A Land Rover apresenta o Discovery Vision Concept - carro conceito que antecipa as futuras tecnologias que estarão presentes em seus SUVs e também as linhas na nova geração do Discovery.

Land Rover Discovery 2015

A próxima geração do sistema Terrain Response inclui o escaneamento a laser do terreno em que o veículo trafega, além de uma tecnologia que calcula a profundidade de água em uma área alagada. Em situações de off road pesado, o motorista terá a possibilidade de controlar o veículo remotamente, ou seja, do lado de fora de seu SUV.

Land Rover Discovery 2015

A tecnologia Human Machine Interface (HMI) inclui comandos por voz e gestos, enquanto o “capô transparente” (vídeo abaixo) projeta imagens do terreno na parte dianteira do modelo, o que melhora ainda mais as capacidades off road nos Land Rover e a direção esportiva em alta velocidade dos veículos Jaguar.



Terrain Response

A nova geração do sistema de adaptação do veículo ao tipo de terreno em que se trafega, o Terrain Response poderá ser reforçado pelo Terrain Scanning, um scanner infravermelho que antecipa as condições de terreno para o motorista. No Discovery Vision Concept, esse scanner encontra-se nos faróis de neblina, na parte dianteira do conceito.

Esses sensores analisam as condições de terreno que está prestes a ser percorrido e analisam as reações do veículo a ele. Com isso, o veículo pode adaptar todo o sistema de tração, de forma a torna-lo o mais adequado para as condições de piso que ainda estão por serem percorridas. Um mapa do terreno pode ser exibido no painel de instrumentos do motorista, proporcionando uma referência visual ao condutor.

Já a tecnologia Wade Aid melhora o sistema Wade Sensing, que mostra a profundidade de água em que o veículo Land Rover está percorrendo em um trecho alagado por meio de um gráfico na tela touch screen do painel. O novo sistema prevê a profundidade do trecho alagado antes mesmo de a primeira começar a se molhar, com a utilização de sensores a laser.

Controle Remoto

O All Terrain Progress Control é um sistema que permite uma condução semiautônoma em situação de off road em baixa velocidade. Ele é um piloto automático com vetores de torque que constantemente mantém a velocidade escolhida pelo motorista mesmo em situações fora de estrada.

Land Rover Discovery 2015

Este sistema pode ser usado com o motorista dentro do veículo, ou em uma situação de off-road extremo, ele pode decidir que é mais seguro e mais fácil sair do veículo e deixa-lo transpor os obstáculos sozinho, controlando o modelo com uma visão de fora, por meio de um controle remoto.

Land Rover Discovery 2015

Isso permite que o motorista se torne um observador do veículo ao se deparar um um obstáculo off-road, e controle o modelo remotamente em uma velocidade muito baixa, usando um tablete, seu próprio smartphone ou mesmo um controle giratório removido do próprio veículo. O mesmo controle remoto também pode ser utilizado como um auxiliar de estacionamento ou durante a acoplagem de algum reboque.

Sistema de Interface Homem Maquina (HMI) que inclui vidros “inteligentes”

O sistema de vidros “inteligentes” equipa toda a área envidraçada do conceito Discovery Vision Concept, desde as janelas até o vidro panorâmico. No para-brisa, o vidro também possui o Head-Up display (HUD), sistema que projeta informações do veículo aos olhos do motorista.

Land Rover Discovery 2015

Comandos por gestos e por voz

Todas as portas – incluindo a tampa do porta malas – do Discovery Vision Concept podem ser abertas e fechadas por gestos assim como uma série de outras funções do veículo. O objetivo é deixar a utilização do modelo da forma mais intuitiva possível, diminuindo os botões e as alavancas.

Comandos por gestos deverão se tornar uma realidade dentro da linha Jaguar Land Rover muito em breve. Esses controles reconhecem os movimentos das mãos e dos dedos, mas não deverão acionar qualquer sistema ou função por meio de movimentos involuntários.

Capô Transparente

A nova tecnologia capta imagens de câmeras posicionadas na grade dianteira dos veículos e as projetam no capô, criando um Head-up Display. Efetivamente, isso permitirá que o motorista e os passageiros vejam “através” da parte dianteira do modelo, como se ela fosse transparente.

Essa tecnologia também proporciona vantagens durante uma condução na estrada. Em um Jaguar, essa nova geração de Head-Up Display poderá melhorar ainda mais a performance dos veículos da marca, ao projetar as linhas pintadas em uma estrada ou em uma pista de corridas, melhorando a visibilidade e a condução. O sistema também é útil em caso de curvas, já que as câmeras anteveem o traçado para o motorista.

Orientação a laser permite comunicação com outros motoristas

O Discovery Vision Concept também é equipado com um sistema de faróis a laser, que utiliza a iluminação em cores específicas para projetar imagens que podem ser visualizadas tanto pelos ocupantes do conceito quanto pelos demais motoristas. Essa tecnologia possui inúmeras aplicações como, por exemplo, a projeção de triângulos desenhados na pista atrás do veículo, para alertar os demais condutores em situação de parada brusca ou neblina intensa.

Land Rover Discovery 2015

O sistema também pode projetar imagens pelas vias e em paredes para auxiliar o motorista em manobras de estacionamento, em caso de grandes congestionamentos ou mesmo em lugares estreitos, comuns em situações fora de estrada.

Estofamento em couro impermeável e piso em madeira laminada

O Discovery Vision Concept usa um couro especial, chamado Foglizzo para revestir o interior. A escolha deste couro proporciona um aspecto extremamente luxuoso ao veículo, ao mesmo tempo em que ele é totalmente a prova d’água e de sujeira.

Land Rover Discovery 2015

Já o piso em madeira laminada é prático, já que ele é muito mais fácil de limpar em comparação com os pisos presentes nos veículos atuais.

5 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Todos os land rovers agora são variações do Evoque.
    O Evoque deu certo, o povo gostou, apesar da pouca funcionalidade, então o negócio é deixar todo mundo igual ao Evoque...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Evoque é simplesmente o SUV mais bonito do mundo. É normal, portanto, que as variações dos demais modelos partam da proposta mais bem sucedida. E por acaso não é algo similar o que faz a VW?

      Excluir
    2. KKKKKKKKKkkkkkkkkkkkk Esse carlos é um vendedor de VWSKLIXO muito engraçado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..

      Excluir
  2. A parte eletrônica desse tipo de veículo deveria ter 10 anos de garantia de fábrica, pelo menos. A manutenção de um carro antigo é simples, o cara ouve o barulho e chuta a lataria no lugar correto. Um carro desses, que é puro computador de bordo, se houver um problema não basta mexer nos cabos de vela ou dar uma batida no filtro de ar. Tem que guinchar e levar para uma oficina especializada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem