasil, que vem a ser a primeira produzida localmente nos últimos 12 anos.

Com informações: O Estado de São Paulo

30 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Não sei pq a foto do golf 4,5, ele ja nem é fabricado mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque o dono do site tem um. De fato nao faz sentido colocar a foto de um carro fora de linha e feio. E olha que sou fan de volks

      Excluir
    2. Carro horrível e de manolo.... Ainda tem gente que compra isso?

      Excluir
  2. Isto me faz lembrar o caso do i30 no ano passado, onde pouco tempo após ter sido lançado, tiveram que reduzir o seu preço em até 15%. Ou seja, como ninguém produz pra não ganhar nada, a margem de lucro com a venda do carro é de pelo menos 15%. Pior de tudo que tiveram a cara de pau de dizer que com esta queda de preços, reduziram ainda mais a "pequena" margem de lucro que tinham.

    Tomara que continua com essa queda de vendas para termos carros com preço mais justos.

    ResponderExcluir
  3. Querem carros modernos, melhores e mais baratos? Boicotem estes que terão tudo.

    ResponderExcluir
  4. O aumento de preço dos carros da Ford foi para disfarçar o 0% de juros de financiamento. Aumenta o carro em 3 mil reais, aí vende com entrada de 50 a 70% e diz que é taxa zero. Estas montadoras, financiadoras e bancos não vão perder um centavo para a massa. De um jeito ou de outro eles ganham e muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem contar que o Focus já valia uns 10 mil a menos do que a Ford cobrava antes dos aumentos.

      Pra esse carro em particular a taxa de juros tinha que ser negativa.

      Boa oportunidade pra quem quer um New Fiesta porém, esse sim um bom carro.

      Excluir
    2. Concordo plenamente, mas muita gente discorda da nova visão, tanto que o Focus está vendendo super bem.

      Excluir
  5. O curioso (!!!) disso tudo é que as montadoras dão essas FACILIDADES de PAGAMENTO e em contra partida AUMENTAM o PREÇO dos carros. Então, quem é o otário como sempre é o CONSUMIDOR... Não é boa hora pra comprar carro, isso é um FATO

    ResponderExcluir
  6. Alguem ai tem consorcio volks? as parcelas desde final ano passado estao vindo com juros memso estando em dia, isso esta correto? Tenho um fiesta sedan flex 2012/2013 ando pouco 12.000,00. Alem de estar vindo com juros NUNCA tem uam data certa, se tiro parcela começo do mes, vem uma data de vencimento e um valor, no fina ldo mes vou conferir tem outra data e outro vlaro e mais juros. Algume pode me explicar por favor ta correto?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pagamento é alguns dias úteis antes das assembléias, que são nas terças para o consórcio volks.

      Não existe juro na carta se você paga em dia. O que ocorre é que o valor da carta da volks é atrelado a um carro e se esse carro aumenta de preço aumenta o valor da carta e o da parcela também.

      Excluir
    2. Pra ficar mais claro.

      Eu vou lá e faço o consórcio de um take up! em 72x

      Sou contemplado logo no começo, digamos que a parcela é 400

      Aí o take up! aumenta de 27 mil pra 30 mil

      Mesmo que eu já tenha sido contemplado, o valor da minha parcela aumenta pra uns 450 porque o grupo não pode ficar em prejuízo ao ceder uma carta que agora é de 30 mil.

      Excluir
    3. Por isso não acho consórcio tão vantajoso em relação ao financiamento. Explico: no financiamento, apesar dos juros, as prestações são fixas. Dependendo da entrada e da quantidade de parcelas, os juros ficam baixos. Já no consórcio, se o bem aumentar de valor (como temos acompanhado desde o ano passado) a prestação sobe. Minha sogra teve um consórcio de Gol que começou pagando 300 reais e as últimas prestações chegaram a 500 reais algum tempo atrás.

