A Volkswagen do Brasil prepara uma versão turbo do motor EA211 1.0 três cilindros que é usado atualmente no up! e no Fox Bluemotion. A nova unidade, que será fabricada também no Brasil, na planta da empresa em São Carlos (SP), conta, além do turbocompressor, também com injeção direta, e será usada no SUV que a montadora vai lançar no Brasil em outubro, o Taigun.

Volkswagen up! SUV - Taigun

Todas as peças para a produção do motor tri cilíndrico 1.0 "TSI" da Volkswagen já estão prontas, tendo sido finalizado o desenvolvimento dos componentes com fornecedores brasileiros.

Volkswagen up! SUV - Taigun

O motor 1.0 três cilindros turbo da Volkswagen terá potência em torno de 110 cavalos e o torque máximo ficará em 17,4 Kgfm, estando associado com uma transmissão manual de seis marchas.

Volkswagen Taigun - SUV do up!

O motor será oficialmente apresentado ao público no âmbito da estréia do Taigun, SUV compacto derivado do up!, cuja versão definitiva será mostrada no Salão do Automóvel de São Paulo, com disponibilidade comercial prevista para o quarto trimestre de 2014, ou início de 2015.

Volkswagen up! SUV - Taigun

O VW Taigun terá a missão de posicionar a Volkswagen no segmento de SUV de entrada, onde estão Ford EcoSport e Renault Duster, e contará também com Peugeot 2008, Honda Vezel, Jeep Renegade, entre outros.



Com esse motor, o VW Taigun será capaz de acelerar de 0 a 100 Km/h em 9,2 segundos para chegar a uma velocidade final de 192 Km/h. O consumo médio será de 21.27 Km/l.

VW Taigun - Interior - painel

Apesar de se posicionar contra o Ford EcoSport, o Taigun terá dimensões menores e seu preço inferior ao do modelo da Ford.

Fonte: [Auto Data]

62 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Muito top, sem dúvidas seria um carro que eu compraria

    ResponderExcluir
  2. O up! humilha o Ka, assim como o Taigun humilhará o EcoSport...
    RIP Ford!!!
    Meus pêsames!!! O EcoSport (reprovado pela 4 rodas) perderá a liderança já em 2015.
    Para um novato no mercado, o Taigun. Novato, mas muito mais competente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que nao!!!! o renegade e o honda vezel vai vir ao brasil e ontem pesquisei e parece que a nissan ta querendo trazer o qashqai para o brasil.
      E essa historia de trazer esse 1.0 de 110 cv pro brasil nunca vai acontecer com nenhuma marca.
      Por isso q a ford nem cogita trazer o 1.0 de 125cv para o focus imagina como q ficaria o ford ka 1.0 de 85 cv ?
      Povo é burro mas nao tanto.

      Excluir
    2. ^^^Vendedora da Ford despesperada detected.. Rá..Rá..Rá...

      Excluir
    3. Estou trabalhando no projeto do motor 1.o TSI como fornecedor de componentes para o mesmo, mas não sei qual carro o mesmo equipará.

      Excluir
    4. Carlos..vc acha que o Taigun vende por quanto?

      Excluir
    5. O UP é um ótimo carro de entrada. Agora o novo KA está vindo à altura e para angariar o posto de 1.0 mais potente e econômico do país.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. O cara nem viu o ka e já fala que o up humilha? Isso que é fã boy eim,

      Excluir
    8. 1.0 TSI irá para o Golf Trendline de 49 mil

      E então a volks aposenta Gol e Fox,traz o Polo e alinha a gama com o mercado europeu.

      Aí eu acordo.

      Excluir
    9. Mew.... o Ka nem foi lançado ainda...
      Em termos de motor, ele ganha do up! pelas medições já realizadas pelo INMETRO... que tal esperarmos pra ver?

      Excluir
    10. Mas o ecosport custa mais de 60k! BUAAAAA! Adeus Taigun!

      Excluir
  3. se for como o lançamento do Up! esse ai só chega daqui uns 3 anos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^ vendedores da Ford em desespero detected....kkk

      Excluir
    2. Impressionante os números deste motor EA211 turbo (TSI); eu particularmente não gosto sedans e de SUVs, mas esse Taigun virá para arrasar com a concorrência, dimensões pequenas e desempenho extremo, a economia de combustível será o grande diferencial do Taigun quando a gasolina chegar a 4 reais por litro. Fico imaginando um Up com este motor 1.0 TSI e rodas 16 pol. A VWB realmente investindo pesado na modernização da linha.

      Excluir
    3. acho que caberia mais cavalagem nesse motor, Eddie. um pouco de torque também seria em vindo. Afinal estamos falando de um carro turbo.
      faça comparações com os motores 1.0 vs 1.4 aspirado e vai ver que a diferença dele (1.0) deveria ser menor para os 1.4 turbos atuais.

      Excluir
    4. Eider,

      Mas nós estamos falando de um "motorzinho" de apenas 1 litro e 17,4 kgf.m de torque, quando vc lembra que o 1.4 TSI tem 25 kgf.m, esse 1.0 l será rápido e muito econômico. Os 1,4 l aspirados atuais, se não estou enganado, tem torque na faixa de 11-12 kgf.m, que para 17 é muita diferença em desempenho, acho que o Ford Sigma 1.6 l não tem um torque como esse. Sds

      Excluir
  4. Eles nao vao trazer esse 1.0 para o brasil. se eles trouxeram eles vao se "autodestruir" qq o povo vai falar. o fox 1.0 com 80 cavalos e o taigun 1.0 de 110cv.
    se trazer esses motor 1.0 com mais de 100 cv vai dar merda no brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só vão trazer, como a produção começa nos próximos dias.

      Excluir
    2. O povo da Ford e Fiat estão desesperados!
      Já viu? Estão torcendo para uma empresa não trazer um motor moderno e econômico ao Brasil...
      Justo agora que a Ford vem com o seu 1.0 de 85 cv, vem a VW e coloca outro de 110...
      Desculpa aí...ok?

      Excluir
    3. mas pense comigo cara se eles trouxeram esse 1.0 com tanta potencia o povo vai ficar revoltado. Eles podem ate produzir aqui so que para exportaçao.
      Como que ficaria o up! ,fox e o gol nessa historia ?
      Iriai acabar com o 1.0 nao so da propria vw mas de todas.
      Eles nao iriam ter moral de falar que é um motor novo e moderno.

      Excluir
    4. Voce nao entendeu a ford tem um motor 1.0 de 3 cilindros de 125cv que foi o motor mais economico do mundo em 2012 e 2013. Eu to dizendo com que cara que eles iriam fazer propaganda e falar q o 1.0 tanto da volks como da ford de 80 85 cv iria ser um motor moderno.
      Os leigos em carros iriam se pergunta mas esse 1.0 tem 110 cv e o meu tem 85 ?
      Teoricamente teriam que fazer que nem na europa trazer o 1.0 de 100 cv para os carros de entrada so que no brasil nos sabemos como que é. O preço iria subir muito.

      Excluir
    5. Esse motor 1.0 TSI vai colocar a VW em uma vantagem competitiva absurda, pois carro com motor 1.0 tem imposto que é a metade dos outros.
      Com isso, o preço dos carros VW com ele será mais baixo, e ainda trarão mais lucros.
      Esse motor será aplicado no futuro ao Gol, Fox e Voyage, além de uma versão esportiva do up!.
      Será um massacre na concorrência...

      Excluir
    6. No futuro sim mas isso vai demorar pelo menos uns 3 4 anos.
      Fora q a ford iria trazer o motor mais economico do mundo.... 1.0 3 cilindros 125 cv ecoboost.

      Excluir
    7. O motor está pronto. Será lançado este ano. E poderá ser adquirido este ano em sua concessionária da VW.
      A Ford tá só na promessa por enquanto...
      Oh My Gosh! os vendedores da Ford estão desesperados!!!! Rá..Rá..Rá..

      Excluir
    8. Ao vendedor da Ford desesperado.
      Veja mais acima que tem um engenheiro de fornecedor da VW comentando que está trabalhando no fornecimento de componentes do motor 1.0 TSI para a VW.
      Vc acha que a VW é a montadora que mais fatura e mais lucra no planeta como? Inovando!
      A VW lança as tendências e as novas tecnologias. O resto copia depois de 5 anos...ou 10...

      Excluir
    9. Bom, eu acho difícil esse veiculo ser lançado em outubro, caso realmente o mesmo seja equipado com o 1.0 TSI, acho que no próximo seja mais provável

      Excluir
    10. olha Carlos vc e doente cara!!! Voce defende a vw com todas as suas forças.... so a vw inova em tecnologia.... acho que nao... mas nao estou afim de brigar. Uma coisa vc tem que saber que vc é um verdadeiro idiota e a vw nem sabe que vc existe.... essa foi boa....
      So uma coisinha pra vc motor mais economico do mundo em 2012 e 2013 1.0 ecoboost 125cv !!! e a vw inova em tecnologia ?
      Vc é ridiculo!!!

      Excluir
    11. Esse carlos tem cara de esquizofrênico, não é difícil de identificar a patologia. Quanto ao motor, espero que venha mesmo, sei que tem outros 1.0 melhores, como o ecoboost, por exemplo, mas quanto maio for a concorrência melhor.

      Excluir
    12. Esse carlos tem cara de esquizofrênico, não é difícil de identificar a patologia. Quanto ao motor, espero que venha mesmo, sei que tem outros 1.0 melhores, como o ecoboost, por exemplo, mas quanto maio for a concorrência melhor.

      Excluir
    13. Vão ser obrigados a trazer esses 1.0 turbo para o país. Já existe um programa (o Inovar-Auto) do governo materializado em Lei, segundo o qual as montadoras serão obrigadas a cumprir certos requisitos de eficiência energética. Caso não cumpram os parâmetros estabelecidos terão que pagar mais impostos e seus produtos perderão em competitividade.

      Excluir
    14. Eu nem acredito! Imagina que máximo esse carro com um motor 1.0 turbo com 6 marchas!!! Diversão garantida! Se esse carro vier a partir de 50 mil eu compro. Mas acho difícil por esse preço. O jeito vai ser pegar um seminovo. Mas que o conjunto eh legal, não podemos discordar.

      Excluir
  5. Fico entusiasmado com o destino que a indústria escolheu em termos sustentáveis, certamente é uma ótima escolha a adoção deste motor.

    Felizmente temos a tecnologia para nos guarnecer das propostas estúpidas de majoração das alíquotas do IPI conforme a cilindrada; de nada adianta um motor 1.0 que consome muito combustível.

    Justiça seja feita, motores de concepção antiga apresentam níveis de consumo menor do que esses novos motores de 3 cilindros, cito entre eles os motores CHT e Endura-E, pesa contra estes dois a emissão de CO2, mas devemos considerar que aquela época não havia um cuidado e metas rígidas a serem alcançadas.

    Felizmente com o advento de motores 1.0 turbo teremos veículos eficientes tanto em consumo como em desempenho. Eu acredito que se fosse possível a liberação de motores 1200 cilindradas com o recurso da injeção direta, teríamos a fórmula perfeita se este bem acertado, seria econômico, torque aceitável e atenderia aos anseios sustentáveis de que tanto esperamos.

    O UP! merece ser dotado de turbo compressor, seria um automóvel muito interessante se analisarmos o desempenho, além de ser beneficiado com uma menor tributação.

    Senhores, bem vindos a nova era mundial sustentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais interessante de tudo será um Golf 7 fabricado no Brasil com esse motor. Seu preço ficaria na faixa de R$ 55 mil reais....preço de Bravo.
      Seria um massacre na concorrência....

      Excluir
  6. A experiência que tive com motor 1.0 do gol turbo foi péssima, um dos engenheiros da fábrica me informou no momento que o motor do meu gol fundiu disse, este filho ja nasceu morto.
    Será que desta vez este filho chegará pelo menos aos 2 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo problemas em motores turbos construídos com os níveis tecnológicos atuias. Tanto é assim que Audi, Mercedes e BMW, são engano, só usam motores turbos, que são duráveis como qualquer outro.
      Se não me engano, o maior problema do motor a que o colega se referiu é que tinha que seguir um bom script de manutenção, o que o consumidor de carro popular não costuma fazer. Conheço muitos por aí que não sabem o significado da palavra revisão!

      Excluir
    2. Marcelo,

      O motor turbo no Gol lá se vão 15 anos, impossível comparar. Agora tem intercooler e comando de válvulas variável, injeção direta, além de lubrificantes especializados para motores turbos. Sds

      Excluir
  7. 21,27 km/l?? huahuahauhahuahuhauhahuaua maior piada do dia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O recado foi dado, parem de comprar EcoSport e esperem o carro mais revolucionário de todos os tempos... Tendo o sangue do up!, será outro fracasso estrondoso.

      Excluir
  8. Consumo médio de mais de 21km/l?
    Seria uma revolução, mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Motores turbo no Brasil sempre serão um problema, por isso não acredito nesses motores em carros de entrada num futuro próximo onde o povo mal troca o óleo direito.
    Tirando isso o fator risco, carro 1.0 turbo na mão dos "manos pilotos de F1" que hoje são muitos ia ser problemático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Êpa, correção. Motores turbo VW no Brasil sempre serão um problema. O da Ford, considerado o melhor motor do mundo no ano passado e possivelmente neste ano também, tem bloco de ferro, o VW tem de alumínio. Preparem as bielas!

      Excluir
    2. Realmente os motores ford são muito bons. O da EcoSport, 1.6, por exemplo, chegou ao teste de 60.000 Km da quatro rodas reprovado, pois as câmaras estavam cheias de borra, necessitando de retítica em breve. Isso porque não é turbo, imagina se fosse.
      Depois o motor 2.0 do Focus sendo humilhado sem dó nem piedade pelo 1.4 TSI do Golf, com o motor 1.4 TSI do Golf com muito mais potência e menos consumo que o Ford.
      Nos motores 1.0 3 cilindros, a VW Já tá com o dela no mercado há mais de 1 ano, batendo todos os recordes de eficiência, sendo considerado o melhor motor do Brasil, e a Ford ainda na promessa.
      Aliás, a Ford confia tanto no 1.6 EcoBoosta dela que nem se dignou a colocar no Focus brasileiro, que, afinal, casaria muito bem, já que o Focus argentino tem a carroceria toda desalinhada.
      Agora, a VW está com o 1.0 TSI dela pronto para entrar em produção, e a Ford ainda na promessa de que seu 1.0 será lindo e maravilhoso...Rá..Rá..Rá.

      Excluir
    3. motor Ecoboost nem na próxima década a vw lança um melhor.

      Excluir
    4. Fabrizzio, me desculpe, mas não vejo problema algum em fabricar um bloco de motor em alumínio uma vez que boa parte dos motores para veículos de alta performance são em alumínio. Os motores logo que desenvolvidos são submetidos a testes de alta severidade durante o programa de validação e somente entram em produção após aprovação em todos os testes, inclusive os de durabilidade veicular que passam dos 100000 km em condições severas de funcionamento.

      Excluir
    5. Carlos, complementando, esse motor com problemas da quatro rodas, na minha opinião e um ponto fora da curva, pois os motores sigma são bem robustos. Não devemos considerar apenas uma ocorrência para comprometer o motor.

      Excluir
  10. Sai pra lá coco de pombo sujo, tomara que chegue esse motor mas é achismo puro até o momento atual é promessa( desenvolvimento) ! a realidade é que já nos dados do imetro o UP!tomou do KA pronto... ou vc esqueceu Carlos... sim.. e suas previsoes de vendas dofocus massacrando o golf... vc esqueceu.. para de falar pois a cada dia vc se prejudica.. só para vc calar sua boca... aqui em Camaçari estamos rastreando os passos da VW e nossa atual planta nova que já fabrica muiiiiitoooos motores 3cil já temos como projeto tbm o turbo.. que so nao é realidade devido a adapaçoes do tempo com nosso gasoalcool

    ResponderExcluir
  11. o interior do taigun em azul está parecendo carro de brinquedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. do jeito q está ai pra mim está mt lindo!!! vou esperar esse carrinho.Gostei muito dele e espero q seja esse motor 1.0 tsi + consumo.

      Excluir
  12. eu torço muito para a VW trazer mesmo, assim conseguimos investimentos de fora para concorrer amigos...é assim mesmo, tomara que chegue muito SUV, o ECO vai ter que acompanhar...e ai a briga será linda...mas garanto a todos que tem muita arama guardada nas gavetas de projetos...soque ninguém investe em um produto que já é lider. tudo a seu tempo. a fiat também promete entrar no ramo de pickups... vai ter muita briga com nossos amigos mineiros...

    ResponderExcluir
  13. Com o aprimoramento dos motores das montadoras Ford e VW, fico com a impressão que atualiação que a GM fez recentemente não foi suficiente. Será que eles pretendem manter essa linha de motores com os lançamentos da concorrência? A tendência é a GM é a Fiat ofertarem maiores descontos em seus modelos? (ainda não li nada sobre motores novos da Fiat para se adequar ao INOVAR - AUTO)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um projeto para um motor de três cilindros o qual deve ser lançado no final do ano que vem

      Excluir
  14. Engraçado, não vi essa notícia em nenhum outro site com NOME. Podemos confiar ou é mais especulação? To contando com esse carro pra ser o meu primeiro VW e Mini SUV. So tenho receio com a VW deixar esse carro pelado e simplório como é o UP! que apesar das inúmeras qualidades não convence pela simplicidade para muitos. Espero que tenha pelo menos uma Central Multimidia, pq aquele som do up, nossa senhora! Vamos acompanhar, e o que virá mesmo!

    ResponderExcluir
  15. Fizerem uma versão 1.0 flex desse motor vão ganhar dinheiro a rodo abocanhando isenção fiscal

    Estão mais é certos e quem se beneficia é também o consumidor.

    ResponderExcluir
  16. Essa matéria está me cheirando pura especulação... tomara eu esteja errado...

    ResponderExcluir
  17. Por que não mudam o titulo para "Taigun sera mostrado no salão do automóvel em outubro", já que a produção mesmo deve ficar pra depois, quem lê acha que o carro sai ainda esse ano, que patéticos.

    ResponderExcluir
  18. gostei muito dessa cor + roda! Espero q venha da mesma forma que está aí : motor 1.0 tsi.Deve chegar só ano q vem mesmo,Paul.

    ResponderExcluir
  19. Tomara que não venha com esse interior absurdamente cafona...
    E quanto à esse 1.0 TSi, não estou interessado em promessas. A VW rodeou o 1.0 12v do up! de promeças e entregou apenas metade delas. Quero RESULTADOS.

    ResponderExcluir
  20. Sera que o Taigun terá Cambio Automatico ou i-Motion? DSG?! To fixando nele como meu próximo carro!

    ResponderExcluir
  21. O Taigun não está no salão do automóvel e agora?
    Não vou mais esperar por este mini SUV.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem