O mercado de automóveis brasileiro experimenta em 2014 uma dura realidade: queda de vendas de 8,5% quando comparado o acumulado de 2014 contra o de 2013. A comparação só do mês de julho é ainda pior: queda de 14,7% relativamente ao ano passado.

Hyundai i30 2015 Branco

As montadoras esperavam uma recuperação de vendas após a Copa, mas, passadas duas semanas do fim do evento, as vendas continuam fracas, com volume diário de 12,4 mil unidades - menos até que o registrado antes da competição: 13,7 mil unidades.

VW Golf Comfortline 2015 - Preto

O resultado de vendas francas se reflete nos elevados estoques. Segundo Rogelio Goldfard, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul, há 400 mil veículos estocados no País, o que equivale a quase dois meses de vendas.

Novo Ford Ka 2015

A Ford aposta nas vendas do Novo Ford Ka - carro que chega às lojas em setembro próximo - para ajudar a empresa a melhorar sua participação no mercado em 2014, visto que o modelo se insere em um segmento de elevado volume.

Novo Ford Ka 2015

O Novo Ford Ka será produzido em Camaçari, na Bahia, unidade produtiva que teve seu ritmo de produção reduzido para se adequar à menor demanda, e reduzir a elevação dos estoques.

Fonte: AutoData

29 Comentários

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  1. Quando é que vão reduzir os preços ??? Fico imaginando o amadorismo dos gestores e marketeiros das empresas e do governo. Não enxergam o que está claro ou ficam batendo o pé, negando o óbvio.

    1) O poder de compra do brasileiro chegou ao seu limite.

    2) Se até os tontos já têm um pouco mais de informação, imagine os 50% de consumidores que já utilizam a Internet antes de comprar carro zero? E será que essa metade da população não troca umas ideias com a outra metade?

    3) Mais informação = menos vendas no brasil. Quando o cidadão vê que o próximo carro não traz melhorias tão aparentes diante do seu carro atual, ele decide ficar mais 1 ou 2 anos com seu amigão. Informação também revolta o comprador, sabendo que há consumidores de outros países, e dos próximos, que pagam de 30 a 50% menos. Mais um argumento para ele ficar mais 1 ou 2 anos sem trocar de carro.

    4) Ainda lançam carros pelados. Ainda atendem os compradores com má vontade. Ainda há burocracia e impostos exagerados. Ainda há falta de segurança nas ruas. Enfim, no brasil, ainda se faz de tudo para que o carro novo traga horas de alegria e anos de preocupação.

    E O MAIS INCRÍVEL: o que se vê, do governo e principalmente das montadoras, para mudarem realmente esse cenário (não essas promoções bobinhas, fingindo juros zero ou cupom gasolina ou bla, bla bla...) ??? Naaaaaada.

    Então, APRENDAM SEUS AMADORES: vai ser assim daqui pra frente, até vocês aprenderem a enxergar e trabalhar!

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    1. Comentário Perfeito !

      Fiesta a 64 mil ? Estão de brincadeira, nunca o custo de produção mais tributos justificam esses valores; repito como em outras postagens que é mais do que um simples aumento de preços, mas sim um movimento especulativo claramente orquestrado no sentido de inflar preços.

      Tenham certeza que alguns poucos especuladores são beneficiados e NUNCA algo do tipo será noticiado.

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    2. Carro "popular" 1.0 a 40 mil. Popular com motor 1.4 a 50 mil. Sedan compacto a 60 mil. Hatch médio batendo na casa dos 100 mil. / Com esses preços, acho q vendem até demais! (quando vejo os preços dos carros no exterior: GM Cruze 17 mil dólares nos EUA (aproximadamente 38 mil reais) / Nissan March: 14 mil reais na China / Volks Jetta 2.0 (227.670 mil pesos no México = 39 mil reais). Nada justifica pagarmos tão caro num carro.

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    3. Engraçado é que temos numerosos fabricantes de veículos instalados aqui...mas todos teimam em não respeitar as 'forças do mercado'. Se a oferta é maior do que a procura, porque não baixam os preços.

      O melhor exemplo desse desvario é a VW. Faz poucos dias que ela aumentou o preço do UP! um carro que se arrasta no mercado e que está longe, mas muito longe de atingir suas metas de venda...mas contra todo o bom senso e lógica a VW aumentou o preço do UP!

      Depois vem falar que estão em crise, etc...querem o que?

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    4. não tenho muito que comentar, pois foi bem pautado esses comentários acima,! ai todas as montadoras etão ficando loucas, pois as suas sedes ainda acham q no Brasil ainda vive na época de achar ouro na rua para mandarem para Europa? espero realmente q caia mais ainda estas venda; a Gm fica ai dando desconto de fabrica "falso" falso porque já aumentaram 4k para depois dá desconto. sabe de nada inocente!

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    5. Muito bom o comentário Carlos JSB.
      Sobre o aumento de preços dos veículos, a única justificativa que tenho para isto é que os fabricantes e concessionárias querem compensar o baixo volume de vendas com o aumento do lucro obtido na venda de cada veículo. Pra mim é um tiro no pé, ainda mais em um época que se fala tanto no lucro das montadoras.

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    6. Nada a comentar.
      Tudo já foi dito!

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    7. Unknown, sua teoria é coerente, assim como podem estar aumentando, para diminuir intencionalmente as vendas, para terem um pretexto ainda maior para demissões ou pressão para a baixa de impostos (sem baixar o preço do carro proporcionalmente, é claro!). Para decisões tão equivocadas, estranhas e abusivas, só pode haver mais sujeira embaixo desse tapete... Porém, nenhuma delas os alivia... Os empresários que decidem sobre o mercado brasileiro SÃO AMADORES !!!

      E não venham dizer que é o cliente que determina o preço, que não é:

      1) As vendas vêm caindo;
      2) Quem comprava hatch médio agora vai de "popular";
      3) Quem trocava de carro a cada 3 anos, agora vai pra 4 ou 5;
      4) Metas de vendas não são batidas;
      5) O brasil deixou esse ano de ser 4º mercado mundial e está perto de cair para 6º

      Enfim, ou seja, resumindo, por isso, portanto: NÃO É O CLIENTE QUE ESTÁ DETERMINANDO O PREÇO...

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    8. Este comentário foi removido pelo autor.

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    9. Muito bem colocado, Carlos JSB! Só acho que o segmento de hatch médios nunca foi lá essas coisas por aqui. Claro que houve uma queda, mas é um segmento que sempre teve uma baixa participação no volume como todo e ainda mais agora que um hatch top de linha beira os absurdos 100 mil reais, pessoal que tem essa grana, vai adquirir um carro de marca premium (quem tem 100 mil, perfeitamente pode pagar 120mil ou mais em um carro) ou mesmo uma SUV ou ainda uma pseudo SUV (Ecosport ou a horrorosa Duster rs), que é preferência do público feminino que está cada vez mais presente. As montadoras, no geral, foram bem otimistas em aumentar a capacidade de produção, agora é conviver com a temida ociosidade. Tenho pena das montadoras chinesas, que tem que oferecer carros, muito mais muito baratos e equipados, porque se depender de mim, vão encalhar nos pátios e por consequência fechar as portas!
      Abs

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    10. SDS, obrigado pela atenção e também concordo com você, mas de acordo com a realidade brasileira. No entanto, se analisarmos o mercado, também como um todo, veríamos que a venda de hatch "médio" poderia ser muito maior, antes e hoje. Em nível global, menos em países de 4º mundo, como o brasil, a linha "popular" quase não existe ou não é significativa. No brasil, hatch médios eram e ainda são opções um pouco mais "completas", sem os micos da falta de ar condicionado ou direção assistida... Ou seja, deveriam ser mais vendidos...

      Há anos vende-se mais carros no Japão (que é do tamanho de São Paulo), do que no brasil inteiro. Na Alemanha, que também tem menor população, também vende-se mais. E a maioria são carros bons. China não conta, pois tem gente pra caramba lá, mas EUA humilha... Em junho, com uma população quase do tamanho da nossa, foram 1,4 milhões de carros, contra 260 mil tupiniquim. E o mais vendido deles é uma nave, o nosso, uma quase-carroça.

      O que quis dizer é que as montadoras e o governo são amadores, por anos de decisões erradas, exploradoras e desrespeitosas. Criaram uma "nova categoria" de carros no brasil, quando poderiam ter nivelação mundial e economia/equalização na linha de produção. E, com suas carroças, diminuíram no comprador a satisfação com o bem e o interesse na renovação. Poderiam vender 500 mil carros e pararam na metade (pois mês a mês só cai...). E não demonstram o menor sinal de mudança responsável... Então, como eu disse, vão colher essas sementes podres em breve...

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    11. Excelente colocação Carlos.
      Completando seu raciocínio, há tempos estou indignado com a indústria do carro 1000.
      E nesse caso, é o Governo quem tem a maior participação de culpa, pois confere incentivo fiscal para motor 1.0.
      Não entendo porque, para o Governo, os menos abastados são obrigados a comprar carros 1.0. Nivelam os brasileiros por baixo.
      Carro com pouca cilindrada deveria ser opção de economia e não obrigação para aqueles que só podem comprar os ditos populares. Quem deveria posiciona-los no ranking de vendas é o "mercado" e não a canetada do Governo. Deveria ser exceção e não regra. Mas, ao contrário, institucionalizaram o "milzinho", deixando saudade para os mais velhos, como eu, do tempo em que se comprava o modelo mais barato do Gol, sem ser sequer equipado com desembaçador traseiro, mais que contava com um valente AP600.

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    12. Vader: Não só isso. Esses carros mancos gastam tanto quanto os 1.4, 1.6 e até 2.0. Como o carro não anda, precisa manter sempre acelerado e se usar ar condicionado então, gasta como um V6. Com acelerações suaves e sem pressa qualquer carro é econômico. Mas essa condição está muito longe do dia a dia. O problema mais grave desses carros é na segurança. Com motor fraco e carregado, precisa calcular muito as ultrapassagens. Sem reserva de potência, qualquer manobra brusca - que exige resposta imediata do motor - é um perigo. A maioria dos acidentes ocorrem com esses carros. Carro 1.0 deveria ser carro de nicho, não carro popular. Um desserviço do governo e das montadoras.

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  2. E nesse mercado parado, o up! é um dos únicos a melhorar suas vendas mês à mês.
    Incrível o desempenho de vendas do up!, que inclusive já está no top ten.

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    1. Pior que um hater é lover. Um hater pode odiar determinada marca e até escrever algo sensato sobre as demais. Já um lover, a esse só serve aquela determinada marca, o que o torna, indiretamente, um hater das demais. Por isso, nada que saia do teclado de um cara assim prestará!
      De fato, a matéria é critica e as colocações do Carlos JSB são bastante pertinentes. Eu mesmo já adiei a troca do meu carro, que seria para este ano, por conta de todas as incertezas (e aumentos abusivos) no setor. Iria adquirir um Golf (sem grande amor - amor eu guando para a minha família - mas, por que o carro é bom, e só!) e decidi seguir com meu Focus II já que, a meu ver, nada justifica um aumento de 6K em poucos meses. Como disse o Carlos sensato: "Mais informação = menos vendas no brasil". Informem-se!
      Mas, o importante é que o Up! está no top ten, não é mesmo? Piada!

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    2. Pessoas tipo o carlos4patas fazem a alegria de qualquer vendedor nesta época de baixas vendas. Oferecem um up! com valor de tabela de R$40 mil por R$50 mil e o carlos4patas da vida sai da concessionária como se tivesse fazendo um negócio da China.

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    3. pq apagaram meu comentario ?

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    4. Por que fomos "duros de mais" com o 4patas (sem querer ofender os animais, é claro). Mas tudo bem, o recado foi dado e os comentários dele já não funcionam mais (além de irritar, lógico). Mas todos têm direito de se expressar, até ele. Só tentamos o ajudar, para que ele participe do blog de uma forma melhor, até pra ele mesmo. Mas o blog fez certo, a gente se empolgou na humilhação pública... Meus sentimentos... ;)

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    5. Mas é muito prepotente, mesmo, né?
      "Se acha" melhor que os outros!!!!
      Imaturidade é a melhor palavra pra definir esse Carlos JSB!

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  3. Pelos meus Cálculos o UP! vai fechar o mês com retração.

    Mês passado foram vendidos 6223 unidades do modelo, esse mês está com uma média de 221 unidades por dia, hoje contabiliza 5084 emplacadas, restando 4 dias, deve fechar com uma estimativa de 5968 unidades vendidas, isso representará uma queda de 4,09% para um automóvel que foi projetado para vender 12 mil unidades por mês.

    Outro detalhe é que o Corolla ameaça o 10º lugar do UP, a diferença é de apenas 30 carros. Ainda que pese o fato de serem segmentos diferentes, a disputa pelo rank leva em consideração todos os segmentos.

    Tem que ter um choque de gestão nessas montadoras, algum homem forte para olhar o cenário e romper com esse cartel estúpido. Felizmente a Abeiva começou a unir montadoras instaladas no Brasil e acaba fazendo frente a Anfávea, onde na minha avaliação é terrivelmente nociva aos interesses nacionais.

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  4. Vou contar uma experiência recente...passei em uma CSS da Ford estes dias e por curiosidade fui observar os modelos 0 km...a maioria das baias dos vendedores estavam vazias...os que estavam lá faziam outras coisas para matar o tempo...um olhava para o teto...outro observava vídeos no Youtube...um outro fazia bigodes nas fotos publicadas nos jornais...

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    1. Amadores... As montadoras deveriam contratar o pessoal que comenta no blog para uma assessoria...

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  5. Enquanto isso nos EUA:

    https://www.youtube.com/watch?v=YqO0cdAdv3E

    Eu assisti o video na íntegra, até mesmo produtos para o carro como fluido freio, óleo e outras coisas por apenas 1 Dólar. O video foi enviado a 2 dias atrás.

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  6. O seguinte
    Tem coisa estranha, tem 400.000 carros encalhados
    Mas quantos corollas estão sendo vendidos, e o seguinte o 2.0 custa apenas R$82.000,00, e a turma ta comprando como pão quente
    As fabricas não vão abaixar os seus preços, é pura ilusão
    e ta vindo mais carros, o que vai acontecer
    não sei??????????????????????

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  7. Vá de bike e seja feliz!
    Só troco de carro quando me mudar de pais...

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  8. O governo está nas mãos do governo, pois qualquer demissão em massa seria prejudicial aos planos de reeleição.

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  9. Reduzir o preço jamais... vão correr para o governo diminuir o IPI... ooo paizinho...

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  10. carros encalhados preços altos, fórmula perfeita para as demissões. Mas os preços não vão baixar. O Governo vai reduzir novamente tributos e tudo vai ficar bem. Menos para o consumidor.

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