      Excluir
  7. http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2014/07/juros-ao-consumidor-tem-13-alta-seguida-diz-anefac.html

    Juros maiores ao consumidor...vamos ver onde isso vai parar.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Há uns 3 anos atrás, hatch médio mais vendido chegava a 5 mil unidades por mês... Hoje, rala para chegar em 2 mil e olhe lá... Essas bestas que definem o preço dos carros nas montadoras e o governo querem chegar aonde ??? O brasil já perdeu o quarto posto mundial e agora segue forte para o hexa... Isso que a proporção de carro por habitante tupiniquim é muito baixa... No Japão, que é do tamanho de São Paulo, vende mais carros que no brasil inteiro... Esses gênios ainda não se tocaram que ESTÁ CARO !!! Eu sei, muitos dizem que os aborígenes compram assim mesmo... Mas até isso está mudando: NÃO ESTÃO COMPRANDO !!! AS VENDAS ESTÃO CAINDO !!! E o que os "gênios" da administração e do marketing fazem??? Aumentam o preço... É MUITO AMADORISMO !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk, aborígenes foi muito boa.

      Excluir
    2. Eu também tive que rir. Muito bom o comentário (pelo conteúdo e pela piada)!

      Excluir
    3. Não é que um hatch médio não vende mais 5 mil unidades por mês que o mercado desabou, o fato que o consumidor migrou para outros segmentos (SUV's principalmente).Entendo sua revolta, mas eu prefiro ver o lado bom da coisa. Embora os preços e condições para se adquirir um carro aqui no Brasil seja um absurdo, o mercado melhorou e muito nas últimas décadas. Me diga quais opções nós tínhamos há 20 anos? Outra coisa, não da para comparar o Japão com o Brasil, pois é uma cultura completamente diferente da nossa (de história milenar diga-se de passagem). E sim com os países do porte do Brasil, tais como Argentina e México por exemplo, ai sim a coisa fica feia, uma vez que a diferença de preços dos nossos carros para o deles é absurda mesmo. A única coisa que podemos fazer é tentar votar conscientemente (com PT e PSDB e Cia. limitada é tarefa difícil...) em Outubro. Agora só não adianta vir com esse complexo de vira lata típico de brasileiro que virou moda ultimamente, que a coisa não vai melhorar mesmo.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Sr. Stefano, essa coisa de "complexo de vira lata" também é muito "aborígene"... Reconhecer a realidade e as diferenças de desenvolvimento não é complexo, pelo contrário, demonstra um pouco mais de visão e consciência. Mas é sempre mais fácil lembrar do coitado do vira-lata para defender nosso paiseco...

      Outra coisa, há 3 anos tinha SUVs a vontade. Está havendo uma migração sim, mas para carros inferiores. Antigamente, quem comprava Focus agora compra Fiesta... Isso é mais lógico do que imaginar que o brasileiro está cheio da grana, para trocar Focus por IX35, ou não?

      Na venda de carros, quando o comparativo é mundial e em carro por habitante, é claro e óbvio que devemos comparar brasil com Japão sim. Assim como poderíamos comparar com Alemanha, China e Estados Unidos. Isso mostra, em geral, que o carro aqui é proporcionalmente mais caro, que o poder de compra do brasileiro é menor, enfim, que está muito mais desequilibrado do que a questão "cultural"... Na China, que tem população maior que a do brasil, vende-se tanto carro que a relação se equilibra em nível mundial... E olha que lá as condições de trabalho e rentabilidade não são uma maravilha...

      Por fim, quanto a PT e PSDB, você está certo (ufa!). Mas no brasil, não há político bom: ou é político, ou é bom. No entanto, sempre há os piores. E Mula, a fantoche Zilma e a trupe Dirceu, Genoínio, Renan, Collor, Sarney e Cia (tudo amiguinho) lidera o ranking de bandidagem e incompetência. Portanto, infelizmente, como só temos 2 prováveis candidatos, vou no menos pior, fecho os olhos, tampo o nariz e voto no Aécio, pois mais PTralhas ninguém merece...

      Excluir
    6. Mas o sr. não concorda que melhorou e muito nas últimas décadas? Você não respondeu...agora não adianta ter essa postura de revolta que tomou conta de todos. Ter visão das coisas não e apenas reclamar e apontar erros e sim tirar algo positivo e tentar melhorar, coisa que brasileiro não faz e muito disso e cultural nosso, infelizmente. Você citou a china, mas olha as condições de trabalho dos operários e o tamanho da população, não sa para comparar com o Brasil. E por fim, o melhor que podemos fazer e trabalhar duro e estudar, para fazermos um pais melhor para as próximas gerações, pois apenas reclamar e apontar erros, meu caro, não vai resolver absolutamente nada.
      Abraço

      Excluir
    7. So complementando, eu acho quem tinhq um focus ha tres anos atras, agora anda de fusion ou em veiculos de marcas premium e quem tinha um ford ka usado agora compra um fiesta zero. E so observar a queda na participaçao dos carros de entrada no mercado como todo. Precido dos numeros para confirmar isso, mas e a minha percepçao. O absurdo da historia e esses preços abusivos por conta dos impostos e o "lucro Brasil". Infelizmente temos que engolir a seco.

      Excluir
    8. Dei uma olhada nos numeros dos hatch medios em 2011 e esse numero de 5 mil que você havia informado nunca foi atingido, o mais vendido era o I30, chegou a 3800 de pico sendo uma media de 2500 no ano. Nos anos anteriores foi menos ainda. Pesquisar e bom de vez em quando, mas brasileiro reacionario nao faz isso e fica falando groselha por ai sem saber.

      Excluir
    9. Stefano, você está sendo diversas vezes contraditório, com pitadas constantes de "viagem na maionese"... Esse é o ultimo post que respondo a você, pois o tempo já não está valendo mais a pena... Depois desse, divirta-se...

      Quanto aos 5 mil carros por mês, você estava certo (ufa de novo)... Mas vamos olhar de outra forma: de 3400 foi para 1700. Caiu 50% em 3 anos então!!! Acha pouco??? Mesmo assim, esquece! Preste atenção no restante...

      Crítica não é revolta e, de início, minhas indicações remetiam-se mais ao setor automotivo, não às demais vertentes do país, como educação, saúde, segurança (...) pois, nesses assuntos, AÍ SIM SERIA REVOLTA !!! Ação social responsável se remete apenas a esses últimos. Ao setor automotivo, o consumidor tem que agir comercialmente, não socialmente. Acorda! (Nossa, tive mesmo que explicar isso?)

      Você realmente acredita que o poder de compra do brasileiro aumentou? Não adianta saber pesquisar sem saber entender: "a comparação das classes têm que ser entre faixas similares, não contabilizando uma "evolução" natural. Pena que não dá para desenhar, mas, enfim, vou tentar explicar: quem ganhava 10 salários mínimos há 5 anos atrás hoje pode estar ganhando 15, por frutos do próprio esforço, de um plano de carreira, enfim, isso não importa. Quem ganhava 10 há 5 anos, levando em consideração seus demais custos de vida, comprava focus. Hoje compra fiesta. Entendeu? Mas, mesmo assim, nem essa "análise" é suficiente: o fato ÓBVIO é que inflação REAL existe fim, os carros no brasil estão mais caros (vide o próprio fiesta, que saltou mais de 10 mil na nova geração), nem estão bem feitos como nos países desenvolvidos (logo, o brasil não é desenvolvido) e o brasileiro (comparando por faixas) tem uma pressão financeira maior.

      Mas chega desse papo: sou otimista e todos devem ser em relação à Jesus, aos meus familiares, amigos e à mim, ao meu esforço diário. Ao restante, sou realista e é absolutamente claro o quanto as instituições e governantes desse país o arrebentaram, a ponto até de ferir seu próprio povo (com a falta da educação e da saúde, por exemplo), fazendo-o abastecer a ineficiência nacional, virando co-autor e levando o brasil a um círculo vicioso de incompetência sim. Sairia fácil daqui se pudesse levar as pessoas que amo. Mas não dá, então tem que aguentar... Reclamo sim por que é meu direito... E faço muito mais do que reclamo, mas aí o post fica mais chato do que já está...

      Enfim: chega rapaz! Espero que você siga então fazendo o melhor por seu país, estude bastante, pesquise bastante, faça bons negócios para enriquecer menos as montadoras e, por amor dos seus netinhos, NÃO VOTE NO PT !!! Todos nós agradecemos, até os carros!!!

      Excluir
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. Pensei que o golfsauro tinha saído de linha.

    ResponderExcluir
  11. A foto do Golf década de 90 ficou estranho !! bizarro mesmo...

    ResponderExcluir
  12. Golf 4.5, também conhecido como City Golf lá fora, considerada a versão mais BIZONHA do modelo, enterra essa foto, pelo amor do carlos4carros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem